🤔 Para Refletir : "Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a." - Samuel Augusto

Conversor e Editor de Tilesets para o MV (2.4)

Membro Membro
Vícios e amores servem para preencher o vazio
Postagens
836
Bravecoins
92
Breve introdução
Estou disponibilizando aqui um programa que fiz para portar tilesets das versões anteriores do RPG Maker para o MV.

Opções extras:
Alinhar a imagem nas laterais e centro;
Redimensiona-la;
Cortar cada sprite em uma imagem;
Definir cor de transparência;
Colocar cada sprite individualmente.

Imagens


1.png
2.png



Videos

Converter:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=BcbR2E2ZUOI[/youtube]

Editor:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=4iGQA1CZqJM&t=30s[/youtube]


Downloads

Log de versões
27/03/17 - ver 1.1
  • Adicionado opção de centralizar e redimensionamento.
  • Adicionado suporte para conversão do rmxp.
  • Adicionado sistema para cortar e salvar sprites isolados.

30/03/17 - ver 1.2
  • Sistema de redimensionamento aprimorado
  • Adicionado suporte para conversão do rm95 e srm97

31/03/17 - ver 1.3
  • Adicionado suporte para conversão do rm2000/2003

02/04/17 - ver 1.4
  • Adicionado suporte para conversão do rmvx/ace
  • Removido bug ao salvar cada sprite proveniente da atualização anterior.

08/04/17 - ver 1.5
  • Redimensionamento aprimorado
  • Opção de definir a cor a ser transparente.
  • Suporte para conversão de autotiles do rm2000 e suporte total na conversão do vx/ace.

10/04/17 - ver 1.5.2
  • Resolvido bug na interface.

08/05/17 - ver 1.6
  • Adicionado opção de conversão de autotiles do rmxp.

28/05/17 - ver 1.7
  • Adicionado editor manual.

12/08/17 - ver 1.8
  • Adicionado opção de converter os objetos animados do tileset rm2k.

24/10/17 - ver 1.8.2
  • Adicionado sistema de arrastar e soltar tileset.
  • Corrigido erros ortográficos.
  • Desempenho aprimorado.

05/11/17 - ver 1.9
  • Resolvido bugs no editor.
  • Resolvido outros bugs.
  • Interface redimensionável.

10/01/18 - ver 2.0
  • Opção de colocar um tileset customizável.

05/07/21 - ver 2.2
  • Corrigido bug que impedia os controles de serem redimensionados com a janela.
  • Corrigido bug que impedia o funcionamento do botão de definir a cor de transparência.

01/08/21 - ver 2.4
  • Corrigido bug que impedia a label de saída de mostrar o tileset de MV para qual seria convertido.
  • Corrigido bug que colocava o tile errado como icone para os autotiles de 2000/2003 após converte-los para MV.


Tilecon 2.4
[descarga]https://github.com/HermesPasser/Tilecon/releases/download/2.4/Tilecon.2.4.exe
[/descarga]
* A versão 2.2 não vem com o .NET Framework 4.7 embutido, então ele deverá ser instalado caso o programa não funcione
** Não compatível com o Windows XP

Versões anteriores, código fonte, atualizações e comentários prontamente respondidos aqui.
 
Última edição:
vc pode fazer um para converter tbm as tilesets do 2k/2k3? só esse programa já me ajuda bastante mas se n for mto encomodo
 
ar7hur_1, o plano é fazer um conversor universal para o mv, mas já que não garanto velocidade em meu trabalho vou lançando por partes. A próxima vai ser de vx para mv, só preciso concertar a função resize antes disso (alias, estou fazendo isso nesse exato momento).
 
HermesPasser comentou:
ar7hur_1, o plano é fazer um conversor universal para o mv, mas já que não garanto velocidade em meu trabalho vou lançando por partes. A próxima vai ser de vx para mv, só preciso concertar a função resize antes disso (alias, estou fazendo isso nesse exato momento).

Mais um para implorar conversor para o MV!!
Se for de ajuda, esse japa fez uma conversão dos tiles de 2k pro MV.

http://viptksps.blog59.fc2.com/blog-entry-33.html

????MV?
2003?????????????MV32?.zip
??????2000????????
MVSS001.jpg



Jogo com gráficos de 2k mas é VXACE
http://www.geocities.jp/viprpg2014summer/entry11.html



[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=aoCHkoQZ4mE[/youtube]
 
Asuma, obrigado links de referência. E uma boa noticia, já que o tamanho dos sprites do 2k e 2k3 são metade do tamanho do xp, o trabalho será bem mais rápido. :)

Tanto, que já fiz uma opção que converte do RM95.
 
Asuma comentou:
Mais um para implorar conversor para o MV!!
Se for de ajuda, esse japa fez uma conversão dos tiles de 2k pro MV.

http://viptksps.blog59.fc2.com/blog-entry-33.html

????MV?
2003?????????????MV32?.zip
??????2000????????
MVSS001.jpg



Jogo com gráficos de 2k mas é VXACE
http://www.geocities.jp/viprpg2014summer/entry11.html



[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=aoCHkoQZ4mE[/youtube]
O link não funciona(do download). :\ Tem em algum local ou alguém baixou e pode compartilhar?
See ya!
 
