🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..." - Rafael_Sol_MAKER

Como vocês começaram a programar?

Membro Membro
Drene'die.
2vjEQMJ.jpg

meme desnecessário só pra não ficar tópico texto-puro

Galera, eu tava aqui olhando umas coisas nos meus projetinhos pessoais e notei o quão difícil é a vida de alguém no GameDev que não entende tanto de programação.
Ganhei um curso recentemente, bem completão, de Javascript e aí chegaram umas dúvidas:

- É exatamente por aqui que eu deveria começar se eu quisesse de fato aprender programação?
- Existe um caminho mais efetivo?
- Como meus colegas de comunidade traçaram seus caminhos na programação?

Enfim, podem discutir um pouco disso comigo se não for pedir muito?





A participação e quantidade de dicas e histórias compartilhadas foi incrível, vou deixar um compilado resumido aqui de pontos que achei interessante de cada um que colaborou, porque isso pode ser útil pra quem esteja com a mesma dúvida futuramente:

DICAS
Contribuição dos camaradas sobre o assunto:

@DadoCWB
  • Existe livros que te ajudam a ter uma noção rápida da coisa, mas na prática esse conhecimento "limitado" pode ser frustrante.
  • O RPG Maker é um bom meio de entender a lógica de programação, quando trabalhamos com eventos e vamos deixando os projetos mais complexos.
  • Java Script é uma linguagem de alto nível que trata tudo por referência. Muita cois nela não é trivial.
  • Se a intenção é desenvolver pra web ou pra games, compensa estudar a estrutura da linguagem e técnicas de resolução de problemas da mesma.
  • Se o interesse é desktop e automação, melhor C e JAVA.
  • Algumas vezes você passará mais tempo corrigindo bugs do que programando.
  • É bom estudar fundo a linguagem antes de se aventurar em um projeto grande.
  • É possível aprender variáveis, estruturas condicionais e operadores com o RPG Maker.
  • É interessante aprender um pouco de C e lidar com estruturas de dados simples (filas, pilhas e árvores).
  • É sempre válido aprender boas práticas de linguagem.



@Dr.XGB
  • A Linguagem C é ótima para treinar lógica e mais pra frente dá pra estudar Assembly pra entender como um processador trabalha, já que seus comandos se comunicam diretamente com cada registro dele.
  • Eu recomendo SEMPRE começar por Java que vai dar uma estrutura muito bacana. Você consegue aproveitá-lo para o desenvolvimento Web quando começar a falar de SpringBoot, que já é um framework em Java para servidores.
  • Sobre web front-end, JavaScript é a única linguagem possível para se estudar.

@Strato
  • Para começar a programar msm recomendo Python.Acho que ele é o mais "próximo" das linguagens de programação convencionais. JavaScript é uma aberração que ao longo do tempo começou a ficar decente com a chegada do NodeJS e mais alguns anos adiante com a chagada do maravilhoso TypeScript.
  • Aprender os conceitos de orientação objeto faz bastante diferença quando se tem alguma bagagem. Não acho que alguém iniciando deva se preocupar com isso, mas sim em como resolver problemas e isso significa resolver com a linguagem de programação que você for capaz de colocar pra rodar, indiferente dela ser a "ideal" ou não.
  • Sobre o caminho mais efetivo, para mim foi ler livros de programação voltados para resolver algum problema em especifico. Por exemplo, uma vez tive uma task para automatizar processamento e upload de imagens, então comecei a ler um livro sobre tema relacionado. Essa é a forma que aprendo com grande eficácia, dai depende de cada pessoa também.

@Hudell
  • Se você sabe usar os comandos de eventos como variáveis, chamar evento comum, condições, loops e etc, então você já sabe programar.

@BENTO
  • Não tenho vergonha em dizer que comecei com o Scratch que é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT para ensinar programação para crianças.

@Luckvan
  • Além dos fluxogramas, comecei aprendendo a codificar com o Portugol utilizando o Software Visualg.
  • Ao estudar sozinho, quando estou tomando controle do conhecimento eu sempre vou e penso "Vou fazer uma coisa com o conhecimento que acabei de aprender, e farei da minha forma" E assim o controle da programação e dos comandos da linguagem vão sendo enraizadas em minha mente.
  • Além de estudar a linguagem, conhecer sua documentação (Para futuras checagem), é importante sempre ter controle do que pode fazer com as ferramentas que a linguagem te dá.

@gabrielschade
  • Se você usa comandos de eventos você já programa em algum nível. A diferença é está em como você expressa sua intenção, com botões clicáveis ao invés de linhas de código.
  • Uma coisa que no geral programadores tem e que recomendo fugir disso é esse amor por uma linguagem X ou Y, entenda linguagens como ferramentas (que é o que elas são
  • Se você tem dificuldades com inglês sugiro começar com Portugol, porque ele irá omitir essa parte. No começo é interessante você associar o nome dos comandos às ações que eles fazem seu programa tomar. Mas de novo, somente se você tem dificuldades com o inglês.
  • Orientação à objetos: é bastante popular e útil, sugiro C# ou Java para aprender ela.
  • Programação Web (Front-end): vai ser JavaScript mesmo (tem outras coisas, mas JS é BEM popular)
  • Programação Web (Back-end): Java, C#, JavaScript, Python
  • IA: Python e R


@Resque
  • Sempre que preciso aprender uma linguagem de programação nova, seja para usar no trabalho ou em projeto pessoais, eu crio um game, pois sei que ali eu vou passar por todos os pontos da linguagem.

