🤔 Para Refletir : "O que importa não é se criticam ou elogiam seu jogo, mas como você lida com isso." - FL

Um RPG Game Awards

Administração Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Postagens
465
Bravecoins
2.134
Olá a todos, como vão?

Então, o motivo de estar fazendo essa sugestão é por nós, usuários, estarmos discutindo num outro tópico sobre criar um evento de Game Awards, e, por aviso de Kawthar, estou sendo responsabilizado por deixar essa sugestão aqui e botando a culpa nela kkkk.

O que acham de fazermos um Game Awards no fórum? Há bastante tempo que não criamos um para premiar os melhores jogos indies do momento e a última vez que ocorreu e o assunto foi bem falado foi o Projeto de Ouro do falecido Mundo RPG Maker e os eventos Jam do próprio fórum da Condado.

Podemos colocar projetos que ainda estão em desenvolvimento mas que já estão populares nos fóruns parceiros de jogos indie e jogos completos populares. Assim, todos poderão votar nos seus favoritos e garantir o prêmio ao vencedor.

E ai, gostaram? Poderão fazer isso? Deixem suas críticas, suas avaliações e mais ideias para enriquecer essa sugestão.

Até mais! :)
 
São boas ideias de regras mas no geral elas podem falhar, vou deixar minha sugestão de regras que pode ser adicionadas as que vocês já citaram.

1 - Aceitação Geral: Pra um projeto entrar na brincadeira ele teria que ter 10+ Corações (Ou Ouro de for na CRM), assim seguiria para a fase seguinte.

2- O Conselho dos Projetos: Um grupo que seja formado por um numero a definir de pessoas podendo ser elas membros comuns ou staff, (Pessoas de confiança em geral) iriam baixar os respectivos projetos do mês e analisar se os mesmo se enquadram ou não nas regras básicas (Numero minimo de mapas por exemplo).

2.2- Maioria: Como a Kawthar citou existem situações que o projeto é bom e não possui demo, para que esses projetos entrem na conta eu pensei na seguinte condição; Se o conselho por voto unanime achar que o projeto deve entrar mesmo sem Demo, ele poderá entrar mesmo sem nada jogável.

Algumas ideias minhas para formular esse verdadeiro edital dos projetos e jogos xD.
 
HammerStrike comentou:
São boas ideias de regras mas no geral elas podem falhar, vou deixar minha sugestão de regras que pode ser adicionadas as que vocês já citaram.

1 - Aceitação Geral: Pra um projeto entrar na brincadeira ele teria que ter 10+ Corações (Ou Ouro de for na CRM), assim seguiria para a fase seguinte.

2- O Conselho dos Projetos: Um grupo que seja formado por um numero a definir de pessoas podendo ser elas membros comuns ou staff, (Pessoas de confiança em geral) iriam baixar os respectivos projetos do mês e analisar se os mesmo se enquadram ou não nas regras básicas (Numero minimo de mapas por exemplo).

2.2- Maioria: Como a Kawthar citou existem situações que o projeto é bom e não possui demo, para que esses projetos entrem na conta eu pensei na seguinte condição; Se o conselho por voto unanime achar que o projeto deve entrar mesmo sem Demo, ele poderá entrar mesmo sem nada jogável.

Algumas ideias minhas para formular esse verdadeiro edital dos projetos e jogos xD.

Achei ótimo as suas ideias, caro [member=929]HammerStrike[/member]  :likeasir:  Creio que ao final, caso seja escolhido um destino positivo pra esta proposta, prevejo piamente que as regras estarão sólidas, organizadas e democráticas o suficiente.

Um abraço!
 
Eu sou muito a favor de um evento desse tipo, porém no momento é inviável.
Infelizmente não temos uma participação de membros mínima pra esse tipo de evento, pois normalmente 15-20 votam.
Isso não vai gerar uma "competição" e sim apenas um favoritismo (sério, rola muito).

