🤔 Para Refletir : "Chamar o VAR é coisa do passado. Agora a gente chama o CONST e o LET." - Dr.XGB

Descrição Física de Personagens

Membro Membro
Postagens
13
Bravecoins
0
E aí pessoas. Bom dia/tarde/noite.

Estava lutando com meu texto aqui, principalmente com a caracterização dos personagens. Sinto que a descrição física deles soa um pouco forçada. Mesmo que tenha uma imagem mental deles, não consigo fazer uma descrição que faça jus à essa imagem. Eles tendem a parecer um pouco genéricos demais, na minha opinião.


- Boa tarde. - Resmungou ao chegar num homem sentado atrás de um balcão, próximo à portaria. Era um sujeito asqueroso de olhos pequenos, nariz de porco e boca larga, com a careca brilhando de oleosidade pela falta de banho. Aparentemente tentava mascarar o mau cheiro com um colônia barata e falhava miseravelmente. Ele abriu um sorriso quando viu o jovem.

Também, muitas das vezes tenho uma construção da personalidade e até background deles, mas não consigo montar uma imagem física dos mesmos para apresentá-los ao leitor.
Isso me leva ao motivo da criação desse tópico: Como vocês criam a parte física dos seus personagens? Pegam imagens de pessoas reais como inspiração? Fazem desenhos? Usam geradores? Talvez algumas dicas me ajudem nesse ponto que, pela minha auto-crítica, é uma parte bem fraca nos meus textos.

Agradeço desde já, abraço!

(Caso esteja na área errada, peço desculpas. Sendo o caso, se algum moderador puder mover para a área correta agradeço)
 
Eu entendo a preocupação com a descrição dos personagens - ela é fundamental pra um bom enredo - mas acho que é mais fácil pecar pelo excesso do que pela falta. Se você descrever cada ator principal extensivamente, pode cansar o leitor e barrar sua imaginação. Um recurso interessante para driblar isso sem parecer superficial é descrever em detalhes apenas uma ou outra característica física marcante do personagem (dando assim a impressão de que foi minucioso em tudo), enquanto descreve o resto da aparência em leves pinceladas que serão preenchidas por quem lê.
Um exemplinho besta:
O velho andarilho finalmente chegara ao seu destino. Suas pernas bambas e cobertas por varizes mal aguentavam o resto do corpo magro. O suor escorria como rios pelas profundas rugas de sua testa, juntando-se com as lágrimas vertidas pelos olhos opacos e miúdos, caindo sobre a areia impregnada nos pés calejados. Ele estava em casa.
Eu basicamente falei das pernas, dos pés e das rugas no rosto dele; dei umas leves pitadas nos olhos e corpo, nada mais. O âmago dele é a velhice e a trajetória tortuosa, pouco importa o resto. Não preciso descrevê-lo da exata maneira completa que ele aparece na minha mente, mas apenas colocar a sua essência no papel e deixar com que o leitor se encarregue do resto.

Já que você disse que geralmente já tem a personalidade/background dos personagens pronto, comece por aí. Não é regra, mas é sempre bom quando uma característica física principal reflete um pouco da psique do personagem.
Não sei se você já leu O Nome do Vento, mas acho que é um ótimo exemplo nesse caso. Os cabelos ruivo-fogo do protagonista Kvothe refletem sua personalidade forte e sua extroversão; seus olhos verde-escuro ficam especialmente intensos quando ele está emocionalmente carregado ou ameaçador, e seu corpo exibe marcas de velhice/maturidade muito precoces para sua idade. Cada parte da aparência reflete um pouco de quem ele é interiormente.

Dito tudo isso, esse é apenas o meu estilo na hora de escrever, o que eu acho que funciona melhor pra mim. Tem muitos autores por aí que são bem mais enxutos (ou extensos) nas suas descrições e fazem um ótimo trabalho. Cabe a você escolher o que encaixa melhor com seu estilo pessoal e com a sua obra  :awesome:
 
Eu concordo totalmente com o Lord Wallace. Não acho que a descrição física do personagem é importante, mas também é. Deixe eu explicar, quando você pensa em descrições, pensa em, provavelmente, alguém narrando em monologo como cada personagem é, como os joelhos são largos e o pescoço é curvado, ou algo do tipo. Há muitas formas melhores de se fazer isso, e muitas delas envolvem apenas não dizer nada.
Porque o silencio diz muito.
Faça eles agirem de tal forma a manter a imagem que você queira deles.  Existia um ótimo livro, cujo nome não me vem na cabeça, em que a unica descrição do personagem principal é o seu chapel, que ele pega no inicio do primeiro capitulo. Nada mais do que isso. Têm livros clássicos que chamam seus personagem por letras em vez de nomes. Porque no final das contas, o que é importante são as palavras que você usa para descrever as ações desse personagem.
Como ele olha por baixo de óculos escuros, escondendo seu olhar de enxeridos, virando seu olhar como um relógio pelos passantes.
Como ele tira seu moletom para se sentar, jogando em qualquer lado.
Como ele sempre põe a mão dentro do bolso do casaco, como se fosse pegar uma arma naquela loja movimentada.