@Vixen
  • O importante é a lógica de programação e conhecer a funcionalidade das rotinas.
  • Tem até uns apps bem legais como o Mimo (ensina programação mais ou menos como o Duolingo e o Badoo ensinam línguas).
 
Última edição:
Eu não sou programador mas lido com programação há um bom tempo. Eu comecei a me interessar por programação com Javascript mesmo. Na época a versão era a 1.3 e meu interesse era criar apllets pra páginas da internet. Comprei um livro muito bom (aprenda javascript em 24 horas) e apesar de ter entendido bem o "esquema" eu fiquei frustradio por que consegui no máximo fazer coisas pra navegadores enquanto um amigo meu fazia altas aplicações pro windows com o visual basic.

Foi então que conheci o rpg maker 2000 e posso dizer que foi nele que aprendi lógica de programação mesmo. infelizmente tive que abandonar o rpg maker por causa da faculdade e lá eu aprendi C. Depois de entender essa linguagem incrível é que eu comecei a programar de verdade. Depois da faculdade eu conheci Ruby e aprendi na raça com dois bons livros; Um do Eustaquio Rangel e outro do Ivan Macenas.

O RPGm maker mv me trouxe de volta pra o Javascript e é basicamente o que eu uso quando se trata de internet. Cara, e vou falar uma coisa: para quem sempre esteve atrelado a linguagens como C e JAva, meu treinamento com javasript tem sido muito difícil por que se trata de uma linguagem de alto nível que trata tudo por referência. Mesmo que eu já tenha lidado com outra linguagens como Python e Elixir, acho que no Javascript tem muita coisa que não é tão trivial.

Então eu acho que tudo depende do que você quer. Javascript pra mim é um hobie. O que paga minhas contas é C e JAVA. Se você quer desenvolver pra web ou pro rpg maker, compensa estudar toda as estrutura da linguagem e principalmente aprende técnicas de resolução de problemas com essa linguagem (JS no caso). Se seu interesse é desktop ou automação, esquece o JS e vai em C e JAVA.

Independente da linguagem, ficar bom nela é difícil mesmo. Temq ue treinar muito fazer muitos exercicios e produzir muita coisa pra aprender a vencer os problemas. Algumas vezes você passará mais tempo corrigindo erros do que desenvolvendo. Algumas vezes você pode até desanimar, mas ver sua aplicação rodando 100% é uma alegria que não tem preço (as vezes tem).
 
Eu não sou programador mas lido com programação há um bom tempo. Eu comecei a me interessar por programação com Javascript mesmo. Na época a versão era a 1.3 e meu interesse era criar apllets pra páginas da internet. Comprei um livro muito bom (aprenda javascript em 24 horas) e apesar de ter entendido bem o "esquema" eu fiquei frustradio por que consegui no máximo fazer coisas pra navegadores enquanto um amigo meu fazia altas aplicações pro windows com o visual basic.

Foi então que conheci o rpg maker 2000 e posso dizer que foi nele que aprendi lógica de programação mesmo. infelizmente tive que abandonar o rpg maker por causa da faculdade e lá eu aprendi C. Depois de entender essa linguagem incrível é que eu comecei a programar de verdade. Depois da faculdade eu conheci Ruby e aprendi na raça com dois bons livros; Um do Eustaquio Rangel e outro do Ivan Macenas.

O RPGm maker mv me trouxe de volta pra o Javascript e é basicamente o que eu uso quando se trata de internet. Cara, e vou falar uma coisa: para quem sempre esteve atrelado a linguagens como C e JAva, meu treinamento com javasript tem sido muito difícil por que se trata de uma linguagem de alto nível que trata tudo por referência. Mesmo que eu já tenha lidado com outra linguagens como Python e Elixir, acho que no Javascript tem muita coisa que não é tão trivial.

Então eu acho que tudo depende do que você quer. Javascript pra mim é um hobie. O que paga minhas contas é C e JAVA. Se você quer desenvolver pra web ou pro rpg maker, compensa estudar toda as estrutura da linguagem e principalmente aprende técnicas de resolução de problemas com essa linguagem (JS no caso). Se seu interesse é desktop ou automação, esquece o JS e vai em C e JAVA.

Independente da linguagem, ficar bom nela é difícil mesmo. Temq ue treinar muito fazer muitos exercicios e produzir muita coisa pra aprender a vencer os problemas. Algumas vezes você passará mais tempo corrigindo erros do que desenvolvendo. Algumas vezes você pode até desanimar, mas ver sua aplicação rodando 100% é uma alegria que não tem preço (as vezes tem).

