🤔 Para Refletir : "Quem ri por último, tá com lag." - Moge

Análise Root Maker - Orca 2 O Mistério de Wakitta

Redação Redação
"Se nada nos salva da morte. Pelo menos que o amor nos salve da vida..."
Postagens
762
Bravecoins
423
FM8NTQB.png
Orca 2 O Mistério de Wakitta​

bGhwoHk.png

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE : Esta análise é feita com base na versão 2.0, recentemente o autor do game (Matt Rvdr) fez uma atualização do jogo e neste tempo eu já estava praticamente terminando ele, no entanto eu acabei baixando a versão 3.0 pouco antes de finalizar o game e avaliei as diferenças entre uma versão e outra, então nesta análise farei algumas comparações também entre a versão 2.0 e 3.0, além das diferenças que ocorreram neste jogo comparado ao primeiro game da série, e para quem odeia spoilers fiquem tranquilos está analise contêm informações de onde tem spoilers do jogo ou não, então fiquem tranquilos que este tópico não vai estragar sua experiência :Okay_fix:


7EcWean.png

Primeiramente caso você não conheça esta série de jogos feitos no RPG Maker eu recomendo que você entre em minha outra analise que fiz deste primeiro jogo, lá você vai ter vários detalhes sobre o game além de entender um pouco mais toda a proposta do autor por trás do desenvolvimento, vou deixar o link caso estejam interessados ^^ (http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=3670.msg28685#msg28685)​
SEM MAIS ENROLAÇÃO VAMOS AO QUE INTERESSA

IlLPtiQ.png

Bem a primeira vez que vi este jogo foi em um anúncio da MRM (Mundo RPG Maker) se não me engano, quando fiquei sabendo da continuação deste game meus olhos brilharam de tanta emoção não imaginei que este game faria tanto sucesso a ponto de ter um sucessor ainda melhor..... hmm melhor ? Será mesmo ? Pois bem eis que finalmente completei o jogo e terei que fazer considerações um tanto que decepcionantes para este game no qual eu pensei que fosse um dos MELHORES JOGOS DE RPG MAKER JÁ FEITOS !!!! Pois bem vocês vão entender melhor do que estou falando sigamos em frente.

SISTEMAS DE COMPRAS

LUCROS:

Bem vamos começar em uma das partes mais importantes de um jogo, o seu sistema de compras. O que Orca 1 deu um show de apresentações e inovações Orca 2 deixou a desejar e MUITO ! Em primeiro lugar é muito fácil você conseguir Pietras (dinheiro) neste jogo. Orca 1 conseguiu se diferenciar dos demais jogos pela forma como ele faz você realmente pensar duas vezes antes de gastar seu money feito um adoidado, mas neste jogo é simplesmente insano a forma como você consegue Pietras com tanta facilidade, você nem precisa batalhar se quiser para consegui-las, basta você utilizar um acessório de foice para cortar granas (ops gramas  :ksksks:) que estão espalhadas pelo cenário e BANG ! tenha dinheiro como nunca, alguns até podem alegar que o jogo fornece pouquíssimo dinheiro com este método, no entanto quem jogou sabe que estas gramas estão espalhadas em muitos lugares e em grande excesso o que acaba não sendo difícil lucrar desta forma, o pior é que na versão 2.0 você chega a receber 1 ou no máximo 3 Pietras por grama (dependendo da sua sorte), o que de certa forma é aceitável já que é um valor relativamente baixo, só que na versão 3.0 você chega a receber no mínimo de 3 a 5 Pietras por GRAMA ! só para você ter uma ideia da facilidade que o jogo te oferece, o item mais barato do jogo chega a custar 5 Pietras e o mais caro 250, agora imagina com 1 grama (em meio a tantas que existem no jogo) que forneça 5 Pietras tu já consegue comprar o item mais barato da loja de boas, e isso acaba também meio que perdendo o sistema explorativo que Orca sempre propôs, pois antes você tinha que caçar Pietras e fuçar cada cantinho para gastar seu dinheiro, agora a exploração (que é a essência de Orca) se tornou algo opcional.

DIVERSIDADE DE EQUIPAMENTOS:

Ok....ok... já desabafei e coloquei tudo para fora :'o.o: . Mas ok nem tudo são tragédias e destruição, Orca 2 melhorou em alguns aspectos que merecem, um merecido reconhecimento (seria correto usar este termo ? :x), pois bem o seu sistema de diversidades de equipamentos realmente me agradou bastante comparado ao primeiro game, neste jogo existem uma variedades de lojas de equipamentos com diferentes tipos de equipamentos para cada personagem, é claro que em Orca 1 existiam vários tipos de armas diferentes mas não uma diversidade delas (não sei se você compreende ? :x) , bem se você viu a analise de Orca 1 vai perceber que mencionei que no primeiro jogo existiam poucas lojas de armas e as que existiam forneciam poucas opções de equipamentos, se você comprasse o melhor equipamento da loja ficaria com ele durante o jogo inteiro, já neste jogo ele te incentiva a trocar de armas com frequência. É claro que para um jogo relativamente longo (ok não tão longo assim) ele não possuí TANTAS variedades assim, mas sem dúvidas ele fornece uma variedade muito maior comparado ao primeiro jogo, o que faz com que ele ganhe com certeza um ponto positivo comigo  :Okay_fix:

ITENS:

Bem agora vamos voltar a falar mal do jogo kkkkk, bem não exatamente que esta seção seja um desastre do jogo mas tem algumas observações importantes a serem feitas e que comprometem toda a dificuldade do jogo, primeiramente eu gostaria de falar das frutas que você pode adquirir no jogo, essas frutas são responsáveis por aumentar permanentemente os status dos seus personagens e, é aí, que mora o problema, se fosse raro encontrar esses itens não teria problema o uso delas, e na verdade é raro encontrar esses itens, no entanto da metade para o final do game, é aberto uma loja em que essas frutas são vendidas livremente, o que chega a ser um absurdo ! Quer dizer já é fácil conseguir dinheiro neste jogo, você podendo comprar esses itens acaba não fazendo mais diferença nenhuma jogar o jogo, não importa mais o fator exploração, nem mesmo importa mais subir de nível, basta apenas comprar as frutinhas apelonas e BANG ! Seja invencível. Este sem dúvidas é o ponto mais baixo e mais fraco do jogo INTEIRO, nada se tornou mais frustrante para mim neste jogo além disso :Bravo: (e outro ponto que eu irei ressaltar mais para frente também :Hm:), Mas fora este item tudo está perfeito, os valores dos itens estão bem balanceados, itens de MP e HP também, enfim...

MENU DO JOGO

0Ibj9o2.png

Bem agora queria abordar um assunto que acabei não mencionando na análise anterior (sorry :x) que é referente ao menu do game, em Orca 1 víamos um capricho de excelente qualidade por parte do criador do jogo, tínhamos as horas jogadas no canto da tela, o numero de flores do sol que faltavam para você subir de nível, além de um menu todo animado com enfeites de algas marinhas, ondas do mar e tudo o que um jogo de pirata e aventuras do oceano tem a oferecer, no entanto chegamos em Orca 2 e nos deparamos com isso, um menu simples, sem muitos detalhes e pouco capricho em seu desenvolvimento, sem dúvidas foi algo que acabou perdendo o charme de jogo e até uma certa facilidade de acesso de informações que você tinha acessando o menu do jogo, como por exemplo quantas flores do sol faltavam para subir de nível ou quanto tempo de jogo eu estou jogando (para fazer um Speed Run no caso dos jogadores hardcore) outro ponto negativo do jogo  :Decepcionado:

PS: Uma obervação importante que achei interessante acrescentar é que o jogo contêm um sistema em que você escolhe se quer jogar em full screen ou a tela normal do rpg maker, não sabia onde colocar esta observação, por isso estou deixando aqui, e que sem dúvidas é um ponto positivo para o jogo :awesome:

STATUS DOS PERSONAGENS

Agora irei avaliar o sistema de status do jogo tais como seus personagens, no geral ele manteve as mesmas raízes do primeiro jogo, o sistema de subir de nível com flores do sol, todos sobem níveis juntos, utilizar apenas 2 personagens em combate sem poder tirar o personagem principal, porém assim como no jogo anterior irei fazer um resumo geral dos status de cada personagem, e meus amigos, sem dúvidas, o que Orca 1 fez um trabalho horrível, Orca 2 fez um show de balanceamento de status em cada personagem, cada um deles possuí peculiaridades que apenas eles possuem, sobre este aspecto está de parabéns,  :palmas: :palmas: :palmas:
[redalert]! ATENÇÃO !
Esta parte irá fazer um breve resumo sobre os status de cada personagem do jogo, caso nem esta informação você queira saber recomendo que pule para a parte que não está em spoiler[/redalert]​

CUxRDoW.png


Toots: Primeiramente nós temos Toots, a personagem principal do game, e que incrivelmente se mostrou a pior personagem do jogo (ao contrário do primeiro rsrs), o que de certa forma me encantou, para mim isso foi muito surpreendente colocar o personagem principal como o personagem que tem os status mais baixos foi algo inovador e sensacional para mim, o jogo te incentiva a se adaptar com as condições que lhe é fornecida (já que não se pode tirar o personagem principal do game) além de incentivar você a utilizar todos as frutas de melhoramento de status nela o que faz que com o passar do jogo você consiga observar o desenvolvimento do personagem que no inicio do game era o pior de todos. No geral ela tem habilidades de danos que ao mesmo tempo podem gerar status de confuso, paralisado e etc no inimigo, pode até ser apelão falando assim, mas acredite, suas habilidades não geram danos críticos e não é sempre que funciona os efeitos das habilidades. Sua arma principal é um porrete   

Uwkmc3X.png


Arkos: Em seguida temos Arkos, o Guerreiro da equipe, sua força é insana e possuí habilidades bastante ofensivas, não possuí uma defesa muito boa, nem HP, no entanto se você souber equipa-lo bem pode se tornar o melhor personagem do jogo, como o nome já diz tudo, ele é um Guerreiro (ou Viking como o jogo diz) por isso ele usa lança kkkkk (brincadeira, sua arma principal é uma espada mesmo :x)

h45a08U.png


Waloo: Logo em seguida temos Waloo, um menino macaco que possuí arco e flecha como arma principal, Waloo na verdade se caracteriza por obter habilidades que reduzem ou aumentam os status em combate, muito útil para mestres (chefões, eu disse que isso seria frequente :vixi:) possuí um HP relativamente bom, não nossa excelente, mas é bom sim, o único problema é que ele possuí uma agilidade baixíssima mas em compensação sua defesa é fora de série 

d1ZKSTu.png


Sierra: E por fim temos Sierra a cientista do grupo (que de cientista não tem nada :XP:). Sua arma principal é uma espada assim como Arkos, porém no que Arkos se destaca em ataque ela se destaca em defesa, possuí todas as habilidades de cura, além de habilidades que tira qualquer tipo de status "zuados" (como confuso, envenenado e etc.) com certeza se não fosse por eu gostar tanto de usar Arkos ela seria a personagem que mais usaria no jogo


