🤔 Para Refletir : "Todos projetos não são unicamente meu, pois cada sugestão e critica, recursos e sugestões fazem me ver que ele leva um pedaço de cada pessoa nele" - riquecamarg0

Como foi seu primeiro contato com os Arcades (fliperamas)?

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.703
Bravecoins
428
A primeira ida ao fliperama a gente nunca esquece, não é verdade? A minha foi em meados da década de 90, beirando meus 12 anos de idade em 1992 no Bar do Gordo, onde conheci Street Fighter II - O JOGO QUE MUDOU O MUNDO DOS GAMES NA BASE DA PANCADA . Como o tempo voa, não é verdade?

Recordo que levei: cotoveladas, fumaça de cigarro na cara, roubaram minhas fichas e se por acaso um menor (eu) derrotasse um maior... O maior desligava a maquina etc. No entanto, tudo isso, faz parte da formação cultural da molecada dos anos 90.

Quem viveu as décadas de 80 e 90 e teve a chance de acompanhar boa parte disso bem de perto, certamente guarda boas lembranças ou não. Contudo, constitui amizades que continuam até hoje. E com o tempo fiquei até famoso, pois evolui muito minhas habilidades e passei a tirar muitas fichas dos outros jogadores, além disso, muitos colegas deixavam eu  jogar com eles, o famoso “Serra ficha”.

Encontrei este vídeo no canal do Velberan Games sobre: "A História dos Arcades (Fliperamas)"

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=onG6pwCQ6r4[/youtube]​

murijQ1.jpg

Com oito personagens jogáveis, quatro chefes e muitas possibilidades de ataque e defesa. Street Fighter II é, antes de tudo, um jogo de estratégia, exigindo mais que alguma destreza nas mãos para usar seus golpes. Se você é fã da série e já teve o prazer de assistir a uma peleja com jogadores de alto nível, sabe que um round pode ser decidido em um lance mais rápido que um piscar de olhos. Tudo é questão de ter uma boa jogada (ou apelação) e um plano para reagir a cada nova situação. Mesmo após mais de 25 anos de seu lançamento, SFII ainda é capaz de animar uma jogatina, justificando seu relançamento e atualizações constantes nas mais diversas plataformas.

Enfim, gostaria de saber: Como foi seu primeiro contato com os Fliperamas?

 
Meu primeiro contato com Fliperama foi por volta de uns 5 ou 6 anos de idade, em uma excursão da pré-escola em um parque de diversões. Tinha uma área em que o grupinho parou pra tomar lanche e tinha uns arcades por lá, e uma das professoras deu umas moedas pra quem queria jogar (incluindo eu). Eu não lembro qual era o jogo, mas acho bem provável que tivesse sido Street Fighter.

Minha memória mais vívida de jogar arcade foi quando eu tinha uns 12 ou 13 e tinha saído pra passar um dia com o meu pai. Fomos até um shopping que tinha uma área de fliperama bem grande e jogamos várias coisas. Em particular me lembro de ele ficando em um Pinball de Godzilla e eu jogando (e perdendo feio) umas partidas do Marvel vs Capcom original. Lembro que também tinha um The House of Dead lá daqueles que você aponta arminha pra tela e atira, que eu queria jogar mas tinha muito medo pra experimentar, rs.

Enfim, fora isso no geral não tive muitas experiências jogando nos gabinetes, pois era difícil ter dinheiro de sobra pra ficar gastando em fichas das vezes em que encontrava algum. A maioria dos jogos de arcade que tive a chance de jogar foram através de emulador, e tem alguns que gosto bastante como Battle Circuit e Dungeons & Dragons: Shadow Over Mystara (que é o meu beat'em up favorito).

 
Eu era uma guria muito idiota, tinha um bar perto de casa e tinha o famoso "Street Fighter de Rodoviária", eu vivia falando que era uma cópia mal feita do Super Street Fighter II que eu tinha para o Super e que nem tinha todos os personagens do jogo.
 