Dale Dado, muito obrigado por compartilhar!
Bom, partindo do ponto que meu interesse principal seria pra web, e se eu entendi bem o você disse, seria melhor eu entender toda a estrutura do JavaScript antes então, né?

Não é minha intenção trabalhar com aplicações pra Desktop, apenas web mesmo.

Quando você diz ter aprendido bastante coisa com o rpg maker, como exatamente foi o processo?
 
Muita gente fala que Java é a melhor linguagem para se começar pois ela, apesar de muita gente falar que ela é verbosa (o que eu não concordo, basta saber otimizá-la kkkk !!), ela é bem intuitiva. Característica do paradigma Orientado a Objetos.

A Linguagem C é ótima para treinar lógica e mais pra frente dá pra estudar Assembly pra entender como um processador trabalha, já que seus comandos se comunicam diretamente com cada registro dele.

Eu mesmo, programei para o RPG Maker desde 2005. No meio tempo queria aprender C++ mas fracassava miseravelmente toda vez.
Foi só agora em 2018 que eu comecei a faculdade de Análise de Sistemas que eu "desencalhei" das linguagens de programação. :bwahaha: :bwahaha:
Lá eu me aprofundei, já tinha uma base por conta das tentativas frustradas de estudar C++ por conta própria. E hoje, quase me formando, consegui uma boa bagagem na linguagem Java (que foi a linguagem que eu mais me identifiquei), aprendi C, C++, HTML, JS, PHP. Além também de estudar MySQL, MongoDB e também modelagem de sistemas na notação UML.

E digo que, graças ao Java, eu consegui uma ótima base para estudar as outras linguagens.
Portanto eu recomendo SEMPRE começar por Java que vai dar uma estrutura muito bacana. Você consegue aproveitá-lo para o desenvolvimento Web quando começar a falar de SpringBoot, que já é um framework em Java para servidores.

Agora sobre web front-end, JavaScript é a única linguagem possível para se estudar.
 
As das dificuldades que eu tive e ainda tenho com o javascript é por não dominar tecnicas mais avançadas da linguagem. Eu praticamente programo o básico do JS a partir do meu conhecimento em outras linguagens. Se você pegar um código que eu faço com JS vai dizer: "esse cara não manja de JS". isso por que eu programando JS da mesma forma que programo outras linguagens de baixo nível, como C ou JAVA.

Atualmente estou tentando me aprofundar mais no JS. Ir além do básico pra tentar 'ganhar musculatura" e encarar projetos maiores e que exigem conhecimento mais avançados. Estou estudando o ECMAS6 e tentando aplicar isso nos scripts que faço p o RPG MAKER.

Sem conhecer os recursos avançados da linguagem eu percebi que gasto muito mais tempo tentando descobrir como as coisas funcionam pra obter os resultados que espero. Se eu jpa tivesse domínio pleno acredito que meu desempenho seria bem melhor. Por isso recomendo estudar fundo a linguagem antes de se aventurar em um projeto grande.

Sobre o meu aprndizado com o RPG MAKER. O processo de programar um jogo envolve muita coisa como o aprendizado de lógica e planeamento. Principalmente quando sua ferramenta é por padrão muito limitada. toda a parte basica, como variáveis, estruturas condicionais e operadores eu aprendi no RM2K. Quando vi C na faculdade eu tinha uma noção muito grande já e por isso tive bastante facilidade na disciplina de programação 1.

Eu gosto de C por que ele é meio que a base de tudo. Foi nele que aprendi a escovar bits pra economizar memória. Fpoi nele que fiquei anos mais velho a cada vez que eu perdia um ou outro ponteiro. Claro que depois você tem que ir ara o C++ e aprender a orientação a objetos (que eu acho supervalorizado). Hoje em dia o C# meio que é mai popular que o próprio C++. Eu acho que todo programador deveria conhecer ao menos um pouco de C e lidar com estruturas de dados simples (filas, pilhas e arvores). Mas como seu caso é dev pra web talvez deva focar mesmo no JS por enqto.

Algo que é sempre válido é aprender as boas práicas da linguagem e colocá-las em prática desde sempre. Me lembro de um caso que o professor sempre dizia que as variaveis deveriam ser nomedas de forma curta e significativas. tinha um cidadão que gostava de nomear suas variáveis com palavrões. Na hora de fazer o teste de mesa era uma confusão que só. Um tal de @$#$ recebe #@$@# que soma com #$¨$% e pega $#@$$$@ da !$#$@%. Se não me engano ele só parou com esse tipo de pratica quando entrou no mercado de trabalho.
 
Última edição:
Galera, eu tava aqui olhando umas coisas nos meus projetinhos pessoais e notei o quão difícil é a vida de alguém no GameDev que não entende tanto de programação.