SISTEMAS DE BATALHAS

Finalmente chegamos no momento mais emocionante de um jogo de RPG, as TRETAS !! jogos de RPG sem tretas não são jogos de RPG, por isso caso um jogo faça mal este serviço pode ter certeza que ele pode perder fãs, mas então o que dizer de Orca 2 ? Orca 1 fez um trabalho fenomenal contra as batalhas, é claro que teve alguns pontos negativos mas no geral ele arrasou chegando a ter batalhas emocionantes durante as aventuras, pois bem vamos por partes. Bom primeiramente o sistema de batalhas se manteve o mesmo ao estilo lateral, no entanto, foi excluído o sistema em que você adquiria habilidades conforme você as comprava, este jogo segue o estilo clássico dos RPG's em que você adquiri habilidades conforme seu nível, para mim isso ficou até melhor pois era muito difícil comprar as habilidades em Orca 1 devido a dificuldade de conseguir Pietras, então neste ponto o jogo melhorou bastante (apesar de ter facilitado muito conseguir Pietras :vixi:), mas não exatamente o jogo excluiu este método, durante o jogo, você vai encontrar uma loja que vende pedras que ao equipa-las você adquiri poderes elementais, e para mim isso foi sensacional pois você pode se abster de um acessório que dê um status extra no personagem colocando uma magia elemental, te dando assim uma variação sobre quais escolhas você prefere tomar (se vai querer adquirir magias novas ou ter status extras ao seu personagem) isso teria sido uma opção sensacional do jogo, e detalhe eu disse teria, se não houvesse as frutinhas malditas que tornam seus acessórios extras de status inúteis MALDITAS FRUTINHAS !!!! ...... Ufa... deixa eu me recompor kkkkk  :^^':
      Mas voltando ao assunto das pedras elementais, o legal é que dependendo dos monstros que você enfrenta eles possuem uma determinada vantagem ou desvantagem ao determinado tipo de elemento que você possuí e isso é sensacional, sem dúvidas uma das melhores (se não o melhor acréscimo do jogo), a parte ruim é que neste jogo eles tiraram o ataque em dupla e a barra de fury  :Chorar:, porém que não fez muita diferença no jogo já que em Orca 1 foi distribuído mau esta função :x

BATALHAS CONTRA MONSTROS:

5o3iimY.png

As batalhas contra monstros estão ótimas, já quero deixar aqui o capricho que o autor teve em fazer os modelos dos monstros (que apesar de não serem originais) possuem sprites de movimentos, coisa que não tinha em Orca 1 em que os monstros ficavam estáticos em combate, e conseguiram balancear bem os status dos monstros assim como em Orca 1, o grande problema é que os monstros são muito fáceis de serem derrotados, como o jogo não coloca como objetivo a busca por itens escondidos, você não precisa necessariamente pegar todas as flores do sol para bater de frente com os monstros das dungeons, o que para mim foi péssimo, além do jogo perder a sua essência em exploração ele dá vantagens absurdas a quem o explora nos mínimos detalhes, eu decidi por seguir o caminho de não utilizar as frutinhas apelonas, usando apenas as frutas que encontrava ao longo da jornada além das flores do sol e mesmo assim eu cheguei em um ponto do jogo em que nenhum monstro podia bater de frente comigo, e isso é chato e monótomo para mim, perde a emoção da estratégia em combate, você é meio que quase obrigado e jogar nas pressas sem explorar nada para deixar as batalhas emocionantes além de ter que ignorar as malditas frutinhas, e é ai que chegamos a decadência do game em que não existem mais estratégias de combate mas apenas o prossiga !
      Já referente ao numero de monstros nos cenários, teve uma redução drástica, não existem tantos monstros como haviam no jogo anterior, para alguns isso pode ser bom pois ajuda para aqueles jogadores que pretendem terminar logo o jogo, porém ao meu ver isso não faz muita diferença para quem quer terminar o jogo logo, pois os cenários são enormes o que estraga a experiência tanto de quem busca um desafio quanto de quem quer passar o jogo o quanto antes, no entanto apesar disso acho que foi uma excelente ideia essa redução porque realmente era muito difícil passar de uma dungeon antes com tantos monstros na tela com um cenário tão pequeno que tinha as vezes, além do mais, em Orca 1 após finalizar uma batalha todos os monstros desapareciam da tela te dando tempo para fugir, já neste jogo os monstros não desaparecem o que de certa forma balanceou bem neste aspecto.
      Agora quero falar dos aspectos físicos dos monstros que possuem uma certa influência no jogo que acho importante ressaltar.Bem em Orca 1 cada monstro era um sprite (char) diferente conforme o mapa em que você estava, no entanto em Orca 2 todos os sprites (chars) dos monstros são padronizados em nuvens com uma cara de mau, alguns podem até reclamar desta mudança mas para mim foi ótimo, o autor acabou padronizando seus modelos ao contrário do seu jogo anterior em que os sprites dos monstros apesar de diferenciados, de nada tinham a ver com os monstros que você enfrentava em combate, então antes ter padronizado do que utilizar chars completamente diferentes.
      No jogo existem 3 tipos de inimigos fumaça no cenário e cada cor trás uma diferenciação de características entre eles,e seu envolvimento com o cenário e até nas batalhas.