[member=230]Cronus[/member]

Enfim, fora isso no geral não tive muitas experiências jogando nos gabinetes, pois era difícil ter dinheiro de sobra pra ficar gastando em fichas das vezes em que encontrava algum. A maioria dos jogos de arcade que tive a chance de jogar foram através de emulador, e tem alguns que gosto bastante como Battle Circuit e Dungeons & Dragons: Shadow Over Mystara (que é o meu beat'em up favorito).

Eu também gosto muito dos jogos beat' em up e  Dragons: Shadow Over Mystara  é meu favorito junto com o Cadillac and Dinosaurs e Final Figther...

[member=1147]Kaori Miyazono[/member]

Eu era uma guria muito idiota, tinha um bar perto de casa e tinha o famoso "Street Fighter de Rodoviária", eu vivia falando que era uma cópia mal feita do Super Street Fighter II que eu tinha para o Super e que nem tinha todos os personagens do jogo.

Eu também joguei muito esse rack do ST2... Na realidade, ele era melhor para jogar contra antes dos jogos do KOF da SNK.
 
Não faço ideia de que ano era e nem qual foi o jogo da 1ª vez que fui a um fliperama.
Porém, joguei muito Street Fighter II(provavelmente foi ele) e Samurai Shodown. Tinha umas máquinas alteradonas de Street com Blanka dando choque e se movendo, Honda dando "cuzcuz" e andando, Shoryuken(porr@ de Shoryuken, era Holiudy =3) com hadouken saindo do suvaco.
Ai depois desandou a parada e joguei muita coisa(clássicos milenares como Cadilac Dinossauro, The Punisher, Dungeons & Dragons, Darkstalkers e muitos e muitos outros).
Bons tempos. Aqui ainda tem 1 ou outro perdido, mas não é mais a mesma coisa. :(
See ya!
 
Isso [member=164]Ronaldo Bento[/member], mexe com quem está quieto! Fliperamas são fod@$!!!
Em 1996 eu sempre via o povo jogando Street Fighter 2 (o original mesmo, sem trambiques como os hadoukens do suvaco que o [member=38]August_Shade[/member] mencionou) e nunca tinha dinheiro para comprar fichas...
Quando finalmente consegui algumas moedas (ainda em 1996) comprei a ficha e fiquei todo feliz (criança naquela época ficava feliz com qualquer coisa kkkkk) e fui jogar Captain Comando, lembro que o fliperama era feito para três jogadores e só tinha dois botões (+ 1 de start, caso tenha fichas para pegar continue). Morri no primeiro chefe e pensei que fosse o mestrão final do jogo, que nada...
Acho que no fliperama consegui chegar até a 3ª fase depois de um tempo e parei, não tinha verbas para torrar tantas fichas para finalizar um jogo, então sempre tentava chegar o mais longe possível com uma ficha só, o que pode ser considerado masoquismo dos arcades kkkkkkk
 
Cara, meu contato foi com KOF'97 e Cadillacs & Dinossaurs, numas máquinas que tinham aqui perto da feira (que há muito se foram, uma tristeza), depois pude jogar um de nave mais meu tio uma vez ou outra. Com a emulação conheci e aprendi a manjar nos "The King" da vida e até uns Metal Slug, pois de qualquer outra maneira eu só era um jogador de SNES/PS1 que vivia batendo cartão em toda locadora de video-game da cidade.

De toda forma, não joguei muito SF, não foi nem por querer, foi por disponibilidade mesmo, até em Shopping na capital era difícil de achar, então acabei desviando mais pro lado mais SNK da coisa quando aprendi sobre emulação e jogos de luta mais no PS1 mesmo, já que o fliperama daqui infelizmente fechou muito cedo. Talvez tenha uma ou outra máquina em algum lugar, eu bem queria poder recuperá-las pra mim.

Na verdade eu quero mesmo é construir minha própria máquina, mas isso é papo pra outra hora.
 
Muito legal! O relato de todos... Geralmente faço essa pergunta para colegas, amigos e todos até agora... Mencionam que “pena que fechou” referindo o local onde eles jogavam...

Na verdade eu quero mesmo é construir minha própria máquina, mas isso é papo pra outra hora.

Eu não chequei tão longe [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] Porem, comprei uma maquina do KOF 2002 (Infelizmente genérica) e até hoje jogo com os familiares e colegas. 
 
