🤔 Para Refletir : "Seu jogo nao precisa ser o melhor ou o mais popular, apenas precisa fazer o dia de alguem melhor" - codingkitsune

Debate - Falta de paciência com os aspirantes ao desenvolvimento de jogos

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.694
Bravecoins
433
Fala, Corações Valentes! Então, enviei essa singela pergunta para o canal do Café Games:

Comecei afirmando que não faço ideia de quantos jogos completos foi lançados pelas comunidades e comercialmente.

Muito bem, minha pergunta foi que muita gente diz que jogos de RPG Maker é mal feito blá, blá, blá, eu separo jogos feitos Gratuitamente de jogos Comerciais (ou até mesmo gratuitos, mas lançado para Stean como portfólio) sou totalmente à favor de jogo simples (RTP, RIPADOS) feitos gratuitamente como diversão e também jogos elaborados com o intuito de ser comercializados.

Por qual motivo, as pessoas julgam e não fazem a devida separação? Quando pago por um "produto" espero que ele me atenda, mas baixar um jogo gratuitamente de um jovem, por exemplo, de 12 anos e destruir com seu projeto acho muito radical. (Tenho um sobrinho de 12 anos que foi vitimas de vários caras que nunca fizeram nada, não vou divulgar o nomes e nem onde foi, por favor, compreendam...)

Todos meus jogos possuem o Aviso(logo) de ESRB - Entertainment Software Rating Board, descrição e até restrições. Comandos Básicos, dentre outros.
Agora vou também especificar como: AVISO IMPORTANTE (sim em caixa alta)

Jogo simples e amador. Desenvolvido com o foco apenas no estudo. Possui diversos recursos de terceiros, todos devidamente creditados.
Desde já, agradeço a compreensão de todos.

Enfim, Não sou contra criticas e sim do ato cruel em destruir o trabalho e estudo de uma pessoas que está apenas desenvolvendo como divertimento e estudo. O que vocês acham da falta de noção de muita gente, inclusive de desenvolvedores (que esqueceram que foram um dia aspirante "Makers").
 
Meu nome é Tales e uso o nick do filósofo e Matemático Tales de Mileto. Eu e meu irmão, primo e dois amigos estavamos desenvolvendo um jogo briga de rua com OpenBOR (Open Beats of Rage) é uma engine gratuita para a criação de jogos no estilo Beat em Up ou plataforma shooter em 2D. E sei que há outros jogos Indies com o Streets of Rage e como sou fã foi criar uma pagina no face e pronto uma chuva de criticas e olha que não tinha quase nada apenas um fase. O pessoal desistiu e parei também. Uma vez publiquei uma demo no Mundo RPG e também fui meio que barrado por usas o RTP e era me 1ª teste e tinha 15 anos e nunca fiz curso ou tutoriais e só por diversão. Esse jogo fechei e nunca mais postei ele. Quem manja é recompensado, mas como vc disse todo mundo começou sem saber e usava os recurso da Engine. E quem chega não pode fazer um joguinho para se divertir. E o melhor não é lançá-lo no fórum para aprender criando um post. Experimentando e tudo mais. criticar erros de português, bugs, balanceamento, enredo, e apontar possíveis soluções e da hora , mas fui criticado por fazer um fã game. Bem essa foi minha experiência desastrosa no mundo indie. vão dizer - "Não liga pra eles", mas do que adianta fazer um jogo e ninguém vê e os que bate o olho mete pau. Não acho que vale a pena. É isso espero que entendam🥷
 
Legal você abrir essa discussão aqui porque coincidentemente tempos atrás eu fiz um texto que fala exatamente sobre esse tema usando um joguinho clássico das comunidades de RPG Maker antigas: Saint Seiya RPG: Asgard Chapter e porque contexto importa

Eu argumento melhor ao longo do texto mas vou deixar aqui a conclusão que pra mim sumariza bem a minha visão:

Meu texto não tem como objetivo convencer as pessoas que na verdade Saint Seiya RPG: Asgard Chapter é um bom RPG. Até porque eu mesmo não acho isso! Porém eu acho que seria muito injusto falar que o jogo é simplesmente ruim e ponto. Precisamos entender o que era aquele momento no qual o jogo nasceu.

Todos os defeitos que ele apresenta são perfeitamente explicados se você se dispuser a conhecer o contexto do RPG Maker dos anos 2000. Não acho que isso irá necessariamente mudar a sua opinião do jogo, mas te fará entender melhor os problemas que ele possui e porque tem gente que gosta genuinamente dele. Pois, de um jeito ou de outro ele é uma parte da história do desenvolvimento de jogos no Brasil.

Não tenho dúvidas que o criador de CdZ – A Saga de Hades como outros fangames de Cavaleiros do Zodíaco feitos no RPG Maker tiraram inspiração do jogo do Lord_Dracon. De alguma forma ele conseguiu impulsionar mais pessoas a continuarem investindo tempo na engine aqui no Brasil, contribuindo para a evolução das comunidades.

Então se é para julgar um singelo fangame de Cavaleiros do Zodíaco dos anos 2000, que seja feito com o devido respeito ao contexto da época.
 
