🤔 Para Refletir : "As memórias, os sussurros, tudo vem da floresta, ela faz parte de você. E você faz parte dela." - Yonori Akari

Análise Root Maker - Orca 3 A Maldição de Barbatantes

Redação Redação
"Se nada nos salva da morte. Pelo menos que o amor nos salve da vida..."
Postagens
762
Bravecoins
423
wvcFTkK.png

c9WCuEx.png

FALA PESSOAL ! CROSS AQUI DE NOVO :)

Finalmente  o momento que muitos estavam aguardando (ta eu sei vocês estavam pouco se lixando para isso kkkkkk :vixi:) finalmente minha análise completa de Orca 3, queria fazer esta análise para julho mas não resisti queria poder terminar este game o quanto antes e meus amigos, um belo jogo ! (apenas belo ok ?) não vou negar que me decepcionei com bastante coisas com este game, mas assim como Orca 2 ele tem sim o seu charme e vale a pena ser experimentado por qualquer pessoa, pois bem sem mais enrolação e vamos logo a análise​

OBERVAÇÃO IMPORTANTE: Primeiramente caso você não conheça esta série de jogos feitos no RPG Maker eu recomendo que você veja as análises dos dois jogos anteriores que fiz da série, lá eu deixo algumas informações a respeito do autor e faço análises comparativas entre uma série e outra (assim como irei fazer nesta) por isso está análise será feito com base nos dois jogos anteriores da série e farei comparações em que aspectos ele melhorou ou piorou na qualidade certo ?  :Okay_fix: vou deixar o link das duas análises para quem estiver interessado.



AGRADECIMENTOS : Quero deixar aqui meus agradecimentos ao [member=1349]Dobberman[/member] (Dog-boy kkkkkkk) que terminou o game antes de mim e me passou umas dicas feras para poder prosseguir no game quando travei no jogo :Okay_fix:

[redalert]ATENÇÃO: Para quem odeia spoilers fiquem tranquilos está análise contêm informações de onde tem spoilers do jogo ou não, então fiquem tranquilos que este tópico não vai estragar sua experiência :Okay_fix:[/redalert]

7EcWean.png

qMs25Wc.png

Bem primeiramente vamos falar um pouco da jogabilidade deste game, Orca sempre teve uma jogabilidade fenomenal, no entanto entre um jogo e outro pecava em alguns aspectos, e em Orca 3 não foi diferente, no geral ele teve um balanceamento impecável mas errou em alguns aspectos que irei detalhar aqui, ok...ok você deve estar dizendo agora: - Cross anda logo e chega de enrolação :>.<#: :>.<#: :>.<#: :>.<#: :>.<#: :>.<#: ta bom, ta bom, eu vou, fica tranquilo bro !!  :Chorar:

MECÂNICAS DE CONFIGURAÇÃO

MENU DO GAME: Pois é o menu de equipamento não foi mudado e parece que o autor não teve interesse em altera-lo apesar de não superar o menu de Orca 1 ele sim superou o menu de Orca 2, tanto nos diálogos da gameplay quanto no menu em si ele possuí uma textura bem enfeitada nas bordas do menu e sem duvidas deu um charme que me chamou muito a atenção, no tópico em que falo dos equipamentos eu deixei uma imagem onde é mostrado as texturas e vale a pena conferir ficou uma bela obra de arte mas ainda não superou Orca 1, pois assim como em Orca 2 ele não possuí as horas jogadas (apenas no save game do jogo) e não mostra quantas flores do sol (ou frutas pode se assim dizer rsrs) faltam para subir de nível como em Orca 1, a facilidade de acesso as informações do game continuou restrita por isso neste aspecto ele piorou e muito, justamente pelo fato de não ter concertado este detalhe como no game anterior

AUMENTO DE TELA: O jogo também fornece assim como em Orca 2 o aumento de tela podendo jogar em full screen, o que foi ótimo porque é algo que oferece um imenso valor visual ao game, no meu caso eu não joguei em full screen (porque eu tinha que tirar print screen direto para colocar nesta análise kkkkkk) mas dei uma experimentada e ele perde pouca qualidade de gráfico e ao meu ver, o aumento da resolução não atrapalha em nada na beleza do game, muito pelo contrário, só acrescenta ^^

TUTORIAL DO GAME: Outro ponto que acho importante mencionar é nas mecânicas iniciais do game, logo no começo do jogo ele mostra claramente quais são os botões funcionais do game e ainda fornece uma variedade de opções para utilizar as mecânicas como por exemplo acessar o dialogo com o botão Z ou ENTER, achei fantástico ele passar esta informação pois quem manja de RPG Maker sabe que a engine fornece tanto o botão Z para isso como o ENTER e a maioria dos jogos que joguei de RPG Maker o tutorial sempre fala apenas do botão ENTER e eu sempre usava o Z uashaushuasuha então dar esta informação para quem não sabia e prefere utilizar outro botão foi algo muito valido e com toda certeza ganha um ponto positivo comigo, no entanto referente a forma de batalha ou para que serve cada atributo do game, o game não fornece nenhuma informação a respeito o que deixa o game a desejar e muito já que alguns destes atributos muitos nem sabem para que serve :/

SISTEMA DE COMPRAS

EXBxtBN.png

LUCROS

Bem agora vamos parar de conversa afiada e vamos falar de coisa séria, de coisa que quase todo ser humano gosta, MONEYYYY  :-_-: :-_-: ao contrário da vida real, se um jogo der grana feito um adoidado vai facilitar demais a jogatina perdendo a razão e o motivo de juntar dinheiro, mas bem Matt sem duvidas acertou neste quesito, Orca 3 fez um balanceamento perfeito e o tanto de grana que você ganha, além de fornecer um tempo longo de limite de moedas para carregar, impedindo que você compre muitos equipamentos fortes assim como em Orca 2, mas ao contrário de Orca 2, Orca 3 dificulta suas compras e mesmo que você tente burlar o game vendendo itens e ganhando mais dinheiro do que o normal (para quem não entendeu o que disse agora entenderá na parte de erros do game aguardem :x) a venda de itens não fornecem tanto lucro para você ganhar muito dinheiro, impedindo você de entre aspas "burlar" o game, a parte ruim é que ele trocou o nome "Pietras" por apenas "Moedas", sei la... eu gostava que Orca tivesse um nome único para seu dinheiro, mostrava que ele tinha sua própria identidade, com a alteração do nome ficou parecendo um jogo genérico com "Moedas" :/

DIVERSIDADE DE EQUIPAMENTOS:

Bem agora neste quesito acho que farei algumas considerações, bem para quem não sabe os equipamentos é constituído por CAPACETE, ARMADURA, ARMAS (dependendo do personagem é duas armas) ESCUDO, e um ACESSÓRIO de melhoramento, e sem duvidas o balanceamento de status ficou ótimo, me agradou muito, pois muitos equipamentos fornecem atributos melhores porém reduz outros status, e este é o verdadeiro espirito de um rpg'ista, deixar o jogador na encolha para decidir se quer ser mais forte ou mais fraco porém com mais defesa em combate, e isso é muito AWESOME, no entanto tem um ponto negativo que prejudica tudo isso a qual falarei no próximo tópico.
      Referente a diversidade de equipamento confesso que o game deu uma decaída boa comparado a Orca 2, em Orca 2 tínhamos diversidades de equipamentos em diversas cidades, neste jogo existem apenas uma loja para determinados tipos de equipamentos no jogo inteiro, ao meu ver isso perdeu muita qualidade, parece que o game regrediu ao nível de Orca 1 referente a diversidade de equipamentos, é claro que ao contrário de Orca 1 ele fornece uma diversidade muito maior de equipamentos mas mesmo assim ele poderia ter alongado as opções do game. 

