🤔 Para Refletir : "O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo." - Jazz

Da ideia até o Desânimo.

Membro Membro
Postagens
105
Bravecoins
143
Capa_PostagemCondando_002.png


Olá pessoal aqui é o Edinaldo da Átomo Games Studio e quis trazer, como posso dizer...? Um pouco do que estou sentido nesses últimos dias sobre o desânimo que estou tendo ao estar desenvolvendo meu jogo.
Sim, estou desenvolvendo o meu jogo de survival horror, porém, não é um grande jogo de mercado, mas sim uma atualização de um jogo que criei para uma game jam, o meu intuito é trazer mais elementos para mais diversão no jogo só que já estou levando tempo demais para termina-ló, pois, no início eu tive várias ideias para adiciona ao jogo, tais ideias que iriam complementar e deixa-ló mais divertido, como sistemas de dinheiro, loja para comprar novos itens para se usar no gamplay e novos cenários para se jogar, só que no meio sempre bate aquele desanimo, aquela vontade de começar um novo projeto ou aquela falta de disposição para continuar.
Me pergunto isso é normal com todo desenvolvedor!? Precisamos mesmo cair sempre nesse poço escuro que é o desanimo? Bem a resposta confesso que eu não tenho, até por que estou a falar do que estou passando agora, porém, acho que devo ter alguma noção do porquê e digamos, bem... eu digo, que nada mais é o fato da falta de costume de ver a mesma coisas, o mesmo projeto todos os dias, seria como se embebedar com o próprio projeto chegando ao ponto de não ó querer ver mais, porém, tendo em mente que precisa termina-ló, logicamente nem todos são assim, começam e terminam seus projetos, mas logicamente se tem as suas dificuldade individuais em seu cotidiano e sei que existi medotos para mais concentração, porém, que nem sempre funcionam. Digam aí pessoal, vocês passam pela mesmo coisa? E o que vocês sempre fazem para sair deste poço escuro que é, o desanimo?
 
Rapaz, o processo de desenvolvimento sempre terá os altos e baixos. Vai ter momento que vc vai ficar ultra empolgado em desenvolver, a ponto de, se deixar, fica o dia inteiro mexendo no projeto, no entanto em outros vc não vai ter pique mesmo pra mexer por conta de cansaço, problemas pessoais, imprevistos, etc.

Quando isso acontece eu prefiro descansar um pouco, fazer outra coisa (nem que seja mesmo para se distrair) para que eu possa ter força pra retomar o projeto. Às vezes o desânimo pode ser por conta da saturação e do cansaço que pode ser resolvido apenas se desligando um pouco para esvair-se a cabeça.
 
Rapaz, o processo de desenvolvimento sempre terá os altos e baixos. Vai ter momento que vc vai ficar ultra empolgado em desenvolver, a ponto de, se deixar, fica o dia inteiro mexendo no projeto, no entanto em outros vc não vai ter pique mesmo pra mexer por conta de cansaço, problemas pessoais, imprevistos, etc.

Quando isso acontece eu prefiro descansar um pouco, fazer outra coisa (nem que seja mesmo para se distrair) para que eu possa ter força pra retomar o projeto. Às vezes o desânimo pode ser por conta da saturação e do cansaço que pode ser resolvido apenas se desligando um pouco para esvair-se a cabeça.
Sim, sim verdade mano ! Valeu ! :)(y)
 
Eu sinto que qualquer tipo de projeto criativo tende a trazer essas dificuldades. Em especial, projetos criados por capricho são sempre algo pra evitar.

Essa constante vontade de criar algo novo, abrir a sua engine de preferência e começar uma nova ideia enquanto você tem outras em andamento é algo que eu sinto diariamente, mas na mesma rapidez que as ideias vem, elas somem. Cair na armadilha de criar todas essas novas ideias eu notei um padrão de que é normal eu gastar um dia inteiro (ou pelo menos seu tempo livre desse dia) pra uma semana inteira super focado em desenvolver aquele novo projeto, mas assim que esse hype inicial acaba eu não tenho mais vontade nenhuma de tocar nele e não muito tempo depois o projeto está morto. Por outro lado, jogos que estão na sua cabeça por anos até você terminar seu jogo atual e sobrevive a constante rotação de novas ideias, você tem uma noção melhor do que fazer e como fazer tem uma chance bem melhor de ser um jogo que você vai estar investido por uma quantidade maior de tempo e até mesmo pode sobreviver vários protótipos falhos até que você cultive as habilidades pra executar a sua ideia.