Um dos jogos que mais influenciou minha vida Maker (que hoje tem mais de 20 anos) foi Dragon Ball - Do começo ao fim. Jogo feito pelo MtsPower, com 10 anos na época. E é um jogo lotado de erros amadores.

Antigamente as comunidades eram lotadas de amadorismo. Os jogos bem amadores tinham mais atenção que muito jogo bom hoje em dia. Sinto muita falta daquela época.

Por qual motivo, as pessoas julgam e não fazem a devida separação?
Ignorância/não saber fazer críticas ao trabalho alheio eu acredito.

Mas também não acho que o caminho é ir pro outro extremo e fazer vista grossa dos defeitos. Quando se posta o trabalho em uma comunidade Maker, você está sujeito a críticas, mas não a críticas destrutivas. Acho importante mostrar os pontos onde o criador pode melhorar com o devido jeito, buscando falar dos pontos bons do jogo.
 
No que tange a avaliação, eu não faço diferenciação se um jogo é gratuito ou se eu tenho que pagar por ele. Eu me preocupo muito mais com a proposta do jogo, do que o quanto eu precisei desembolsar pora experimentá-lo.

Sendo assim, existem dois pontos importantes que eu considero antes de dar minha opinião sobre o jogo: (1) Eu sou o público alvo desse jogo?.(2) Dentro de seu escopo, o jogo entrega o que propõe?

Outro dia fiz fui convidado para fazer um playtest de um jogo de um gênero que não me atrai muito. Expliquei pro desenvolvedor que eu não me via como público alvo do jogo dele e portanto minha opinião podia ser enviesada. Ao mesmo tempo sugeri que ele procurasse por pessoas que gostassem daquele gênero de jogo.

É preciso que tenhamos maturidade para entender que existem jogos que não foram feitos para nós e nem por isso são ruins. Ninguém é obrigado a gostar de tudo e não é porque não gostamos de um jogo/produto que ele “não presta”. Algumas vezes, simplesmente não fazemos parte do público alvo daquele jogo.

Note que não estou dizendo que não existem jogos ruins. Existem sim, aos montes, mas isso requer uma avaliação mais técnica e que nem todos possuem boa fé para levar em consideração. Ainda assim, mesmo que um jogo seja ruim, pode haver quem goste dele e não há nada errado nisso.

Por sua vez, o desenvolvedor precisa desenvolver a capacidade de enxergar suas próprias limitações e as de sua obra. Ter clareza sobre isso pode fazer com que o desenvolvedor absorva melhor as opiniões indesejadas de quem experimentou seu produto, ou de gente que só quer mesmo destilar ódio contra ele. Seja lá qual for o motivo, lidar com opiniões contrárias faz parte da carreira de qualquer pessoa que lide com o público.

Um das coisas mais comuns no meio de desenvolvimento amador de jogos é encontrar gente que não sabe fazer crítica ou lidar com ela. Tão importante quanto saber o que falar sobre o trabalho do outro é não se deixar abater por opiniões externas.Em ambos os casos, cuidado e bom senso são sempre importante.

Trazendo pro contexto do que o Bento postou, considero ser um exercício de extrema crueldade a pessoa esculachar o trabalho de um garoto de jovem em processo de aprendizado.E uma triste realidade é que a de que em nossos dias normalizou-se o desrespeito ao outro e isso é potencializado ao extremo quando se está em supostas comunidades onde subcelebridades destratam qualquer um que, em sua opinião, tire o holofote deles.

Se eu pudesse dizer algo ao teu sobrinho, eu diria a ele para não desanimar. Ao invés disso, trabalhasse e lançasse a versão 2 de seu jogo. Quanto mais ele se dedicar ao que gosta e ao que ele acredita, mais incomodará àqueles que o destratam por inveja/maldade. Mas diria a ele que faça isso para si, sempre pelo prazer de fazer o que quer e o que diverte a si mesmo, nunca pelos outros. Diria a ele que jamais deveria criar expectativas pois elas são um piso inseguro e que costuma nos derrubar facilmente. Já experimentei o ódio de algumas pessoas que se incomodaram apenas por ser quem eu sou e não ter vergonha de expor minha opinião/trabalho. E depois de tudo isso, descobri que o problema nunca fui eu, mas essas pessoas odiosas que são mal resolvidas em suas próprias vidas.
 
Muito obrigado pelo comentário @Belmonteiro concordo plenamente com seus argumentos...
Mas também não acho que o caminho é ir pro outro extremo e fazer vista grossa dos defeitos. Quando se posta o trabalho em uma comunidade Maker, você está sujeito a críticas, mas não a críticas destrutivas. Acho importante mostrar os pontos onde o criador pode melhorar com o devido jeito, buscando falar dos pontos bons do jogo.
Correto @FL Concordo plenamente. E também sinto muito falta daquela época. Muito obrigado pelo comentário.

