🤔 Para Refletir : "Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler." - Frank

Devo dizer: ARTE não tá fácil...

Membro Membro
Compre o jogo de um amigo!
Postagens
101
Bravecoins
258
Pessoal, como vão todos?
Preciso assumir uma coisa pra vocês: arte, pra mim, não tá nada fácil.

Sou desenvolvedor em Unity, com C# como linguagem de programação. De nada adianta fazer um jogo-que-não-trava e ele ser feio!!!
Nisto, eu me sinto bastante frustrado.

Eu estava até agora a pouco desenhando o boneco abaixo:
[imgleft]https://i.imgur.com/7F7VYDT.png[/imgleft]
Mas ele não tem sombreamento nenhum! E eu acho que ele tá é feio.

Eu não estou falando isso pra ganhar elogio, sério. Um amigo meu viu e tentou dizer que estava legal. Quer dizer, ele disse, mas pode ver que só a perna esqueda dele está sombreada.

Veja como eu faço: eu vou no Google, copio uma imagem para usar de referência, "colo" no Inkscape, faço o desenho vetorial por cima e depois eu preencho. Neste caso, o tórax é de um rabisco aleatório, as pernas são do Shinobi e a mão também foi aleatória.

Ninguém compra um jogo porque o Código está bem escrito e identado, elas compram porque o jogo está bonito. Ou porque a jogabilidade compensa.

E como eu não tenho dinheiro para pagar um freelancer, eu decidi aprender. Gostaria muito de aprender na marra.

Eu até achei algo sobre a Psicologia das Cores que eu achei útil, embora longe de ser suficiente.

No Índice de Tutoriais eu não achei algo específico sobre sombreamento. Você, que leu até aqui, poderia me indicar tutoriais ou cursos online? Eu gosto de curso pelo apoio do instrutor, por isso, curso onde o instrutor "larga" a gente abandonado pra mim é a mesma coisa que tutorial grátis no Youtube, o que também é muito bem vindo.

Em fim, para eu aprender e ficar bom que nem vocês, por onde vocês me recomendam começar? O que eu deveria começar a procurar?

Aquele abraço :^-^:
 
  Vou sugerir os quatro principais canais que auxiliaram-me no aprendizado de desenho:​

Cras Conversa Oficial:

https://www.youtube.com/channel/UCY4AijV6mi8mCYVukJh3yQA

Crie seu Mundo:

https://www.youtube.com/channel/UCOVQHcah83w3NSAfMBt5VWQ

Instinto Mangaká:

https://www.youtube.com/channel/UCVNBv6j7cta32Sk911y1VsQ

Charles Laveso:

https://www.youtube.com/channel/UCyMkiBkC2pQRbfZcCe7UBrQ

P.s: esse último é voltado para desenho realista, mas ainda assim te ajudará.


  Meu conselho é que, assim como eu, você comece pelo básico. Antes de partir para luz/sombra, assimile bem conceitos como proporção e anatomia, pois é necessário entender o que você desenha para aplicar de forma adequada a luz/sombra. Sem o básico, você não conseguirá fazer o complexo.​
 
RaonyFM comentou:
  Meu conselho é que, assim como eu, você comece pelo básico. Antes de partir para luz/sombra, assimile bem conceitos como proporção e anatomia, pois é necessário entender o que você desenha para aplicar de forma adequada a luz/sombra. Sem o básico, você não conseguirá fazer o complexo.​

Sim sim, porém minha idéia não era exatamente me tornar um artista digital, mas apenas fazer o básico mesmo. Um desses canais estou seguindo, gostei bastante do conteúdo, o Cras Conversa

Eu consegui fazer os "pedaços" abaixo:
[imgleft]https://i.imgur.com/kUPdstM.png[/imgleft]
Isso foi o melhor que eu consegui fazer com esse pouco tempo de prática com desenhos.

Agora vou levar à um gerador de srites (Striper, Dragon Bones, ect) e animar.

Quando eu tiver algo mais concreto eu posto na área de projetos, certinho.

:^-^:
Aquele abraço!
 
Sei como é, sou programador também e na hora de fazer arte sempre dá problemas, por isso tento fazer coisas simples (definitivamente sem animações) pra conseguir seguir o projeto. Sempre tem a possibilidade de você conseguir ajuda de alguém, mas geralmente isso não acontece, artista sempre quer ser pago (não tiro a razão deles suyaefg).
 
Eranot comentou:
Sei como é, sou programador também e na hora de fazer arte sempre dá problemas, por isso tento fazer coisas simples (definitivamente sem animações) pra conseguir seguir o projeto. Sempre tem a possibilidade de você conseguir ajuda de alguém, mas geralmente isso não acontece, artista sempre quer ser pago (não tiro a razão deles suyaefg).
Pois é, embora eu tenha visto um jogo na Steam que é basicamente um quadrado que se mexe (e parece ser muito legal por sinal), eu quero fazer algo com um mínimo de arte. É uma questão pessoal.

