🤔 Para Refletir : "Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos." - Eliyud

Contos Medievais

Colaboração Colaboração
"O medo é o alimento que a mente precisa para mostrar tuas fraquezas..."
Postagens
381
Bravecoins
297
owIWmiK.png


____________________________________________________________________________________________________________________________

Informações Básicas
Criador - Omar Zaldivar

Gênero Temático - Aventura/Drama
Gênero Técnico - RPG Clássico
Data de Criação e Término - Iniciado em 15/08/2020 e finalizado em 16/08/2020

Desenvolvedora - OZ Digital Games - https://www.instagram.com/oz_digital_games/?hl=pt-br


Cr6Txg3.png

Introdução ao Projeto
Uma JAM, foi anunciada na lendária Centro RPG Maker, para aqueles que não a conhecem é um dos maiores fóruns páginas de RPG Maker no Brasil em conjunto com a Condado Braveheart. Minha primeira e até então ultima vez participando de um evento desses foi na Game JAM de 2019 que mobilizou muita gente e 48 projeto haviam conseguido passar nas avaliações iniciais formalizando sua participação de maneira oficial no evento. Messias foi o nome do jogo que inscrevi, não ficou entre os dez melhores, porem para minha surpresa e alegria, estava figurando entre aqueles que seriam os vinte melhores (embora o destaque tivesse ficado somente para os dez melhores mesmo), naquela época o prazo havia sido de duas semanas, tema livre, um dos erros que cometi foi me permitir estender demais a minha ideia, o que infelizmente acabou afetando o resultado final... lição aprendida e internalizada.​
Quando anunciaram a OJAMA 2020, a premiação seria um RPG Maker MZ, prestes a ser lançado, para usuários da engine era uma oportunidade muito boa de arriscar, concordei com isso mas inicialmente acertei comigo mesmo que não iria fazer parte dessa celebração dinâmica e divertida, estava trabalhando forte no Horror Amarelo. então no dia 14 a OJAMA foi oficialmente aberta, o tema escolhido foi:​
INVERSÃO DE PAPEIS
O evento iria durar apenas 72hrs, pouquíssimo tempo, as habilidades de gerenciamento de projeto dos participantes seriam colocadas a prova muito mais até do que a capacidade criativa dos mesmos. Eu já tinha colocado em minha cabeça que não estaria desta vez... Tudo mudou a meia noite do dia 15, depois de uma sessão de animes, tinha começado Goblin´s Slayer e estava empolgado com ele, alguns amigos do grupo do Café no Telegram estavam a todo vapor em seus projetos, alguns ainda não tinham ideia do que fazer e eu na brincadeira sugeri fazer um Goblin´s Slayer ao contrário, ninguém deu bola para a proposta (era apenas uma zoação). O problema foi que a minha mente criativa realmente gostou da idéia e começou a martelar em minha cabeça, todas as minhas convicções foram jogadas por terra, era tarde demais, eu teria que participar do evento.​

Na manhã do dia 15 de agosto e comecei a planejar rapidamente o que viria a ser o jogo, escolhi um pacote gráfico chamativo e conhecido da comunidade, mas não tão comum de ser visto (TIME FANTASY), tinha uma ideia bastante clara do que queria passar, uma mensagem forte, um roteiro amarrado, mapeamento bem feito e uma mecânica simples; eu queria prender os jogadores pela história e os gráficos no estilo retrô 16 bits. Foi um desenvolvimento forte, eu havia perdido bastante tempo e tinha que correr atrás do prejuízo, nada de repetir os erros do Messias, me atentar a proposta simples e curta, construí três finais, projetei o Design de Nivel com um número pequeno de mapas, apenas os necessários para levar a história adiante e que dessem contexto e sentido para a mesma, pois embora quisesse poupar os elementos, devia possuir uma naturalidade e fluidez, preparei algumas intervenções no photoshop, uma bela imagem no google para compor o menu de abertura e voilá no domingo o jogo estava pronto, faltando um pouco mais de uma hora para entregar, correr para tentar corrigir tudo e enviar.

O resultado da OJAMA não demorou, foram por volta de 18 projetos aprovados para participar de mais de 30 participantes (não tenho precisão absoluta com esses números de participantes), muitos não conseguiram entregar por causa do gerenciamento de tempo x produção x prazo, confesso que meus adversário tinham produzido coisas muito, muito interessante, mas tinha confiança em Contos Medievais, eu só queria melhorar a minha "posição" em relação a JAM anterior. Qual foi a minha surpresa ao descobrir que meu jogo, havia conseguido ficar em TERCEIRO LUGAR, posição que não foi melhor por conta de um bug que atrapalhou o desempenho do jogo, a pressa faz isso meus amigos, a pressa faz isso, porem é apenas um mero detalhe, pois eu estava no pódio, meu projeto foi escolhido como um dos três melhores, com críticas muito boa por parte dos juízes, foi uma recompensa e tanto, uma lição e tanto, um sentimento de realização muito grande. Contos Medievais me mostrou que sou capaz de realizar bons trabalhos mesmo que o tempo seja curto, foi um dos incentivadores além do O Horror Amarelo que me fez tomar a decisão de criar a OZ Digital Games, e me aventurar na vida de DEV de uma maneira mais oficial. Contos Medievais Vol II, já está em fase de pré produção e estou animado para iniciar de fato sua construção, virão coisas boas por ai.

cveFWG1.png

Enredo

Era uma vez...

