🤔 Para Refletir : "Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?" - Eliyud

Design para celular - rpg turn based

Membro Membro
Compre o jogo de um amigo!
Postagens
101
Bravecoins
258
Pessoal, me passou algo pela cabeça, não é um projeto, mas eu queria uma opinião de vocês.

Existe uma ideia de criar um jogo de rpg bem no estilo Lufia/FF6 turn based mesmo, mas para celular, e os controles pensados para ser jogado com uma mão só, tipo:

- Está no ônibus segurando na barra com uma mão pra não cair? Vai poder jogar com a outra!
- Está carregando sacola de supermercado com uma das mãos? Vai poder jogar com a outra!
- Está com uma das mão ocupada fazendo sei lá o que? Vai poder jogar com a outra!
- Está com o Indiana Jones buscando as minas do Rei Salomão e acabou pendurado numa corda segurando-a com uma das mão? Vai poder jogar com a outra!

Agora sério, rsrsrs, o que acham da idéia?

[imgleft]https://i.imgur.com/9E0FiCF.png[/imgleft]
 
Cara, é complicado. As telas de hoje em dia são muito grandes e mesmo um jogo dessa forma que você está propondo seria difícil de ser jogado com uma mão só, principalmente se for algo tão complexo quanto um RPG de turnos. Eu não me imagino conseguindo jogar isso dentro de um ônibus com uma mão ocupado, por exemplo. De qualquer forma, eu gostei da ideia do jogo, só acho que essa tua ideia de fazer com que as pessoas joguem com uma mão só em todo lugar não é um bom caminho a se seguir, eu pessoalmente esqueceria isso e começaria a pensar no game design. Boa sorte.
 
É que eu tava jogando um jogo no celular, e dava perfeitamente para jogar com uma mão só, não exigia ação de resposta imediata (tipo jogos de plataforma e tal), então achei que poderia ser legal, pois eu jogaria, mas não sei se sou o único a pensa assim, rs!
 
Mas isso já existe.

Tem vários jogos Mobile hoje em dia que permitem não somente isso, como personalizar a disposição dos botões/tela, o tamanho deles e até o aspect ratio da tela, permitindo jogar tanto na horizontal quanto na vertical.

No entanto, tenha em mente que você está focando um público "hardcore". E que jogos que dependem de reflexos não respondem tão bem quanto em um gamepad, mas como o seu é turn-based, não haverá problema.
 
Muito legal que você está pensando em como o usuário vai jogar! Jogar com uma mão só no celular é uma ótima filosofia. O sistema de botões na tela não costuma ser bem vindo. Extra Credits, canal sobre game design já disse:
"Se o seu jogo precisa de um joystick virtual ou controle na sua touch screen, você está fazendo isso errado."
(https://youtu.be/NBHircZu5EI?t=184). por outro lado, jogos de rpg por turno, funcionam bem para celular. Então contanto que tu não precise usar botões na tela, o jogo pode ficar bom de jogar. Talvez devesse esquecer a parte da caminhada nos mapas e fazer o jogo mais focado em diálogos ou nas batalhas. Porquê explorar um mapa no celular não é muito confortável por causa da touch screen.​
 
O modo Retrato (Portrait) sempre me faz apertar as teclas inferiores do Android, mas o modo Paisagem (Landscape) deixa o jogo exageradamente WideScreen dependendo do Smartphone.

Muitos APPs de Emuladores servem de base pra fazer design, mas eu mesmo não me adaptei a nenhum.
 
Eu acho que se é um jogo minimalista com poucos botões pode funcionar, mas com setas direcionais mesmo já acho que fica bem complicado o movimento do dedão por ali.
 
Voltar
Topo