Jogos são compromissos enormes, eles podem tomar fácil de meses a anos da nossa vida, então apesar da tentação, um pouco mais de pensamento crítico no processo pode ajudar bastante.

Até na parte de desenhos isso é bem comum, eu gosto de dividir meu trabalho desenhando uma coisa de cada vez, tomando em volta de 15 a 25 horas em cada peça antes de seguir pra próxima ideia (obviamente, quebrando o processo entre vários dias). Durante esse tempo não é incomum eu ter de 5 a 10 ideias de desenhos futuros, seja assistindo algo e tendo aquela vontade de fazer uma fanart ou só tendo um flash de inspiração momentâneo. Mas no momento em que eu termino o desenho que eu estava terminando antes de ir pra próximas ideias, eu costumo ter a disposição pra fazer de 0 a 2 dessas ideias, raramente mais do que isso.

O que eu quero dizer é: Tente ter certeza que o projeto que você tá mexendo agora entra na categoria de algo que de fato foi idealizado o suficiente pra sustentar um tempo de desenvolvimento maior ou se acabou sendo uma ideia mais passageira e antes de pular pra toda ideia nova que você tem, experimente deixar elas mornarem. Fique umas semanas, uns meses sem ativamente correr atrás de transformar elas em realidade e veja se o seu interesse nelas morreu completamente ou não. E se não, isso pra mim seria um bom sinal.

Se o jogo passou no teste de interesse, é bem uma questão de disciplina. Como Dr.XGB mencionou, "o processo de desenvolvimento sempre terá os altos e baixos". É bom que você se mantenha atualizado, mexa no projeto com consistência, mas moderação. Não precisa gastar seu dia ou semana inteira fazendo um progresso insano, desde que você esteja treinado a voltar pro seu jogo e fazer pequenas tarefas aos pouquinhos, é questão de tempo até que o seu jogo esteja pronto. Mas ao mesmo tempo, nós não somos máquinas, todos nós temos aqueles momentos que nem olhar pra uma engine a gente quer, então considerar com um pouco mais de cuidado como você se sente com o seu projeto em questão + tudo o que está rolando ao seu redor é uma boa antes de decidir como continuar.

Enfim, espero que consiga clarear essas questões na sua cabeça!​
 
Eu sinto que qualquer tipo de projeto criativo tende a trazer essas dificuldades. Em especial, projetos criados por capricho são sempre algo pra evitar.

Essa constante vontade de criar algo novo, abrir a sua engine de preferência e começar uma nova ideia enquanto você tem outras em andamento é algo que eu sinto diariamente, mas na mesma rapidez que as ideias vem, elas somem. Cair na armadilha de criar todas essas novas ideias eu notei um padrão de que é normal eu gastar um dia inteiro (ou pelo menos seu tempo livre desse dia) pra uma semana inteira super focado em desenvolver aquele novo projeto, mas assim que esse hype inicial acaba eu não tenho mais vontade nenhuma de tocar nele e não muito tempo depois o projeto está morto. Por outro lado, jogos que estão na sua cabeça por anos até você terminar seu jogo atual e sobrevive a constante rotação de novas ideias, você tem uma noção melhor do que fazer e como fazer tem uma chance bem melhor de ser um jogo que você vai estar investido por uma quantidade maior de tempo e até mesmo pode sobreviver vários protótipos falhos até que você cultive as habilidades pra executar a sua ideia.

Jogos são compromissos enormes, eles podem tomar fácil de meses a anos da nossa vida, então apesar da tentação, um pouco mais de pensamento crítico no processo pode ajudar bastante.

