🤔 Para Refletir : "Todos projetos não são unicamente meu, pois cada sugestão e critica, recursos e sugestões fazem me ver que ele leva um pedaço de cada pessoa nele" - riquecamarg0
Cavaleiros do Novo Norte
Colaboração Colaboração
Postagens
158
Bravecoins
1.155
Informações
Autor: Ryan Vitor Moreira
Engine: RPG Maker MV
Estilo: RPG de Aventura com Fantasia e Tecnologia
Resolução do Jogo: 1280 x 720
Plataforma Disponível: Windows
Idiomas: Inglês e Português (Brasil)

Ideia do Projeto: 15/08/2018
Início de Criação: 08/01/2019
Possível Ano de Lançamento: 2024



image_2023-01-07_16-56-57.png



Sinopse
O ano é 508, a era mais produtiva do mundo conhecido como Aldore.
"Criado e recriado ao longo do tempo, a natureza e suas ramificações nascem, morrem e renascem. Assim, há um ciclo importante."

Pessoas vivem suas rotinas para manter esse ciclo e fazer o mundo girar, mas... Entidades malignas tentam romper esse ciclo ou buscam dominar o mundo, em outras palavras, querem ser os donos do mundo. Assim, guerreiros se dedicam a enfrentar essas entidades malignas e proteger Aldore de todos os males possíveis.

O que tem atemorizado os habitantes de Aldore inteira são as misteriosas criaturas que começaram a surgir há oito anos, em 500, durante uma época marcada por desastres. A partir desse ponto, novas histórias começaram a se desenrolar (um pouco melhor explicado na introdução deste
meu projeto paralelo).

Os monstros costumavam aparecer apenas nos mares e rios, raramente em terra firme. No entanto, após esses eventos, começaram a se expandir, inclusive invadindo as florestas. Como resultado, as pessoas tiveram que traçar rotas específicas para se deslocarem entre cidades e vilas, tomando cuidado extra. No entanto, à medida que mais e mais guerreiros surgiam, a situação foi controlada, embora ainda ocorram mortes devido a esses monstros...


A história começa em 20 de Dezembro do ano 508 com um jovem garoto, sozinho no topo de uma montanha. Ele considera esse lugar como um local para "esfriar a cabeça, refletir e aliviar o peso que carrega". Após a tela de título, ele começa a caminhar, para, fecha os olhos por um bom tempo, abre-os e acaba deixando o topo da montanha.

Pedro.png
Nascido no reino de Endroy, cidade principal do jogo.

O protagonista desta história é Pedro Emanuel, um jovem adolescente de 13 anos que se alistou entre os cavaleiros do Castelo de Endroy, liderado pelo rei Endolian há várias décadas. O rei perdeu sua esposa, a rainha de Endroy, há algum tempo, mas ainda tem sua filha, a princesa Giovanna Torres, que está desaparecida no momento em que a história se desenrola, e o próprio rei não compreende como ou quando isso aconteceu.

Diante disso, o rei Endolian faz um pedido a todos os cavaleiros, que se resume à busca pela princesa. No entanto, como mencionado anteriormente em relação aos monstros, nenhum cavaleiro aceitou esse pedido, pois não havia nenhuma pista sobre o desaparecimento dela. Esta missão poderia levar dias, semanas ou até meses, podendo ser até mesmo uma missão suicida, já que ninguém tinha ideia de onde ela poderia estar ou que perigos poderia enfrentar.

Entretanto, o único cavaleiro que não recusou esse desafio foi Pedro. Além disso, este era seu primeiro dia como cavaleiro de Endroy, embora ele já tivesse um pouco de experiência antes de se alistar. Assim, ele aceitou essa missão, mesmo que fosse uma tarefa incrivelmente difícil para o seu primeiro dia como cavaleiro. É claro que ele não estaria sozinho nessa jornada...


Gabriela.png
Não há informações sobre seu nascimento, mas ela mora no lado leste do Vilarejo do Riacho.