ITENS

Pois é meus amigos não é brincadeira a praga esta de volta  :>.<#: AS FRUTINHAS MALDITAS  :>.<#:,  trazer ela de volta foi a pior ideia reciclada de Orca, porque buscamos as famosas flores do sol ? (ou frutas no caso), ou porque equipamos nossos personagens ? De nada vale correr atrás destas coisas sendo que as frutas estão lá, no entanto apesar da crítica, elas só são fornecidas praticamente no final do game, e são muito caras para adquirir, você praticamente terá que concluir todas as missões do jogo ter a bolsa grande, e ainda gastar 200 money para conquista-la então neste ponto achei bacana da parte do Matt, eu entendo que ele propôs esta opção para os jogadores mais novatos, mas ainda acho que se ele tivesse colocado um nível de dificuldade ao invés de facilitar aos jogadores no próprio game seria mais viável aos novatos, ao invés de criar meios que agradem tanto aos novatos quanto aos caras que manjam de RPG dentro do próprio jogo. Mas você pode dizer: -Mas Orca é um jogo infantil ! Sim de fato, Mario também é, e Kirby também ! e até mesmo esses jogos tem modos de dificuldade elevado opcionais para jogadores mais hardcore, nem que seja em fases especiais (coisa que Orca também não teve quase :x)
      Mas de resto ele conseguiu balancear bem os preços dos itens e suas proporções de cura ou recuperação de status, vale lembrar que agora os itens de envenenamento, não curam apenas envenenamento mas qualquer tipo de status o que foi algo excelente ao meu ver já que facilitou e muito o gasto com estes tipos de itens que interrompem nossa aventura :x

SISTEMAS DE BATALHAS

tViivbM.png

Bem agora vamos falar das batalhas............................................................................ :_ _: :_ _: :_ _: pois é, este silêncio é pelo fato de eu ter me decepcionado novamente com as batalhas deste game kkkk, desta vez Matt optou por usar batalhas frontais ( e para quem não sabe eu ODEIO BATALHAS FRONTAIS  :>.<#:) mas ok, não irei considerar este fator como ponto negativo (prometo  :^^':) já que gosto é gosto né ? haha, segundo o autor, ele optou por este sistema para facilitar os turnos em combate já que batalhas laterais é um combate constante dificultando seu raciocínio na hora de bolar estratégias (mas esta é a graça de combates kkkk) e de fato este sistema facilitou e muito bolar estratégias ao contrário dos outros dois jogos, e apesar de falar mal deste sistema, confesso que me diverti bastante com as batalhas ao longo da jornada, então vai por mim, se um cara como eu que ODEIA BATALHAS FRONTAIS está dando um ponto positivo neste quesito é porque você pode ter certeza que vale a pena  :awesome:
      Outro ponto importante é que ao contrário de Orca 1 e 2 você irá utilizar até 4 personagens em combate e não apenas 2, o que para mim foi meio Blaa, porque acabou facilitando muito o combate e não te dando uma restrição para fazer você pensar bem sobre quem vai escolher na equipe :/

STATUS DOS PERSONAGENS

No quesito status de personagens o autor conseguiu fazer um ótimo trabalho, bem no geral o sistema de aumento de níveis continua com a mesma formula (que eu amo :x) onde é necessário achar 3 flores do sol que são itens raros espalhados pelos mapas que ao coletar três delas você sobe de nível, no entanto neste game as flores foram trocadas por frutas do sol, o que para mim ficou melhor ainda, já que não se pode comer flores kkkk (quer dizer, depende das flores rsrs) mas acho que fruta caiu muito bem também, e o seu designer ficou muito melhor, enfim, só elogios referente a isso rsrs :p, outro ponto importante que quero ressaltar é que neste jogo ao coletar três frutas do sol, você pode escolher quais atributos de status quer melhorar, e na minha opinião foi uma inovação sensacional ao qual não havia nos jogos anteriores, as possibilidades de variação de status são múltiplas e deu para perceber que o foco do autor referente aos status foi justamente este, gerar uma diversidade de escolhas e isso foi sensacional, no entanto me decepcionei com a má distribuição das frutas do sol nos mapas, em uma certa parte do jogo, quando você tiver vários acessórios para acessar locais inacessíveis, você chega a subir 4 níveis seguidos procurando frutas do sol, o que desbalanceou e muito nos status dos personagens, comparado aos monstros do jogo, você fica com uma força absurda de uma hora para outra, outra desvantagem também é que ao decorrer do game você vai recebendo mais e mais membros ao grupo que quando recrutados tem o mesmo nível que o seu, ou seja, se você quiser balancear mesmo seus personagens terá que pegar o menor número de frutas do sol possível para poder deixa-los com os status do jeito que você quer, dificultando a exploração do game. No entanto apesar disso os atributos extras não agregam tanto valor quanto aos atributos obrigatórios que o aumento de nível te dá não podendo fazer TANTAS variações assim.
      O jogo oferece uma opção diferenciada referente a status de personagens pois agora ele permite logo no inicio do game que você tenha 3 classes de personagens, essas classes irão definir qual será o estilo de job que seu personagem principal ficará durante todo o game sendo estas três classes

hsAw8Y5.png
CHILL HOOK
Personagem principal

PIRATA:Um estilo mais voltado para full ataque, onde seu personagem irá desenvolver mais técnicas de ataque

ALQUIMISTA:Um estilo voltado para magias, curas e recuperação de status, muito útil para bosses

ESTRATEGÍSTA:Estilo mais voltado para alteração de status, tanto de inimigos como aliados, reduzindo ou aumento de atributos em combate ( e o estilo pelo qual eu usei em jogo kkkkk)

[redalert]! ATENÇÃO !
Esta parte irá fazer um breve resumo sobre os status de cada personagem do jogo, caso nem esta informação você queira saber recomendo que pule para a parte que não está em spoiler[/redalert]​

Bem como dito anteriormente os status variam muito dependendo de quais atributos você irá melhorar aos personagens encontrando as frutas do sol, mas o que vou tentar fazer aqui é dar um apanhado geral sobre determinadas características padrão dos personagens

QDv7XOL.png

BARBATANTES: Inicialmente temos Barbatantes, ele possuí status bem balanceados, mas comparado aos outros é o mais fraco do time, no entanto ele possuí habilidades de aumentos de status e diminuição para os inimigos, auxilia muito em combate e pode ser muito útil para a equipe, ele serve mais como um suporte ao invés de linha de frente

ryQeBeO.png

WAVE: Em seguida temos Wave, a maga do time (ou bruxa dito no game) ela possuí atributos de magia (NÃO ME DIGA !!) e ataques fisicos mais fraco do grupo, sempre mantenha ela com o MP alto pois sem isso ela se torna inútil em combate, e em quesito batalhas contra bosses é um auxílio de tremenda ajuda, podendo causar até mesmo danos críticos que fazem toda a diferença em combate

