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Clickteam Fusion 2.5 - Crie e compile seu jogo para várias sistemas operacionais

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[yellowalert]Postando hoje, por que amanhã não vou acessar à internet.[/yellowalert]

Que baixar ou ver alguns jogos criados nessa engine? Acesse: http://indiegames.clickteam.com/
Mais? Aqui: http://clickstore.clickteam.com/games
Jogos open-souce (Que você pode editar): http://clickstore.clickteam.com/open-source
(Você verá que estão separados por plataforma ou categoria/estilo)

O Fusion 2.5 é a versão mais atual de uma linha de engines para desenvolvimento de jogos 2D que é conhecida por não ter que escrever códigos. Mas agora ele permite (pagando) exportar para várias plataformas (OS):

Os SDKs das extensões:
http://www.clickteam.com/extensions-sdks


Downloads de exemplos:
http://www.fusionrad.com/onlinecourses/
http://clickstore.clickteam.com/tutorials (alguns pagos)

Veja aqui a interface do sistema:
http://www.clickteam.com/wp-content/uploads/cf25-ss-7.jpg

Só que agora diferente das suas versões anteriores ele permite criação de jogos 3D com uma extensão chamada Firefly, veja aqui alguns jogos desenvolvidos em 3D, inclusive alguns clássicos dos MMF anteriores:
http://clickstore.clickteam.com/firefly3D

A versão gratuita permite exportar apenas para HTML5:
http://www.clickteam.com/clickteam-fusion-2-5-free-edition

Já a versão paga tem muitas opções:
http://www.clickteam.com/clickteam-fusion-2-5

Mas você pode comprar as extensões separadamente na loja deles.

A única coisa ruim nessa engine é o fato do sistema não ser muito intuitivo e as tutoriais serem todas em inglês, francês e japonês.
 
É uma engine interessante, mas bastante underrated pelo povo daqui. Desde o tempo que era Multimedia Fusion havia várias comunidades e dezenas de jogos e joguinhos sendo compartilhados, lá pelo início dos anos 2000.

Como está a comunidade da engine hoje, sinceramente não faço a menor ideia, mas não deixa de ser uma opção válida. Talvez no futuro eu traga algum material sobre ela, nem que seja uma picelada breve em meus artigos.

Valeu por esse achado, Tanat... Er... Crixus, hehe.
 
[member=670]Pgaf100[/member]
E parou pq?

[member=279]Angelo Nobre[/member]
Eu vi muita coisa lega e testei alguns

[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
O que me atraiu nela foi a possibilidade de exportar pra várias plataformas.

[member=420]makergame2000[/member]
Eu achei pouco intuitiva, mas o fato de ser algo muito mais funcional que exige pouco desempenho da maquina (diferente da porcaria do RpgMV).
 
Galera, olha, vamos considerar as possibilidades. Se vocês acham que é uma engine interessante de se trabalhar e que vale a pena, mas o suporte é deficiente, vamos nos organizar aqui e agora para fazer algo a respeito.

Podemos ver a questão da tradução (eu me responsabilizaria em ajudar a fazer se visse isso aqui como algo sério) e fazer um programa envolvendo a staff e vocês, que podem se tornar embaixadores do programa e prestar suporte por aqui.

Não adianta só reclamar que faltam tutoriais, temos que fazer qualquer coisa que possa ser útil a respeito ao invés de esperar cair do céu.

Não sei se alguém quebra galho em francês, mas inglês eu me garanto, então vamos tentar algo.
 
[member=1265]CaseMnemonic[/member] Que loko cara, eu sempre perco as promoções.

[member=420]makergame2000[/member] nem toda atualização vem pro bem rsrs

[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] eu não estou reclamando, usei o rm2k totalmente em inglês por anos. Mas enquanto eu não decidir o qual vou usar não posso me dedicar a muito, algumas engines pouco conhecidas eu trouxe as informações necessarias, falta é interesse dos usuários.
 
Crixus comentou:
[...]
[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] eu não estou reclamando, usei o rm2k totalmente em inglês por anos. Mas enquanto eu não decidir o qual vou usar não posso me dedicar a muito, algumas engines pouco conhecidas eu trouxe as informações necessarias, falta é interesse dos usuários.
Bem, não disse que você estava, na verdade mais me referia a Sanatah.

O negócio é que isso é meio que um ciclo vicioso de certa forma, se não tem tutos em português, ninguém se interessa, se ninguém se interessa, não tem tutos em português.

No final tudo leva à dispersão, é muito difícil manter alguma coisa. Eu também sofro do mesmo problema que você, meus dia a dia não me permite mais ficar tardes e tardes buscando novidades e material sobre mais praticamente nada. Por sinal, admiro muito o seu esforço!

Cá entre nós, de veterano pra veterano... É só que aqui no Brasil é difícil as coisas se sustentarem, só temos comunidades boas de RPG Maker por que estamos montados em toda uma história de comunidades, de caras pioneiros, se não fosse isso...

Eu tento prestar o suporte necessário, mas não posso ser o ponta de lança, assim como você. Tem que ter gente realmente entusiasmada para poder levar a popularização dessa engine em frente.

Tiro isso pelo Construct, que muita gente aqui já mexeu, mas fora o Angelo, vejo bem pouco movimento nessa área.

 
[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] é bem por aí, o problema é que estamos bem mais velhos e com muito mais ocupações de quando eramos adolescentes e não temos tempo pra escrever tutoriais, eu queria saber como os japoneses conseguem fazer jogos interessantes logo que sai uma engine, fica até uma impressão de que lógica de programação é introduzido pelas escolas.
 
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