Após Pedro deixar o reino de Endroy pela primeira vez para iniciar sua jornada, ele se deparou com uma caverna bastante intrigante, não tão escura e desprovida de monstros.

Esta era a caverna de Laerma. Após um tempo explorando o interior da caverna, ele encontrou uma área com uma fogueira acesa, recursos, substâncias em pó (utilizado em armas, explicarei depois), um arco e flechas, uma cama e até mesmo uma pequena cachoeira. Após um tempo ali, uma jovem garota surgiu de trás dele e o questionou: "O que você está fazendo aqui?"


Essa garota era Gabriela Miranda, uma jovem atiradora de 14 anos que viajava pelo mundo caçando monstros, comprando mantimentos diários e adquirindo essas substâncias em pó, úteis em combate. Ela era conhecida em muitas regiões por suas andanças, embora nunca tivesse visitado o reino de Endroy ou as vilas do norte de Aldore. Gabriela residia no lado leste do Vilarejo do Riacho e, a princípio, os dois não se deram muito bem, com ela até mesmo dando um tapa em Pedro por algo que ele disse com um sorriso. No entanto, após essa primeira conversa, ela decidiu se juntar a Pedro nesta missão de resgatar a princesa Giovanna.



Jogabilidade
Se você jogou um dos meus projetos ou ambos, baseados neste projeto maior, já deve ter familiaridade com o sistema de batalha apresentado e criado. De qualquer forma, vamos explicá-lo novamente!

Existem três níveis de dificuldade: Fácil, Normal e Difícil, que afetam apenas as batalhas, diminuindo ou aumentando os atributos dos inimigos em uma porcentagem específica, dependendo do nível escolhido. Você pode alterar o nível de dificuldade a qualquer momento no menu do jogo. No entanto, é importante mencionar que certos inimigos e chefes podem não seguir as mudanças de atributos no modo Difícil, pois eles têm parâmetros específicos para esse nível de dificuldade. Além disso, no modo Difícil, alguns inimigos e chefes possuem ataques exclusivos.

O jogo utiliza um sistema de batalha por turnos, semelhante ao sistema de Final Fantasy X. Isso significa que cada personagem ou inimigo tem uma ordem específica de turnos individuais. Após escolher suas ações, os personagens e inimigos podem executar suas ações imediatamente, independente da ordem de turno anterior. Isso permite que eles ajam antes ou depois de outros personagens ou inimigos, tanto aliados quanto adversários. Os ataques básicos e as habilidades normais causam dano físico, mas alguns personagens podem causar dano mágico com suas magias, assim como certos inimigos. É recomendável prestar atenção à ordem de turnos de cada personagem e inimigo, que é exibida no canto superior direito da tela, como mostrado na imagem abaixo.

Screenshot7.png

Imagem retirada da versão demonstração de Cavaleiros do Novo Norte, para poder exemplificar.

Mecânicas no Mapa: Você pode atravessar cercas, árvores e locais inicialmente inacessíveis usando o comando Pular (por padrão, a tecla D). Isso permite que você explore áreas ocultas e encontre itens escondidos. No entanto, nem todos os lugares permitem o uso desse comando, então fique atento.

Substâncias em Pó: Também chamadas como Essências em Pó, essas substâncias podem ser adquiridas em várias partes do mundo, mas a principal fonte de produção delas está em uma ilha isolada habitada por piratas no sul de Aldore. Quando você compra essas substâncias, pode anexá-las às suas armas para conferir efeitos adicionais aos seus ataques normais são comercializadas em vários locais do mundo e sua maior fonte de produção se encontra em uma ilha isolada de piratas lá no sul de Aldore e, ao comprá-las, você pode anexar nas suas armas para garantir um efeito adicional ao atacar normalmente.

photo_2022-05-11_12-45-07.jpg
photo_2022-05-11_12-45-17.jpg
Conforme mostrado na imagem acima, você pode vincular o Pó Punitivo à sua arma. Existem essências em pó de vários elementos e também com efeitos negativos, como veneno, cegueira e assim por diante.