Por incrivel que pareça, eu gostei mesmo foi do mapeamento.
Eu baixei e veio um jogo de Rm2k3 sem o RPG_RT.exe e com arquivos com codificação japonesa (letras não interpretadas).
 
Vou tenta rfutucar aqui e ver o problema, eu tinha baixado tempos atrás....deve estar em outro lugar da VIP


ESSE LINK: http://ux.getuploader.com/rpg_maker_material/download/22/2003%E3%83%9E%E3%83%83%E3%83%97%E6%94%B9%E5%A4%89%E7%B4%A0%E6%9D%90MV%E7%89%88.zip

Clica em  ??????

O cara dewve ter alterado de pasta ou link: http://ux.getuploader.com/rpg_maker_material/



CONVERSOR PARA RM2K3!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SONHO REALIZADO!!!!!!
 
Crixus comentou:
Eu achei os resources espalhados, infelizmente sem os mapas...

Acho que veio na forma de jogo e não de pacote. É só colocar o ícone de executar os jogos de MV na pasta que funciona o jogo.
Aí vc entra usando o MV e verá os mapas.

A1_2k3k_SF01_zps9s2fchix.png

A2_2k3k_dungeon_snow01_zpsoe9ir3kn.png

B_2k3k_object01_snow_zpstgxtbnb6.png

Agora posso fazer jogos hentais usando os gráficos do RM2k3
 
Eu achei que fosse de RMVXAce, eu nem vi que você editou a última postagem colocando os links kkkk
Não acredito que vou ter que abrir essa joça de RpgMV... Mas vamos lá.
 
ar7hur_1 comentou:
vc pode fazer um para converter tbm as tilesets do 2k/2k3? só esse programa já me ajuda bastante mas se n for mto encomodo

Os do rm2k3 acho que são os mais tranquilos, porque se vc tem um editor de imagem, se eu não me engano, só precisa ampliar em 300%, sem opções de suavizar serrilhado e etc...
Pelo menos no photoshop funcionava assim:

http://imgur.com/a/NXMPe
 
[member=611]Niara[/member] mas é garantido 100% de que a mesma teoria usada nos Charset/Charasets funcione com Tilesets?
 
Niara comentou:
ar7hur_1 comentou:
vc pode fazer um para converter tbm as tilesets do 2k/2k3? só esse programa já me ajuda bastante mas se n for mto encomodo

Os do rm2k3 acho que são os mais tranquilos, porque se vc tem um editor de imagem, se eu não me engano, só precisa ampliar em 300%, sem opções de suavizar serrilhado e etc...
Pelo menos no photoshop funcionava assim:

http://imgur.com/a/NXMPe

É só ampliar as charas em 300%?? Minha nossa, é mais simples!
 
Crixus comentou:
[member=611]Niara[/member] mas é garantido 100% de que a mesma teoria usada nos Charset/Charasets funcione com Tilesets?

Sim, você só precisa reorganizar os tiles depois que expandir, na grade do mv. Com o mesmo programa, uma noção de c+c e c+v, e uma noção de como funciona os autotiles da engine. Eu mesma já converti um tanto do Rm2k3 pro VX (tem no meu d.a. http://milkian.deviantart.com/), se quiser baixar os arquivos e ver como eles ficam montados... A única diferença é que pro MV você vai ter que expandir em 300% ao invés de 200%.

Porque pensa bem:

Rm2k3 = 16px a grade base.
XP/VX/Ace = 32px a grade base.
MV = 48px a grade base.

16 x 3 = 48. Então tudo de 16px que você expandir em 300%, vai ter automaticamente uma base de 48px.
Porque isso não funciona no VX Ace? Porque 48 não é múltiplo de 32 ^ 3 ^. A grade do MV teria que ser de 64px pra conseguir ser um múltiplo de 32. Mas 48 é múltiplo de 16. E no caso da conversão do RM2k3 pro VX, é só expandir em 200% porque 32 também é múltiplo de 16 ^ 3 ^.


Sim, e reorganizar depois, de acordo com as posições do MV ^^ Trocar as colunas de posição, para o personagem não ficar andando de costas... kkkkk
 
-Excelente programa man [member=1330]HermesPasser[/member] dei uma olhada rapida, ficou bacana vc o fez em que linguagem de programação e IDE?

[member=577]Asuma[/member]
-eh so pra pegar um template e converter em um programa de edicao de imagem ,tipo o photoshop,nao leva muito tempo.
Atulamente eu estou convertendo os graficos do ascii rpg construct dante 1 e 2 ,pro MV.
 
[member=38]August_Shade[/member] Sim. Hoje mesmo eu estava programando um editor manual tipo o do rpg maker para melhorar a experiência,  mas a febre não deixou. :(

[member=306]Cristiano Sword[/member] C# no Visual Studio.
 
Atendendo a um pedido da [member=1052]Kawthar[/member] no chat, agora o Tilecon pode recortar a imagem em sprites de tamanhos customizados.
[14|Dez 11:44]  Kawthar: Hermes
[14|Dez 11:44]  Kawthar: Preciso q tu crie um "Fazer de tilemap" pro godot
[14|Dez 11:53]  Kawthar: Na vdd o programa é simples eu só to sem tempo pra fazer agr se n faria ._.
[14|Dez 11:53]  Kawthar: É pra pegar uma imagem grande (256x256 por ex) e cortar em várias outras de 32x32

xndQPYS.png
 
Voltar
Topo