Muito obrigado pelo comentário meu @DadoCWB

Critica é essencial para o amadurecimento de qualquer coisa, mas xingar uma pessoa ante de ver o jogo e a proposta. Eu desenvolvi um Visual Novel e um conhecido disse: "Mas só possui texto?", então. eu expliquei o gênero do jogo ,e ele repetiu que que não é um jogo. Então, disse obrigado e pronto, mas fiz uma outra pergunta. "Você jogou até que parte?"... O cara respondeu que não jogou. Enfim, faz parte, mas o que levantei o debate para entender o motivo. Valeu!
 
Fala Bentão! Vou deixar aqui meu comentário como Produtor de Conteúdo e por experiência de quem convive com o pessoal da comunidade.

Bom, antes de responder a sua pergunta, vou começar pela minha visão. Eu quero ajudar as pessoas a testarem seus jogos e melhorarem sempre, então isso fica intrínseco que nem sempre o retorno será positivo. Como jogador, me reservo a achar bom ou ruim qualquer coisa que eu jogar, paga ou gratuita, feita por uma equipe gigante ou uma pessoa que senta 15 min por semana para mexer no jogo. Para mim, JOGO É JOGO (em caixa alta como vc disse rsrsrsrs)

Com isso em mente, eu, criador, disponho do meu tempo para analisar e efetivamente jogar, os jogos que me são enviados, e de maneira nenhuma, dou um retorno falso, fingido ou enganoso para as minhas gameplays, visando trazer a experiência real para o DEV, simplificando: o que me frustra, me frustra e o que me alegra me alegra.

Quando a pessoa me envia esse jogo, pedindo o retorno (e muitas vezes cobrando, incessantemente em alguns casos "oi, já jogou meu jogo?", "oi quando meu jogo sai?", "oi, vi que vc jogou o jogo fulano e o meu ainda não?"), eu acredito que ela deva ter amadurecimento para receber críticas positivas ou negativas e isso independe de se o projeto for comercial ou gratuito.

Muito bem, minha pergunta foi que muita gente diz que jogos de RPG Maker é mal feito blá, blá, blá, eu separo jogos feitos Gratuitamente de jogos Comerciais (ou até mesmo gratuitos, mas lançado para Stean como portfólio) sou totalmente à favor de jogo simples (RTP, RIPADOS) feitos gratuitamente como diversão e também jogos elaborados com o intuito de ser comercializados.
Sou totalmente a favor de jogos gratuitos. Jogos de RPG não são mal feitos, muitos deles inclusive são excelentes. Mas por ser uma ferramenta de fácil acesso e fácil assimilação, todos podem (e devem se assim desejarem) produzir usando ela para fazer seus jogos, sejam eles feitos por hobby ou com intuito de venda. O que acaba acontecendo é que realmente ele é uma ferramenta de estudo, e por ser uma ferramenta de estudo, muitos DEVs usam ela para fazer experiências e testes e quando enviam seu jogo para que alguém os avalie, espera-se que sejam avaliados, concorda?

— Mamãe, o professor de matemática me deu zero vai lá na escola demitir ele!
— Mas você não sabe matemática filho, tirou zero por que fez errado!
— Mas, mas, mas.... mas ele não pode me dar zero! Ele não levou em consideração o meu esforço e meu estudo, só por que eu não sei nada, por que ele quer me dar zero?

Exemplo utilizado sem qualquer referencia a pessoas reais. rsrsrsrs


Por qual motivo, as pessoas julgam e não fazem a devida separação? Quando pago por um "produto" espero que ele me atenda, mas baixar um jogo gratuitamente de um jovem, por exemplo, de 12 anos e destruir com seu projeto acho muito radical. (Tenho um sobrinho de 12 anos que foi vitimas de vários caras que nunca fizeram nada, não vou divulgar o nomes e nem onde foi, por favor, compreendam...)
Se encaixa um pouco no que eu descrevi acima, mas aqui, eu concordo com você, que indelicadeza ou humilhação, são coisas REALMENTE inconcebíveis. Eu tenho um jeito, muito particular meu, de criticar as coisas que me são negativas ou positivas, muitas vezes exagerando pra tentar fazer a situação mais cômica, mas CREIO EU, que até hoje eu nunca fui (e nem serei) mal educado ou grosseiro, a ponto de ofender pessoalmente qualquer pessoa (mesmo que muitos DEVs que eu enviei feedback já tenham feito isso comigo - fica a reflexão)

Enfim, Não sou contra criticas e sim do ato cruel em destruir o trabalho e estudo de uma pessoas que está apenas desenvolvendo como divertimento e estudo. O que vocês acham da falta de noção de muita gente, inclusive de desenvolvedores (que esqueceram que foram um dia aspirante "Makers").

No caso do seu sobrinho, eu acredito que ele é muito jovem, e tem muito a aprender com isso, críticas são apenas críticas e elas irão sempre existir, positivas e negativas, faz parte do amadurecimento dele aprender a como lidar com isso. A gente também aprende a entender que existem opiniões diversas sobre o mesmo tema, como por exemplo nesse tópico aqui, e aprende a reconhecer quem quer nos ajudar e quem quer apenas importunar a gente.