Aqui estão algumas observações importantes:

-Armas elementais não permitem a utilização de Essências em Pó;
-Algumas armas específicas permitem que você equipe mais de uma Essência em Pó, em vez de apenas uma;
-Você pode equipar essas essências em:
  • Armas com lâmina (Espadas, Adagas, Katanas, Lanças...)
  • Armas à distância (Arcos e Armas de Fogo, como pistolas)
  • Punhos, ou seja, usando as próprias mãos



Em quais períodos, baseado na história principal deste projeto maior, os outros dois projetos se passam?
É uma boa pergunta, né? Vários chegaram a me perguntar isso, mas vamos tirar essa dúvida sem dar muita informação ou spoiler deste projeto!


Cavaleiros Natalinos: Um conteúdo que não será revisitado (no quesito jogar) em Cavaleiros do Novo Norte, já é abordada com um grupo de quatro personagens, além de um opcional e temporário durante a "outra realidade", é abordado em um ponto X da história, nos dias 24 e 25 de Dezembro do ano 508. Dentro deste projeto maior, a cena cortará para outros personagens jogáveis após o grupo de Pedro entrar na missão deste projeto natalino e voltará em controle do grupo de Pedro momentos depois.

Contos de Aldore - Toca do Dragão: Um projeto paralelo e sem inclusão neste projeto maior, desta vez, focado nos personagens secundários do jogo que ainda não tinham sido apresentados para o grupo de Pedro nesse ponto X da história em Cavaleiros Natalinos (baseado em Cavaleiros do Novo Norte, claro). É abordado no ponto Y da história, nos dias 7 e 8 de Fevereiro do ano 509.



DATA DE LANÇAMENTO DA VERSÃO DEMONSTRAÇÃO
Cavaleiros do Novo Norte - Banner.png

A versão demonstração de Cavaleiros do Novo Norte abordará um conteúdo inserido em uma determinada parte de toda a história (ano 509), mostrando uma quantidade maior de personagens disponíveis naquele período, comparado ao início do projeto. Foi feita uma adaptação em geral para as batalhas, visando o jogador em testar todas as habilidades possíveis caso tenha interesse.

23 de Setembro de 2023






Agradecimentos Especiais
Alkemarra
Américo Jorge

Anderson Marcolino
Arthur Schwambach (ArtMagias)
Bruna Hosana
Bruno Braz
Bruno Ribeiro
Carlos Mendonça
Clara
Cristiano Marques
Daniel Almeida
Daniel Neto
Dr. XGB (Cenourão)
Eliaquim Nascimento (Hakuen Studio)
Emanuel Silva
Felipe Daniel Lopes (Canal Café Maker)
Felippe Batista
Figurante
Francine Silva
Gabriel 'Gabe' Nascimento
Gabriel Schade
Gabriela Miranda
Henrique Camargo
Heric Monteiro
Hugo
Johnatan Castro Carvalho
Ludo Rocha (Zona RPG Maker)
Luis Natividade
Marcos Beck
Marcos V. M. Silva
Mauricio Pastana
Mogezilla
Murilo Maker
Omar Zaldivar
Ray Teófilo
Richard César Bernardes
Rodrigo Silva
Samuel Augusto
Shinkai Games
Solon Barcelos (Canal do Solon)
Thiago Kawabata
Toca do Dragão Podcast
Valdenir Júnior
Víctor Perim
Vinícius Vilela
Walmir Júnior
Wenes Soares (Crie Seus Jogos)
Wilkson Carvalho

Ylanderson Lima
 
Última edição:
Esse game promete. Estou ansioso.
Fico muito feliz por haver alguém tão dedicado a manter um projeto durante tampo tempo como você, Ryan. Mesmo após anos você continua trabalhando todos os dias em seu game. Você é um criador que se diverte e ama a plataforma que usa, isso é belo.
Tenho certeza que será um dos melhores da comunidade, pois sei o empenho e dedicação que você coloca nele, tentando fazer um jogo que agrade a maioria dos gostos. O Tigrão não perde tempo!
A página que você fez está linda, organizada e estruturada. Assim como todos os seus outros projetos, todos bem sólidos e organizados, por isso, acredito no seu sucesso!