Em uma terra distante...

Um viajante solitário cavalgando muitas léguas

Exposto a intempéries, dificuldades, obstáculos, encarava sua sina seguindo sem tréguas.

Ao cair do sol, sob a sombra do crepúsculo em uma vila distante finalmente ele chegou


Interpelado, Interrogado, por um Capitão desconfiado, um problema com Orcs por fim ele relatou

Guardas preocupados, Moradores assustados, o Viajante estimulado... a missão ele aceitou.

O QUE FAZER? ESQUECER? DEIXAR PRA LÁ?

PARTIR?
PARTIR PRA BRIGA? DERRAMAR O SANGUE?
OU PARAR E
PENSAR POR UM INSTANTE?

POR QUE NÃO? QUEM SABE... NEGOCIAR.

Escolha com sabedoria e lide com maestria

Aceite as consequências e seus fardos...


IMAGENS
xFvwlIA.png
VEhPjVY.jpg
ODwVPBR.jpg
c1mrPkT.jpg


SISTEMAS
Drop de partes de monstros
Múltiplos Finais
Sistema de Decisões que alteram os fatos da história​

DOWNLOAD

CRÉDITOS
Moghunter por seu maravilhoso plugin de WEATHER
Khas Arcthunder
por seu maravilhoso plugin de luz dinâmica
TIME FANTASY PACK TILESET (STEAM)

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Trabalhar com Contos Medievais foi prazeroso, ter chegado em terceiro lugar foi uma vitória gigante para mim como desenvolvedor, deixo aqui a mensagem para todo e qualquer DEV que tenha dúvidas a cerca de si mesmo ou de seu trabalho. Se tu quer que teus projetos cresçam e sejam reconhecidos, treine bastante, sue bastante, participe de eventos, aceite as críticas e aprenda com elas, retire as lições necessárias, isso é muito importante para desenvolver qualquer tipo de produto, não se esqueça disso.​

owIWmiK.png
 
Ora ora, não é que a diplomacia às vezes é melhor do que a porradaria? xP

Omar, acabei de jogar o Contos Medievais e a proposta do jogo se apresentou bem interessante.

Gostaria de ressaltar que adorei a experiência do jogo. Ele é leve, divertido, imersivo e curioso. Proposta fantástica e execução excelente!

Abaixo, gostaria de providenciar um feedback/review de alguns pontos que me chamaram atenção.

--> A começar pela escolha gráfica, que é esteticamente MUITO bonita. Dá um ar bem chill para o jogo, na minha opinião. Simplesmente amei os visuais.

--> A "não-obrigatoriedade" das batalhas foi um fator bem interessante. Eu gosto ou de batalhas muito técnicas -- com vários personagens, poderes, itens, vantagens-desvantagens -- ou de não ter muitas batalhas at all, porque acho o cenário de batalhas de RPGs às vezes bem repetitivo. E o jogo veio a calhar muito com essa preferência (pessoal).

--> Eu adorei a pequena lore do jogo, e dos personagens com suas 'micro-histórias'; como os irmãos gêmeos, as duas fofoqueiras, o 'casal' da loja de magias e da inn. Acho que se existisse um pouco mais de interatividade entre as histórias/diálogos, talvez umas side quests curtas ou algo do gênero, deixaria o ambiente ainda mais imersivo. Mas os diálogos e o feel da vila ficaram excepcionais.

--> Os finais alternativos da história foram bem interessantes. Essa é uma ferramenta de narrativa que não encontramos com muita frequência em RPGs voltados para essa estética retrô. Eu consegui 2, e ia tentar o de "matar tudo", mas fiquei com preguiça depois de morrer 1 vez, kkkkk.

--> Eu gostei dos efeitos sonoros que você escolheu para a maioria das ações. Apesar do 'whoosh' padrão da tecla de retorno, que tem em 99% dos jogos de RPG Maker.

Assim como também achei interessante a escolha da trilha sonora para ambientar o jogo. O estilo das músicas dentro da cidade, para batalha e de introdução-fim são bem legais. É até engraçado, porque a entrada é bem triunfal em termos sonoros, mas a história desenvolve-se mais calmamente. Eu achei que deu um ar cômico muito fino!

Na minha opinião -- bem pessoal --, efeitos sonoros e uma trilha sonora mais voltada para o chiptune, retrô, poderia colaborar mais com a atmosfera do jogo, já que visualmente ele é mais retrô do que o som que acompanha o jogo.

Parabéns pela obra. =)

E espero não ter confundido o pessoal da BraveJAM, já que essa review é de um jogo de outra JAM. kkkkk
 
- fico feliz que tenha gostado do joguinho, foi um desafio muito grande produzir, pois era tinha pouquíssimo tempo... até hoje encontro uns bugzinhos que não atrapalham a jogabilidade mas me incomodam na estética, foram 48 produzindo o jogo, pois eu decidi participar de última hora, com esse game aprendi na marra a otimizar tempo, gerenciar projeto, tomar decisões, foi um marco para mim e tenho muito que agradecer, não é a toa que virá uma sequencia, feita com mais tempo e cuidado obviamente e com "algumas novidades interessantes"... Será que me fiz entender?????????? Hem... Hemmmmm... Brincadeiras a parte, é um projeto que me deixou feliz com o resultado e feliz que você tenha gostado. Obrigado por jogar.
 
Voltar
Topo