CONCLUINDO
Se você envia esse projeto para que ele seja avaliado, observe essa pessoa, veja como ela critica, veja se ela tem hábitos de humilhar ou falar coisas tóxicas, tem públicos que querem apenas ver a "desgraça" dos outros, então quando você está experimentando e testando seu jogo, procure fontes de feedback bacanas, gente que vai te colocar pra cima, te ajudar criticando positiva ou negativamente , mas fazendo isso de maneira construtiva, para que você possa sempre melhorar.

Sobre a parte pública, se você disponibiliza algo, infelizmente, todo tipo de gente vai jogar seu jogo, e todo tipo de gente vai falar sobre ele alguma coisa, cabe a você instalar o filtro, e identificar o que pode ou não ser util no seu projeto.

NO SEU JOGO, MANDA VOCÊ.

Grande abraço ao querido Mestre @BENTO
 
Boa discussão levantada. Já vi algumas críticas bem pesadas a jogos onde o produtor era claramente uma pessoa em aprendizado na engine, mesmo com um projeto gratuito e que acabam desanimando a pessoa a continuar com o projeto ou sequer começar um novo, mesmo tendo já adquirido um pouco mais de conhecimento em relação a engine.

Entretanto, concordo que quando a pessoa atribui ao jogo um valor comercial ou mesmo, enquanto na fase de testes, a intenção de deixá-lo comercial no futuro ela tem que estar mais aberta a receber críticas, que inclusive podem sim ser mais elaboradas e pesadas, afinal ninguém quer gastar seu dinheiro em uma experiência negativa.

Quanto aqueles que testam em video como Ricky, Café, Solon e etc, nunca os vi fazendo nada que fosse destruidor a um amador ou aspirante, se muito as críticas são no intuito de fazer a pessoa a tentar melhorar e não desistir do projeto, no máximo alguns comentários infelizes em lives ou vídeos gravados que as vezes podem desmoralizar o criador ou mesmo quem gravou o vídeo, mas infelizmente são coisas que acontecem.

No mais depois da palestra do Bardo no comentário acima, não tem muito mais o que falar, apenas assinar embaixo.
 
no máximo alguns comentários infelizes em lives ou vídeos gravados que as vezes podem desmoralizar o criador ou mesmo quem gravou o vídeo, mas infelizmente são coisas que acontecem.
Sai da minha mente Lobo! rsrsrsr acabei de falar isso com o um gamedev, e deixei bem claro, que se eu uso algumas figuras de linguagem, que podem as vezes, incomodar ou ser mal interpretada, falei para ele que fique a vontade para puxar minha orelha, que eu me retrato assim que possivel.

Acho um HORROR gente mal educada, mas sei que pode acontecer com as melhores pessoas.
Como diziam meus avós "Errar é normal filho, só acontece com quem tá vivo, né?"
 
Muito bem, minha pergunta foi que muita gente diz que jogos de RPG Maker é mal feito blá, blá, blá, eu separo jogos feitos Gratuitamente de jogos Comerciais (ou até mesmo gratuitos, mas lançado para Stean como portfólio) sou totalmente à favor de jogo simples (RTP, RIPADOS) feitos gratuitamente como diversão e também jogos elaborados com o intuito de ser comercializados.

Por qual motivo, as pessoas julgam e não fazem a devida separação?
"Em todos esses anos, nesta indústria vital, esta..." não é primeira vez que acontece.

Essa discussão é bem recorrente. Vou tentar apresentar alguns pontos para explicar o que penso sobre " as pessoas julgam e não fazem a devida separação".

Passei por muitas comunidades e a sensação que eu tinha era destes jogos ripados/RTP bem trabalhados, eram sim valorizados recebendo: atenção, comentários, colocando barrinha de suporte na sua assinatura, divulgando o projeto... Durante esse tempo, sempre houve projetos, sejam originais ou não, bem trabalhados ou não, acabavam não ganhando 1 demo sequer ou mesmo quando ganhava, era 1 demo mal trabalhada no final das contas com muita coisa desbalanceada. Era raro um lançamento completo de um projeto bom, o quantitativo de cancelamentos era grande e os projetos em paralelos era assustador de 1 mesmo usuário/equipe.

Outro ponto que penso sobre, é a mal utilização do RTP deixava os projetos/jogos desvalorizados, aqui não só os mapas, mas até os efeitos sonoros também. E ti falar que não faltava comentários para ajudar o desenvolvedor a melhora-los, eu mesmo já tentei ajudar de forma educada sem menosprezar o trabalho e recebi um resposta nada agradável por tentar, me desmotivando a colaborar novamente junto do fator falta de tempo + responsabilidades surgindo. Existia mais tutoriais na própria comunidade para auxiliar os Dev em mapeamento e indicando os links dos tópicos ou citando onde poderiam buscar ajuda, os Dev não faziam mesmo eles próprios questionando a falta de interesse em seus projetos postados.

Adicionando um novo ponto depois de ter finalizado meu comentário todo, mas ao revisar he he he... teve uma época que RTP usados eram enjoativos passando a utilizar RTPs de outras engines, depois o REFMAP FSM, Kaduki, Hanzo com suas edições do RTP dando um ar diferenciado, Celianna com temáticas variadas até chegar ao ponto do Mix com edições desses anteriores citados, porém mesmo com essas edições ainda se tinha o sentimento entre usuários de repetição criando este tipo de "pré-conceito".