Em questão de organização, dá pra fazer bem feitinho, sem problemas.
Basta selecionar os projetos com até X anos antes do evento, assim abre um grande leque de participações e mandar uma mensagem ao criador perguntando SE DESEJA participar.
Acho importante focar em projetos que estejam completos, porém não vejo problema algum em projetos em desenvolvimento e SEM DEMO.
Estamos falando de uma premiação pelo desenvolvimento e não pela conclusão. Da pra bolar categorias para ambos.
E não há como checar se um projeto tem 50%, galera. É um número que apenas o criador pode dizer (ou até inventar).
OBS: Eu já cheguei a organizar algo do tipo na época da iMaker e foi muito satisfatório.

Criamos uma banca avaliadora para escolher os projetos, pegar pessoas capacitadas que saibam avaliar criticamente o desenvolvimento dos projetos e não apenas uma escolha por beleza ou favoritismo.

Podemos discutir para criá-lo no próximo ano (já que agora está muito em cima da hora), não vejo problema algum.
Só temos que ver muito certo para não haver falhas ou problemas, incluindo uma pesquisa de participações.

(desculpem o texto rápido, ta meio corrido aqui)
 
Acho uma ideia muito bacana.



Sei que já tocaram no assunto, mas eu sou favorável a permitir que apenas jogos com demo jogável participem, afinal estamos falando de um concurso de jogos, não um concurso de beleza, de história ou de design, e a jogabilidade é implícita ao jogo. Colocaria ainda como pré-requisito para participar a criação de um tópico na área de projetos. Visando impulsionar ainda mais o jogo para a conclusão, recomendo a criação de alguns requisitos para que o projeto não perca a premiação, algo como atualização no tópico ao menos uma vez por mês, ou algo do gênero.

Não quero dizer que um jogo sem demonstração é ruim, muito pelo contrário, o que quero dizer é que se o concurso é sobre jogo, nada mais justo do que apresentar uma demonstração do jogo. Uma analogia seria um concurso de torta de limão em que para participar basta o candidato apresentar uma foto do seu prato, sendo a apresentação da torta desnecessária. Neste cenário, o que seria avaliado? Certamente não seria o sabor da torta. Nesse exemplo, poderia ser dito ainda que se trata de um concurso de torta de limão?

Entretanto, caso seja uma premiação apenas para o projeto, sem qualquer relação com o jogo, não vejo problema em aceitar projetos sem demonstrações jogáveis, nesse caso seria avaliado o tópico do projeto e não o jogo. O importante é definir sobre o que vai recair a avaliação e a premiação, será sobre a ideia do jogo ou ao jogo em si. O concurso é para estimular a criação de projetos ou a conclusão de jogos?

Sobre a votação, sou favorável a nomeação de um grupo fechado, seja de moderadores e administradores ou de membros. Acredito que seja interessante a própria nomeação dos vencedores para compor a banca avaliadora, em futuras edições, é claro.

Em respeito da participação involuntária, também sou contra. Acredito que seja melhor a abertura de um prazo comum para qualquer inscrição no concurso, é claro que isso não impede que as pessoas sejam chamadas por PM, pelo facebook, pelo twiter e afins, apenas que a participação no concurso seja voluntária, ou seja, que o criador (ou grupo) formalize em um tópico o desejo de participar da premiação.

Por fim, se eu tivesse que indicar alguém para avaliar os projetos, certamente minha primeira opção seria o [member=565]Romeo Charlie Lima[/member] em razão da função social que o programa Primeiras Impressões faz pelos projetos.

HammerStrike comentou:
2.2- Maioria: Como a Kawthar citou existem situações que o projeto é bom e não possui demo, para que esses projetos entrem na conta eu pensei na seguinte condição; Se o conselho por voto unanime achar que o projeto deve entrar mesmo sem Demo, ele poderá entrar mesmo sem nada jogável.
Respeito a sua opinião, porém eu sou totalmente contra a esse tipo de regra. Não concordo que alguns projetos sejam avaliados de forma diferente de outros. Sendo o requisito para a avaliação uma demonstração jogável, todos devem apresentar, sem exceção. Caso a demonstração não seja requisito, todos os jogos deverão ser analisados independente de ter demonstração jogável.



Essa é a minha opinião.

 
Concordo plenamente com a ideia!

Já reparei que a comunidade brasileira de jogos indie está muito fraca (em todos os sentidos), e os gringos não vão ficar puxando sardinha pro nosso lado na hora das premiações e tudo mais.

Essa iniciativa de valorizar nossos jogos tem que partir da gente!
 