ZTg5wta.png

TWIST: E por ultimo temos Twist, e na minha opinião é o melhor personagem da equipe, este caboclo possuí duas armas podendo dar um dano duplo, muita vida e ainda tem técnicas de ataque e de recuperação de vida, o cara é simplesmente um monstro em combate, não sei ainda como não colocaram ele como capitão do navio (quem pegou a referencia pegou, quem não  pegou se ferrou kkkkk) o único problema dele é que a sua defesa não é muito boa, podendo ser facilmente derrotado em combate 
     
BATALHAS CONTRA MONSTROS E SUAS INTERAÇÕES COM O CENÁRIO

Bem em Orca 3 as batalhas contra os monstros é simplesmente épico, nas primeiras dungeons você vai se deparar com desafios sensacionais, a sobrevivência e a escassez de recursos vai te fazer se sentir realmente desafiado a sobreviver, mas aí chegamos ao ponto negativo deste game, no decorrer das aventuras o jogo vai ficando mais e mais fácil conforme você encontra frutas do sol, assim como em Orca 2 quanto mais você procura flores do sol, mais e mais fácil o jogo vai ficando, mais uma vez a exploração neste jogo é opcional e não obrigatório, limitando e muito os jogadores hardcore como eu em explorar os cenários por frutas do sol e ainda deseja um desafio de extrema tática. Assim como citei nos tópicos de status dos personagens o grande erro foi distribuir de maneira errada as frutas do sol espalhadas pelo mapa, em que se você for um verdadeiro explorador vai chegar a subir 4 níveis num tapa só e isso foi muito mal distribuído.
      Os mapas do jogo obtiveram uma redução de tamanho tanto como uma redução de monstros, em Orca 2 tínhamos mapas gigantescos e pouca quantidade de monstros comparado a Orca 1, facilitando muito a fuga contra inimigos em Orca 3 a redução de monstros no mapa continuou no entanto os mapas também foram reduzidos, conseguindo balancear bem a distância e os monstros espalhados pelo mapa, não deixando tão difícil e nem tão fácil, ao meu ver foi um melhoramento perfeito que o autor realizou e sem duvidas um belo acréscimo ao game
      Logo em seguida observamos também um melhoramento as cores dos monstros espalhados pelos mapas e uma maior diversidade e tipos de monstros colocados no game, para quem nunca jogou Orca, os monstros neste game não são encontrados ao acaso, eles andam pelo mapa e são definidos por pequenas fumaças para representa-los mas o interessante é que cada cor das fumaças representam um tipo diferente de monstros em combates e sua interação com os cenários

BRANCO: Monstros normais que te perseguem conforme você se aproxima

VERMELHO: Possuí uma maior velocidade ao andar e te persegue em maior distância e por mais tempo

ROXO: Muitos monstros em combate para enfrentar que ficam parados em locais específicos, geralmente em locais onde existem itens raros ou importantes, posso te dizer que eles são quase que um mini-boss

AMARELO: Este tipo de monstro é um novo acréscimo a Orca 3, eles aparecem após você acionar um botão negro, com isso eles ficaram espalhados ao longo dos mapas e se você derrotar todos, ele irá acessar alguma coisa (seja um item, ou uma porta trancada, vai depender da situação)

BATALHAS CONTRA MESTRES (TA JÁ SEI CHEFES... :vixi:)

ukA3S2O.png

Bem mas e os mestres do jogo ? Como vocês sabem para mim um bom chefe é uma peça fundamental para um jogo de excelência e bem, Orca 3 fez um bom trabalho ? BAIS O BENOZZ !!! Em Orca 1 tivemos chefes totalmente desafiadores que deixavam os noobs mijarem nas calças (é disso que eu gosto  :plano:) em Orca 2 tivemos bosses tão decepcionantes que até mesmo os bosses de Kirby deixavam eles no chinelo, mas em Orca 3 tivemos ai um meio termo, mas você pode me dizer:  - A mas então isso é muito bom, pois balanceou e bla bla bla kkkk SIM ! de certa forma balanceou bastante mas o seu balanceamento não foi no quesito dificuldade e sim VIDA, a cada mestre que você enfrenta mais e mais vidas eles possuem, mas sabe o que é triste ? É apenas isso que foi balanceado  :Decepcionado: :Decepcionado: :Decepcionado: todos os bosses deste jogo não possuem ataques ferozes ou ataques intensos capazes de fazer você bolar estratégias, eles apenas fazem com que as batalhas sejam mais longas e nada mais, e isso não o torna um nível de balanceamento de dificuldade, basta seguir uma fórmula básica de atacar e encher a vida e BANG ! Tudo está resolvido ! Não existe estratégias complexas em Orca 3 (tanto como em Orca 2) a única coisa que foi bem bolado é que agora os chefes ficam com dois comparsas que atrapalham o combate, e ao derrota-los eles SEMPRE voltam, mas nada muito desafiador, eu confesso que no começo devido ao baixo nível dos personagens você vai ter sim uma certa dificuldade com eles, mas com o passar do jogo você pode chegar a um nível altíssimo que faz com que as batalhas fiquem fáceis demais, acredito que o maior fator que contribuiu para isso foi o excesso de frutas do sol ao qual mencionei no tópico de status de personagem, que facilitou e muito a jogatina.

[redalert]! ATENÇÃO !
Esta parte irá tratar sobre a batalha contra o ultimo mestre (chefe) do jogo, não exatamente sobre quem ele é, ou como ele é, mas sim informar se a batalha é boa ou não, caso nem esta informação você queira saber recomendo que pule para a parte que não está em spoiler[/redalert]​
Bem o ultimo chefe foi legal, nada muito desafiador mas foi legal ! ele tem uma vida relativamente alta, e ataques que podem te causar um certo risco, mas quando lutei contra ele apenas tomei um susto pouco antes de derrota-lo onde ele me deu um super ataque que ferrou quase o time todo, mas foi apenas um susto, depois consegui ficar de boa e matei ele, enfim não foi nada MUITO ! desafiador, mas proporcionou uma batalha bacana, pelo menos foi uma batalha melhor que a do jogo anterior (COM TODA CERTEZA)

nQIoAkS.png

CWsCuiy.png

Agora vamos falar dos gráficos de Orca 3, bem neste quesito Orca sempre tem melhorado cada vez mais seus conteúdos, oferecendo gráficos cada vez mais de alta qualidade e originais, mas neste tópico farei um pouco diferente, irei avaliar cada aspecto deste game e vou ressaltar cada ponto onde os gráficos dos cenários, personagens e etc melhoraram certo ?