BRANCO: Monstros normais que te perseguem conforme você se aproxima

VERMELHO: Possuí uma maior velocidade ao andar e te persegue em maior distância e por mais tempo

ROXO: Muitos monstros em combate para enfrentar que ficam parados em locais específicos, geralmente em locais onde existem itens raros ou importantes, posso te dizer que eles são quase que um mini-boss

BATALHAS CONTRA MESTRES (CHEFES):

QEAtYFv.png

Bem assim com os monstros os chefes estão bem balanceados, mas infelizmente como dito anteriormente estão muito fáceis de se derrotar caso você esteja sempre procurando flores do sol, ou compre frutinhas malditas (acho vou rotular este nome de vez kkkk) o que é uma pena porque os chefes tinham um grande potencial para serem verdadeiramente desafiadores neste jogo, mas acabaram se tornando uma piada para quem já estava acostumado a jogar Orca 1 :/
[redalert]! ATENÇÃO !
Esta parte irá tratar sobre a batalha contra o ultimo mestre (chefe) do jogo, não exatamente sobre quem ele é, ou como ele é, mas sim informar se a batalha é boa ou não, caso nem esta informação você queira saber recomendo que pule para a parte que não está em spoiler[/redalert]​

Bem qual a melhor palavra para se definir o ultimo mestre ? UMA PORCARIAA !! Durante todo o jogo eu tive a esperança de que todas aquelas frutinhas malditas e toda a facilidade de conseguir dinheiro era para algo que estava por vir e que sem duvidas se tornaria o maior desafio já estabelecido pelo jogador, pois é meus amigos este não foi o caso de Orca 2, minhas esperanças e sonhos de enfrentar o ultimo mestre desafiador foram para o ralo, pior de tudo é que quando o derrotei pensei comigo: - Não, não pode ser só isso, deve ter algo a mais, não é possível, essa coisinha de nada deve ter uma segunda transformação, mas ai, após a batalha, a musiquinha feliz vai entrando no cenário, e os momentos felizes vão se intensificando cada vez mais, até chegar o momento em que você percebe que não vai ter uma pegadinha tudo foi em vão mesmo  :>.<#:
    Enfim tudo o que posso dizer sobre o ultimo chefe é, equipe bem TODOS os seus personagens se possível, pois assim como em Orca 1, você vai utilizar todos os membros da equipe no duelo. (só que desta vez eu estive preparado para sua trolagem Matt :plano:)

nQIoAkS.png

1KPFiU7.png

Agora vamos falar de coisa boa ? Vamos falar da nova Tekpix kkkkk (zoas), sem dúvidas, todos os cenários deste jogo não são bons, nem excelentes, mas ESPETACULARES !!, cada personagem, cada cenário foram todos criados originalmente pelo autor, sem nenhuma sombra de dúvidas está é em minha opinião a melhor parte deste jogo, a ORIGINALIDADE DO GAME, quase nada aqui é tirado da internet ou encontrado no Google (se bem que deve ter algum caboclo que ripou esses chars kkkkk),praticamente tudo neste jogo é original e criado especificamente para este jogo, com é claro raras exceções de alguns chars que o autor tirou de alguns jogos (mas é um numero mínimo mesmo) além da temática cartunesco tanto nas facesets quanto nos tilesets, que se encaixam perfeitamente com a temática "infantil" do jogo, além de que, ao contrário do primeiro jogo de Orca todos os cenários fazem você se sentir realmente em outro ambiente, e não apenas em locais que possuem paletas de cores diferentes, como mencionei na análise de Orca 1 em que os cenários não se diferenciavam muito entre si, oque acabou melhorando drasticamente nos resultados do game nota 10/10 (nesta seção ok ? rsrs :Hm:)

41f2Dj2.png

t51mZe7.png

Aaaaaa os puzzles o que seria de Orca sem eles  :Kawai_Desu: Sem duvidas este acabou se tornando um charme e uma marca registrada do game (QUE NÃO DEVE SER TIRADO MATT RVDR), comparado com seu antecessor ele continua tendo o sistema com tochas, no entanto neste jogo está muito mais fácil de acender as tochas comparado ao anterior, e esse é outro problema, não existe mais um desafio relevante como no jogo anterior o que acaba sendo um tanto sem graça (ao meu ver) neste aspecto (com exceção da dungeon da nuvem, quem jogou sabe do que estou falando hehe :Hm:).
      Outro ponto importante que queria destacar é sobre os acessórios. Assim como em Orca 1, você possuí diversos acessórios que possuem interação com o cenário em que você está envolvido, seja para achar uma flor do sol, itens escondidos ou até armas, no entanto, eu percebi que neste jogo ele teve uma leve (uma pequena leve mesmo) decaída nos acessórios, em Orca 1 as interações com os acessórios eram muito dinâmicas e tinham um capricho sem igual, em Orca 2 muitos dos acessórios que você possuí, alguns deles você acaba utilizando apenas 1 ou 2 vezes no máximo para algum momento específico do jogo, realmente deu uma decaída (mas apenas uma leve decaída), mas ainda assim traz uma diversão sensacional a quem joga e realmente não faz perder o seu valor, até porque a maioria desses acessórios tem funções inéditas que não tinham no jogo anterior por isso acaba valendo muito a pena jogar por causa disso.

