🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..." - Rafael_Sol_MAKER

A importância da digitação

Membro Membro
Postagens
99
Bravecoins
748
GIF_ESCRITA.gif
Já pensou em digitar um texto a uma velocidade de 500 toques por minuto?​
Nascemos, crescemos e somos alfabetizados. Aprendemos a segurar o lápis e a escrever nossas primeiras letras, sílabas e palavras. Cada vez mais cedo somos habituados a uma forma de escrita que não seja papel e caneta, e que muito provavelmente na vida adulta será nossa principal forma de escrever, registrar pensamentos e transmitir ideias. Celulares, tablets, computadores, seja na vida profissional ou no lazer, passamos horas à frente da tela, interagindo com um mundo gigante e em expansão. E a ferramenta usada para tal é o teclado, que se mostra muito eficiente em mãos ágeis, nas tarefas em que somos habituados a executar, seja um adolescente em um jogo frenético ou uma pessoa mais velha a desenvolver uma história. Mas, seria mesmo necessário adotarmos um método de ensino para sermos mais ágeis no teclado?​
Imagine que você tenha em mãos papel e caneta, e na cabeça uma história excelente pronta para ser transcrita para o papel, porém, você é destro e se propõe a usar a mão esquerda. Certamente que sua frustração viria após algumas palavras mal escritas, comprometendo até o desenvolvimento da história por falta de desempenho. Por outro lado, escrever de forma ágil não o tornará um bom escritor, apenas o ajudará no processo de desenvolvimento.​
Dito isso, digitar de forma ágil e precisa certamente o ajudará a ter um bom desempenho, seja nos estudos em programação, desenvolvimento de histórias, roteiros ou num bate-papo com os amigos.​
Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge com mais de 160 mil voluntários concluiu que a velocidade média de digitação em teclados físicos é de 52 palavras por minuto (PPM), ou 260 toques por minuto (TPM). Mas há quem consiga a incrível marca de 140 PPMs ou 700 TPM!​
Já em teclados de aparelhos móveis, o detentor do record mundial em velocidade na digitação é de um brasileiro de Santa Catarina, que em abril de 2014 conseguiu a incrível marca de 160 caracteres em apenas 18,19 segundos, quebrando o recorde anterior do norte-americano Gaurav Sharma, que era de 18,44 segundos. Já não bastava ser tão rápido, no final do mesmo ano ele quebra seu próprio record, baixando o tempo para 17 segundos cravados!​
Infelizmente não há técnicas específicas para teclados móveis, o jeito é ir praticando usando os polegares mesmo. Mas em teclados físicos há métodos que, se praticados com regularidade, irão te fazer digitar ligeiramente mais rápido.​
Há excelentes sites gratuitos para aprender e praticar digitação em teclados físicos, e algumas regras devem ser seguidas:
-Não olhar para o teclado;
-Iniciar com os dedos das mãos na carreira-guia como mostra a figura abaixo (letras ASDF JKLÇ), sendo o indicador da mão esquerda na letra "F" e o indicador da mão direita na letra "J" (observe que essas letras possuem "pinos" em alto relevo);
-Retornar com todos os dedos para a carreira-guia toda vez que apertar uma tecla;
-Não priorizar velocidade, e sim precisão.

qwerty-home-keys-position.png


O exercício mais básico consiste em digitar em sequência: asdfg asdfg asdfg asdfg...
Ao memorizar esta sequência, já será possível digitar algumas frases como: "a adaga da fada" e "a asa assada da fada safada".
Dai então é só incrementar as letras da outra mão, mais frases, e praticar sempre!

Site voltado para a aprendizagem, exercícios em progressão. Incluindo todas as letras como números e caracteres especiais.

Voltado para treinos e testes de velocidade com rank entre os jogadores, incluindo testes mais simples onde não se foca no uso de letras maiúsculas, números e nem caracteres especiais.

Muito obrigado por sua atenção e bons treinos!
 
Última edição:
- lembro que a muitos e muitos anos atrás, quando eu era apenas um jovem gafanhoto, dando os primeiros passos no universo da informática fiz um curso de digitação na LR Formação Profissional, eram 104 exercícios de digitação, aprendi a digitar sem olhar para as teclas e posso dizer que isso me ajudou demais. Com o tempo e com o maior uso de computadores, comunicação em chats e outros programas posteriores, fui me aprimorando bastante. Digitar rápido e com agilidade me ajuda muito em meu trabalho, sou roteirista profissional e por vezes tenho demandas para atender, agilidade e velocidade na digitação é imprescindível.
 
Obrigado por trazer essa belezinha pra gente, Nalfam.
Visualizar anexo 1743

Preciso corrigir alguns hábitos ruins de digitação já faz um tempo.
Vou aproveitar a oportunidade pra começar a praticar um pouquinho todo dia.
Boa Alke! Tbm tenho alguns hábitos que gostaria de mudar, mas só conserta praticando msm T.T

Ótimo conteúdo, Nalfam!

Pela velocidade atual da informação e comunicação, digitar rápido é basicamente um reflexo de tudo isso.

Gostaria de sugerir também o site Learn to Type | Free Typing Tutor .

Ele tem uns joguinhos maneiros que ajudam a treinar a dexterity no teclado.

Valeu! o/
Opa! Não cconhecia esse site, bem bonito e com uma didática muito boa! Já vou dar uma treinada nele, vlw Caio!!

Soda! =]

- lembro que a muitos e muitos anos atrás, quando eu era apenas um jovem gafanhoto, dando os primeiros passos no universo da informática fiz um curso de digitação na LR Formação Profissional, eram 104 exercícios de digitação, aprendi a digitar sem olhar para as teclas e posso dizer que isso me ajudou demais. Com o tempo e com o maior uso de computadores, comunicação em chats e outros programas posteriores, fui me aprimorando bastante. Digitar rápido e com agilidade me ajuda muito em meu trabalho, sou roteirista profissional e por vezes tenho demandas para atender, agilidade e velocidade na digitação é imprescindível.
Nossa, mto bacana essa sua trajetória inicial! Ainda mais numa época que esse tipo de coisa parecia mágica aos nosso olhos, uq gerava uma empolgação um pouco acima da média (pelo menos pra mim '.').
Mas aposto q vc não sabe fazer "aquela" limpeza fina com querosene numa máquina de escrever kkkkk (e nem eu, é... deixa pra lá).
Mto obrigado por comentar!
 
Nossa, mto bacana essa sua trajetória inicial! Ainda mais numa época que esse tipo de coisa parecia mágica aos nosso olhos, uq gerava uma empolgação um pouco acima da média (pelo menos pra mim '.').
Mas aposto q vc não sabe fazer "aquela" limpeza fina com querosene numa máquina de escrever kkkkk (e nem eu, é... deixa pra lá).
Mto obrigado por comentar!
Nunca tentei, mas lembro que em casa tinha uma maquina de escrever, inclusive no curso que eu fiz, tinham várias maquinas de escrever da época que eles faziam o curso de datilografia com elas... era muito legal.
 
Voltar
Topo