Entrei no seu GitHub e não vi do que reclamar :likeasir:
infelizmente vida de gamedev fica difícil quando se sabe pq nível de complexidade parece q só aumenta hauhau

Sobre experiencias...
Primeira linguagem de programação que tive contato foi C++, e em seguida foi JAVA. Adimito que não foi o melhor começo que tive, tanto que fiquei desiludido pela complexidade dos temas e fiquei uns 2 anos sem ver nada de programação kkk

Depois dessa desilusão inicial, retornei baita empolgado aprendendo JavaScript, e comecei absorver os conhecimentos de forma mais amigável. Pode se dizer que o JS foi a verdadeira porta de entrada para programação que tive...

Mas sinceramente, para começar a programar msm recomendo Python. Acho que ele é o mais "próximo" das linguagens de programação convencionais. JavaScript é uma aberração que ao longo do tempo começou a ficar decente com a chegada do NodeJS e mais alguns anos adiante com a chagada do maravilhoso TypeScript.

Entrei no mercado de trabalho com Python, resolvendo alguns problemas aparentemente simples mas que davam muita dor de cabeça, cheguei até a ser promovido kkk Mas foi dai em diante que comecei desenvolver lógica de programação pra valer, coisa que não foi possível só estudando JS devido a bagunça de conceitos que você pode esbarrar de uma só vez: html, css, sass/scss, talvez JQuery devido quantidade de plataformas legado (pode ser role bootstrap nesse bolo), tem a questão da compatibilidade de browsers e pra isso você vai precisar distinguir o JS antes e depois do ES6, frameworks, Node (msm q não pretenda seguir para backend, vai precisar ter noção - daqui algum tempo Deno tb) e outras coisas correlacionada...

Atualmente estou atuando como dev em C# e TypeScript. E nessas horas aprender os conceitos de orientação objeto faz bastante diferença quando se tem alguma bagagem. Não acho que alguém iniciando deva se preocupar com isso, mas sim em como resolver problemas e isso significa resolver com a linguagem de programação que você for capaz de colocar pra rodar, indiferente dela ser a "ideal" ou não.

Sobre o caminho mais efetivo, para mim foi ler livros de programação voltados para resolver algum problema em especifico. Por exemplo, uma vez tive uma task para automatizar processamento e upload de imagens, então comecei a ler um livro sobre tema relacionado. Essa é a forma que aprendo com grande eficácia, dai depende de cada pessoa também.

Por ultimo gostaria de discordar um pouco do mestre Dr.XGB hahaha além de recomandar C# para POO ao invés do JAVA puro. Mas se você fizer tanta questão assim da JVM, pode optar pelo Kotlin que é mais moderno, além do que atualmente desenvolvimento nativo mobile android é feito em Kotlin. Mas ainda sim o mercado está cheio de vagas para programador Java, é mais uma questão da tendencia atual onde os desenvolvimentos mais modernos estão migrando para outras linguagens que também rodam em cima da JVM como o Scala, Kotlin ou Clojure

Ps.: se for seguir com JS mesmo, recomendo no meio do caminho já começar pegar o básico de Typescript pois ele facilita muito a vida. JS puro dah a falsa sensação de ser mais "produtivo" a curto prazo
 
Última edição:
Se você sabe usar os comandos de eventos como variáveis, chamar evento comum, condições, loops e etc, então você já sabe programar. O próximo passo é apenas aprender a fazer a mesma coisa em uma linguagem de programação onde você precisa escrever os comandos ao invés de clicar em botões. Depois que conseguir fazer isso, pode passar para coisas mais complexas.
 
Começei com javascript do unity, mas so sabia copiar e colar codigo, e meio que uma noção do que aquele bloco de linhas fazia, mas eu so aprendi mesmo a progamar na faculdade, da qual ja conclui, hoje trabalho com programação web, faço jogos como hobbie, minha maior dificuldade e com arte kkkk, roteiro gameplay eu me viro bem mas a arte, aconselho começar com liguagem simples como python, ela te ensina muitas coisas interessantes da programação, eu ja programei em n linguagems, mas a que mais me ensinou foi o python, inclusive posso te passar ums cursos interessantes que eu fiz no inicio da minha aprendizagem.
 
Eu não sou programador profissional, mas fiz um curso de desenvolvimento de jogos, e um dos módulos era programação.

Então, eu não fiz nem 50% do curso, fiz apenas 3 módulos, que era Flash, Programação e Unreal Engine. Tive que sair do curso, quando passei em outro curso, então não o completei, me arrisco um pouco e passo um pouco do que sei na área de tutoriais de programação.
 
Não tenho vergonha em dizer que comecei com o Scratch que é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT para ensinar programação para crianças. depois aprendi Portugol (visualg e Portugol Studio). Fiz diversos cursos (java, javascript, ruby, Lua). Hoje estudo Python, mas não trabalho na área, apenas estudo. Recomendo Fortemente o Curso em Vídeo do professor Gustavo Guanabara!