C0mUPqw.png

l8aZLlq.png

Os mini-games de Orca sempre foram um atrativo a parte para mim e acho excelente e genial o tamanho da criatividade do autor para desenvolver cada um deles com sua equipe, cada mini game possuí uma peculiaridade única e sem dúvidas é excelente os seus aspectos, em Orca 2 ele conseguiu tornar melhor o que já era bom, e conseguiu reduzir bem o nível de dificuldade já que tinha mini-games no primeiro jogo que eram simplesmente impossíveis, então realmente ganha um ponto positivo pela criatividade !

9TERRwc.png
[redalert]! ATENÇÃO !
Esta parte do jogo contêm todos os spoilers imagináveis que você possa ter (ok nem tanto :Hm:),mas tudo o que posso dizer é: -
PULE QUASE TUDO O QUE VOCÊ PUDER IMAGINAR SOBRE INFORMAÇÕES RELACIONADAS A ESTA SEÇÃO DESTE TÓPICO !!![/redalert]​
Bem o que posso dizer do desenvolvimento da história (sem spoiler) é que você vai se frustrar muitas vezes com o desenvolvimento da jornada ao longo do jogo, pois são diversas as vezes em que você se depara em situações em que o jogo praticamente não te dá nenhuma dica sobre o que você deve fazer, ou qual caminho deve tomar, inclusive teve uma parte que tive que pedir ajuda para o próprio autor para prosseguir, pois o jogo mesmo não te fornecia quase nenhuma informação sobre como continuar :x

pYZzM1G.png

Pois é pessoal o que posso dizer da história deste jogo ? Bem ela foi muito bem desenvolvida realmente o mais impressionante foram as referências que o jogo trata, sobre os heróis do passado referindo-se aos personagens do primeiro jogo, simplesmente show ! As aventuras que eles percorrem em cada lugar entre outros aspectos, pode se dizer que a história de Orca 2 foi um melhoramento do que Orca 1 foi, o que estragou um pouco é que deixou de ser uma aventura entre piratas que viajam pelo 7 mares para focar apenas em 1 ilha, no entanto este pequeno detalhe não estraga o bom desenvolvimento do jogo, o que estragou de verdade foi da metade para o final onde começam a aparecer certos demônios, feitiços bizarros entre outras coisas do tipo, na verdade acho que isso nem seria de certa forma considerado uma parte importante da história, mas um detalhe que a estragou com certeza, eu sei que esses temas são bem frequentes em jogos de RPG, mas Orca vem com uma temática infantil e colocar estes aspectos no game sem duvidas faz o jogo perder seu foco e objetivo, é como por exemplo você estar jogando um jogo do Mario Bros e do nada aparecer os demônios de Devil May Cry para você enfrentar, chega a ser bizarro. É claro que ele faz isso de uma maneira um tanto sutil, mas não deixa de ser esquisito demais isso, além da antagonista que é a Toots com uma paleta de cores alterada sinceramente eu não gostei achei uma falta de criatividade muito grande, além de pedaços da história sem explicação como por exemplo, o velho do barco enviado por Orca para ajudar a equipe de Toots, ninguém sabe da onde veio, porque veio e como veio, só se sabe que ele está lá JUSTAMENTE e ESPECIFICAMENTE para ajudar o seu grupo e nada mais (tipo sei la, o cara não deveria cuidar da família e fazer coisas que marinheiros fazem, ao invés de ajudar uma garotinha, um viking, um menino macaco e uma "pesquisadora" ?) e nem vou mencionar sobre a Moon, a antagonista, o jogo explica sobre o retorno do mal mas nada é mencionado sobre o lado oposto de Orca que era o vilão do jogo anterior, pode ser que ela seja vários seres divididos em varias partes (isso faria até que sentido) no entanto nada fica bem explicado no jogo, o que acaba, que fazendo de Moon uma antagonista sem sentido que todos ouviram falar, mas ninguém sabe quem é, mas apesar das critícas tenho que admitir que a narrativa fora esses detalhes mencionados foi espetacular, sem dúvidas melhor que a do primeiro jogo, a construção e a história de cada personagem; todos eles acabaram se tornando personagens icônicos no jogo que sem dúvidas vão entrar para a história do mundo maker, além também do antagonista do jogo que acaba por se tornar o vilão final do jogo, achei interessante eles variarem e colocarem um personagem inusitado como vilão final, mas como sabemos Orca não é um jogo que tem como foco a história, então não espere grandes coisas deste jogo :x