[member=1349]Dobberman[/member] no caso de um "Condado Awards" kk, eu optaria pela opção de ter diversas categorias, algumas envolvendo jogos completos, outras envolvendo projetos. Algumas categorias podem apenas avaliar o design do jogo, outras a história e assim por diante. Então, DEPENDENDO dela, dá sim para colocar projetos sem demo.
Novamente, algo que deve ser muito bem elaborado...
 
Dobberman comentou:
Sei que já tocaram no assunto, mas eu sou favorável a permitir que apenas jogos com demo jogável participem, afinal estamos falando de um concurso de jogos, não um concurso de beleza, de história ou de design, e a jogabilidade é implícita ao jogo. Colocaria ainda como pré-requisito para participar a criação de um tópico na área de projetos. Visando impulsionar ainda mais o jogo para a conclusão, recomendo a criação de alguns requisitos para que o projeto não perca a premiação, algo como atualização no tópico ao menos uma vez por mês, ou algo do gênero.
"[...]afinal estamos falando de um concurso de jogos, não um concurso de beleza, de história ou de design[...]"
E um jogo é definido apenas por sua jogabilidade? Sendo assim qualquer jogo que tivesse foco em beleza, história ou design acima da jogabilidade não poderia entrar, certo? Já que é um concurso de jogo e não dessas outras coisas.  :Sono:

Mas concordo com a ideia do tópico do projeto e a de manter a "premiação" porém teria que ser bem pensado. Queremos que o jogo premiado não seja abandonado e não que ele seja lançado prematuramente. Forçar alguém a trabalhar no projeto nunca é bom, muita gente passa semanas sem mexer no projeto por achar que não deve, seja por bloqueio criativo ou preguiça/distração e afins...

Dobberman comentou:
Não quero dizer que um jogo sem demonstração é ruim, muito pelo contrário, o que quero dizer é que se o concurso é sobre jogo, nada mais justo do que apresentar uma demonstração do jogo. Uma analogia seria um concurso de torta de limão em que para participar basta o candidato apresentar uma foto do seu prato, sendo a apresentação da torta desnecessária. Neste cenário, o que seria avaliado? Certamente não seria o sabor da torta. Nesse exemplo, poderia ser dito ainda que se trata de um concurso de torta de limão?
Realmente, sua analogia fez sentido, porém nesse caso não seria um "Concurso de torta de limão" e sim um "Concurso de tortas", logo uma foto da torta já teria muita informação pra se levar em conta na hora de avaliar, já que, por não ser um concurso de X sabor e sim da própria torta, não é o sabor que define o vencedor, vai desde o sabor até o aspecto físico, por exemplo.

Dobberman comentou:
Entretanto, caso seja uma premiação apenas para o projeto, sem qualquer relação com o jogo, não vejo problema em aceitar projetos sem demonstrações jogáveis, nesse caso seria avaliado o tópico do projeto e não o jogo. O importante é definir sobre o que vai recair a avaliação e a premiação, será sobre a ideia do jogo ou ao jogo em si. O concurso é para estimular a criação de projetos ou a conclusão de jogos?
Sim, e essa é uma das partes mais complicadas que é, basicamente, filtar a análise do jogo e garantir que está sendo feita em cima do critério principal, seja ele a ideia do jogo ou o jogo em si, como você disse.

"O concurso é para estimular a criação de projetos ou a conclusão de jogos?"
Seria pra ambos os dois¹, suponho ;)

Dobberman comentou:
Sobre a votação, sou favorável a nomeação de um grupo fechado, seja de moderadores e administradores ou de membros. Acredito que seja interessante a própria nomeação dos vencedores para compor a banca avaliadora, em futuras edições, é claro.
Concordo. O grupo de avaliação deveria ter pelo menos 1 "representante" dos membros que poderia até mesmo ser escolhido por eles(sem influencia da staff), quem sabe? Ou, do jeito que você falou, chamar os vencedores pra participar do grupo.