Esse assunto sobre críticas me lembra um pouco o tópico do @Cronus, vale a atenção sobre a assunto, é sobre: "É construtivo ou destrutivo? Como lidar com críticas em 5 passos", ele acabou postando em outro fórum.
@Cronus comentou:
Concluindo
Eu acredito fortemente que esses passos podem ser de bastante utilidade no geral. Muitos me conhecem por ser uma pessoa muito crítica às vezes, mas também sou sujeito a críticas e também tenho que aprender a lidar com isso constantemente. É algo com o qual convivemos em todos os ciclos da nossa vida. Somos criticados no trabalho, na família, entre os amigos e nos hobbies. Lembra daquela época em que sua mãe fica dizendo o que você tem que fazer o tempo todo e você detesta isso? É chato, mas você sabe que ela faz isso porque quer ver você bem. Às vezes é bastante chato e ruim de lidar, mas não é impossível e não é algo que destrói ninguém, basta se lembrar que críticas são feitas pra ajudar e não pra destruir, como já explicado.

qhveE3x.png

Espero que isso possa contribuir um pouco com essas polêmicas todas a respeito de criticismo que sempre vemos por aí e que faz muita gente perder os cabelos e virar a cara, seja iniciante ou seja experiente. É muito bom ser elogiado, e saber receber críticas é abrir ainda mais as portas pros elogios. Relaxem, reflitam e fiquem numa boa.

Esses pontos abordados e outros que não consegui pensar por agora, colaboram com o desgaste da imagem do RPG Maker entre os próprios usuários que já utilizaram ela. Temos que lembrar das comunidades de RPG Maker/Dev como bolhas, são usadas por desenvolvedores de diversas áreas do que jogadores não desenvolvedores. Já observei que os jogos mais simples receberam comentários positivos esporadicamente de usuários que mal utilizam o sistema de fórum e se comporta mais como visitante, caiu de paraquedas por ter pesquisado sobre jogos/gênero/fan game... Vi também, muitos desenvolvedores desistirem facilmente de lançar seu jogo por falta de comentários em tópicos, ou seja, interesses. Basta olhar agora uns projetos ai que as 3 a 4 últimas mensagens são do próprio criador do tópico dando upgrades e acaba não recebendo feedback.

Então, sobre essa "separação", é complexa dizer quais motivos corretos para a causa, pois se você está divulgando um projeto/jogo num meio Dev, as chances são grandes disso tudo acontecer hoje em dia, é um fato isso. Recentemente eu li o texto do @Belmonteiro que explica um pouco isso tudo, "fator novidade, era outro contexto"...
dbf2ed56a317e6736b5813e3ad3dac67.jpg
Victor Sena disse:
20 de agosto de 2023 às 11:50
Boa análise, meus parabéns para você Vicent. Vi seu tópico no Condado Braveheart e me levou até aqui. Foi o primeiro artigo/postagem que li da lista sobre artigos de jogos feito no RPG Maker, pois como você mesmo pontuou, para quem era novo e deslumbrava com jogos em português feitos de seus animes, pareciam perfeitos, lembrou de como eu jogava os de Dragão Ball, Samurai X e Cavaleiros do Zodíaco O Ataque dos Deuses, era mesma premissa, grindar bastante, comprar melhores equipamentos para conseguir vencer os inimigos e as imagens dos inimigos na batalha eram de variados tipos de estilo artístico e qualidades.
Como está na citação, eu fui atraído ao texto gerando interesse pelos jogos que joguei antes, eram ripados e usavam mal o RTP, sim, mas eu gostava. Porém hoje eu não jogaria facilmente novamente.
Jogo simples e amador. Desenvolvido com o foco apenas no estudo. Possui diversos recursos de terceiros, todos devidamente creditados.
Desde já, agradeço a compreensão de todos.
Enfim, Não sou contra criticas e sim do ato cruel em destruir o trabalho e estudo de uma pessoas que está apenas desenvolvendo como divertimento e estudo. O que vocês acham da falta de noção de muita gente, inclusive de desenvolvedores (que esqueceram que foram um dia aspirante "Makers").
Acho que o link externo do @Cronus é uma ótima dica para quem esta desenvolvendo. Infelizmente sempre vai existir pessoas com má índole para estragar o esforço de outras, os famosos ignorantes.
Isso me lembra de uma vez que, um colega de escola (fundamental) apagou meu desenho no meu caderno quando sai para hora do recreio (ainda usam esse termo?) e por quais motivos fez? Não saberia na época e nem quem foi da panelinha, hoje penso nisso não como inveja (já que meus desenhos não eram de palitinhos, mas também não eram perfeitos, eram tortos e desproporcionais) por desenhar com esforço, mas como apenas uma provocação em ver como eu me expressaria e como eles achavam graça rindo da raiva/chateado, porém isso nunca me desmotivou a continuar desenhando, eu apenas tratei de guardar as minhas coisas, ficar mais atento com quem eu andava e quem de fato merecia minha atenção em seus interesses próprios. Pois eu sabia que mesmo inexperiente eu buscava fazer meu melhor e comecei a tratar as pessoas de forma igual que me tratam, se me veio com ofensas com uma critica destrutivas eu dava o troco de forma educada satirizando, se me tratava bem eu agradecia, se passou a me ignorar mesmo eu querendo colaborar fazendo desleixo e criticando a minha opinião eu dava a mesma moeda, quando a pessoa gostava de contar sobre seus hobbies como Bale, Dança e eu era todos ouvidos, mas ao dizer os meus ela ignorava, não olhava para você, mexe no celular, por que manter contato então?