Até na parte de desenhos isso é bem comum, eu gosto de dividir meu trabalho desenhando uma coisa de cada vez, tomando em volta de 15 a 25 horas em cada peça antes de seguir pra próxima ideia (obviamente, quebrando o processo entre vários dias). Durante esse tempo não é incomum eu ter de 5 a 10 ideias de desenhos futuros, seja assistindo algo e tendo aquela vontade de fazer uma fanart ou só tendo um flash de inspiração momentâneo. Mas no momento em que eu termino o desenho que eu estava terminando antes de ir pra próximas ideias, eu costumo ter a disposição pra fazer de 0 a 2 dessas ideias, raramente mais do que isso.

O que eu quero dizer é: Tente ter certeza que o projeto que você tá mexendo agora entra na categoria de algo que de fato foi idealizado o suficiente pra sustentar um tempo de desenvolvimento maior ou se acabou sendo uma ideia mais passageira e antes de pular pra toda ideia nova que você tem, experimente deixar elas mornarem. Fique umas semanas, uns meses sem ativamente correr atrás de transformar elas em realidade e veja se o seu interesse nelas morreu completamente ou não. E se não, isso pra mim seria um bom sinal.

Se o jogo passou no teste de interesse, é bem uma questão de disciplina. Como Dr.XGB mencionou, "o processo de desenvolvimento sempre terá os altos e baixos". É bom que você se mantenha atualizado, mexa no projeto com consistência, mas moderação. Não precisa gastar seu dia ou semana inteira fazendo um progresso insano, desde que você esteja treinado a voltar pro seu jogo e fazer pequenas tarefas aos pouquinhos, é questão de tempo até que o seu jogo esteja pronto. Mas ao mesmo tempo, nós não somos máquinas, todos nós temos aqueles momentos que nem olhar pra uma engine a gente quer, então considerar com um pouco mais de cuidado como você se sente com o seu projeto em questão + tudo o que está rolando ao seu redor é uma boa antes de decidir como continuar.

Enfim, espero que consiga clarear essas questões na sua cabeça!​
Muito bom amigo, obrigado de verdade ! É nós ! :D✌️:)
 
Ô meu caro, li teu post e imediatamente me identifiquei com o teu sentimento.
Acho que o @Dr.XGB resumiu bem: "Quando isso acontece eu prefiro descansar um pouco[...]"

Eu não tenho a resposta definitiva pra esse problema, sinto que como desenvolvedores sempre tentamos encontrar um equilíbrio saudável entre produtividade e saúde mental, e às vezes ver aquele projeto parado realmente começa a incomodar bastante.

Mas eu acho que se você está sentindo isso, é porque você se importa, logo, seu produto está sendo feito com carinho, independente do atual progresso de desenvolvimento. Acho que isso é um tanto inevitável, pois conforme você adiciona mais e mais recursos/mecânicas, menos sobram para dar continuidade, e mais "limitado" se torna o processo criativo, já que como desenvolvedores, tentamos evitar à monotonia e manter nosso público engajado.

Mas por experiência própria, às vezes uma pausa, mesmo que um tanto longa, é tudo o que a gente precisa para aquela epifania surgir de forma natural e recuperarmos o ânimo e inspiração.
 
Ô meu caro, li teu post e imediatamente me identifiquei com o teu sentimento.
Acho que o @Dr.XGB resumiu bem: "Quando isso acontece eu prefiro descansar um pouco[...]"

Eu não tenho a resposta definitiva pra esse problema, sinto que como desenvolvedores sempre tentamos encontrar um equilíbrio saudável entre produtividade e saúde mental, e às vezes ver aquele projeto parado realmente começa a incomodar bastante.

Mas eu acho que se você está sentindo isso, é porque você se importa, logo, seu produto está sendo feito com carinho, independente do atual progresso de desenvolvimento. Acho que isso é um tanto inevitável, pois conforme você adiciona mais e mais recursos/mecânicas, menos sobram para dar continuidade, e mais "limitado" se torna o processo criativo, já que como desenvolvedores, tentamos evitar à monotonia e manter nosso público engajado.

Mas por experiência própria, às vezes uma pausa, mesmo que um tanto longa, é tudo o que a gente precisa para aquela epifania surgir de forma natural e recuperarmos o ânimo e inspiração.
Boa mano é meio o que estou fazendo mesmo kkk, valeu mano é nós ! :)
 
- O que você precisa é uma dose de amor incondicional para com seu projeto, assim vencerá as barreiras!