Dobberman comentou:
Em respeito da participação involuntária, também sou contra. Acredito que seja melhor a abertura de um prazo comum para qualquer inscrição no concurso, é claro que isso não impede que as pessoas sejam chamadas por PM, pelo facebook, pelo twiter e afins, apenas que a participação no concurso seja voluntária, ou seja, que o criador (ou grupo) formalize em um tópico o desejo de participar da premiação.
Acho que um sistema com o do The Game Awards seria bom, ter uma data limite fixa(anotada em algum post oficial) pra que o projeto fosse inscrito pelo próprio criador ou o grupo de avaliação fosse atrás do autor pra perguntar se ele quer ou não que o jogo participe.

Dobberman comentou:
Por fim, se eu tivesse que indicar alguém para avaliar os projetos, certamente minha primeira opção seria o [member=565]Romeo Charlie Lima[/member] em razão da função social que o programa Primeiras Impressões faz pelos projetos.
Novamente, concordo.
Ele, justamente por essa série, já tem uma noção de análise de projeto e conhece a maioria dos dev mirim aqui do fórum e.e'
Porém (só pra deixar claro, sem dizer que você quis dizer isso), não é certo o grupo de avaliação ser formado por 1 pessoa só, acho que isso é óbvio.

Dobberman comentou:
Respeito a sua opinião, porém eu sou totalmente contra a esse tipo de regra. Não concordo que alguns projetos sejam avaliados de forma diferente de outros. Sendo o requisito para a avaliação uma demonstração jogável, todos devem apresentar, sem exceção. Caso a demonstração não seja requisito, todos os jogos deverão ser analisados independente de ter demonstração jogável.
E o que esse requisito de seleção variável tem a ver com a forma de avaliação?
A diferença entre um jogo com demo e um sem demo é que o COM demo mostra a sua jogabilidade enquanto o SEM demo não. Só consigo ver isso como desvantagem pro segundo.

Não que um jogo sem demo perderia o concurso só por não ter sua propriamente jogabilidade avaliada, porém com certeza teria desvantagem em relação aos outros, assim tendo que compensar em outros aspectos do jogo que não precisam de uma demo pra ser avaliada de forma adequada.

Dobberman comentou:
Essa é a minha opinião.
Obrigada por deixar feedback aqui e.e'

^Tudo isso aqui também é só a minha opinião.
 
Pessoal... em vez de ficar discutindo se o jogo deve ter demo ou não, por que não dividimos por categoria?

  1. Jogo Completo
  2. Projetos com Demo
  3. Projetos sem Demo

E daí a gente inclui as sub categorias:

  • Melhor Screenshots
  • Melhor uso do RTP
  • Melhores Gráficos Originais (pra quem não usar RTP)
  • Melhor Trailer

Enfim, dá pra fazer sem deixar ninguém de fora.  :Okay_fix:
 
Meu voto é sim! Mas já que a proposta é que seja para os jogos Indie da comunidade, poderia ser retirada a limitação "RPG", ou melhor, "RPG Maker". Eu por exemplo, frequento as comunidades desde 2008~2009, mas eu não uso mais RPG Maker, me sinto bem excluído desses eventos hauauha. Fora isso, já que são awards (melhor gráfico, melhor gameplay, história, etc), vai de acordo com a premiação, um jogo não precisa estar lançado para sabermos que seu gráfico é bom, mas precisa para conhecermos o gameplay, a história. Então é algo que tem que ser bem organizado.
 
KamauX comentou:
Meu voto é sim! Mas já que a proposta é que seja para os jogos Indie da comunidade, poderia ser retirada a limitação "RPG", ou melhor, "RPG Maker". Eu por exemplo, frequento as comunidades desde 2008~2009, mas eu não uso mais RPG Maker, me sinto bem excluído desses eventos hauauha. Fora isso, já que são awards (melhor gráfico, melhor gameplay, história, etc), vai de acordo com a premiação, um jogo não precisa estar lançado para sabermos que seu gráfico é bom, mas precisa para conhecermos o gameplay, a história. Então é algo que tem que ser bem organizado.
Posso estar enganada mas em nenhum momento foi discutido essa suposta limitação...

CleanWater comentou:
Pessoal... em vez de ficar discutindo se o jogo deve ter demo ou não, por que não dividimos por categoria?