Não lembro bem a idade exata mas... Meu primeiro contato com fliperamas foi em um bar de esquina era uma máquina de Samurai Shodown 2, aquilo era muito hard sugava ficha que só. E pelos butécos continuaram as jogatinas, porque jogar sem cheiro de pinga e ao som de Amado Batista não tem graça alguma... Joguei muito SF 2 e Alpha 3, Cadillacs and Dinosaurs, Dungeons & Dragons, jogos da série VS... Porém os que mais me prenderam foram os jogos da franquia KOF, KOF 97, 98 e 2002 que é o que eu mais gosto até hoje. E a maior mentira da história sempre será: Juro que vou trazer o troco mãe!  :saintroy:
 
Rafael_Sol_MAKER comentou:
Na verdade eu quero mesmo é construir minha própria máquina, mas isso é papo pra outra hora.
De certo modo isso tá até simples e quanto mais verba, melhor =3 No facebook esses dias nuns grupos de venda/troca/compra de games local de Recife, tinha uns caras vendendo. Tem uns que fazem. Hoje tendo a estrutura, todo mundo usa aqueles raspberry pi.
See ya!
 
Ronaldo Bento comentou:
Muito legal! O relato de todos... Geralmente faço essa pergunta para colegas, amigos e todos até agora... Mencionam que “pena que fechou” referindo o local onde eles jogavam...

[...]

Eu não chequei tão longe [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] Porem, comprei uma maquina do KOF 2002 (Infelizmente genérica) e até hoje jogo com os familiares e colegas.
Bom, se eu achar pra comprar uma pra reformar, eu o faço. Ao menos com a estrutura bem firme, pois aplicação do resto é mais fácil.

Driko comentou:
Não lembro bem a idade exata mas... Meu primeiro contato com fliperamas foi em um bar de esquina era uma máquina de Samurai Shodown 2, aquilo era muito hard sugava ficha que só. E pelos butécos continuaram as jogatinas, porque jogar sem cheiro de pinga e ao som de Amado Batista não tem graça alguma... Joguei muito SF 2 e Alpha 3, Cadillacs and Dinosaurs, Dungeons & Dragons, jogos da série VS... Porém os que mais me prenderam foram os jogos da franquia KOF, KOF 97, 98 e 2002 que é o que eu mais gosto até hoje. E a maior mentira da história sempre será: Juro que vou trazer o troco mãe!  :saintroy:

Esqueci de dizer que os que tinham na feira eram num bar mesmo. Cara, Amado Batista e Pinga são a essência do bar, e poder jogar num flipa é legal, mas jogar no bar também é uma experiência única, haha.

August_Shade comentou:
Rafael_Sol_MAKER comentou:
Na verdade eu quero mesmo é construir minha própria máquina, mas isso é papo pra outra hora.
De certo modo isso tá até simples e quanto mais verba, melhor =3 No facebook esses dias nuns grupos de venda/troca/compra de games local de Recife, tinha uns caras vendendo. Tem uns que fazem. Hoje tendo a estrutura, todo mundo usa aqueles raspberry pi.
See ya!
Já que você falou, queria ver uns jogos por aí (cê já tá careca de saber que eu nasci aí e tenho família em cada esquina dessa cidade, né?), acho que vou pedir pra você ver pra mim, para eu ir buscar depois, hein. A passagem já tá até comprada, só esperando a chance de usar (outra história), então fica ligado, nego, a minha visita tardou mas não irá falhar, hahaha.

E sim, eu e uns colegas meus aqui da facul mexemos um cadin nos Arduinos, PICs, entre outras placas da vida, raspberry pi pra mim vai ser moleza. O que eu eu quero é pegar os esquemas pra fazer os gabinetes (tinha num site muito tempo atrás, mas perdi o link ou o site saiu do ar, sei lá)
 
Encontrei este ótimo vídeo sobre: "A história dos Arcades" no canal do Velberan Games

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=onG6pwCQ6r4[/youtube]​

Realmente deixa muita saudade..!
 