* Um arco se entorta, uma corda é esticada e uma flecha corta o ar como gilete mach 3 e se aloja profundamente em seu coração ❤️, uma forte onda de amor por seu projeto te inunda *
 
Todo mundo já disse o que precisava ser dito. O único detalhe que eu adicionaria é que depende se você enxerga essa coisa toda como hobby ou como profissão - ou ao menos algo a caminho da profissionalização.

Se você faz como lazer e nas horas vagas, abandone o que tiver que abandonar sem dó. Sendo alguém que segue há anos no mesmo projeto pessoal, esse é literalmente o ponto de brincar de fazer jogo. No momento em que não houver mais motivação pra isso, não há porque forçar a barra. Danem-se os prazos, dane-se a "produtividade". Só siga sua vida. Se você gosta desse negócio, cedo ou tarde o interesse volta, e aí a coisa começa a andar de novo. E se não voltar, que se dane também. Quando o hobby não funciona mais como hobby, não há razão de ele existir.

Se você tem intenções um pouco mais "sérias", a coisa complica um pouco. No mundo real, se todo mundo trabalhasse só quando sentisse prazer absoluto nisso, ninguém teria nem o que comer. Aí você seria obrigado a, ironicamente, encontrar um hobby pra desintoxicar seu cérebro saturado de trabalhar no seu jogo. Além disso, tanto para quem faz por lazer ou por profissão, pode ser uma boa consumir conteúdos próximos dos que te fizeram entrar nessa pra início de assunto, como jogar os jogos que te fizeram querer fazer sues próprios, ou outros trabalhos criativos que ajudem a estimular a sua própria criatividade. Deixar seu projeto "descansando" enquanto trabalha em outro também costuma ajudar. E de resto, não há muito segredo, porque se houvesse um não haveria montes de gente sofrendo de estresse e problemas mentais diversos por aí.
 
Última edição:
Me pergunto isso é normal com todo desenvolvedor!? Precisamos mesmo cair sempre nesse poço escuro que é o desanimo? Bem a resposta confesso que eu não tenho, até por que estou a falar do que estou passando agora, porém, acho que devo ter alguma noção do porquê e digamos, bem... eu digo, que nada mais é o fato da falta de costume de ver a mesma coisas, o mesmo projeto todos os dias, seria como se embebedar com o próprio projeto chegando ao ponto de não ó querer ver mais, porém, tendo em mente que precisa termina-ló, logicamente nem todos são assim, começam e terminam seus projetos, mas logicamente se tem as suas dificuldade individuais em seu cotidiano e sei que existi medotos para mais concentração, porém, que nem sempre funcionam. Digam aí pessoal, vocês passam pela mesmo coisa? E o que vocês sempre fazem para sair deste poço escuro que é, o desanimo?
Como desenvolvedor eu não sei, pois faz anos que perdi um projeto com hd de pc velho, então não me considero um, hoje.

Mas acredito que isso é levado para a vida em qualquer assunto. Já tive ideias e ânimos quanto a natação em fortalecer a equipe, motivar pessoas, trazer esses alunos para o meio competitivo, mas tudo foi bem desanimador e acabei desistindo da ideia não voltando a ela mesmo tendo anos de prática no esporte.

Em relação a projetos envolvendo RPG Maker eu já tive ideias de pacotes gráficos, mas infelizmente não foram para frente, um foi principalmente por ter começado com algo grandioso em vez de fazer aos poucos ou de pouco em pouco com temas diferentes. Tinha época que eu fazia em semana 2 chars por dia em sequência de 3 dias, mas por ventura as vezes eu parava e demorava a retornar e pegar no pique novamente, chegou ao ponto que minhas vistas incomodavam um bocado e não queria ver uma tela de pc aberta por um tempo.
Para me distrair eu buscava fazer outras coisas que não tinham relação com pixel arte. Com o passar dos anos eu estava terminando a faculdade e já estava no mercado de trabalho durante o curso, então o tempo que me restava era as noites, como fui adquirindo muitas funções na empresa ao mesmo tempo que tinha de estudar fazendo provas e trabalhos, a motivação de pixelar a noite para virar madrugava desanimava passando a reduzir muito a produção de 1 sprite que eu levava as vezes 1 noite para fazer 3 frames.