Simplificando tudo, sinto que falta amadurecimento ao Desenvolvedor e usuários-Dev, buscar outras formas de divulgar o projeto pode ser uma boa, como nichos específicos, fan pages de determinada obra, assunto, religião, etc.
Acabei passado do ponto e me alongado 😅, espero ter ficado entendível.
 
Última edição:
É simples, o rpg maker é um programa antigo, os que fizeram os jogos desde as primeiras versões mal conseguiram completar um jogo e foram criticados muitas vezes durante a vida, eles foram mal tratados e xingados, e exigiram que melhorassem os jogos dele. Assim a pessoa só pode dar o que tem no coração, se tem mágoas, xingamentos e ódio, ele vai replicar isso também para os outros.

Faça você mesmo do mundo um lugar melhor.

Só acrescento que jogos são perda de tempo, dão prazer para gente mas custa-se muito caro tanto comprar eles como faze-los.

No lugar de gastar muito dinheiro com jogos, ajude as pessoas que estão ao seu redor e passam necessidade.

Que Deus os abençõe a todos.
 
É simples, o rpg maker é um programa antigo, os que fizeram os jogos desde as primeiras versões mal conseguiram completar um jogo e foram criticados muitas vezes durante a vida, eles foram mal tratados e xingados, e exigiram que melhorassem os jogos dele. Assim a pessoa só pode dar o que tem no coração, se tem mágoas, xingamentos e ódio, ele vai replicar isso também para os outros.
De fato é, desde de 198... e bolinha, mas não deixou de fazer sucesso como um jogo que recebeu até filme. :unsure:
Ou que foi uma ponte para o jogo ganhar destaque, receber suporte e migrar para uma engine melhor.

Só acrescento que jogos são perda de tempo, dão prazer para gente mas custa-se muito caro tanto comprar eles como faze-los.
Custa caro lançamentos novos como produtos novos, os jogos sempre entram em promoção também, não é necessário acompanhar a onda.
Dá prazer nadar, jogar uma pelada (futebol), brincar na rua quando se é criança, jogos de tabuleiro com amigos, beber e sair seja em bares ou festas, para pessoas se desligarem um pouco dos problemas no dia a dia, espairecer a mente. Se o Gamer consegue isso por meio dos jogos, não vejo problema. A questão é o excesso, qualquer coisa te fará mal e vira um vicio, seja com drogas ilícitas, bebidas, rede social, comida, automedicação...

No lugar de gastar muito dinheiro com jogos, ajude as pessoas que estão ao seu redor e passam necessidade.

...
 
Última edição:
Essa é uma questão complicada, mas como tudo na vida há de se considerar os 'n' lados que são apresentados.

Já fiz uma coluna e sempre reforço a opinião, quem quer aprender a fazer jogos, não precisa ter medo de fazer jogos simples, com RTP, com trama bobinha, inconsistências, etc. se o objetivo é apenas o domínio da ferramenta. No caso o RPG Maker, mas isso serve pra qualquer uma. Não estranhem quando ver joguinhos meus aleatórios surgirem por aí.

Eu acho que tanto a pessoa que vai criticar precisa ter certa maturidade e discernimento (como bem levantado o texto do CDZ Asgard do @Belmonteiro), assim como o cara que coloca seu jogo publicamente, de que uma vez na internet, ele pode ser alvejado por todo lado. A pessoa precisa saber que não vai agradar todos e mais que isso, há trolls e pessoas com pouca consideração com seu trabalho e esforço, e que provavelmente vão esculhambar com teu projeto, quando não contigo. Essa é a natureza da internet, a gente pode desejar e talvez até forçar que ela se torne um lugar melhor e com pessoas mais gentis, mas isso não irá acontecer, podemos apenas esperar o melhor e não alimentar os trolls.

De volta às críticas: Isso pode ser ruim, desestimulante, obviamente, mas acho que a chave aqui é saber filtrar as mesmas. Saber o que você pode mudar de imediato, o que você terá que ganhar mais experiência pra melhorar depois, o que você pode parar pra avaliar melhor depois e o que está totalmente fora de questão ou é apenas trollagem e xingação sem sentido. Não vou falar que é algo fácil, mas é algo que precisa ser feito, já que não tem como adivinhar o que pode aparecer no mundão da internet, que demônio pode brotar da terra pra te encher o saco, vai caber a você aguentar a barra, se possível ignorando (tem maluco que só quer chamar atenção), e claro, não agir só defensivamente, devemos garantir para que o "agente tóxico" seja removido do recinto e que não cause mais problemas a ninguém. Isso também é algo importante que não pode ser ignorado.