Também não tenho certeza de qual idade eu tinha quando joguei num fliperama pela primeira vez.
Tinha a minha casa, a casa de uma vizinha, e na seguinte já tinha o Bar do... bem... Zé Grande
(não fui eu quem escolhi o nome). Enfim, eu brincava bastante com o neto dele, assim como eu
também amava comer o saudoso miliopã, daí meu pai meio que me deu uma conta no bar pra
eu comprar esse salgadinho. Num belo dia, cheguei lá e tinha uma máquina diferente num canto,
em frente à porta, aí o neto dele pediu que ligasse, e quando ligou, começou essa música.
Lembro que quando fui pela primeira vez pra escola, com 5 anos, eu já gostava muito de Top Gear,
tanto é que a maioria de meus desenhos eram de carros.

Esse fliperama perdurou nesse bar por muitos anos e joguei alguns outros jogos nele, como:
Street Fighter, Sunset Riders, Super Star Soccer e outros que não to me lembrando. Mas mais
ou menos em 2000~2002  já não tinha o fliperama lá, todavia, eu tinha o SNES em casa, daí
não frequentava tanto mais também.

Mas essa nem fora a época mais marcante. Em 2006 fui estudar no colégio um pouco mais longe
de minha casa, na 6ª série. A aula começava às 13:00 e eu chegava lá às 12:20, pois pegava o
primeiro ônibus que ia mais vazio, daí eu precisava ocupar o tempo com algo. E nessa "necessidade"
eu e meus amigos encontramos a Casa Country, do Seu Carlos. Lá tinha um fliperama com
The King of Fighters 97, outra com o 2002 e uma outra com 5 em 1 de SNES, com, novamente,
Top Gear, Sunset Riders, Campeonato Brasileiro, Super Mario World e... não to lembrando do último.
Íamos lá todos os dias (sério, não faltei um dia de aula na 6ª série, nem aos sábados), portanto,
foi um ano que rendeu bons momentos com a galera, muita zoação, nego matando aula e tals.

No ano seguinte, 7ª série, passei para a manhã e a Casa Country não abria antes das 7:00, infelizmente.
Daí ia lá raramente, uma ou duas vezes ao mês quando eu ia na educação física, que era à tarde.
Assim perdurou até 2009, quando Seu Carlos veio a falecer e sua esposa, Dona Lourdes, resolveu não
continuar com o negócio. Até ficou uns tempos com as malditas máquinas de música que  vieram
a substituir os fliperamas em muitos estabelecimentos, mas poucas semanas.

Hoje passo em frente à Casa Country e tá lá, a placa desbotada de ferro fornecida pela Coca-Cola,
enferrujada nos cantos. O meio muro de tijolinho de barro e uma grade tão laranja quanto ferrugem
completando a metade superior. Lá dentro, umas cadeiras empilhadas, uma Brasília e uma Caravan.
Dá uma saudade do crl. Mas ao menos, onde era o Bar do Zé Grande, hoje mora uma vizinha  :Hm:
 
Acho que eu fui um dos poucos que não teve a experiência num bar. Justo: só a tive por agora, nos anos 2000. 2008, possivelmente. Joguei bastante KoF naquela época, o que não significa que eu era bom. Ainda assim, tudo foi resultado de abstinência de meu playstation 1(que eu ainda tinha em 2008) que queimei numa mudança ao errar a tomada. Creio que era o KoF 95', mas não tenho muita certeza. Além desse, só passei e vi alguns nesses Gamestation da vida, cobrando 2 a 3 reais como "ficha", enquanto na lan house em que joguei o KoF originalmente pagava 50 centavos no inicio e 1 real depois.
 
Obrigado a todos pelos comentários e visualizações. Fiquei satisfeito e pretendo continuar promovendo perguntas que remete momentos nostálgicos.
 
Saudações!

Meu primeiro contato com os fliperamas foi durante a infância para começo da adolescência. Na época, estudava de manhã e tinha dois cursos no perído da tarde: inglês e... datilografia (se alguém está vendo essa cena em preto e branco, com imagem riscada e música de piano não é para menos).

Entre o trajeto de um curso e outro haviam um Arcade no centro da cidade. Várias máquinas, ambiente com pouca iluminação e muita fumaça de cigarro. Lá o público era sempre de pessoas um pouco mais velhas (adolescentes), normalmente office boys que entre um banco e outro, paravam lá para uma jogatina.