TELA DE TÍTULO: O menu inicial caiu bem com os personagens, o tema de pirata ficou lindo e o fundo de mapa com o título ficou muito chamativo, porém aquele fundo com uma imagem borrada que parece o mar não ficou bom, a opening do game me pareceu inferior ao capricho que Matt desenvolveu nos outros dois jogos, em Orca 1 e 2 eu tinha prazer de ver a tela de Título, em Orca 3 quando você vê a abertura pela 5º vez você já tem vontade de dar um tiro no computador de tão insuportável que fica ao decorrer da jogatina

CENÁRIOS:Os cenários estão simplesmente magníficos, obviamente da para notar que alguns tiles foram reutilizados de Orca 2, mas a boa notícia é que todos eles são originais, feitos pelo próprio autor, outro detalhe importante é que apesar de terem tiles reutilizados de Orca 2, tivemos SIM tiles totalmente novos e refeitos, e alguns destes cenários de dungeons fizeram falta em Orca 2 porém o autor conseguiu preencher esta lacuna em Orca 3, o triste é que em Orca 2 tínhamos uma variedade muito maior de cenários espalhados pelo mapa (como neve, montanhas e até mesmo dungeons nas nuvens) Mas em Orca 3 apesar de termos cenários novos, eu não senti uma vasta multiplicidades de escolhas o que ao meu ver decepcionou e muito pois o game quer passar a ideia de que você está viajando pelo mundo, ao contrário de Orca 2 em que todo o jogo se localizava em apenas uma unica ilha que existia muito mais variedades de lugares diferentes do que em Orca 3 e isso ao meu ver foi ruim, no entanto ele não fica MUITO atrás de Orca 2 neste critério podendo oferecer vários cenários inovadores.

PERSONAGENS:Simplesmente show ! o game oferece vários personagens de diferentes tipos em um mesmo jogo, a parte boa é que (pelo menos pelo que eu percebi) não houve absolutamente nenhum char que não tenha sido original, acho que todos os personagens deste jogo foram feitos apenas para este jogo, o que de certa forma foi bom, no entanto tanto em Orca 1 e 2 existia varias raças espalhadas pelo mundo, Orca 1 consegue mostrar todas as variedades de espécies que existiam no game, Orca 2 quase não aparece muito mas ainda tem, mas em Orca 3 (apesar de aparecer em determinadas partes estas espécies) elas apenas fazem uma mera aparição rápida ou em uma missão específica ou em apenas um referência mesmo, como neste jogo exploramos o mundo de Orca como um todo acho que seria legal mostrar diferentes ilhas onde mostram as diferentes espécies de seres que vivem neste universo no entanto isso não ocorreu :/

FACESETS/BIG FACES:Bem só posso dizer que as Big Faces deste jogo estão AWESOMEEE !!! Que magnifica textura elas tiveram e que capricho, sua textura de pintura remete muito aqueles papeis antigos de mapas de piratas onde as cores eram bem vazias digamos assim, não tendo aquelas cores mais vivas que tinha em Orca 2, no entanto eu confesso que ele perdeu um pouquinho o tema infantil no estilo de desenho (mas apenas um pouquinho mesmo) confesso que prefiro as faces originais de Orca 2, porém Orca 3 conseguiu reproduzir perfeitamente nas faces um estilo de desenho mais "piratesco" digamos assim, e só por este fator ele consegue ser superior aos games anteriores, justamente por ser com uma temática pirata (que faz parte do mundo de Orca) como conseguiu transmitir uma temática infantil (ainda que tenha perdido um pouco o estilo chibi)

cJK66Gi.png

Agora os fãs de Orca que acompanharam todas as minhas análises vão se perguntar UÉ ?? MAS AGORA NÃO É O TÓPICO DE PUZZLES ? Pois é Orqueiros rsrsrs neste game foram acrescentadas tantas mecânicas novas que não pudi separa-las em tópicos, vou ter que fazer um sub-tópico somente sobre eles kkkkk

Is0mXOF.png

MAPA MUNDI:Irei começar com o mapa mundi deste jogo, o game oferece uma mapa extenso com varias ilhas para você explorar e entrando nestas ilhas cada uma delas tem vários locais para explorar em diferentes pontos de cada ilha, ai você deve estar dizendo: -NOSSA TEREI CENTENAS DE LUGARES FANTÁSTICOS PARA EXPLORAR !! Pois é amigos vocês foram trollados pelo Matt novamente :/ Orca 3 PARECE ter muitos lugares para explorar mas ao terminar o game você percebe que o game não oferece quase nada de locais para você explorar e o pior de tudo é, existe uma lacuna gigantesca no mapa mundi para ser preenchida já que as ilhas do game são muito pequenas, outro ponto negativo é que entrando em uma ilha irá aparecer outro mapa de seleção que é na verdade uma variedade a ilha que você escolheu só que aumentada podendo escolher as variações de lugares em cada ilha, e neste ponto o game foi bom no entanto, você não pode voltar a opção do mapa maior para escolher outras ilhas, ISSO MESMO, você tem que sair do mapa, voltar para aí então poder escolher outra ilha, achei uma perca de tempo total e sem duvidas ganha outro ponto negativo, mas em relação a diversidade de ilhas foi muito show ^^

oYb85ao.png
Wc0FkDG.png
ALTERAÇÃO DE TEMPOS (DIA E NOITE)

WDMyD18.png

O jogo também traz um sistema inovador de alteração de tempo fazendo você poder mudar o tempo de dia para noite quando quiser, no entanto não confundam com o sistema que faz com que o tempo passe cronologicamente, ou seja, ocorrendo alteração de tempo em tempo real (Baita paradoxo :S:) este jogo faz com que você escolha no mapa mundi quando o tempo irá mudar, existe uma barra no canto da tela que aparece a lua e sol, apertando uma das duas o tempo irá mudar automaticamente na tela, e olha no começo eu estranhei, achei que seria um detalhe bem meia boca, SQN Matt conseguiu criar um sistema de interação muito show de bola com isso, existem varias missões em que você deve fazer esta alteração de tempo para prosseguir no game além das side quests (que já irei falar brevemente) e isso é muito AWESOME, ta ok, não são tantas missões assim que existe esta troca de tempo, mas só o fato de ter elas e de haver estas interações, tanto nas side quests quanto no game em si, já é algo sensacional que com toda certeza merece os devidos créditos ^^

PUZZLES

QnvpVEN.png

E com isso chegamos na marca registrada de Orca, OS PUZZLES, eu particularmente não consigo mais imaginar Orca sem eles, é uma das únicas mecânicas que se manteve ao longo dos jogos e tirar elas seria uma ofensa muito grande kkkkk. No geral se manteve nos mesmo moldes, tendo o clássico sistema com tochas, que neste jogo se tornou muito mais fácil que nos outros dois jogos e isso ao meu ver foi MUITO RUIM, pois eu percebo que ao decorrer das sequências de Orca tornou-se mais e mais fácil e sei lá eu gostava dos desafios insanos com as tochas, agora me parece mais um obstaculo sem graça para encher linguiça no game :x, o jogo também traz o velho e clássico sistema com acessórios em que o jogador deve utilizar-los para ultrapassar obstáculos ainda não disponíveis, o mais interessante é que este game fornece acessórios que foram até então esquecidos em Orca 2, como por exemplo a vara de pesca de Orca 1 que até então não havia sido explorado em Orca 2, o grande problema em Orca 3 é que ele possuí uma quantidade de acessórios muito pequeno, e os acessórios novos apesar de úteis não superam nem de longe a interação e a genialidade que os outros dois jogos tinham, tive a mesma sensação que nos desafios com tochas em que você sente que o jogo teve uma decaída gradativa ao longo dos jogos, mas no caso dos acessórios a decaída foi mais intensa que o normal, acho que o autor poderia ter tido um desempenho muito melhor neste aspecto... enfim mais um ponto negativo em minha opinião :/

MAS E OS MINI GAMES ???