Só como nota rápida, o cara pode ser o maior FDP do mundo na crítica do seu projeto, mas ainda assim pode ser infinitamente mais útil do que um troll que só quer ver o circo pegar fogo e não tem compromisso nenhum com o seu afazer. Ou seja, é preciso diferenciar a crítica útil, mesmo que ela te desagrade, do blá-blá-blá inútil, que em nada te acrescenta.

Uma coisa interessante é que tem um sub-fórum do Reddit (em inglês) onde justamente a galera traz seu jogo pra ser esculhambado e dos cacos ali o cara tirar alguma crítica útil. Apesar do nome (Destrua meu Jogo), a maioria da galera que vi por lá na verdade é bastante gente boa: https://www.reddit.com/r/DestroyMyGame/

No mais é isso, não podemos deixar que palavras abalem nossa paixão e vontade de fazer as coisas. Sticks and stones, como no verso infantil: paus e pedras podem quebrar seus ossos, mas palavras jamais devem te ferir.
 
Só como nota rápida, o cara pode ser o maior FDP do mundo na crítica do seu projeto, mas ainda assim pode ser infinitamente mais útil do que um troll que só quer ver o circo pegar fogo e não tem compromisso nenhum com o seu afazer. Ou seja, é preciso diferenciar a crítica útil, mesmo que ela te desagrade, do blá-blá-blá inútil, que em nada te acrescenta.
Excelente @Rafael_Sol_MAKER
Uma coisa interessante é que tem um sub-fórum do Reddit (em inglês) onde justamente a galera traz seu jogo pra ser esculhambado e dos cacos ali o cara tirar alguma crítica útil. Apesar do nome (Destrua meu Jogo), a maioria da galera que vi por lá na verdade é bastante gente boa: https://www.reddit.com/r/DestroyMyGame/
Aconselho fortemente, que se você for uma pessoa, muito "Sensível" não poste seu jogo aqui. Tem pessoas que eu avaliei o jogo falando que estava ruim (bom todo mundo que viu o meu canal, sabe o meu estilo de criticar as coisas), e obviamente evidenciei o que estava bom, pois eu acredito que não existe "jogo perfeito" e todo jogo pode melhorar, de acordo com a vontade de seu criador...
NO SEU JOGO, MANDA VOCÊ.
Apud. de mim mesmo.

continuando, e o dito cujo "game developer" tentou derrubar meu canal, perseguiu minha esposa, meus amigos, ATÉ A MINHA MÃE nas redes sociais durante um ano (sociopatia é algo complicado de se lidar), denunciava todos os videos meus, postagens, cheguei a ficar bloqueado no facebook e no instagram por um mês...

Eu acho que tanto a pessoa que vai criticar precisa ter certa maturidade e discernimento (como bem levantado o texto do CDZ Asgard do @Belmonteiro), assim como o cara que coloca seu jogo publicamente

Então Rafael, você falou que depende de ambos terem maturidade, o que eu concordo plenamente, mas eu acredito que, quando você, como autor de uma obra, pública essa obra, você tem SIM que estar ciente que haverão críticas, boas, negativas e com certeza destrutivas em relação ao seu trabalho (de trolls ou não), e isso em meu ver, exige muito mais maturidade para lidar, do que avaliar ou dar um feedback. Tanto que muitas pessoas dão feedbacks simples como "Gostei muito", "Achei legal", "Não é pra mim", "Achei chato" - o que não deixe de ser uma crítica, porém exige muito menos do avaliador que do autor da obra em desenvolver.

Em resumo, eu falo com toda a certeza, se você não sabe lidar com críticas, se você é muito sensível a comentários, se você tem algum tipo de transtorno social diagnosticado, NÃO PEÇA PARA AVALIAREM SEU JOGO - assim, quando alguém avaliar ele, apontar coisas negativas, ser "troll" como Rafael mencionou, você pode simplesmente ignorá-las, já que quando você pede, as vezes pode receber algo que não queria.

e por último, tem algo que eu aprendi sendo um Gamedev, produtor de conteúdo e como ser humano em geral:
"NINGUÉM ENXERGA SEU TRABALHO COMO VOCÊ, E TUDO BEM."

AVANTE desenvolvedores e produtores de conteúdo!
 
Ahhhhhhhh sim, não está relacionado, mas se eu desse bola para as críticas malvadas, cruéis, que queriam PESADAMENTE fazer eu desistir, sem falar na falta de interesse dos meus colegas. dos meus amigos e família (até hoje, tem gente que diz que é meu amigo e NUNCA ouviu o meu podcast, mas toda semana posta no insta um episódio novo de "Jovem Nerd" (por que o Azaghal uma vez mandou ele "se fuder" em um comentário e isso tornou o Dave Passos uma espécie de herói para ele), eu nunca teria passado do episódio 0 do meu podcast - hoje tenho mais de 300 horas de conteúdo de altíssima qualidade, de um trabalho que eu amo fazer e me divirto fazendo cada vez mais.