 
Comecei a praticar programação um pouco antes de entrar em um curso técnico focado em programação quando estava no ensino médio. Antes do curso eu cheguei a aprender apenas sobre fluxogramas.

E no curso, além dos fluxogramas, comecei aprendendo a codificar com o Portugol utilizando o Software Visualg.

No próprio VisualG o professor foi passando diversos desafios lógicos onde os alunos deveriam pensar em uma solução (A maioria deles existia diversas soluções possíveis) Isso utilizando das conhecimentos que ele já havia passado, conhecimentos básicos como: Laços, Condicionais, Atribuição, Operação Lógica e outras coisas básicas.

Então após a conclusão deste desafio, ele apresentava uma nova palavra especial da linguagem que nos ajuda a realizar o mesmo desafio, só que usando muito menos complexidade e linhas.

O que nos forçava nosso lado lógico de programador a trabalhar com as ferramentas que tínhamos à disposição, melhorando e muito nossa habilidade de programar. Mais tarde também fiz faculdade, onde me ajudou ainda mais a entender os conceitos mais complexos.

Ao estudar sozinho, quando estou tomando controle do conhecimento eu sempre vou e penso "Vou fazer uma coisa com o conhecimento que acabei de aprender, e farei da minha forma" E assim o controle da programação e dos comandos da linguagem vão sendo enraizadas em minha mente.

Além de estudar a linguagem, conhecer sua documentação (Para futuras checagem), é importante sempre ter controle do que pode fazer com as ferramentas que a linguagem te dá.
 
Última edição:
Fala @Alkemarra, tudo beleza? Vou tentar te ajudar como posso.

Se você acha currículo babaquice, pule essa parte, meu objetivo não é de maneira nenhuma dizer que estou certo por causa disso ou parecer melhor que ninguém, só quero dar o contexto das minhas opiniões e experiências:

Tenho formação em ciência da computação e mestrado em computação aplicada, pouco mais de 10 anos de carreira em programação, 2 anos como professor/pesquisador de disciplinas de computação (Algoritmos, Programação 2, Desenvolvimento Web e Paradigmas de programação), sou relativamente ativo na comunidade de software (blog: Gabriel Schade Cardoso, github: gabrielschade - Overview) e autor de alguns livros na área: Livros.

Curiosidade para o @BENTO, eu fiz parte da equipe do Portugol Studio durante o tempo como professor.

Como o @Hudell bem disse, se você usa comandos de eventos você já programa em algum nível. A diferença é está em como você expressa sua intenção, com botões clicáveis ao invés de linhas de código.

Uma coisa que no geral programadores tem e que recomendo fugir disso é esse amor por uma linguagem X ou Y, entenda linguagens como ferramentas (que é o que elas são).

Na prática diferentes linguagens vão te dar formas diferentes para você realizar determinadas ações e de maneira geral elas são bastante intercambiáveis, então tente ir mais pelo tópico que você quer aprender, do que pela linguagem em si.

Se você tem dificuldades com inglês sugiro começar com Portugol, porque ele irá omitir essa parte. No começo é interessante você associar o nome dos comandos às ações que eles fazem seu programa tomar. Mas de novo, somente se você tem dificuldades com o inglês.

Caso essa dificuldade não exista, eu sugiro utilizar Python para aprender os comandos básicos, a sintaxe dele tem pouca frescura, ele pode ser executado com facilidade e vai parecer um pouco como um inglês rudimentar (inclusive tenho um livro de graça pra isso: Introdução).

Depois do básico vai variar muito do que você pretende aprender:

Orientação à objetos: é bastante popular e útil, sugiro C# ou Java para aprender ela.
Programação Web (Front-end): vai ser JavaScript mesmo (tem outras coisas, mas JS é BEM popular)
Programação Web (Back-end): Java, C#, JavaScript, Python
IA: Python e R

Maaaaaas, isso são só sugestões, nada te impede de começar por JS e dar tudo certo, só tentei mostrar um caminho que pode ser mais simples.

Btw, no meu caso: Comecei com C/C++, mas não recomendo, ela possui diversas complicaçõeszinhas que não são bem-vindas no começo.
Depois disso, aprendi OOP com Java, logo migrei para C# e trabalhei com ele (quase toda minha carreira);
Quando comecei no mercado de trabalho como desenvolvedor web estudei JS;
Quando quis aprender programação funcional (outro paradigma de programação) estudei F# e Haskell;
Quando fui usar IA no mestrado foquei mais em Python;

Hoje na equipe que trabalho usamos: Scala, Java, Python, Ruby, C++ (do que mais usamos pro que menos usamos).

Espero ter ajudado de alguma maneira!
 
Curiosidade para o @BENTO, eu fiz parte da equipe do Portugol Studio durante o tempo como professor.
Muito legal @gabrielschade!
Excelente! O Portugol Studio é completo e assemelha bastante com outras linguagem de programação, principalmente com a linguagem C, contudo está em português. Muito obrigado colega!
 
Última edição:
Olá pessoal!!