Enen681.png

YRbFGuA.png

E com isso chegamos a uma seção que particularmente para mim é uma das melhores partes do jogo juntamente com os cenários, neste jogo temos o acréscimo de side quests que você pode realizar durante o jogo, que fornece a você após conclui-las itens e até equipamentos que podem te ajudar em sua aventura, é claro que em Orca 1 nós tivemos pequenas sides quests que podiam serem feitas mas era uma ou duas no máximo, no entanto neste jogo existem VARIAS side quests espalhadas pelo mapa, e com certeza vale a pena realizar cada uma delas, vale lembrar que o jogo te traz uma surpresinha caso você consiga concluir todas as side quests (esta informação vou deixar em off para vocês hehe :plano:), mas enfim, apesar do jogo não ter uma dificuldade relevante, as side quests realmente valem a pena a jogatina, se tu não gostar de nada do jogo, pode ter certeza que a side quests vão te prender bem jogando rsrs

VPPf1Fb.png

Por incrível que pareça Orca 2 quase não teve glitchs e bugs, o que é incrível, porque é muito raro você jogar algum jogo de rpg maker que não tenha quase nenhum bug, eu particularmente só encontrei 5 ou 6 no máximo, porém como vocês sabem eu só coloco glitchs e bugs que REALMENTE podem prejudicar na jornada de quem joga (ou favorecer), por isso acho importante informar que para aqueles que nunca jogaram, lerem esta seção para que possa estar ciente dos erros e não estrague sua experiência de jogo :)

1- Ao decorrer do jogo você irá receber bolsas que possuem um determinado limite de Pietras que você pode carregar, no entanto se você tiver o máximo de Pietras e vender qualquer item na loja automaticamente você fica com um valor maior do que o permitido na seleção da loja, o que te ajuda muito a comprar equipamentos e itens ainda não acessíveis (eu inclusive fiz muito isso  :plano:)

2- Existe duas side quests no jogo que você ganha a ultima arma do jogo, e no menu, eles informam que você deve estar no nível 12 para pegar a arma, no entanto é apenas no nível 13 que estas armas podem ser acessíveis o que para mim foi um risco muito grande pois eu estava pensando em vende-las, pensando que era um bug sem saber disso :x.

pSq29Nd.png

rk9Gm5F.png

O jogo é muito bom e pode lhe prender horas e horas para ficar jogando, no entanto ele perdeu e muito a qualidade referente a sua dificuldade, além do mais as batalhas contra bosses se tornou algo frustrante, a dica que dou a você é. Se você quiser jogar Orca 2 pela exploração e diversão é um prato cheio, mas não espere uma história muito aprofundada e muito menos um nível de dificuldade desafiador como no jogo anterior, por isso a nota que dou a ele é:
CVGdbuQ.png

Essa é a nota mais positiva que posso entregar a este jogo, fiquei muito tentado a oferecer um selo de bronze (e ainda estou kkk) mas não posso fazer isso devido a ORIGINALIDADE dos cenários e principalmente dos personagens que ficaram ESPETACULARES, no entanto eu não posso negar que em termos de dificuldade e exploração Orca 1 se sobre saem, o que para mim são pontos que contam e muito a este jogo já que a exploração é a essência deste game e a dificuldade é algo que eu particularmente valorizo muito!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CASO ALGUÉM TENHA CURIOSIDADE DE CONHECER ESTE JOGO DEIXAREI O LINK DO TÓPICO DELE AQUI, LÁ VOCÊ TERÁ IMAGENS E MAIS ALGUNS DETALHES DESTA OBRA PRIMA DO MUNDO MAKER, TAMBÉM DEIXAREI O LINK DO USUÁRIO E AUTOR DO JOGO CASO ALGUÉM QUEIRA CONHECER OUTROS TRABALHOS DELE :Okay_fix:

LINK DO TÓPICO DO JOGO​
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1604.msg11555#msg11555​

LINK DO AUTOR​
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?action=profile;area=summary;u=916​

[avatar]Matt RvdR [/avatar]​

E vocês o que pensam deste incrível game gostaram ? não ? conhecem ? tem vontade de conhecer ? deixe seus comentários e façamos um debate saudável deste game
 
Caramba, que senhora análise. Parabéns pelo trabalho ficou muito bem montado.

Quanto ao jogo, joguei apenas o primeiro Orca e achei maravilhoso, deu bastante vontade de jogar a continuação dps de ler sua análise (até pulei as zonas de spoilers) apesar dos pontos negativos que vc citou, o jogo ainda me parece de um grau altíssimo.

Não sei sobre 100% de originalidade, mas com certeza maioria deve ser, porque eu vi uma ripada em uma das suas screens, aquele dragão negro é um monstro de um jogo online que eu jogo, procura Dark Wyvern Maplestory no Google que vc entende o que eu estou falando. Mas longe de mim tirar o mérito do autor. É só um adendo referente a uma coisa que li na sua matéria.

Paz maninhos o/
 
TsuYa comentou:
Caramba, que senhora análise. Parabéns pelo trabalho ficou muito bem montado.

Quanto ao jogo, joguei apenas o primeiro Orca e achei maravilhoso, deu bastante vontade de jogar a continuação dps de ler sua análise (até pulei as zonas de spoilers) apesar dos pontos negativos que vc citou, o jogo ainda me parece de um grau altíssimo.

