🤔 Para Refletir : "Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas" - AbsoluteXandy

Como Criar Um Bom Personagem 2

Membro Membro
O quê? Você realmente ia ler aquilo até o final?
Postagens
327
Bravecoins
142
Introdução
Há um tempo atrás, eu criei um tópico chamado "Como criar um bom personagem". Nesse tópico, eu dei dicas bem rasas sobre como construir um personagem carismático para seu enredo, o problema é que meu conhecimento sobre isso não era tão amplo e algumas coisas que eu falei eram baseadas em achismos. Como, nesse meio tempo, eu aprendi mais coisas sobre construção de enredo e criação de personagem, resolvi fazer uma versão mais completa e dinâmica do tópico. Não precisa ver o tópico mais antigo para entender esse, pra falar a verdade, acho melhor ver esse antes que o outro, pois de certa forma, o primeiro é um "resumo" deste.

Motivações e Backstory
A primeira coisa que você deve estabelecer é o que esse personagem quer e por que ele quer isso (Recomendo que anote isso em tópicos num bloco de notas). Pro entendimento ficar mais fácil, eu vou montar um personagem conforme o tópico irá avançando.
Motivações:
- Se tornar um grande músico
- Achar seu amigo perdido

Backstory:
Durante um incidente em sua cidade natal, ele e seu amigo acabaram se separando. Após 4 anos, seu amigo continua desaparecido e ele ainda está em busca dele.

Sim, são coisas bem simples, mas conforme a construção do personagem, você poderá acrescentar mais coisas. Antes de passar pro próximo passo, lembre-se de dar uma idade pro personagem.

Personalidade e Características
Agora vamos para a parte mais importante, na minha visão. Como eu disse no tópico antigo, a personalidade dele ser clichê não é necessariamente um problema se você construí-la bem, mas tente levemente evitá-la. Uma coisa que eu recomendo que você faça é dar 3 características pra esse personagem, uma boa, uma neutra e uma ruim, para tentar humanizá-lo.
Características:
- Ele é educado
- Ele é relativamente tímido
- Ele é pessimista

Depois que estabelecer as 3, insira uma característica externa (Uma hábito, mania e ect...).
Característica externa:
- Ele pronuncia certas palavras errado.

Lembrando que essas características podem estar relacionadas com a backstory do personagem, o que dá mais profundidade para ela.

Obstáculos
Agora iremos estabelecer obstáculos para que o seu desenvolvimento não seja tão curto e fácil. Esse obstáculo deve estar relacionado com sua backstory e personalidade.
Obstáculos:
- Ele tem ataques de ansiedade quando toca uma de suas músicas em público
- Ele é pessimista em relação a onde o seu amigo deve estar

Viu, ambos os obstáculos estão relacionados com a personalidade dele. Se no caso esses obstáculos estejam relacionados com a backstory dele, é melhor ainda, pois é outra oportunidade para enriquecê-la.

Aparência
Ao estabelecer as características anteriores, você provavelmente deve ter pensado num conceito inicial para ele, foi exatamente por isso que eu deixei esta parte pra depois, é muito mais fácil pensar em como o personagem será esteticamente quando você já sabe como ele é interiormente. Vou usar o Face Maker, uma ferramenta geralmente usada nos jogos de RPG Maker. 
Aparência:
U0am8LB.png

Função para o Enredo
Do que adianta ele ser um bom personagem se ele não tem motivo para estar lá? Você tem dar um motivo para esse personagem estar no enredo. Ele está lá pra atrapalhar o protagonista, ser o protagonista, ajudar o protagonista?
Função para o Enredo:
- Em uma determinada parte do enredo, precisamos acalmar um monstro com uma certa música. Ele é o único que sabe ela

Ele tem que ser útil mais de uma vez no enredo, se não ele se torna só um secundário.

Relação com os Outros Personagens
Seu personagem precisa ter uma opinião formada pelos outros personagens que ele conheceu durante o enredo para ele parecer mais humano e menos NPC. Essa relação com outros personagens deve condizer com sua personalidade e talvez com sua backstory.
Relação com os Outros Personagens:
- Ele quer trazer seu melhor amigo de volta, pois está preocupado com ele
- Ele não gosta do personagem x, pois ele não tem bom gosto musical
- Ele acha personagem y estranho por fazer certas coisas

Recomendo que faça uma anotação para cada personagem e sobre o que os outros personagens acham dele.

Nome
Ironicamente, a parte mais simples foi deixada para o final, fiz isso, pois o nome quase sempre é a coisa que menos interfere no enredo em geral. O nome que eu vou colocar é referência a um filósofo que eu me inspiro, já que é mais interessante dar nomes que tenham significado para o criador.
Nome:
- Hoppe

O nome pode ser invenção sua ou uma palavra escrita em outra língua.

Isso é tudo!
 
A parte de função do enredo pode ser um pouco mais expandida para um exemplo mais macro. Principalmente se olhar para os personagens sobre o ponto de vista de arquétipos eles cumprem funções fixas no enredo, como o arquétipo do "Mentor" que funciona para "ensinar" o herói ou "fornecer" conhecimento.

Do mais é bem interessante essa forma de pensar na construção do personagem, principalmente se servir como um guideline para escrever diálogos e situações, assim a gente nunca foge da coerência que o personagem deve possuir.
 
Voltar
Topo