Pois é amigos, pasmem, Orca 3 não possuí NENHUM mini game, uma das maiores marcas da série e que sem duvidas deixou um entretenimento extra para quem não suportava ficar apenas naquela monotonia de matar monstros e explorar, pois é, quem assim pensava agora vai ter que se contentar com esta rotina :x

9TERRwc.png

[redalert]! ATENÇÃO !
Esta parte contêm uma enchente catastrófica de spoilers sobre a história do game então caso você não queira morrer afogado com os spoilers recomendo que você calce a roupa de mergulhador, esteja equipado com gás de oxigênio e volte aqui só quando estiver preparado marinheiro :awesome:  [/redalert]​

NRmkL9X.png

Bem neste tópico também dividirei em 3 mini tópicos, um sobre o enredo principal o outro sobre a historia dos personagens e o ultimo o desenvolvimento da história

ENREDO PRINCIPAL:O enredo principal achei simplesmente fenomenal, neste game muitas perguntas que haviam em Orca 2 e até mesmo no 1 foram respondidas neste game, ele explicou sobre quem é EXATAMENTE o lado negro de Orca (FINALMENTE !!) a história de Aria fez um Link com o pássaro negro do jogo anterior, mostrando qual era o plano da Umbra no segundo game, ao qual ela tenta realizar novamente neste jogo só que de maneira diferente, e trouxe uma revelação TÃO BOMBÁSTICA, QUE ME DEIXOU SEM PALAVRAS, Em Orca 1 o lado negro de Orca era uma humana mulher ao qual eu havia criticado e muito devido a falta de nexo entre estes dois seres serem completamente distintos,depois que revelou que a Wave era a forma de Orca humana fez com que eu engolisse minhas palavras sobre a minha primeira análise, sem duvidas foi uma ideia genial e pela primeira vez em muito tempo Matt conseguiu me surpreender com o enredo deste game (mas confesso que deis do começo eu sabia que ela era a Orca, o chifre, as cores azul, e os poderes de água estavam muito na cara kkkkkk)

HISTORIA DOS PERSONAGENS:A historia dos personagens ficou BEEM ZUADA, aquele relacionamento entre CHILL e WAVE é bizarro quer dizer, um garoto tendo relações com a baleia mais forte do planeta ?? Eu senti uma zoofilia misturado com proporções de um relacionamento de personagens completamente distintos que meu..... aaaaaa se é loco não deu para engolir aquilo na moral  :nossa:. A história de Twist também foi uma decepção só, o cara era para ser NITIDAMENTE um vilão, sua forma de falar, suas atitudes, tudo levava a crer que ele seria um traidor de mão cheia, eu estava pronto para amar este personagem como um vilão da série (quem sabe até um possível vilão final do game) mas do nada o Matt o transformou de uma hora para outra em um pirata chorão que tava com tanto mimimi porque seu chefinho dava mais atenção ao seu filho do que para ele....  :_ _: QUE COMOVENTE NÃO ? UM PIRATA MARMANJO LADRÃO DE TESOUROS, VIAJANTE PELOS SETE MARES BRAÇO DIREITO DE UM DOS PIRATAS MAIS TEMIDOS DOS SETE MARES, É UM CHORÃO QUE TEM CIUMES DO FILHINHO DE SEU CHEFE  :>.<#: :>.<#: Me poupe foi demais para mim, o pior é que eu gostava do Twist, sua personalidade no começo do jogo me cativou como um excelente vilão, apesar de ter ficado feliz de ele entrar no time, ainda assim ficaria mais feliz se ele tivesse ficado como vilão mesmo. O único que se salva é barbatantes, sua personalidade fria e grossa faz dele um pirata de verdade (mesmo em forma de papagaio) o mais legal que ao decorrer do game o jogo mostra que efeitos do feitiço fazem com que ele comece a agir e ter manias feito um papagaio de verdade, e mesmo assim o cara consegue ser macho de verdade AI SIM !! Apesar de criticar o Chill e seu relacionamento com Wave, gostei da personalidade grosseira dele, e como ele tenta ser destemido e corajoso como seu pai, o relacionamento entre pai e filho faz qualquer marmanjo molhar as barbas, você sente uma amizade intima entre os dois, mas ao mesmo tempo uma amizade que não necessita mostrar amor e carinho, barbatantes consegue demonstrar ser um bom pai sem perder o seu orgulho e sua personalidade de MACHO !! Em relação ao herói do vilarejo de Aria achei bem bacana, eu realmente gostaria que aquele negão entrasse no seu time ao invés de Twist, ele me parecia ser um personagem muito cativante e MACHO !! Mas que infelizmente foi pouco explorado :x

DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA:O começo da história começou muito bom, vendo que o jogo já começava em uma grande tripulação, ja imaginava altas reviravoltas no enredo, no entanto me decepcionei e MUITO !! encontrar a grande baleia Orca no circo foi até que bom, no entanto o jogo não explica onde ela foi encontrada pelos palhaços e isso iria agregar e MUITO, no mistério envolvido em torno dela pois ela não acordou num piscar de olhos e PIMBA ! Estou em um circo e sou escrava de palhaços, era impossível ela não lembrar de como foi que raptaram ela, deveria no mínimo contar a Chill já que ela foi salva por ele, acredito que seria legal (agora falando minha opinião pessoal) se Chill encontrasse ela na praia ou sei la o que, seria bem melhor, como Orca sempre fala que "O destino esta sempre escrito", Chill encontrando ela no meio do nada faria muito mais sentido, como um "sinal de salvação ao seu pai e ao mundo vindo de Orca" seria bem mais genial, até porque a maldição de Barbatantes envolvia toda esta narrativa catastrófica, logo Chill encontrando ela no meio do mar seria um envio de Orca para salvar o mundo, outro ponto que quero ressaltar é que os locais do game foram muito mal trabalhados, Chill viaja pelos sete mares para restaurar seu pai, aonde estão a diversidade de lugares que eles deveriam explorar ? as ilhas dos goblins, o fantástico mundo das fadas, localizado nos céus do mundo, as terras de nevascas, poxa Orca 2 que era apenas UMA ILHA tinha mais diversidade de culturas e locais que Orca 3, uma decepção total na moral :x.
      Mas acredito que a pior coisa do desenvolvimento foi os personagens envolvidos da historia o game INTEIRO é envolvido em apenas 4 personagens Chill, Wave, Twist e Barbatantes é sério isso ? É serio que viajando pelo MUNDO eles não encontraram mais ninguém na aventura, sabe achei uma história muito fechada, onde tudo se passa só entre eles e MAIS NINGUÉM, é como se o mundo girasse em torno deles e que nada muda naquele universo, e o que dizer da tripulação de Barbatantes ? Depois que o barco caiu todos eles sumiram ? O cara que ficou bêbado no bar parece que vai morrer naquela mesa de bar, porque passa dia, passa noite o cara continua lá, não come, não bebe, o cara é imortal ? Eles poderiam ter trazido de volta a tripulação no final do game para derrotar Umbra, isso seria muito épico ver toda tripulação unida no final para derrotar um mal maior, nem que fosse apenas para fazer uma breve cutscene, ou então já que talvez Barbatantes tivesse perdido toda tripulação no mar, tentar formar uma nova equipe de tripulantes, como aquele carinha lá da aldeia que foi pouco explorado, enfim..... As possibilidades de melhorar a história poderia ter sido muito grande mas eu senti uma falta de criatividade nisso :/

