🤔 Para Refletir : "Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar" - Ricky O Bardo

Ajuda: conversao MIDI,MP3 e VGM(xgm tbm serve)

Membro Membro
Postagens
415
Bravecoins
13
eae galera blz? tô precisando de uma força dos musicos.
To progrmando pra sistemas antigos(nes,master system,mega drive e gameboy)
e só consigo rodar essas musicas com conversoes em codigo de arquivos VGM.
Queria saber se alguem sabe como converter  de MP3 pra MIDi e deste pra VGM(xgm tbm serve)

ate++
 
Olá cristiano, é uma dúvida bem comum dos músicos, é também uma das conversões mais difíceis de áudio, pq você vai converter uma faixa de áudio (onda) para informações midi, que é digital. Porém tem alguns programas que tentam converter formatos de áudio para midi.
Um dos que usei e tiveram alguma eficácia são
OFOCT: https://www.ofoct.com/audio-converter/convert-wav-or-mp3-ogg-aac-wma-to-midi.html
WIDI: http://www.mymusictools.com/articles/how-do-i-convert-mp3-to-midi.htm (Nesse tópico tem o link de download)
Mas lembrando que cada um cumpre com eficácia em alguns requisitos, mas outros deixa a desejar.
O primeiro converte o áudio como um todo, como exemplo numa música com voz, ele converteria todas as informações misturadas, sendo assim um piano fazendo a linha do piano, baixo, vozes, percussão, etc... (como naqueles vídeos do youtube de escutar vozes em músicas midi). Já o segundo tenta identificar uma nota no piano.
Deixando mais um exemplo prático: a música com uma nota Dó5 no piano a 523hz:
O primeiro programa vai ler todos os harmônicos e tentar reproduzir em midi, já o segundo vai tentar identificar a nota que gerou os harmônicos.
A conversão de midi para vgm é mais simples, pois ambos são informação musical digital.
O grande problema está na conversão para midi msm, que pode ser que você não encontre nenhum resultado satisfatório e tenha que fazer do zero.
Não sabia que tu se interessava por sonoplastia =]
qualquer dúvida pode me mandar por mp!
Abraço!
 
vlw cara!! ajudou muuuiiiitttoooo!


Zaggojhon comentou:
Não sabia que tu se interessava por sonoplastia =]

gosto bastante de musica, mas sou uma negação....kkkkk
estudei um pouco de violino e teoria musicas anos atras, mas nunca fui pra frente(acho q consigui tocar parabens pra vc...kkk), pelo menos ainda consigo ler um pouco de  partitura.

e sobre formatos sei muito pouco só o basicao msm.Tenho um programa q faz musicas em vgm, mas queria tentar converter de mp3 pra MIDI pq tem muita musica gratuita na net boa. Vou tentar com os softwares q vc passou e vamos vê oq acontece!
 
Você pode tentar achar a MIDI da música na internet, e converter com algum outro programa. Se alguém fez a música para você, basta que ela insira as notas em da música em instrumentos MIDI e depois exportar. Ou tentar achar a VGM da música pronta sem ter maiores dores de cabeça. O lance de conversão, ainda nestes formatos, é muito complicado, nem eu sei fazer (LOL). Espero ter ajudado, e até!
 
Voltar
Topo