Não sei sobre 100% de originalidade, mas com certeza maioria deve ser, porque eu vi uma ripada em uma das suas screens, aquele dragão negro é um monstro de um jogo online que eu jogo, procura Dark Wyvern Maplestory no Google que vc entende o que eu estou falando. Mas longe de mim tirar o mérito do autor. É só um adendo referente a uma coisa que li na sua matéria.

Paz maninhos o/

[member=994]TsuYa[/member] primeiramente, meus eternos agradecimentos pelo feedback realmente deu uma trabalheira esta análise e eu ainda nem terminei ela, falta 1 tópico que vou selecionar sobre as side quests do jogo, acabei não colocando porque eu terminei este tópico na madrugada e minha cabeça já estava explodindo de dor kkkkk

Mas sobre a 100% de originalidade eu também concordo contigo, inclusive nos próprios créditos e no inicio do game o autor relata que existem alguns sprites que ele utilizou de outros jogos, no caso quando me referi a 100% original me referi aos tilesets e aos chars que o autor fez que ficaram incríveis sem duvidas

PESSOAL SÓ INFORMAR A VOCÊS QUE ATUALIZEI O TÓPICO E ACRESCENTEI MAIS UMA INFORMAÇÃO RELEVANTE A ANÁLISE REFERENTE AS SIDE QUESTS, AGORA A ANÁLISE ESTA COMPLETA ^^
 
Romeo Charlie Lima comentou:
Saudações!

Meus parabéns pela fantástica análise! Ficou ótima!

Até mais!

Muito grato Romeo, não será sempre mas pode ter certeza que haverá mais análises aprofundadas como esta :)
 
Jesus, hahaha!

Primeiramente, parabéns por sua análise tão completa, me sinto muito feliz de ver alguém depositando tamanho empenho em algo relacionado a esse projeto que foi bem especial na minha vida e até hoje me marcou muito com o pouquinho de experiência em desenvolvimento de jogos que tenho. Orca 2 foi pouco jogado nas comunidades maker, acho que pela mudança drástica de gráficos que não agradou muita gente, e saber que alguém se dispôs a ter um trabalhão como este seu é muito satisfatório. Obrigado!

Em relação a seu review, percebi que no geral são mais pontos negativos do que positivos, pobre Orca 2, rsrsrs. Nunca fui muito bom em balancear batalhas e o fato de eu nunca ter curtido batalhas com dificuldade insana em jogos dos quais eu usufruía se refletiu diretamente nesse projeto lá na época de sua produção. Orca 1 era de uma dificuldade elevada não porque era a intenção, mas sim porque eu era péssimo com os parâmetros e muita gente desistia do projeto no meio justamente pela dificuldade insana. Acho que no segundo jogo da série pequei justamente pelo contrário, não tenho como negar, hehe.

Em relação aos outros pontos negativos relativos as frutas de parâmetros, elas estão lá mais para o auxílio daqueles que tem dificuldade em encontrar as flores do sol do que qualquer outra coisa... Gosto de dar a possibilidade do jogador terminar um jogo e se desenvolver de mais de uma maneira, creio que elas servem a esse propósito e, como você mesmo o fez, cabe ao jogador decidir o nível de complexidade de sua evolução dentro do jogo: Encarando verdadeiramente o objetivo de encontrar flores no caminho ou investindo sua grana para aumentar atributos individualmente e correr o risco de não conseguir equipar as armas e essas coisas... Escolhas.

Sobre o menu do jogo. O do 1 era um carnaval de efeitos visuais desnecessário. Como o jogo todo, optei pela simplicidade visual. Questão de estética e não mudaria nada nesse quesito.

De resto, fiquei muito feliz que você curtiu a ambientação do jogo. É meu maior orgulho desse projeto e foi onde mais me empenhei durante seu desenvolvimento. Wakitta tem sua personalidade própria e perceber que isso foi passado para o jogador é com certeza o melhor sentimento de satisfação que eu poderia ter.

Orca 3 já já vem aí (problemas técnicos com a trilha sonora, mas já estamos resolvendo, hehe), e como seus antecessores, é algo bem diferente do que foi feito no passado, fico honrado se um dia ver uma análise dele por aí também.

Obrigado e abraços!

PS: Os gráficos de Orca II não são 100% originais, nem sua trilha sonora! Os inimigos são rips de Maple Story (se eu não me engano), e um ou outro charset também é de jogos comerciais, está tudo nos créditos do projeto. O que foi feito para ele foram os tiles e quase a totalidade dos chars, além das faces, por Crazy Nero.
 
Primeiramente, parabéns por sua análise tão completa, me sinto muito feliz de ver alguém depositando tamanho empenho em algo relacionado a esse projeto que foi bem especial na minha vida e até hoje me marcou muito com o pouquinho de experiência em desenvolvimento de jogos que tenho. Orca 2 foi pouco jogado nas comunidades maker, acho que pela mudança drástica de gráficos que não agradou muita gente, e saber que alguém se dispôs a ter um trabalhão como este seu é muito satisfatório. Obrigado!