Enen681.png

3IpMTOg.png

OOOHHHH YEAAHHH !!!! SIDE QUESTS, depois que Orca 2 aderiu esta ideia (ta eu sei Orca 1 tinha também :x) jogar Orca se tornou uma das coisas mais sensacionais já experimentadas no Maker, sem dúvidas as side quests é uma diversão a parte que constrói toda uma narrativa sensacional, e Orca 3 não fica de fora pelo contrário, se tu achava que Orca 2 tinha MUITAS Side Quests se prepare manolo porque este aqui está fora de série, os desafios e o numero de side quests deste game fazem você ficar preso neste jogo e sem sombra de duvidas é uma experiência muito gratificante neste game, e o melhor existem side quests especiais em que você irá trabalhar sabe para quem ? Isso mesmo nosso personagem tão querido de Orca ORANGGI (COMO EU AMO ESSE CARINHA !!!  :Kawai_Desu: :Hm:) enfim se você gosta das side quests da série vai se alucinar pelas que este jogo oferece e acho que posso dizer que neste quesito ele superou Orca 2 (mas nem tanto ok ? rsrs), no entanto neste jogo nós não tivemos (pelo menos não que eu saiba) nenhum extra do game após você completar tudo, eu sinceramente fiquei muito decepcionado com isso, Orca 2 te dava mais motivos para jogar após encerrar o game, eu sinceramente achei que haveria no mínimo mais ilhas secretas para serem exploradas, eu tinha a plena esperança que poderíamos futuramente explorar a ilha de Wakitta (ilha de Orca 2) e fazer mais missões secretas e vermos o que ocorreu por lá anos depois, onde poderíamos ter mais missões e mais aventuras no game, Matt poderia ter feito muitas coisas extras no game após concluir as side quests mas não fez, e isso me deixou muito boladasso :Observando:

VPPf1Fb.png

E chegamos na parte em que todos vocês não dão a mínima (Eu sei que vocês não dão :Hm:) mas que é de super importância na hora de avaliar um jogo que é os erros dele e gente, Orca me impressiona com a raridade de glitchs e bugs que você encontra, é muito difícil tu achar, e neste jogo é MUITO RARO tu achar um glitch ou bug, MUITO RARO MESMO !! eu jogando acho que achei apenas 1 e olhe lá o nosso amigo Dog-Boy (Dobberman) jogou, e vendo o feedback dele teve acho que uns 3 ou 4 bugs que ele achou, mas quando eu joguei achei apenas um (sério mesmo) coisa que em Orca 2 eu achava numa moleza do caramba, mas detalhe que aqui estou mencionando erros bobos, não erros graves como vocês sabem que denuncio aqui, pois bem vamos a eles.

PS: Recomendo que quem nunca jogou leia este tópico para estar ciente dos erros

1- Em todos os locais em que você não pode ser pego ou despistado por alguma coisa (ex: ser visto por guardas em uma dungeon ou fugir de labaredas de fogo que ficam em volta dos mapas e etc.) Quase sempre você irá se deparar com momentos em que NÂO ERA para você ser pego por um guarda ou uma labareda de fogo, mas do nada você é pego sem motivo aparente, teve umas 4 vezes em que eu estive atrás do guarda em uma missão que tem no jogo que você deve se esconder deles (joguem para saber) em que você é pego mesmo não sendo visto pelo guarda, coisa que não aconteceu em Orca 2 em missões deste tipo, ou em Orca 1, enfim fiquei muito bolado com isso e o mesmo aconteceu quanto tu tem que fugir de labaredas de fogo em uma missão específica, quando ele volta para te atingir mesmo não chegando em você no meio do caminho ela te acerta sem motivo aparente.

2- Assim como em Orca 2, se você tiver com o máximo de dinheiro limite e vender qualquer item, você ficará temporariamente com um valor maior do que o permitido no jogo

rk9Gm5F.png

Olha se fosse por gosto pessoal pode ter certeza que por causa das batalhas frontais eu já daria uma nota baixíssima  para este game xD xD xD Maaaassss...... Como isso não esta sendo levado em conta minha nota é​
d8qJVcE.png

Orca 3 é um excelente jogo, mas infelizmente errou em muitos aspectos, a falta de inovação com elementos simples como os acessórios e até mesmo no enredo (que é fonte fundamental de um RPG, mesmo com uma temática infantil) Orca 2 conseguiu fazer um ótimo desenvolvimento de narrativa, e construiu personagens com historias e personalidades cativantes, mas em Orca 3 temos a sensação que tudo gira em torno daquele mundinho deles onde só existem AQUELES PERSONAGENS e ninguém mais, mas no entanto apesar disso ele proporciona side quests e balanceamento de status fantásticos, e apesar das batalhas não serem lá grande coisa com toda certeza superaram Orca 2, se você me perguntar se prefiro Orca 2 ou 3. Sem sombra de dúvidas vou responder Orca 2 mas também tenho que admitir que este game fica somente um pouco atrás de Orca 2 e não perde o seu valor de maneira alguma​

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CASO ALGUÉM TENHA CURIOSIDADE DE CONHECER ESTE JOGO DEIXAREI O LINK DO TÓPICO DELE AQUI, LÁ VOCÊ TERÁ IMAGENS E MAIS ALGUNS DETALHES DESTA OBRA PRIMA DO MUNDO MAKER, TAMBÉM DEIXAREI O LINK DO USUÁRIO E AUTOR DO JOGO CASO ALGUÉM QUEIRA CONHECER OUTROS TRABALHOS DELE :Okay_fix:

LINK DO TÓPICO DO JOGO​
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1647.0​

LINK DO AUTOR​
http://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?action=profile;area=summary;u=916​

[avatar]Matt RvdR [/avatar]​

E vocês o que pensam deste incrível game gostaram ? não ? conhecem ? tem vontade de conhecer ? deixe seus comentários e façamos um debate saudável deste game
 
Incrível analise como de costume, alguns erros de digitação mas nada grave, provavelmente devido ao tamanho imenso da analise. Acabei pulando as partes com spoiler pois ainda vou jogar, valeu os avisos.

Parabéns mais uma vez ao Matt pelo excelentíssimo trabalho na série Orca, com toda certeza cravou seu nome no cenário Maker brasileiro com muita maestria e você também Cross, por ter feito a analise mais completa da série toda de Orca.

Abraço. o/
 
TsuYa comentou:
Incrível analise como de costume, alguns erros de digitação mas nada grave, provavelmente devido ao tamanho imenso da analise. Acabei pulando as partes com spoiler pois ainda vou jogar, valeu os avisos.

Parabéns mais uma vez ao Matt pelo excelentíssimo trabalho na série Orca, com toda certeza cravou seu nome no cenário Maker brasileiro com muita maestria e você também Cross, por ter feito a analise mais completa da série toda de Orca.

Abraço. o/

Poxa Tsu muito obrigado mesmo, também acredito que Matt conseguiu erguer seu nome nas comunidades maker BR, sobre os erros de digitação ainda estou verificando, fiquei uma semana inteira fazendo esta análise depois que postei dei uma rápida lida para corrigir os erros, e consertei alguns, mas tava tão cansado ontem na madrugada que não tive tempo de conferir tudo kkkkkk mas valeu por avisar que tem, vou corrigir todos e ir atualizando o tópico
 
Obrigado pelo carinho todo com a série de Orca em geral, só em saber que alguém se deu o trabalho de jogar um por um, apreciar o que ofereci pro mundo e além disso decidir analisar os jogos minuciosamente é muito gratificante, rsrs.