Bom, alguns aqui já devem saber (sim, eu conto essa história pra todo mundo asorioasir. Eu comecei a minha carreira na programação por conta do RPG Maker XP!

Na época, foi com aquele CD da Digerati que vendia nas banquinhas de jornal, lembro que meu dentista era ali perto, então minha mãe acabou comprando para mim.

Esse CD veio o jogo do CDZ Asgard, que eu achei muito legal, não só por amar CDZ mas por ser um RPG cativante, e eu sabia que um dia eu queria criar algo parecido.

Foi então que com 10 anos de idade eu comecei estudar Ruby com todas as forças, e o RGSS me ajudou muito nesse caminho. Claro que eu poderia usar o Ruby da época para criar qualquer Software, mas a criação de game me motivava mais, deixando tudo mais divertido.

Com isso, comecei a vasculhar os tópicos de pedidos de scripts (na época a finada MRM) e além de ajudar os outros eu aprendia com aquilo.

Programação não foi o meu primeiro emprego, aos 18 eu trabalhava em uma loja de shopping oferecendo aqueles cartões que ninguém aceita fazer, mas a minha cabeça e coração estava na criação de jogos.

A hora de entrar na faculdade chegou e eu escolhi a programação, na época foi o curso de (Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

Ao longo do curso, percebi que muitas pessoas tinham dificuldade com programação, e mesmo as aulas sendo exatamente disso, muitas pessoas terminaram com muitas dúvidas.

Eu aprendi muitas coisas novas na faculdade, mas a parte de programação tirava de letra, pois já tinha praticado muito com a criação de scripts.

Essa experiência com jogos me ajudou muito a ser contratado na área de programação antes de terminar a faculdade, pois esse emprego foi de Desenvolvedor Ruby, mas não para games, e sim para a Web.

Lembro que nessa época a ferramenta para criação de sites com Ruby (Ruby on Rails) estava a todo vapor aqui no Brasil, sendo usada na maioria das startups por conta da sua organização e produtividade.

Mas não era todos que sabiam programar em Ruby, muitas pessoas estavam no PHP, ASP e Java.

Então nessa época, um programador Ruby on Rails era bem pago (e ainda hoje é).

Ainda trabalho com Ruby e (Ruby on Rails) na empresa de hospedagem que organiza a Ruby Conf Brasil (Locaweb), onde utilizamos a fundo tudo que o Ruby nos oferece.

Ainda hoje crio scripts e games para aprender ainda mais sobre programação. Além de ser divertido, consigo colocar em prática tudo que leio nos livros de Ruby.

Mês passado, tive que iniciar em um projeto em uma empresa com outra linguagem (Python) e para treinar, acabei iniciando o desenvolvimento de um jogo PAC-MAN RPG com o Pygame, e isso me fez passar por todos elementos do Python e eu tive mais confiança e experiência para trabalhar com ele na minha empresa em um projeto real.

Sempre que preciso aprender uma linguagem de programação nova, seja para usar no trabalho ou em projeto pessoais, eu crio um game, pois sei que ali eu vou passar por todos os pontos da linguagem.
 
Nossa, quantas histórias diferentes. =o

Meu caminho na programação foi deveras bagunçado e desordenado.

Meu primeiro contato com programação foi com o Mugen. Sem youtube, sem Google e sem fórum do Condado era complicado achar conteúdo e ajuda (sempre rolava umas chat Terra lol).

Esse contato me fez entrar num curso de programação em Delphi, no Senac, que durou quase 3 anos. Foi muito importante porque eu aprendi o que o Hudell comentou ali em cima, depois que você sabe como as coisas funcionam você só precisa aprender a linguagem. O importante é a lógica de programação e conhecer a funcionalidade das rotinas.

Depois eu fiz um curso rápido de Java, onde não aprendi muito. =p

Acabei conhecendo o RPGMaker 98/2000 que foi excelente pra exercitar a tal lógica de programação.

Fiquei muito tempo sem mexer com isso e como não trabalhava na área fiquei muito por fora do que rolava. Foi só na faculdade que eu tomei contato de novo com programação (sou formado em Eng. Mecatrônica) e foi onde eu vi que tinha escolhido o curso errado. (Oh shit!!)



Por conta do trabalho acabei aprendendo muito com o VB, em especial porque trabalhava bastante com Excel.

E por fim, hoje me preparo para iniciar - maldita pandemia - o meu curso de Sistema da Informação, que eu deveria ter escolhido lááááá atrás.

Hoje em dia tem muuuuuuuito conteúdo, ainda mais pra quem gosta e consegue aprender sozinho. Tem até uns apps bem legais como o Mimo (ensina programação mais ou menos como o Duolingo e o Badoo ensinam línguas).

Edit:

Tive de editar só pra rir disso kkkkkkkkkkkkkk

Programação não foi o meu primeiro emprego, aos 18 eu trabalhava em uma loja de shopping oferecendo aqueles cartões que ninguém aceita fazer, mas a minha cabeça e coração estava na criação de jogos.