Vou compartilhar com vocês uma das criticas mais "amorosas" que eu já recebi de um ouvinte sobre o EP 3:

"Cara, você não tem carisma, não fala direito, sua aparelhagem é ruim e amadora, não consigo entender nada do que você fala, queria ter de volta os 10 min parei pra ouvir esse lixo"

O que eu fiz? Fui lá vi o valor de um microfone condensador, pesquisei técnicas de edição, melhorei minha fala e estudei sobre comunicação com ênfase em linguagem radialista, tudo isso para poder ter o orgulho de dizer:

"ACHOU QUE EU IA DESISTIR? POIS ACHOU ERRADO SEU OTÁRIO!"
 
continuando, e o dito cujo "game developer" tentou derrubar meu canal, perseguiu minha esposa, meus amigos, ATÉ A MINHA MÃE nas redes sociais durante um ano (sociopatia é algo complicado de se lidar), denunciava todos os videos meus, postagens, cheguei a ficar bloqueado no facebook e no instagram por um mês...
Mano? 😨
Espero que esse cara tenha mudado, porque perseguir gente que não tem nada a ver com o assunto já é demais.
É igual vilão de filme matando figurante inocente sem motivo. Não faz o menor sentido.


Mas bem, assunto bom esse.

Quando é a sua primeira ou você não está preparado, críticas podem doer mesmo, ainda mais quando você tem uma carga emocional pelo seu projeto.
Ninguém é imune à "esculachos", infelizmente. Até eu já levei e olha que meus projetos nem prontos estão.

Cada jogador tem uma mente diferente, com visões e perspectivas diferentes.
Não importa se você passou horas criando a história, os sistemas e o jogo, para quem vai jogar, o produto final como um todo é o que importa. E, às vezes, as pessoas não vêem o projeto como um conjunto, e sim, só olham para uma parte dele. Ou então, pegam essa partezinha específica e tentam resumir todo o projeto com base nela.

Mas quanto à críticas, é tudo questão de saber o que realmente estão dizendo, como lidar com elas e tentar absorver algo com isso.

Pode ser difícil no começo, mas o autor precisa respirar um pouco, ativar o Modo Calmaria + Maturidade e saber diferenciar quando é uma crítica boa, ruim, apenas xingamentos, trolls, uma primeira impressão, uma crítica movida pela emoção ou algo sincero bem detalhado, vindo de alguém que realmente jogou bastante seu jogo.


No caso de público alvo e testers, você precisa saber se seu tester é familiarizado com o estilo do jogo. Um fã de jogos de tiro pode não curtir RPGs táticos, por exemplo.
A crítica desse cara pode ser útil para o seu Final Fantasy Tactics da vida? Depende.

Se você procura a opinião de alguém que não conhece muito esse gênero, para melhorar a experiência para novatos, pode ter um certo valor.
Mas se tu procura a opinião de alguém experiente em RPGs táticos, nesse quesito pode não ser tão bom. É por isso que é essencial conhecer seu tester, senão as opiniões dele podem parecer... Rasas. Ele pode não saber o que está falando ou está apenas dizendo que "tá legal" para não te ferir. Converse e descubra se esse tester é a pessoa que você procura para o projeto no momento.
Mas... Se essa crítica também falar sobre outros aspectos, como história, desenvolvimento de personagens, mapeamento, sons e etc, não a descarte totalmente.

Eu costumo dividir críticas assim: Se ela diz algo que possa melhorar o projeto, seja com palavrões e ofensas no meio, ainda é uma crítica útil.
Se o cara está apenas me xingando e falando mal, o que isso pode acrescentar no projeto em si? A pessoa já conhece o estilo do jogo? Ela gosta desse gênero? Ela... Jogou meu projeto mesmo? Estava com raiva quando escreveu a crítica ou apenas disse numa boa?

Falar "tá ruim, melhore" também é bem meh.
Tipo, se não dizer onde está ruim, como a pessoa vai saber onde melhorar?
Precisa ser específico ou o criador do jogo pode remexer outras coisas e deixar o negócio pior... E a coisa que você queria apontar está lá, despercebida.

O jogo está ruim? Por quê? São as batalhas? Se sim, o que as deixam ruins? O que posso fazer para melhorar? Me diga, caramba! :bwahaha:

É isso. Ouçam seu público e tentem compreender eles. Se não falarem onde você deve melhorar, jogue seu projeto como um jogador normal faria e tente perceber você mesmo onde tem falhas. Se não encontrar nada, procure alguém para testar. Às vezes, detalhes passam batidos por nós e precisamos de outros olhos.
Você pode ficar triste com algumas opiniões, mas não desanime.
Você quer ou não quer melhorar seu projeto?

Uma pessoa pode reclamar de uma coisa do jogo, mas apreciar outra. Por vezes, ela nem tem o que dizer do jogo e reduz para uma simples frase.
Não existe jogo perfeito e uma nota baixa ainda é melhor do que zero. Se quer um 10, se esforce e corra atrás dele! :okay:
 
Última edição:
Voltar
Topo