No meu caso, quando crio personagens, eu apenas penso se são crianças ou adultos, homens ou mulheres, e que tipo de função eles cumprem na história e vou me adaptando ai com pequeníssimos detalhes ao longo da narrativa. Nada muito exagerado.

Mas, como Wallace já disse, é uma questão de estilo. Depende bastante do tamanho e o que for escrever, mas lembre-se, as vezes um almoço ou um olhar diz mais sobre alguém do que a aparência. Isso é o que eu acho, de qualquer forma.
 
Cara, eu não sou tão empenhado no assunto quanto o Rafael, mas vou deixar uma dica do que eu geralmente faço, já que se encaixa justamente com seu caso.

Eu tendo manter o físico do personagem relacionado e feito como um produto de seu background. A cor e textura da pele pode vir de acordo com a temperatura e qualidade de vida que teve no passado. A maneira como sorri pode ter a ver com o ritmo emocional em que viveu até ali. Cicatrizes podem vir como resultado de algum tipo de trabalho que se empenhou a fazer. Isso já vai dando pano pra manga, em como reagirão ao ver ele com a pele de quem viveu em tal região ou as marcas de uma antiga profissão.

Background é uma fonte infinita de possibilidades para o físico da personagem.
 
Opa. Primeiramente agradeço à todos vocês pelas ótimas dicas. Agora vamos por partes:

Lord Wallace
Sim, concordo em gênero, número e grau que descrições excessivas podem tornar o texto monótono. Meu problema é que, pra mim,
até minhas descrições mais simples soam pouco naturais (vide exemplo). Não tenho intenção de descrever exatamente como o personagem é (até porque isso acabaria com o espaço para a imaginação do leitor), mas sim de criar uma base da imagem que ele teria.
Seu exemplo é muito bom nesse sentido. Não só dá uma boa ideia da aparência do sujeito, mas também do estado emocional dele.

E sim, já li os livros do Rothfuss (maldito seja, por sua demora em lançar As Portas de Pedra) e realmente Kvothe é um ótimo exemplo de boa construção de personagem. Fora o cabelo e os olhos que você citou, me lembro também de várias passagens que falam das mãos dele e de suas roupas (dando foco em sua pobreza). Não só de Kvothe na verdade. Simmon e Wilem também são bem descritos quando apresentados, apesar da simplicidade na descrição.

No momento estou tendendo a escrever o texto na primeira pessoa, então todas as descrições partiriam do ponto de vista e impressões do protagonista, então... Vamos ver.




rafaelrocha00
Eu acho que uma boa descrição de personagens ajuda bastante na imersão. Não é o principal, obviamente, mas são pequenos cuidados com o texto que tornam a obra crível, para ser imersiva. Se pecasse nessa parte, acho que sentiria que algo ficou faltando no texto,
que existe algo de errado.  haha
Esses pequenos "tiques", se é que posso chamá-los assim, são um artifício realmente bom para construir um personagem, mas não tinha reparado como eles podem ser úteis na naturalidade da descrição. Ótima dica!




Bruce Azkan
Por último, mas não menos importante: usar o próprio background como meio de descrição. É uma ótima sugestão na verdade, mas não acho que tenha muito o que comentar sobre. Só fazendo os testes mesmo pra ver como fica. Tentarei colocar essas dicas em prática o mais cedo possível.



Mais uma vez, muito obrigado pelas sugestões e pela paciência que tiveram em me responder.  haha
Abraço!
 
Bem, creio que dividir a descrição em momentos deixe a caracterização mais sutil. Descreva o personagens divindo suas características entre pensamentoa e diálogos do ato atual
 
É complicado mesmo, se você for muito sucinto pode ficar genérico, mas se for muito detalhado pode ficar massante.
Mas, eu acho que nesse trecho que você postou, ficou uma ótima descrição. A minha dica pessoal é que: Descreva os traços mais marcantes do personagem e deixe o resto para o leitor imaginar.
Vou dar um exemplo de Harry Potter: Ele é descrito como um garoto com cabelos pretos espevitados, olhos verdes iguais aos da mãe e uma cicatriz na testa. Pelo enredo sabemos que ele tem um porte físico normal. E não tem mais nenhuma descrição sobre ele, sobre formato do nariz ou boca, ou sobre altura (só se cita que ele é mais baixo que o Rony, por exemplo) e isso deixa o leitor soltar a imaginação sobre os outros traços que a pessoa tenha.
Acho que o interessante não é jogar a descrição do personagem toda no mesmo parágrafo e sim ir distribuindo ela pelo enredo. Vou tentar exemplificar isso com o trecho que você postou.

- Boa tarde. - Resmungou ao chegar num homem sentado atrás de um balcão, próximo à portaria.
O sujeito asqueroso apertou seus olhos pequenos em desconfiança e torceu seu nariz de porco. Ele passou a mão na careca sebosa e abriu um sorriso em sua boca larga quando viu o jovem.
Ao se aproximar o jovem notou, pelo cheiro, que o sujeito tentava mascarar o mau cheiro devido a falta de banhos frequentes com uma colônia barata.
 
Voltar
Topo