🤔 Para Refletir : "Quem ri por último, tá com lag." - Moge

2 semanas de estudo, basta? Programação Web

Membro Membro
Postagens
39
Bravecoins
34
-Ahoy!
Galera, no final do mês eu vou tirar 2 semanas de férias.
Eu falhei dezenas de vezes o #100DaysOfCode [Procrastinação, desmotivação], e eu sei bem pouco sobre MUITA coisa no universo da programação. Mas nunca boto a mão na massa. Estou preso a anos no tutorial hell.

Estou pensando em trocar as 8 horas de trabalho diárias, para 8 horas de estudo focado durante minhas férias. Com o objetivo de por a mão na massa e criar um portfolio como FrontEnd Developer.
Eu quero trocar de emprego o quanto antes, pois devido a pandemia, minha empresa está prestes a ser engolida. E meu sonho a uns 10 anos [época que eu fazia scripts para o RMXP] é ser um programador, solucionar problemas, entregar serviços á pessoas via tecnologia.

Vocês acham que em 15 dias, imerso em materiais gratuitos (talvez alguma coisa paga da Udemy) da para aprender o suficiente para ficar job ready para uma vaga nível júnior? [Considerando que eu tenho uma base tem tecnologia (trabalho como Suporte de TI, conheço pelo menos a syntax e a história de quase todas as linguagens atuais do mercado, conheço (de ler, ver e ouvir sobre) quase todos frameworks e quais problemas eles resolvem, etc.]
Paz e tédio a todos!
 
Olha, na minha opinião 2 semanas ainda é muito pouco, eu diria uns meses. Mas saiba que só essas 2 semanas de estudo já vai te ajudar um bocado. É melhor estudar 2 semanas focado em uma tecnologia do que não estudar, ou pior, que é cada dia estudar uma coisinha de um e outra coisinha de outro só fazendo Olá, mundo em cada um deles.
Só tome cuidado para, por exemplo quando estiver assistindo alguma aula, não maratonar todas as aulas em 2 semanas pois senão será tudo em vão. Mas sim aproveitar essas 2 semanas com o que você puder estudar, só avança para o próximo assunto quando você já tiver total autonomia no assunto que você está estudando no momento.

E, claro, se vc já tem uma base das linguagens e até mesmo dos frameworks, isso já é uma vantagem. Mas procure sempre estudar as paradas com calma, passo-a-passo e praticando tudo que você viu. Há frameworks que possui uma curva de aprendizado diferente da outra. Eu não sei se é JS que você pretende se aprofundar, mas vou usá-lo aqui como exemplo kkkk.
Tipo, o Vue.js é mais rápido de pegar do que o React, por exemplo. O Angular então, vixii, nem se fala. Angular tem muitos detalhes que 2 semanas não é o suficiente pra pegar tudo. Então aproveite o tempo com algo que você vai se aprofundar, algo que vai te deixar mais próximo do mercado de trabalho mas com tempo necessário.

Como diria o professor Guanabara: "não assista as aulas como se estivesse assistindo Netflix". Portanto, SIM, aproveite essas 2 semanas como se não houvesse amanhã, mas CUIDADO para não cair na pressa de aprender tudo pra mudar de emprego pois senão você vai perder tempo e não vai absorver nada.

No mais, te desejo bons estudo e sucesso! 😊
 
Obrigado pelas palavras Sr. Ceunoura

Sim Frontend não pode fugir do JS. Pessoalmente curto o Vue.js, mas as vagas na minha região são full React.
Eu tenho até o fim do mês para escolher os materiais que vou estudar. E planejar quais projetinhos quero criar.
 
Poxa cara, vou ser bem sincero contigo. Por mais que você não vá iniciar do zero, duas semanas não "da pra nada". Por mais que se diga que cada um tem um ritmo de aprendizado, existem coisas que necessitam de tempo para "serem assimiladas entendidas". E tem outras coisas que você só vai aprender quando se deparar com um problema que te exija algum grau de superação.

Mas é um bom começo. Eu prefiro muito mais focar duas horas diárias do que passar o dia todo bitolado. Na maioria das vezes "as sacadas" pra resolver um problema eu acabo tenho no banho, esfregando a calçada, ou jogando bola como cachorro. Mas claro, cada um tem "a sua maneira" de aprender.

Eu já vaguei pela internet por muito material gratuito e não me adaptei com nada do que encontrei. Algo que pra mim funcionou foi arregaçar a carteira e compra um curso na b7web.com.br e tem valido cada centavo. Pondere certinho o que vc quer e desconsidere as besteiras que eu disse, caso não sirvam pra vc.
 
Voltar
Topo