Seja feliz, meu amigo. Parabéns pelo game. Estou orgulhoso de você por estar fazendo ele!
Sucesso!
 
Primeiro eu preciso parabenizar o senhor @RyanVitor06 pelo projeto. Já joguei os dois jogos paralelos a esse projeto principal, e sei das capacidades do Dev quando o assunto é criar jogos, especialmente sistemas de batalha.

Sobre esse jogo em si, digo que achei a premissa bem interessante e bem tradicional de RPGs de fantasia medieval, que é o meu estilo de RPG preferido e eu já estou com vontade de jogar! Não me entendam mal: Quando eu disse bem tradicional eu não quis dizer clichê, e sim que é um daqueles jogos que tem um estilo mais clássico, de RPGs dos bons tempos.

O que me chama muito a atenção, e é algo que eu já falei enquanto jogava Cavaleiros Natalinos, é a idade dos personagens. Adoraria ver uma breve explicação, dentro do próprio jogo, sobre como alguém tão jovem conseguiu a honra de ser nomeado cavaleiro, e como uma moça tão jovem consegue se virar tão bem sozinha enquanto mora em uma caverna, por exemplo. Sei que é um jogo de fantasia, e que como tal, a obra não precisa seguir as mesmas regras aqui do nosso mundo real, mas mesmo assim, eu fiquei curioso sobre esses pré-adolescentes de Aldore. Todos amadurecem cedo demais mesmo, ou Pedro e Gabriela são especiais?

Espero que consiga terminar o projeto, Ryan! E mais uma vez, parabéns pelo trabalho!
 
Primeiro eu preciso parabenizar o senhor @RyanVitor06 pelo projeto. Já joguei os dois jogos paralelos a esse projeto principal, e sei das capacidades do Dev quando o assunto é criar jogos, especialmente sistemas de batalha.

Sobre esse jogo em si, digo que achei a premissa bem interessante e bem tradicional de RPGs de fantasia medieval, que é o meu estilo de RPG preferido e eu já estou com vontade de jogar! Não me entendam mal: Quando eu disse bem tradicional eu não quis dizer clichê, e sim que é um daqueles jogos que tem um estilo mais clássico, de RPGs dos bons tempos.

O que me chama muito a atenção, e é algo que eu já falei enquanto jogava Cavaleiros Natalinos, é a idade dos personagens. Adoraria ver uma breve explicação, dentro do próprio jogo, sobre como alguém tão jovem conseguiu a honra de ser nomeado cavaleiro, e como uma moça tão jovem consegue se virar tão bem sozinha enquanto mora em uma caverna, por exemplo. Sei que é um jogo de fantasia, e que como tal, a obra não precisa seguir as mesmas regras aqui do nosso mundo real, mas mesmo assim, eu fiquei curioso sobre esses pré-adolescentes de Aldore. Todos amadurecem cedo demais mesmo, ou Pedro e Gabriela são especiais?

Espero que consiga terminar o projeto, Ryan! E mais uma vez, parabéns pelo trabalho!
@Solon Barcelos acho que posso responder, é puro protagonismo! Kkkk.
Brincadeiras a parte, Solon tem razão e tem que ter uma explicação além do protagonismo. Mas talvez salvar Aldore seja uma boa explicação para ele se tornar cavaleiro e gabriela talvez tenha sido ensinada como sobreviver sozinha. Boa sorte no projeto @RyanVitor06 e que Deus te abençoe e que a força esteja com você!
 