Grande [member=916]Matt RvdR[/member]  mais feliz ainda eu fico em você deixar seu feedback para esta análise, tenha sempre a certeza de que Orca se tornou um clássico nas comunidades Maker BR, justamente por ser inovador e um dos únicos projetos que acabou sendo terminado em meio a tantos que morrem por aí, e um dos únicos que se mantem vivo até hoje, realmente eu lembro de quando o jogo foi estreado na MRM muita gente metia o loco por causa dos "gráficos reduzidos" do game,no entanto ninguém entendia que a redução dos gráficos era justamente por causa de que o jogo tinha gráficos originais e não ripados de algum jogo, eu sempre mexi com designer e gráficos e sei muito bem o quanto é difícil fazer tudo do zero, por isso é normal um projeto "original" ter algumas reduções de gráficos por esta razão eu valorizei este projeto em relação a gráficos.

Em relação a seu review, percebi que no geral são mais pontos negativos do que positivos, pobre Orca 2, rsrsrs. Nunca fui muito bom em balancear batalhas e o fato de eu nunca ter curtido batalhas com dificuldade insana em jogos dos quais eu usufruía se refletiu diretamente nesse projeto lá na época de sua produção. Orca 1 era de uma dificuldade elevada não porque era a intenção, mas sim porque eu era péssimo com os parâmetros e muita gente desistia do projeto no meio justamente pela dificuldade insana. Acho que no segundo jogo da série pequei justamente pelo contrário, não tenho como negar, hehe.

Em relação aos outros pontos negativos relativos as frutas de parâmetros, elas estão lá mais para o auxílio daqueles que tem dificuldade em encontrar as flores do sol do que qualquer outra coisa... Gosto de dar a possibilidade do jogador terminar um jogo e se desenvolver de mais de uma maneira, creio que elas servem a esse propósito e, como você mesmo o fez, cabe ao jogador decidir o nível de complexidade de sua evolução dentro do jogo: Encarando verdadeiramente o objetivo de encontrar flores no caminho ou investindo sua grana para aumentar atributos individualmente e correr o risco de não conseguir equipar as armas e essas coisas... Escolhas.

Então cara na verdade apesar das críticas eu gostei bastante do game (de verdade) se não tivesse gostado ele não estaria em análises, porque só faço análises de jogos que recomendo, o único problema que reforcei é pelo fato de ele ter ficado extremamente fácil, talvez se você tivesse colocado um nível de dificuldade opcional, agradaria tanto a quem tem dificuldade, quanto a quem gosta de um desafio, e na moral tu sabe balancear batalhas kkkkk em Orca 1 apesar de "acidente" era emocionante as estratégias que eu tinha que bolar para enfrentar um boss e tu manjou muito neste aspecto, mas em Orca 1 o fator exploração que sempre foi a essência do seu game (acredito eu) era o fator crucial para você finalizar o game, o jogo te incentivava a explorar para você prosseguir no game, mas em Orca 2 a exploração é opcional, eu senti que perdeu a essência e o propósito que a série tinha sabe ? o único jeito de dificultar o game é não explorar e fiquei entre as duas coisas porque eu gostava das duas kkkkk e mesmo sem comprar as frutas continuou fácil demais rsrs e o fator dificuldade é uma das coisas que mais levo em conta em um jogo :p

Sobre o menu do jogo. O do 1 era um carnaval de efeitos visuais desnecessário. Como o jogo todo, optei pela simplicidade visual. Questão de estética e não mudaria nada nesse quesito.

De certa forma até concordo contigo mas em Orca 1 existia muita praticidade de informações que facilitavam muito a jogatina tipo sobre quantas flores do sol faltava para você subir de nível quantas horas de gameplay você tinha (que é um fator essencial para quem é viciado em Speed Run) entre outras coisas que ajudavam muito no menu. Só uma sugestão mesmo haha xP

De resto, fiquei muito feliz que você curtiu a ambientação do jogo. É meu maior orgulho desse projeto e foi onde mais me empenhei durante seu desenvolvimento. Wakitta tem sua personalidade própria e perceber que isso foi passado para o jogador é com certeza o melhor sentimento de satisfação que eu poderia ter.

Orca 3 já já vem aí (problemas técnicos com a trilha sonora, mas já estamos resolvendo, hehe), e como seus antecessores, é algo bem diferente do que foi feito no passado, fico honrado se um dia ver uma análise dele por aí também.

Que isso cara eu que agradeço de verdade por você apoiar a análise e compreender o porquê de eu fazer certas considerações ao seu projeto, da pra perceber que temos visões bem diferentes sobre nossos gostos em relação as características que nos agradam em um jogo de RPG, mas que também concordamos em bastante coisas também haha, enfim estarei no aguardo de Orca 3 e pode ter certeza que vou fazer uma análise completa do game rsrs ^^

PS: Os gráficos de Orca II não são 100% originais, nem sua trilha sonora! Os inimigos são rips de Maple Story (se eu não me engano), e um ou outro charset também é de jogos comerciais, está tudo nos créditos do projeto. O que foi feito para ele foram os tiles e quase a totalidade dos chars, além das faces, por Crazy Nero.

PS: Sim eu mencionei isso no comentário de [member=994]TsuYa[/member], quando me referi a 100% original era referente justamente aos tiles e alguns chars que vc fez, acho até que vou dar uma mudada na descrição porque eu me exaltei demais quando elogiei os gráficos originais do game rsrs

PSS: Em Orca 3 tu promete um boss secreto ? (estou ansioso por eles deis de Orca 1 kkkk)
 
Voltar
Topo