Em relação a método, não possuo uma fórmula, mas notei que durante essas experiências é melhor ir fazendo aos poucos, fazendo pausas entre os dias em vez de aproveitar o gás e ficar 3 dias seguidos ou mais mexendo apenas com isso. Separar os horários é bom também e se sentir sono ou cansaço durante o desenvolvimento, é melhor parar do que se forçar a continuar podendo relacionar seu gosto por Dev em exaustão.
 
Última edição:
Tópico interessante, traz muito do que vinha pensando nos últimos meses, na verdade desde que o ano começou e lancei um update no meu jogo comecei a ver ele com cada vez mais desânimo, observando principalmente algumas das coisas que havia feito no início e não gostei, do desenvolvimento que estava levando e também não gostei, além de um vídeo do nosso querido Café de teste que apontou muito do que eu realmente não tinha gostado no início de meu projeto.

Infelizmente meu desânimo levou o melhor e após muito refletir decidi que eu realmente não queria continuar ou abrir mais esse projeto, então o cancelei oficialmente e deletei toda e qualquer mídia que tinha dele para não me sentir em tentação novamente. Minha ideia agora é descansar um pouco antes de me jogar em outro projeto para não me perder novamente.
 
Tópico interessante, traz muito do que vinha pensando nos últimos meses, na verdade desde que o ano começou e lancei um update no meu jogo comecei a ver ele com cada vez mais desânimo, observando principalmente algumas das coisas que havia feito no início e não gostei, do desenvolvimento que estava levando e também não gostei, além de um vídeo do nosso querido Café de teste que apontou muito do que eu realmente não tinha gostado no início de meu projeto.

Infelizmente meu desânimo levou o melhor e após muito refletir decidi que eu realmente não queria continuar ou abrir mais esse projeto, então o cancelei oficialmente e deletei toda e qualquer mídia que tinha dele para não me sentir em tentação novamente. Minha ideia agora é descansar um pouco antes de me jogar em outro projeto para não me perder novamente.
Vi no status mesmo, talvez começar por algo grandioso não seja o ideal. Participar de JAM, desafios ou criar histórias curtas podem ser melhor.

Imagino que todos aqui ou que passaram pela ferramenta RPG Maker sempre teve a vontade de criar seu RPG com mundo grandioso com muitos personagens, histórias, locais diversos como alguns RPG antigos. Eu tenho essa vontade, mas hoje já penso diferente e quero fazer algo menor, sem muita complexidade de história e personagens muitos profundos, até mesmo para acostumar a mexer na ferramenta antes de tentar algo novamente grande como fiz no passado.
 
E se você começar outro projeto e deixar esse guardado por um tempo? Aí quando se cansar do outro voltar para esse. Aí fica alternando. Só não pode entrar em um ciclo vicioso de sempre começar um novo projeto e não terminar (o mal da maioria dos makers).

Ou talvez também o projeto esteja com o escopo muito grande. Você terminou ele na jam e concluiu um processo, mas agora pode estar querendo dar um passo muito maior do que o primeiro que deu e isso está requerendo mais esforço do que achou que teria. Tente marcar pequenos passos para dar com o projeto de forma que se sinta satisfeito e com a sensação de trabalho concluído com a execução de cada um deles. Se você encerrar o jogo por ali já estará bom e os demais passos será para incrementar mas não ficará nada faltando se não os fizer.
 
Também me identifiquei com as suas preocupações. As vezes, eu bato tanto a cabeça com coisas do meu jogo que acabo ficando desanimada. No entanto, é o que o Dr.XGB e o DougMR disseram: A melhor coisa a fazer é parar, descansar a cabeça e voltar quando a mente estiver mais calma. No caso de projetos criativos em geral, acho que se "forçar" a trabalhar num momento ruim costuma a ter o efeito oposto do que agente espera. O cansaço e sentimentos negativos ficam no caminho, deixando o cérebro estressado demais para trabalhar.

Também recomendo o que o Paradiddle mencionou sobre jogar jogos que te inspiram. Aliás, vou até além: Jogue games considerados ruins também. Na minha opinião, eles ensinam tanto quanto ou até mesmo mais sobre game design do que os bons.
 
Voltar
Topo