Lá conheci alguns clássicos, como Space Invaders e Missile Command... mas foi um lugar que frequentei pouco, até por conta do medo de alguém me ver e contar para os meus pais...rs.

Acabei conhecendo a grande maioria dos jogos por conta de suas conversões para o Atari 2600... mas, alguns anos depois, um shopping center foi inaugurado na cidade e lá havia um Arcade. Dessa vez um ambiente mais iluminado, mais "seguro". Além disso, minha mãe trabalhava em uma loja de bolos no shopping e, como saia à noite, meu pai e eu íamos buscá-la e eu aproveitava o tempo para ficar nas máquinas.

Na época conheci outros clássicos como Final Fight, Captain Commando, TMNT, e um de moto em que o personagem em dado momento entrava em um "estado de fúria" e se transformava em um monstro.

Poderia ficar citando nomes e mais nomes de máquinas que me marcaram, como as de Dungeons e Dragons, The Simpsons ou ainda Knights of the Round mas, para não alongar muito o post, ficarei com duas.

A primeira foi inspirada no filme homônimo de Michael Jackson, Moonwalker. Que jogo viciante! As músicas, os gráficos...mas também extremamente difícil. Qualquer um que passasse além do cemitério já atraia pessoas ao redor.

Um dia gastei deus-sabe-lá quantas moedas e consegui (junto com dois primos) chegar ao final do jogo! Havia tanta gente ao redor olhando que parecíamos celebridades...rs.

A segunda foi o clássico Street Fighter II. Lembro que no dia que ela apareceu, estava em um canto do arcade, que na hora virou o lugar mais movimentado. Na época, ninguém sabia os comandos, então os personagens mais escolhidos eram aqueles que o pessoal tinha descoberto algo mais facilmente: Chun-Li, E.Honda e Blanka por conta de seus ataques de apertar rapidamente o botão e Dhalsin por conta de seu alcance.

Eu jogava com a Chun-Li e descobri sem querer a "pisada" que ela pode fazer. Esse golpe, com seu pulo, chute rápido e agarrão permitiram que eu fosse por muito tempo imbatível naquela máquina. Fichas e mais fichas eram colocadas e ninguém me tirava de lá.

Até que um dia... pling... "Here comes a new Challenger...". Um menino um pouco mais velho colocou uma ficha...muita gente já tinha perdido...eu pensando que seria mais uma vitória...ele rapidamente escolhe o Ken.

Pensei: "Acho que ganho mais uma..."

Realidade: Ele sabia os comandos dos golpes especiais.

No primeiro pulo ele começou a queda da minha "barra de life" em um Shoryuken. Todo mundo ficou em silêncio. "Deve ter sido sem querer..." mas em seguida o Hadouken e o Tatsu deixaram claro que não.

A surpresa foi tanta que não houve reação...apenas a luta desesperada para pelo menos não levar de perfect...o que consegui...rs.

Esse foi um breve relato, mas se fosse para pensar em todos esses jogos...ah, daria um livro.

Até mais!
 
Muito bom [member=565]Romeo Charlie Lima[/member]

Meu primeiro contato com os fliperamas foi durante a infância para começo da adolescência. Na época, estudava de manhã e tinha dois cursos no perído da tarde: inglês e... datilografia (se alguém está vendo essa cena em preto e branco, com imagem riscada e música de piano não é para menos).

Estou chegando aos 40, por isso, decidi começar o "momento nostálgico"  :^^':
As vezes (que feio vindo de um professor) cabulava aula do curso de datilografia (sim eu também fiz, lembro que era super moderno ter uma maquina) até mesmo da escola para jogar.

Entre o trajeto de um curso e outro haviam um Arcade no centro da cidade. Várias máquinas, ambiente com pouca iluminação e muita fumaça de cigarro. Lá o público era sempre de pessoas um pouco mais velhas (adolescentes), normalmente office boys que entre um banco e outro, paravam lá para uma jogatina.

Lá conheci alguns clássicos, como Space Invaders e Missile Command... mas foi um lugar que frequentei pouco, até por conta do medo de alguém me ver e contar para os meus pais...rs.

