🤔 Para Refletir : "De pixel a pixel, os tiles compõem o Mapa." - Core32

Arte&Jogo N°01 - A lenda de Akira Toriyama.

Marketing Marketing
Postagens
264
Bravecoins
1.034
banner-arte&jogo.jpg

* Arte&Jogo N°01 - A lenda de Akira Toriyama | Tentando falar de Arte e Jogo toda Semana *

Akira Toriyama

Quem aqui não conhece o lendário Akira Toriyama? O Lendário mangaka autor de Dragon Ball e DR. Slump.
Akira Toriyama começou sua carreira em 1978 na revista Weekly Shonen Jump sendo suas primeiras obras as historias não tão conhecidas Wonder Island, Today Highlight Island e Tomato, Girl Detective.

obras-akira-1.jpg

Mas foi só em 1980 que ele conquistou a fama com sua obra Dr. Slump, que foi publicada semanalmente na Shonen Jump. Dr. Slump foi a primeira obra de Akira Toriyama a receber um anime! Em 1984 Akira Toriyama lançou a sua mais famosa e consagrada obra, Dragon Ball, a obra que marcou o nome de Akira para sempre como um dos maiores Mangakas de todos os tempos.

obras-akira-2.jpg

O trabalho de Akira Toriyama não se limitou apenas aos quadrinhos. Ele trabalhou como Character Designer de grandes jogos.
Seu primeiro trabalho no mundos dos jogos foi na Série de JRPGs Dragon Quest em 1986, produzido pela Enix e lançado para o famoso nintendinho.
A serie Dragon Quest se tornou uma das maiores franquias de jogos de RPGs no Japão, hoje conta com 11 jogos e diversos jogos spin-offs além de ter recebidos series animadas, filmes e quadrinhos.

dragon-quest-1.jpg

dragon-quest-2.jpg

Akira Toriyama também foi Character Design no Lendário JRPG Chrono Trigger, que saiu em 1995 para Super Nintendo e foi produzido pela SquareSoft.
Chrono Trigger é tido como uma das obras primas do RPG, foi desenvolvido para ser revolucionário e juntou os maiores nomes da época para produzir está obra.
Ao lado de Akira Toriyama estava Hinobu Sakaguchi o criador de Final Fantasy, Yuji Horii o criador de Dragon Quest e Nobuo Uematsu o compositor das musicas de Final Fantasy.

chrono-trigger-1.jpg

chrono-trigger-2.jpg

Em 2006 foi lançado Blue Dragon, um exclusivo de Xbox 360 publicado pela Microsoft Game Studios com o objetivo de popularizar o console no Japão.
Em sua produção contava com o roteiro de Hinobu Sakaguchi, a arte de Akira Toriyama e as musicas de Nobuo Uematsu.
Além do jogo Blue Dragon também recebeu uma série de animação e um quadrinho.

blue-dragon-1.jpg

blue-dragon-2.jpg

Akira Toriyama também trabalhou nos jogos Tobal No.1, um jogo de luta e Go! Go! Akman que teve lançamento apenas no Japão.
Além de ser um nome lendário nos mangas também participou da criação de jogos incríveis!

Eae, já jogou algum desses jogos? Conhece outras obras de Akira Toriyama além de Dragon Ball e Dr. Slump? Comenta aqui no tópico.
Até mais!
 
Prezados, boa tarde.
O tio Toriyama é realmente uma lenda. Um dos primeiros animes que me chamou a atenção (antes mesmo de eu saber o que era um anime) foi o Dragon Ball, aquela de infância do Goku, que passava no SBT. O primeiro mangá que tive acesso foi o Dr. Slump. Um dos primeiros RPGs que joguei foi o Dragon Quest. Para completar, o jogo que me introduziu no GameDev foi um Fangame do Dragon Ball Z no RPG Maker 95. Tenho que reconhecer que o Akira fez parte de uma parcela significativa da minha infância. O que mais gosto é a forma inocente que ele trabalha os personagens, sempre colocando humor e cenas inusitadas no meio das tramas, uma ingenuidade que não é mais vista em personagens.​
Bela matéria, @patriciomi . Fez-me lembrar da infância e rolar algumas lágrimas de nostalgia, obrigado por isso.​
Abraços.​
 
@patriciomi
Brotou aí com uma figura das mais conceituadas, está cheio de cartas na manga né seu pé de rato? Kkkkkk
Belo tópico!