Em relação as críticas, creio que tem muita coisa de cunho pessoal, o que é normal, sempre temos nosso ponto de vista ao analisar dentro do nosso lugar de fala no mundo, hehe. Outras são realmente questões que poderiam ter sido melhor analisadas e desenvolvidas por mim, mas só Orca (e outras divindades) sabem como eu já estava sem fôlego na época em que estava terminando o jogo, lembro que fiquei um tempão focado nas questões de encontrar glitchs e bugs (e acredito que no fim das contas valeu a pena, ao perceber o povo elogiando as arestas aparadas nesse quesito!) e me faltou impulso para organizar um pouco melhor questões como o balanceamento de dificuldade para quem ia atrás de todas as frutas do sol, ou ainda de criar um pós-game no jogo (Orca I só é difícil do jeito que é porque eu não tinha noção NENHUMA de game design, aquele jogo é realmente só para quem tem sangue nos olhos! Em análise com os beta testers tentei me aproximar o máximo possível de uma dificuldade justa e acessível para todos os tipos de jogadores... No fim das contas ficou um pouco fácil, mas sai feliz com o fato de que até pessoas menos experientes com jogos eletrônicos experimentaram e conseguiram apreciar o jogo em sua totalidade. Um jogo para todos me fez feliz! :D ). Sobre o mundo de Orca 3 em si, a idéia inicial sempre foi ter outros ambientes (como um monte nevado, uma gruta só de sereias e marines e ainda um barco pirata fantasma) envolvidos na história, e um universo um pouquinho mais amplo. Mas foram anos fazendo algo praticamente sozinho e envolvido na vida real aqui fora, acho que todo o Maker com um projeto longo que atua em outra área profissional (minha área é bem distante dos game... ) entende mais ou menos essa dor, hehe. Na época de lançamento do jogo eu estava terminando também minha dissertação da pós graduação e cara, socorro, hahaha! Então no fim das contas tomei a decisão de deixar o jogo, como eu gostava de dizer, "redondinho" e dentro das minhas possibilidades daquele momento... No fim fiquei feliz com o resultado, justamente por ter conseguido dar minha total atenção aos ambientes e mundo do jogo, ainda que menos expansivo e megalomaníaco que nos títulos anteriores, hehe. Sou feliz com a ambientação do pântano, que fiz com muito cuidado, ou das grutas de fogo, por exemplo, ambos cenários que fiz quando retomei o projeto, já em 2017 e com uma realidade bem diferente de quando o comecei... Acho que se tivesse colocado em prática todas as minhas idéias para o jogo ele estaria inacabado até hoje e não acho que eu conseguiria traze-lo ao mundo um dia, rsrsrs.

Uma dica para futuros reviews: Evite colocar alguns termos muitos específicos em seu texto ou aplicar uma opinião pessoal a determinadas visões de mundo de sua própria construção social. Admito que a única parte que me chamou a atenção dessa forma de todo o review foi a questão de classificar os personagens como MACHOS, em letras maiúsculas e dentro dos parâmetros que o verdadeiro "MACHO" em nossa sociedade precisa ter. É necessário ter uma reflexão um pouco mais profunda do que significa ser um homem de verdade, ainda mais por referir o termo a personagens que no início da trajetória do jogo são insensíveis e cheios do que aprender. Creio que eles se tornaram verdadeiramente "machos" ao longo da jornada após se tornarem seres um pouco melhores e sensíveis, com capacidade de demonstrar afeto ao próximo e se importarem o suficiente com o mundo e com os outros para salva-lo. Macho de verdade não é o cara grosseiro, cheio dos xingamentos, frio e que não demonstra amor, isso é só ser um otário, com ou sem Caps Lock. Ser macho é outra coisa. =P

No fim das contas, encerrei no mundo maker com o projeto no qual depositei mais carinho na minha trajetória maker, sou feliz por isso! E sou feliz por perceber carinho do cenário brasileiro e a atenção dada a todos esses projetos ao longo dos últimos 10 anos. Muito obrigado, todos eles foram feitos para pessoas como você, que se importaram com eles o suficiente para viver o universo do Grande Mar! Acho que a história de Orca se encerrou para sempre, com muito carinho e amor, juntamente com minha trajetória no Maker. Mas nunca se sabe... Vai que surge aquela pontinha de luz no peito pra contar algo que ainda não foi contado nesse universo? E espero que se um dia esse dia chegar tenham mais jogadores como você por aí, para apreciar o que singelamente eu dei pro mundo. :D

Até lá, obrigado e muito sucesso na sua vida!

Atenciosamente,

Matt.
 
Obrigado pelo carinho todo com a série de Orca em geral, só em saber que alguém se deu o trabalho de jogar um por um, apreciar o que ofereci pro mundo e além disso decidir analisar os jogos minuciosamente é muito gratificante, rsrs.

Grande [member=916]Matt RvdR[/member]  não esperava você por aqui kkkkkkk fico feliz em saber que você leu com atenção minha análise gigante, nós da Root Maker estamos trabalhando bastante para trazer mais análises de jogos excelentes como o seu, se quiser dar uma olhada em outros jogos que fizemos análises e só clicar na minha assinatura rsrs

Em relação as críticas, creio que tem muita coisa de cunho pessoal, o que é normal, sempre temos nosso ponto de vista ao analisar dentro do nosso lugar de fala no mundo, hehe.

Sim neste quesito é verdade, principalmente quando se trata da questão dificuldade, sempre deixo claro em minhas análises que em meu ponto de vista isso é um critério que considero e muito a um jogo. No entanto eu sempre me esforço ao máximo para fazer a avaliação mais técnica possível sem levar em conta meus gostos pessoais sempre tentando apresentar ao máximo as razões pelas quais acredito considerar algum ponto negativo ou positivo em um jogo. Se não consegui transparecer bem isso pelo menos eu tentei ;/

Outras são realmente questões que poderiam ter sido melhor analisadas e desenvolvidas por mim, mas só Orca (e outras divindades) sabem como eu já estava sem fôlego na época em que estava terminando o jogo, lembro que fiquei um tempão focado nas questões de encontrar glitchs e bugs (e acredito que no fim das contas valeu a pena, ao perceber o povo elogiando as arestas aparadas nesse quesito!) e me faltou impulso para organizar um pouco melhor questões como o balanceamento de dificuldade para quem ia atrás de todas as frutas do sol, ou ainda de criar um pós-game no jogo (Orca I só é difícil do jeito que é porque eu não tinha noção NENHUMA de game design, aquele jogo é realmente só para quem tem sangue nos olhos! Em análise com os beta testers tentei me aproximar o máximo possível de uma dificuldade justa e acessível para todos os tipos de jogadores... No fim das contas ficou um pouco fácil, mas sai feliz com o fato de que até pessoas menos experientes com jogos eletrônicos experimentaram e conseguiram apreciar o jogo em sua totalidade. Um jogo para todos me fez feliz! :D )

Sim concordo, Orca 3 superou bastante Orca 2 no quesito dificuldade, meu único adendo mesmo foi referente as estratégias padrão que eu podia fazer para matar um boss. Não tinha muito segredo já que os boss tinham apenas bastante vida mas não muitos ataques efetivos, o começo do jogo apresentou uma dificuldade bem desafiadora mas ao decorrer dele foi decaindo (na minha percepção claro) porém o ultimo boss melhorou e muito se comparar ao 2 que estava fácil demais pra um chefe final​

Sobre o mundo de Orca 3 em si, a idéia inicial sempre foi ter outros ambientes (como um monte nevado, uma gruta só de sereias e marines e ainda um barco pirata fantasma) envolvidos na história, e um universo um pouquinho mais amplo. Mas foram anos fazendo algo praticamente sozinho e envolvido na vida real aqui fora, acho que todo o Maker com um projeto longo que atua em outra área profissional (minha área é bem distante dos game... ) entende mais ou menos essa dor, hehe. Na época de lançamento do jogo eu estava terminando também minha dissertação da pós graduação e cara, socorro, hahaha!