Acabei conhecendo a grande maioria dos jogos por conta de suas conversões para o Atari 2600... mas, alguns anos depois, um shopping center foi inaugurado na cidade e lá havia um Arcade. Dessa vez um ambiente mais iluminado, mais "seguro". Além disso, minha mãe trabalhava em uma loja de bolos no shopping e, como saia à noite, meu pai e eu íamos buscá-la e eu aproveitava o tempo para ficar nas máquinas.

Na época conheci outros clássicos como Final Fight, Captain Commando, TMNT, e um de moto em que o personagem em dado momento entrava em um "estado de fúria" e se transformava em um monstro.

Que saudade do Atari 2600... Vou rever alguns clássicos no seu canal.

A primeira foi inspirada no filme homônimo de Michael Jackson, Moonwalker. Que jogo viciante! As músicas, os gráficos...mas também extremamente difícil. Qualquer um que passasse além do cemitério já atraia pessoas ao redor.

Um dia gastei deus-sabe-lá quantas moedas e consegui (junto com dois primos) chegar ao final do jogo! Havia tanta gente ao redor olhando que parecíamos celebridades...rs.

Lembro muito desse jogo dos Arcades e também do Mega Driver, apesar de ser bem diferente... O legal do arcade, era escolher até três Michael com cores diferentes.

A segunda foi o clássico Street Fighter II. Lembro que no dia que ela apareceu, estava em um canto do arcade, que na hora virou o lugar mais movimentado. Na época, ninguém sabia os comandos, então os personagens mais escolhidos eram aqueles que o pessoal tinha descoberto algo mais facilmente: Chun-Li, E.Honda e Blanka por conta de seus ataques de apertar rapidamente o botão e Dhalsin por conta de seu alcance.

Eu jogava com a Chun-Li e descobri sem querer a "pisada" que ela pode fazer. Esse golpe, com seu pulo, chute rápido e agarrão permitiram que eu fosse por muito tempo imbatível naquela máquina. Fichas e mais fichas eram colocadas e ninguém me tirava de lá.

Até que um dia... pling... "Here comes a new Challenger...". Um menino um pouco mais velho colocou uma ficha...muita gente já tinha perdido...eu pensando que seria mais uma vitória...ele rapidamente escolhe o Ken.

Pensei: "Acho que ganho mais uma..."

Realidade: Ele sabia os comandos dos golpes especiais.

No primeiro pulo ele começou a queda da minha "barra de life" em um Shoryuken. Todo mundo ficou em silêncio. "Deve ter sido sem querer..." mas em seguida o Hadouken e o Tatsu deixaram claro que não.

A surpresa foi tanta que não houve reação...apenas a luta desesperada para pelo menos não levar de perfect...o que consegui...rs.

Eu também passei por situações parecidas rs'

Esse foi um breve relato, mas se fosse para pensar em todos esses jogos...ah, daria um livro.

Quem sabe não escrevemos um juntos... Valeu!




 

 
Graça aos depoimentos aqui apresentados... Vou relatar que sempre tive vontade de escrever um livro ou algo relacionado - depois de mais de um ano e meio de pesquisa... Finalmente estou preste a lançá-lo. Muito Obrigado pelos comentários!
 
Me lembro de quando viajava para casa de minha avó no interior da Bahia. Na rodoviária de Salvador-BA tinha um espaço com muitas máquinas de fliperama (isso lá em finais dos anos 80 ). Eu nunca jogava por que era muito pequeno e tinha medo de "não saber jogar". Um pouco mais pra frente tive contato com Shinobi e Altered Beast.

Um dos fliperama que mais curti era das tartarugas ninja por que dava pra jogar em até 4 pessoas. Street Fighter 2 nunca me pegou no arcade não. Eu era da galera que curtia jogos coop como Final Fight e Cadilc Dinossauro. Somente com Fatal Fury 2 e Samurai Spirits é que eu peguei gosto por jogos de luta. O ponto alto de minha jogatina no arcade foi com Real Bout Fatal Fury, TKoF96, Art of Fight 3 e Tekken.

Bons tempos...
 
Voltar
Topo