  1. Jogo Completo
  2. Projetos com Demo
  3. Projetos sem Demo

E daí a gente inclui as sub categorias:

  • Melhor Screenshots
  • Melhor uso do RTP
  • Melhores Gráficos Originais (pra quem não usar RTP)
  • Melhor Trailer

Enfim, dá pra fazer sem deixar ninguém de fora.  :Okay_fix:


Ok, isso agora me deixou confusa.
Como seria esse "concurso"? É no modelo TGA ou Projeto de Ouro da falecida MRM? Um é pra avaliar a qualidade(digamos assim) de um projeto enquanto o outro é pra destacar aspectos de vários jogos premiando eles por isso...
 
Gente, não somos uma comunidade voltada ao RPG Maker. Somos voltados ao desenvolvimento indie.
Se formos fazer isso, seriam categorias globais como:
> Melhor Roteiro
> Melhor Direção Artística
> Melhor Trilha Sonora
> Melhor Jogo do Ano
> Melhor Projeto do Ano
> Melhor Jogo de Terror do Ano
> Melhor RPG do Ano

E assim por diante...
 
Kawthar comentou:
Ok, isso agora me deixou confusa.
Como seria esse "concurso"? É no modelo TGA ou Projeto de Ouro da falecida MRM? Um é pra avaliar a qualidade(digamos assim) de um projeto enquanto o outro é pra destacar aspectos de vários jogos premiando eles por isso...
Se um game awards for viável, em vez de fazer um "modelo TGA" ou "Projeto de Ouro" podemos criar um modelo próprio. Eu acho legal o estilo da TGA, mas por que não criar algumas categorias como "melhor screenshot, uso de rtp..." igual foi dito pelo CleanWater? Será preciso definir quais categorias devem existir.
 
Gente, não é um concurso de quem tira melhor foto.
Muito menos "melhor uso do rtp"... é um rtp, vem tudo pronto. Não da pra avaliar isso. Além de ser categorias inviáveis.
Podemos ter uma categoria para melhor jogo de rpg maker, se houver necessidade, mas duvido muito. A maioria dos jogos são de rpg maker, não há pq ter exclusividade.
 
RyanKamos comentou:
Gente, não é um concurso de quem tira melhor foto.
Muito menos "melhor uso do rtp"... é um rtp, vem tudo pronto. Não da pra avaliar isso. Além de ser categorias inviáveis.
Podemos ter uma categoria para melhor jogo de rpg maker, se houver necessidade, mas duvido muito. A maioria dos jogos são de rpg maker, não há pq ter exclusividade.

Na verdade dá pra avaliar o uso do RTP sim. Não tem essa de "vem tudo pronto". A qualidade dos mapas, o uso correto das BGMs nas horas apropriadas, a variedade das formas, animações de batalha, etc. Tem muito o que se avaliar.

Não sabia que a comunidade aqui não era exclusiva de RM, mas se for o caso, daria pra criar uma categoria "Jogos de RPG Maker" e "Outras Engines" também.

Kawthar comentou:
Ok, isso agora me deixou confusa.
Como seria esse "concurso"? É no modelo TGA ou Projeto de Ouro da falecida MRM? Um é pra avaliar a qualidade(digamos assim) de um projeto enquanto o outro é pra destacar aspectos de vários jogos premiando eles por isso...

É mais a segunda opção que você disse: Avaliar os projetos como um todo, e também por aspectos separados (Arte, Gameplay, Trilha Sonora, etc).

Um jogo que ganhou a categoria "Melhor Jogo", pode não ganhar na categoria "Melhor Trilha Sonora", por exemplo.
O "Jogo A", como um todo é ótimo, mas a trilha do "Jogo B", à parte, é melhor que a do "Jogo A".
 
Bem, minha opinião é a seguinte: creio que a maioria ainda usa o RM, então caso o concurso vogue, poderíamos focar primeiramente nesta engine, e premiar os projetos desta forma:

1. Premiação por categorias
2. Projeto Líder(ou qualquer outro nome)  > O quê ganhar em mais categorias
 
Pretty-Belle comentou:
Caso resolvam botar isso pra frente, vou só me permitir fazer uma observação aqui com relação a uns detalhes que eu não curtia nesse tipo de concurso:
1) A participação involuntária. Em alguns casos, só o fato de o seu projeto ter um tópico no fórum já era suficiente para te fazer um candidato. Isso é péssimo, pois tem gente - eu! - que detesta participar em competições, principalmente devido a problemas de ansiedade e insegurança. Por isso é melhor que tenha algum tipo de inscrição apenas para quem quer participar.
2) A limitação a participar em apenas uma edição. Pelo fato de muitos organizadores escolherem os projetos sem a vontade dos membros, eles acabavam evitando a repetição de um mesmo projeto em mais de uma edição, normalmente porque as edições eram periódicas e fazia a seleção de acordo com a data do tópico do projeto. Para as pessoas que preferem participar das competições, perder numa edição pode ser bastante desmotivador pois o projeto nunca mais terá uma segunda chance.

P.S. O que falei vale tanto para jogos completos quanto para projetos on-going, apesar de que sou mais a favor é de ter apenas o para jogos completos, pelos mesmos motivos apresentados pelos coleguinhas acima. Para incentivar projetos, algum tipo de rodízio de feedbacks/gameplays/reviews poderia ser mais útil (que tal recompensar os membros de alguma forma por darem feedbacks aos projetos?)
1. Bem, eu conheço um bom médico Hum, isso é algo raro e foge do comum. Outro problema da inscrição é que isso limitaria e muito as participações. Uma solução seria evitar avisar os envolvidos.

2. +/- . Lembro que na MRM o Vorum chegou a perder algumas edições antes de vencer o Projeto de Ouro. De qualquer forma, também acho legal os organizadores repetirem jogos/projetos ocasionalmente.

PS: Bem, caso ambos concorram eu só acho importante eles concorrerem em categorias separadas, como o [member=3]RyanKamos[/member] propôs. Não acho justo um jogo completo competir apenas com a proposta de um jogo.

TheBodeKiller comentou:
No caso, pensei em uma forma mais simples de calcular esta porcentagem: ela seria relacionada mais com o progresso dos mapas(fases) do quê com outros elementos, ou seja, um jogo para estar em 50%, do meu ponto de vista, teria que atender pelo menos estes requisitos:

1. Estar na etapa de produção onde a quantidade total de mapas atuais do jogo estejam sendo pelo menos a metade de quantidade total de mapas que o jogo irá conter[/color]
Ex.: Meu jogo terá 32 mapas no total e já foram construídos 16 mapas

2. Todos os scripts e sistemas principais(Sistema de Batalha, Sistema de Clima, Dia e Noite...) ou qualquer outro elemento que abranja o jogo globalmente, devem estar totalmente implementados, ou seja, sistemas internos como de key-to-door, troca de personagens, pegadas ou afins, não contam, apenas sistemas intrinsecamente ligados a progressão das fases e dos eventos importantes.
Definir porcentagem de um projeto, especialmente quando feito por outra pessoa, não é algo fácil ou claro de fazer e pode gerar muita confusão entre os organizadores e participantes.

Para se ter uma ideia, eu acabei todos os sistemas principais do meu jogo e 50% dos mapas quando ele estava com cerca de 2 meses de duração, sendo que o jogo demorou mais de 10 pelo tamanho dos últimos mapas, quantidade de coisas secundárias e lapidação dos inimigos.

RyanKamos comentou:
Gente, não somos uma comunidade voltada ao RPG Maker. Somos voltados ao desenvolvimento indie.
Se formos fazer isso, seriam categorias globais como:
> Melhor Roteiro
> Melhor Direção Artística
> Melhor Trilha Sonora
> Melhor Jogo do Ano
> Melhor Projeto do Ano
> Melhor Jogo de Terror do Ano
> Melhor RPG do Ano

E assim por diante...
Curti. Só acho que devíamos tomar cuidado com as categorias. Por mim, deveria ser apenas:

CleanWater comentou:
  1. Jogo Completo
  2. Projetos com Demo
  3. Projetos sem Demo

E, talvez:

Melhor Direção Artística
Melhor Trilha Sonora
Melhor Gameplay
Melhor Roteiro

Mas estou bem incerto quanto ao último, já que há muitos jogos que não tem ou se focam no roteiro.
 
Definir porcentagem de um projeto, especialmente quando feito por outra pessoa, não é algo fácil ou claro de fazer e pode gerar muita confusão entre os organizadores e participantes.