Fica em paz eu compreendo a sua dor saushauhsuahs passo por isso também, e agora que estou desenvolvendo um jogo no maker já estou começando a sentir a pressão da coisa kkkkk, mas fazer o que né? meu papel é ser crítico de jogos makers, então independente das circunstâncias pessoais vou avaliar um game do jeito que deve ser avaliado kkkkk. Se meu jogo for aprovado para ser analisado no futuro terei que passar pelo mesmo sofrimento dos analistas críticos da equipe do Root Maker kkkkkkk (Minha hora de provar do mesmo veneno esta chegando ;X)

Então no fim das contas tomei a decisão de deixar o jogo, como eu gostava de dizer, "redondinho" e dentro das minhas possibilidades daquele momento... No fim fiquei feliz com o resultado, justamente por ter conseguido dar minha total atenção aos ambientes e mundo do jogo, ainda que menos expansivo e megalomaníaco que nos títulos anteriores, hehe. Sou feliz com a ambientação do pântano, que fiz com muito cuidado, ou das grutas de fogo, por exemplo, ambos cenários que fiz quando retomei o projeto, já em 2017 e com uma realidade bem diferente de quando o comecei... Acho que se tivesse colocado em prática todas as minhas idéias para o jogo ele estaria inacabado até hoje e não acho que eu conseguiria traze-lo ao mundo um dia, rsrsrs.

E isso que é legal cara, sempre quando entro em debates ferrenhos sobre criação de jogos no Maker, volta e meia menciono você (entre outros autores) como um ótimo exemplo de como qualquer pessoa pode desenvolver um bom jogo no Maker sem precisar se especializar ou trabalhar na área, eu mesmo não trabalho na área mas estou me esforçando ao máximo para deixar o meu game o mais caprichado possível com gráficos originais e talvez até sistemas únicos, penso que o Maker nos fornece justamente esta oportunidade. Oferecer a chance de qualquer pessoa inexperiente e não voltada a área de games a fazer um excelente jogo​

Uma dica para futuros reviews: Evite colocar alguns termos muitos específicos em seu texto ou aplicar uma opinião pessoal a determinadas visões de mundo de sua própria construção social. Admito que a única parte que me chamou a atenção dessa forma de todo o review foi a questão de classificar os personagens como MACHOS, em letras maiúsculas e dentro dos parâmetros que o verdadeiro "MACHO" em nossa sociedade precisa ter. É necessário ter uma reflexão um pouco mais profunda do que significa ser um homem de verdade, ainda mais por referir o termo a personagens que no início da trajetória do jogo são insensíveis e cheios do que aprender. Creio que eles se tornaram verdadeiramente "machos" ao longo da jornada após se tornarem seres um pouco melhores e sensíveis, com capacidade de demonstrar afeto ao próximo e se importarem o suficiente com o mundo e com os outros para salva-lo. Macho de verdade não é o cara grosseiro, cheio dos xingamentos, frio e que não demonstra amor, isso é só ser um otário, com ou sem Caps Lock. Ser macho é outra coisa. =P

Entendo seu ponto, no entanto eu não tinha a intenção nenhuma de ofender alguém ou mesmo impor alguma visão minha sobre o que é ser macho. Fazer análises aprofundadas cansa as pessoas se ficar muito sério, sempre tento descontrair minhas análises com um pouco de humor pra deixar algo mais dinâmico pra incentivar a pessoa a ler. Tanto é que até em minhas críticas eu tento descontrair um pouco pra não parecer que estou hateando demais o game (como foi o caso de eu dizer que Twist é um pirata marmanjo que tem ciumes do filho do chefe por não receber atenção kkkkkk) Eu mesmo não penso que ser macho é ser casca grossa e durão, usei isso por ser a forma mais popular e cultural que as pessoas enxergam isso. Até porque se pararmos para pensar ser "Macho" não significa nem ser durão e nem mesmo um homem amoroso e compreensível (como você diz) já que é apenas uma nomenclatura que classifica e distingue macho e fêmeas no reino animal, nós humanos é que acabamos formalizando e construindo esta ideia do que é ser um homem ou uma mulher, mas em momento algum tive a intenção de impor alguma ideia ou conceito mas apenas descontrair o leitor usando um termo popular para demonstrar o quando Barbatantes se faz de durão mas mesmo com estas atitudes consegue demonstrar o quanto ama seu filho e se preocupa com ele sem precisar necessariamente ficar sendo muito meigo ou carinhoso sacas?.E ele demonstra claramente ser assim como na cena em que eles estão no bar e Chill vê Bebidas alcoólicas e o Barbatantes logo se impõe dizendo: CHILL TIRE SUAS MÃOS DISSO !! Ele não precisou ser necessariamente ser atencioso ou amoroso para mostrar que se preocupava com seu filho, apesar de rustico essa é a forma pelo qual Barbatantes demonstra se preocupar com ele.Penso eu que consegui transmitir bem esta mensagem sem passar uma ideia errada aos leitores (pelo menos ao meu ver :x)

No fim das contas, encerrei no mundo maker com o projeto no qual depositei mais carinho na minha trajetória maker, sou feliz por isso! E sou feliz por perceber carinho do cenário brasileiro e a atenção dada a todos esses projetos ao longo dos últimos 10 anos. Muito obrigado, todos eles foram feitos para pessoas como você, que se importaram com eles o suficiente para viver o universo do Grande Mar! Acho que a história de Orca se encerrou para sempre, com muito carinho e amor, juntamente com minha trajetória no Maker. Mas nunca se sabe... Vai que surge aquela pontinha de luz no peito pra contar algo que ainda não foi contado nesse universo? E espero que se um dia esse dia chegar tenham mais jogadores como você por aí, para apreciar o que singelamente eu dei pro mundo. :D

Até lá, obrigado e muito sucesso na sua vida!

OQUE ?? NÃO PARA NÃO KKKKKK Estamos aguardando ansiosos por um Orca 4 amigo, vamos torcer para que a grande Baleia ilumine sua mente e te de novas inspirações kkkkkkk mas obg pelo apoio (e pelas observações também) é sempre bom receber um feedback de nossas análises com diferentes pontos de vista para nos colocar pontos que as vezes a gente não observou ou não percebeu direito ao analisar um game

UM ABRAÇO MATT !!

 
Voltar
Topo