Eu já aceitei fazer um cartão desses kkkkk
 
Sem conhecer os recursos avançados da linguagem eu percebi que gasto muito mais tempo tentando descobrir como as coisas funcionam pra obter os resultados que espero. Se eu jpa tivesse domínio pleno acredito que meu desempenho seria bem melhor. Por isso recomendo estudar fundo a linguagem antes de se aventurar em um projeto grande.
Eu vou ficar esperto com isso. Acho que se aplica em tudo que vamos aprender na vida.

toda a parte basica, como variáveis, estruturas condicionais e operadores eu aprendi no RM2K. Quando vi C na faculdade eu tinha uma noção muito grande já e por isso tive bastante facilidade na disciplina de programação 1.
Acho que vou experimentar aplicar essa visão quando for fuçar com os eventos. Eu entendia o termo "lógica de programação" com alguns tabus, ficou mais claro agora.

Muita gente fala que Java é a melhor linguagem para se começar pois ela, apesar de muita gente falar que ela é verbosa (o que eu não concordo, basta saber otimizá-la kkkk !!), ela é bem intuitiva. Característica do paradigma Orientado a Objetos.
Eu só vejo gente xingando :x
Foi só agora em 2018 que eu comecei a faculdade de Análise de Sistemas que eu "desencalhei" das linguagens de programação. :bwahaha: :bwahaha:
Lá eu me aprofundei, já tinha uma base por conta das tentativas frustradas de estudar C++ por conta própria. E hoje, quase me formando, consegui uma boa bagagem na linguagem Java (que foi a linguagem que eu mais me identifiquei), aprendi C, C++, HTML, JS, PHP. Além também de estudar MySQL, MongoDB e também modelagem de sistemas na notação UML.
Foi por isso que o Dr. Cenoura virou esse mago dos jogos com matemática aplicada na explicação! u.u

Agora sobre web front-end, JavaScript é a única linguagem possível para se estudar.
Mais um voto pro JS, baseado em minhas intenções!

Entrei no seu GitHub e não vi do que reclamar :likeasir:
Ah, ele tá vazio! t-t
Fiz pra começar a entender como funciona.

Depois dessa desilusão inicial, retornei baita empolgado aprendendo JavaScript, e comecei absorver os conhecimentos de forma mais amigável. Pode se dizer que o JS foi a verdadeira porta de entrada para programação que tive...
Pelo visto, vai ser mais um ponto pro JS como linguagem inicial!

JavaScript é uma aberração que ao longo do tempo começou a ficar decente com a chegada do NodeJS e mais alguns anos adiante com a chagada do maravilhoso TypeScript.
Rapaz. o curso que ganhei é de JS com TS.
Acabei me interessando mais agora. o.o

Entrei no mercado de trabalho com Python, resolvendo alguns problemas aparentemente simples mas que davam muita dor de cabeça, cheguei até a ser promovido kkk Mas foi dai em diante que comecei desenvolver lógica de programação pra valer, coisa que não foi possível só estudando JS devido a bagunça de conceitos que você pode esbarrar de uma só vez: html, css, sass/scss, talvez JQuery devido quantidade de plataformas legado (pode ser role bootstrap nesse bolo), tem a questão da compatibilidade de browsers e pra isso você vai precisar distinguir o JS antes e depois do ES6, frameworks, Node (msm q não pretenda seguir para backend, vai precisar ter noção - daqui algum tempo Deno tb) e outras coisas correlacionada...
Nossa, eu vou ter que fazer uma bela pesquisa dessa parte. Teve muito termo aí que eu fiquei perdidinho e não consegui entender. roiahrahrhauohroa Não é familiar pra mim!

Se você sabe usar os comandos de eventos como variáveis, chamar evento comum, condições, loops e etc, então você já sabe programar. O próximo passo é apenas aprender a fazer a mesma coisa em uma linguagem de programação onde você precisa escrever os comandos ao invés de clicar em botões. Depois que conseguir fazer isso, pode passar para coisas mais complexas.
Cara, isso dá até um alívio na alma. Vocês estão deixando bem certo que programar eventos no RPG Maker é algo que já deixa a lógica de programação bem fresca na cabeça.


Começei com javascript do unity, mas so sabia copiar e colar codigo, e meio que uma noção do que aquele bloco de linhas fazia, mas eu so aprendi mesmo a progamar na faculdade, da qual ja conclui, hoje trabalho com programação web, faço jogos como hobbie, minha maior dificuldade e com arte kkkk, roteiro gameplay eu me viro bem mas a arte, aconselho começar com liguagem simples como python, ela te ensina muitas coisas interessantes da programação, eu ja programei em n linguagems, mas a que mais me ensinou foi o python, inclusive posso te passar ums cursos interessantes que eu fiz no inicio da minha aprendizagem.
Ah, a arte no meu caso tá bem tranquilo. É só manter o aprendizado mesmo.
Agora a programação é outra história. OUERHREaoaRU
Já teve mais gente indicando o Python aqui no tópico, então eu aceito a sugestão dos cursos sim. Conhecimento é sempre bem vindo!