Como vai, meu caro [member=779]FL[/member] ? Bem, concordo em partes, mas creio que teríamos que ter um modo de controlar o progresso de um jogo de alguma maneira, por isso citei "cálculo simples". Não há segredo no que falei. Os sistemas primordiais, gráficos e enredos da maior parte do jogo estando prontos e implementados, basta contar pela produção de mapas, afinal, o progresso do jogo realmente pode ser contado a partir da construção dos mesmos, pois quem em sã consciência começaria a fazer os mapas sem ter implementado o essencial, que são os scripts, eventos e gráficos(chars, battlers, etc)? Até porque alguns scripts podem influir no design e na construção do mapa(como o pixel movement).

Mas na questão das categorias, deixo meio que em aberto pois é algo que se pode trabalhar democraticamente, importando apenas, ao meu ver, categorias distintas de premiação como citado pelos senhores acima.
 
kleber comentou:
Eu acho legal o estilo da TGA, mas por que não criar algumas categorias como "melhor screenshot, uso de rtp..." igual foi dito pelo CleanWater? Será preciso definir quais categorias devem existir.
Caso isso venha a existir as categorias seriam, ao final, decididas* pela staff então não precisam pensar nisso agora...

CleanWater comentou:
Na verdade dá pra avaliar o uso do RTP sim. Não tem essa de "vem tudo pronto". A qualidade dos mapas, o uso correto das BGMs nas horas apropriadas, a variedade das formas, animações de batalha, etc. Tem muito o que se avaliar.
Ele não falou que não dá ele falou que não vai.
Algo como "Melhor jogo com RTP" é extremamente exclusivo do RPG Maker e ele já explicou que o Condado é pra dev. indie em geral.

kleber comentou:
Não sabia que a comunidade aqui não era exclusiva de RM, mas se for o caso, daria pra criar uma categoria "Jogos de RPG Maker" e "Outras Engines" também.
Isso só mostraria que a comunidade é de RPG Maker --'
Se você for em qualquer fórum "de RPG Maker" você vai ver que a divisão das áreas é assim. "Sistemas de RPG Maker" e "Sistemas de outras engines", onde, geralmente, RPG Maker tem 4 ou mais áreas exclusivas pra cada versão enquanto as outras engines ficam todas em uma só. Eu até tenho uma ideia do porquê mas foi só um exemplo da diferença entre os fóruns.

FL comentou:
1. Bem, eu conheço um bom médico Hum, isso é algo raro e foge do comum. Outro problema da inscrição é que isso limitaria e muito as participações. Uma solução seria evitar avisar os envolvidos.
Sim, depois de pensar um pouco percebi como isso pode atrapalhar o evento, uma outra opção é o criador do projeto declarar que não quer participar de qualquer evento no fórum usando aquele projeto assim o projeto é filtrado na hora da seleção de qualquer forma.

FL comentou:
Definir porcentagem de um projeto, especialmente quando feito por outra pessoa, não é algo fácil ou claro de fazer e pode gerar muita confusão entre os organizadores e participantes.

Para se ter uma ideia, eu acabei todos os sistemas principais do meu jogo e 50% dos mapas quando ele estava com cerca de 2 meses de duração, sendo que o jogo demorou mais de 10 pelo tamanho dos últimos mapas, quantidade de coisas secundárias e lapidação dos inimigos.
Exatamente.
Não tem como falar "pelo menos 50% dos mapas" sem saber a quantidade final de mapas que vai existir... No meio do projeto o criador por resolver adicionar ou remover um ou alguns mapas, e agora?

FL comentou:
Curti. Só acho que devíamos tomar cuidado com as categorias. Por mim, deveria ser apenas:

CleanWater comentou:
  1. Jogo Completo
  2. Projetos com Demo
  3. Projetos sem Demo

E, talvez:

Melhor Direção Artística
Melhor Trilha Sonora
Melhor Gameplay
Melhor Roteiro

Mas estou bem incerto quanto ao último, já que há muitos jogos que não tem ou se focam no roteiro.
Da mesma forma que tem jogos que não focam na arte e, com isso, Melhor Direção Artística não seria uma boa ideia...
Todos os que vocês dois citaram são boas categorias.
 
Voltar
Topo