🤔 Para Refletir : "De jogo pequeno em jogo pequeno, consegue-se experiência para o jogo grande." - Eliyud

Carreira de programador ou desenvolvedor depois dos 40 é possível?

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.703
Bravecoins
428
Fala corações valentes!

hqdefault.jpg

Sempre trabalhei "braçal" na realidade trabalhei bastante na roça mesmo (Chico Bento). Conheci os computadores com internet apenas aos 30 anos (2010). Estudei em escola pública e estudei Matemática sozinho com livros (do professor) contendo as respostas e dicas. Depois de muito esforço conseguir entra numa faculdade ruim, mas formei em licenciatura de matemática e lecionei 2 anos em escolas publicas e 5 em escolas particulares (meia boca), no entanto, não leciono mais. Faz exatamente 1 ano que estudo programação e estou gostando, ou seja, programação também é para mais velhos depois dos 40, mas a pergunta que não quer calar é... Será que o mercado contrata alguém iniciante e com 42 anos? Ou terei que levar apenas como hobby ou algo do tipo. Desde já agradeço as opiniões dos corações valentes!
 
Infelizmente o mundo tem um preconceito com pessoas começando alguma atividade nova tardia e por isso há sempre uma dificuldade maior de se encaixar em algo diferente depois de uma certa idade, mesmo que nunca impossível.

No caso de programação/desenvolvimento, é tanta vaga sobrando para essa área que hoje a idade não é um impeditivo. Pode ser um fator que faça uma ou outra empresa não optar para te escolher, mas a necessidade delas acabam extrapolando o quê "elas prefeririam".
Então respondendo, nesse momento atual de hoje, eu digo vá em frente!
Primeiro por ser algo que você sente prazer, e segundo porque o momento atual do mercado está propicio para esse inicio :okay:.

Fui bem direto ao ponto haha, mas mesmo se não fosse o caso, eu sempre fui a favor do "faça o quê você gosta, que irão te pagar por isso". Só que infelizmente essa realidade nem sempre acontece kk.

Indo até um pouco além para entender como tá a necessidade kkk, se você tiver começado e já estiver em um nível legal, ou tiver em uma EAD da vida, me manda mensagem pessoal que talvez eu tenha algo para ti haha.
 
Como o Raizen falou acima, o mercado precisa muito de gente nessa área, então certamente não seria super difícil conseguir um emprego não. Mas eu não vou mentir, vai ser difícil se adaptar. A área de dev é enorme e muda a todo tempo, e isso via de regra é mais complicado de lidar quando tu não está mais no pique de fazer algo novo todo dia (hell, eu tenho 24 e tô sofrendo).

MAS, tu precisa saber que nem todas as vagas nessa área são criadas da mesma forma. Elas variam imensamente. Por exemplo, eu e meu irmão somos desenvolvedores, mas eu trabalho em uma startup com pouca gente e ele trabalha numa empresa maior, mais consolidada e com muito mais mão de obra. Eu preciso trabalhar MUITO e fazer uma quantidade absurda de coisas diferentes, enquanto ele trabalha com um escopo muito mais limitado e tem semanas pra fazer algo que eu tenho que fazer em um dia.

Eu recomendaria muito tu tentar achar uma empresa que seja mais próxima à que meu irmão trabalha no começo, mesmo que seja pra ganhar menos e ter menos chance de subir na hierarquia, pelo menos pra não ter um super baque de ter que lidar com muita coisa ao mesmo tempo. (Pra ser sincero, eu dou esse conselho pra todo mundo kkkkkkkkkkk)

Vai que é tua, faz um plano e bora. Melhor ainda se tu tiver devs mais experientes pra te ajudar quando der alguma apertada, e felizmente o Condado tem =)
 
Muito obrigado pelos esclarecimentos @Raizen e @Eranot

Confesso que estou gostando de estudar programação e não vejo futuro em lecionar mais matemática, por isso, vou tentar...

Novamente muito obrigados!
 
Voltar
Topo