NOVIDADES: HABILIDADE CONFIAR

Uma das habilidades da personagem Gabriela em Cavaleiros do Novo Norte (em desenvolvimento) possui essa mecânica de transferência de TP. Baseada na habilidade de mesmo nome (em português, visto que originalmente em inglês se chama Entrust) do jogo Final Fantasy X, trata-se de uma habilidade de suporte com foco em aliados do grupo.

photo_2022-12-22_22-35-15.jpg

Gabriela pode selecionar qualquer aliado para realizar a sua transferência de TP durante as batalhas, mas não pense que a mecânica se resume a isso...
Vejam abaixo: Pedro (aliado) possui 21 TP e Gabriela (usuário) possui 24 TP.

photo_2022-12-22_22-38-19.jpg

A imagem abaixo mostra a ação em funcionamento...

photo_2022-12-22_22-38-50.jpg

Observamos que todo o TP dela (24 TP) foram transferidos, totalizando 45 TP do personagem Pedro e que pode ser usado, por exemplo, para acionar um Especial dele.

photo_2022-12-22_22-39-12.jpg

Além disso, a habilidade Confiar possui um sistema de "limite" nessa transferência...

Por exemplo:
Valor Transferido do usuário: 40 TP
Quantidade que o aliado possui: 70 TP

O limite de TP é 100 e o cálculo demonstra que o ultrapassaria (40 TP + 70 TP = 110 TP). Pensando nisso, a habilidade faz uma verificação e o valor excedido (10 TP) seria devolvido ao usuário. Em outras palavras, são 30 TP de transferência:
Usuário: 10 TP
Aliado: 100 TP



Observações: Se o aliado possui 100 TP (ou seja, o valor máximo), não ocorrerá a transferência e o usuário apenas encherá 5 TP. Vale ressaltar que a habilidade Ira enche 12 TP, assim, o jogador pode montar uma estratégia de suporte para encher o TP do usuário e transferir a um aliado com a habilidade Confiar. Caso esteja se perguntando, não é possível selecionar o usuário e o próprio precisa ter pelo menos 1 TP para poder utilizar a habilidade.

Citação de um fã de Final Fantasy X:
@Aleth728
 
Última edição:
Que maneiro @Tigrão Terá uma live no Solon no lançamento do dia 23/09 já que é no sábado?
Ironicamente a ideia de decidir a data de lançamento da demo foi justamente essa, você acertou 😅

Sobre "ter a live", bom... eu realmente não sei, mas digo isso porque eu acredito que a filha dele deva nascer no fim de setembro, então não sei te dizer se teria alguma live nesse dia... só verificando com ele mesmo. E sobre outros streamers nesse dia, temos o Cenourão com o SABADÃO DO CENOURÃO, porém, não sei como está a ordem da lista de jogos que ele streamará no canal.

De qualquer forma, gostaria de dizer que a ideia da data ser em um sábado foi justamente essa das lives (detalhe que eu já tinha decidido a data em abril ou maio se eu não me engano e a demo tinha sido finalizada há mais ou menos quinze dias, apenas esperei um tempo para anunciar). Além disso, gostaria de situar que estou bem contente e feliz com o fato do Solon ser pai.

Aguardemos as novidades e esperamos vocês nessa jornada!​
 
Última edição:
Agradeço imensamente de coração pela total disposição que o @Canal_JPÃO teve ao jogar a versão demonstração do início ao fim no dia 23 de setembro (dia de lançamento), foram mais de 6 horas visando gameplay, conversa e interação com os telespectadores da transmissão.

Em relação à versão final e completa de Cavaleiros do Novo Norte, minha expectativa é terminá-lo no próximo ano (transferindo para o fim de 2024, se possível) e apenas peço a todos que aguardem:
  • Atualmente estou no últimos meses do último semestre da faculdade;
  • Considerando que estou mais atarefado no trabalho, terei que dedicar menos tempo diário ao projeto;
Muito obrigado a todos que acompanharam a transmissão dele, espero que joguem quando puderem e comentem o que acharam!!

Final Thanks.png
 
Voltar
Topo