@Dr.XGB
Somos dois então, eu sempre gostei do estilo clássico dos trabalhos dele e o humor que ele tentava manter na série, isso se perdeu Full com o passar das temporadas/sagas em DB e DBZ/DBS.

@Dobberman
Foi exatamente assistindo no SBT que conheci o DB clássico e começou a palhaçada kkkkk
Na época do Z na Band eu era um dos catarrentos que corriam feito loucos após o sinal da escola para ver Goku vs Freeza e Gohan vs Cell (e outros animes legais como Tenchi Universe, dentre outros.).

@SimonMuran
Aí tú tocou na ferida...
CT é o meu RPG favorito fácil e não tem como descrever o quanto eu aprecio esse game (até tentei em alguma edição da revista, mas não fui objetivo o suficiente na ocasião kkkk).
A arte característica do Akira consegue dar personalidades aos personagens e esse estilo peculiar me fez experimentar alguns games da franquia Dragon Warrior (Quest) e não me arrependi nem um pouco.
 
Belo tópico.

Também sou da turma que conheceu o trabalho do cara desde a primeira vez em que o Dragon Ball original foi ao ar no país (com aquela dublagem antiga da "Gota Mágica" ainda, a melhor delas pra mim). Curiosamente, nem imaginava que aquele desenho que passava logo em seguida, Fly o Pequeno Guerreiro (Dai no Japão), era uma espécie de adaptação da série de jogos que na época ainda era chamada de Dragon Warrior no ocidente, cuja arte vinha do mesmíssimo cara. Akira tava em tudo que é lugar já nos anos 90.

Também não sou o maior dos conhecedores de animação japonesa - embora seja da famosa "geração Manchete" fui me afastando do estilo com o passar dos anos na vida adulta. Mas o traço do Akira, junto com a animação de DBZ, são as coisas mais impactantes e influentes que já vi no gênero de ação. Nada supera o estilo do Akira desenhando personagem FULL P#TAÇO até hoje, e nunca um soco no estômago doeu tanto como no DBZ, com efeito sonoro e tudo.

Apesar de tudo isso, tenho minhas ressalvas com os trabalhos recentes envolvendo a obra dele. Nunca vi o tal do Dragon Ball Super (e provavelmente nunca irei), nem sei o tamanho do envolvimento do próprio Akira no projeto, mas aparentemente o character design da série é terrivelmente preguiçoso - embora, deixando a nostalgia de lado, muitas das críticas feitas às histórias recentes sejam totalmente válidas para as sagas clássicas, tanto em termos de arte quanto de enredo.

Seja como for, o nome Akira Toriyama ficará certamente marcado como um dos maiores de todos na história do entretenimento japonês, abrindo as portas de vez pra venda de "mangás" no mundo todo. Lenda viva.



Pra quem gosta de arte, tem um canal bacana no Youtube que analisa praticamente só o trabalho do Akira, nos mínimos detalhes, somente em inglês infelizmente. O nome é ForgottenRelics.


Mais uma vez, ótima ideia de tópico, @patriciomi. Espero que venham mais em breve! Valeu!
 
Última edição:
Grande mestre, Akira!

Lembro de uma vez que saí com minha avó quando eu era bem pirralho e ela me comprou uma edição de um mangá. Naquela época eu nem sabia da existência do mangá, anime, quadrinhos e afins, tanto que eu lia o mangá na direção errada. Enfim, acabei perdendo esse mangá, acredito que na escola ou até mesmo nas caixas de livro velho, passei anos tentando lembrar o nome do mangá. Eu já desenhava naquela época, até que notei semelhanças nos traços do artista com Dragon Ball. Foi aí que descobri que era Dr. Slump.

Akira, que hoje inspira vários artistas, independente da obra, conseguimos ver algumas vezes semelhanças.

Muito bom post, Patri.
 
Voltar
Topo