Eu não sou programador profissional, mas fiz um curso de desenvolvimento de jogos, e um dos módulos era programação.

Então, eu não fiz nem 50% do curso, fiz apenas 3 módulos, que era Flash, Programação e Unreal Engine. Tive que sair do curso, quando passei em outro curso, então não o completei, me arrisco um pouco e passo um pouco do que sei na área de tutoriais de programação.
Eita, aqui onde estou atualmente é meio complicado pra cursos presenciais. Os que têm são de baixíssima qualidade e de instituições bem duvidosas.

Não tenho vergonha em dizer que comecei com o Scratch que é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT para ensinar programação para crianças. depois aprendi Portugol (visualg e Portugol Studio). Fiz diversos cursos (java, javascript, ruby, Lua). Hoje estudo Python, mas não trabalho na área, apenas estudo. Recomendo Fortemente o Curso em Vídeo do professor Gustavo Guanabara!
Dale Professor!
Eu lembro de você demonstrando algumas coisas com o bichano do Scratch mesmo.
Valeu pela dica do Guanabara!

No próprio VisualG o professor foi passando diversos desafios lógicos onde os alunos deveriam pensar em uma solução (A maioria deles existia diversas soluções possíveis) Isso utilizando das conhecimentos que ele já havia passado, conhecimentos básicos como: Laços, Condicionais, Atribuição, Operação Lógica e outras coisas básicas.

Então após a conclusão deste desafio, ele apresentava uma nova palavra especial da linguagem que nos ajuda a realizar o mesmo desafio, só que usando muito menos complexidade e linhas.
Apesar de estar planejando estudar "sozinho", eu vou tentar fazer esse processo. Acho que é a melhor maneira de ir fazendo aos poucos, em pequenos projetos, pra ir fixando o aprendizado mais efetivamente.



Tenho formação em ciência da computação e mestrado em computação aplicada, pouco mais de 10 anos de carreira em programação, 2 anos como professor/pesquisador de disciplinas de computação (Algoritmos, Programação 2, Desenvolvimento Web e Paradigmas de programação), sou relativamente ativo na comunidade de software (blog: Gabriel Schade Cardoso, github: gabrielschade - Overview) e autor de alguns livros na área: Livros.

Curiosidade para o @BENTO, eu fiz parte da equipe do Portugol Studio durante o tempo como professor.
Pô, Gabriel!
Responsa demais, já deixei nos favoritos aqui pra estudar seu conteúdo, cara!

Uma coisa que no geral programadores tem e que recomendo fugir disso é esse amor por uma linguagem X ou Y, entenda linguagens como ferramentas (que é o que elas são
Esse é um ponto bem interessante. Vou anotar isso nas principais pra rever sempre. Não vejo muitos discutindo isso, é mais a briga de qual é melhor mesmo.

Espero ter ajudado de alguma maneira!
Ajudou demais, foi bel esclarecedor pra um completo novato como eu, de verdade!

Foi então que com 10 anos de idade eu comecei estudar Ruby com todas as forças, e o RGSS me ajudou muito nesse caminho. Claro que eu poderia usar o Ruby da época para criar qualquer Software, mas a criação de game me motivava mais, deixando tudo mais divertido.
Caramba, eu não imaginaria isso nunca em se tratando de Ruby o.o
Até um tempo atrás eu achava que era só no RPG maker que a gente encontrava essa linguagem.

Ainda hoje crio scripts e games para aprender ainda mais sobre programação. Além de ser divertido, consigo colocar em prática tudo que leio nos livros de Ruby.
Seu projeto atual deixa isso muito claro, convenhamos! :sugoi:

Valeu mesmo, Resque! Ver sua trajetória ajuda muito a definir algumas metas pro futuro!

Tem até uns apps bem legais como o Mimo (ensina programação mais ou menos como o Duolingo e o Badoo ensinam línguas).
Cara, bacana isso. Eu gosto muito do Duolingo. Vou dar uma olhada nesse que você mencionou. Outro que instalei aqui é o SoloLearn.



Galera, MDSDOCÉEEU!!!!
Eu quero agradecer de coração toda essa discussão que vocês levantaram quanto ao início na programação, todas as histórias que compartilharam, as experiências que tiveram, o que consideram positivo e negativo em tudo que passaram no caminho de aprender a programar.

Me ajudou a ter uma visão muito boa desse horizonte de possibilidades, além de ver que "brincar com joguinhos" é algo que foi bem influente na maioria das histórias.

Eu resolvi fazer um catado aqui de várias "dicas" retiradas do que postaram, vou anexar no tópico como um resumão de coisas que quem tá começando tem que levar em consideração. Acho que isso vai ajudar os próximos que verem o tópico daqui pra frente.

Mais uma vez, MUITO OBRIGADO! Vocês são demais! :kiss:
 
Voltar
Topo