Embora eu acredite que a segmentação profissional eleve o nível de excelência de um trabalho, me lembro de ter comentado aqui que um desenvolvedor (um uniteiro pelo menos) deveria conhecer outros programas para não ser pego desprevenido.

Contudo isso não pode ser o fim do mundo, vide o exemplo de VVVVV que foi um verdadeiro sucesso e é muito simples!

É isso ae, abraço!!
 
Pena que perdi meu tutorial de Pixel-Art básico que postava no meu antigo blog.

Mas fica a dica. Dê uma olhada em tutos de pixel-art pela internet, já dei essa dica a um conhecido que está com o mesmo problema que você e curiosamente está fazendo a arte exatamente do mesmo jeito. :XD:

Comece do básico, depois vá partindo pro intermediário e avançado. :awesome:
 
Apesar de faltar sombreado, o seu primeiro exemplo tá longe de tar ruim. Pixel Art foi algo que eu aprendi meio que transferindo o que eu já sabia de desenho, treinando no papel e depois indo pro paint fazer algumas coisas tipo isso:
7ma6V9S.png

Fico feliz de finalmente ter botado minhas mãos no Aseprite, na boa kkkkkk

Se você quer uma dica em relação a sombreamento, comece a seguir outros pixel artists por aí (DeviantArt e Twitter são ótimos pra isso) e tente observar bem os sprites dos outros, principalmente tentando "desmontar" o processo que eles fizeram na sua cabeça, isso vai te ajudar muito com a texturização do seu sprite, o que consequentemente vai te fazer aplicar sombras, mas acima de tudo, é importante que você não fique preso em coisas chatas. Com chatas, eu digo, para com essas merdas de querer ficar sombreando bolinha ou quadrado. Ajuda, mas é o método "escola" óbvio e desinteressante, o importante é que você aprenda fazendo algo que você tem interesse, pois no momento em que você terminar algo, mesmo que não seja perfeito de inicio (Acredite em mim, não será perfeito de qualquer maneira) você vai se sentir mais determinado pelo investimento de fazer algo que curte.

Outra coisa, não espere que seus gráficos sejam bons de cara, muito menos perca o estímulo de treino constante, no fim insistência é o que te faz chegar nos lugares, seja tal lugar adequado ou não. Se eu tivesse que apontar um canal que eu admiro muito e mesmo usei diversas vezes para aprender, reaprender e me investir no mundo de desenhos, eu te diria para dar uma chance aos vídeos de tutorial deste cara.

Boa sorte com a sua jornada.​
 
Com chatas, eu digo, para com essas merdas de querer ficar sombreando bolinha ou quadrado. Ajuda, mas é o método "escola" óbvio e desinteressante

Engraçado, meu tutorial começava justamente por esses métodos "desinteressantes". :XD:

Aprender as formas básicas é o principal pra se saber fazer um bom pixel-art (ou qualquer outro tipo de desenho).
 
Estou pensando em dar um tempinho na programação. Quero me matricular neste curso aqui.
O que acham?

CleanWater comentou:
Pena que perdi meu tutorial de Pixel-Art básico que postava no meu antigo blog.
Poxa, pena mesmo!!

AbsoluteXandy comentou:
Apesar de faltar sombreado, o seu primeiro exemplo tá longe de tar ruim. Pixel Art foi algo que eu aprendi meio que transferindo o que eu já sabia de desenho, treinando no papel e depois indo pro paint fazer algumas coisas tipo isso:
7ma6V9S.png

Fico feliz de finalmente ter botado minhas mãos no Aseprite, na boa kkkkkk

Obrigado.  :XD:
Por acaso, eu tenho uma licença do Aseprite, hahaha!!!​
 
ChiwawaGames comentou:
Estou pensando em dar um tempinho na programação. Quero me matricular neste curso aqui.
O que acham?

Não sei sobre a qualidade do curso, mas o preço tá bem bacana.

Eu fiz aulas de desenho na minha adolescência com um professor de desenho aqui na cidade que moro. Era uns 20 ou 30 por mês se não me engano. Também aprendi muito com aquelas revistas de "Aprenda a Desenhar (Nome Aqui)" sabe?

Tudo que sei, aprendi "sozinho" (mas se fosse ficar pastando sozinho de verdade, estaria no mesmo lugar até hoje).

É sempre bom buscar conhecimento com alguém profissional de verdade. Tutoriais gratuitos na internet nem sempre ensinam tudo que poderiam ensinar, mas servem como complemento.

Tanto no curso de desenho, como em umas revistas que tinha de "Aprenda a Desenhar Dragon Ball", comecei aprendendo a desenhar círculos, quadrados, etc. Depois passei pro sombreado, então comecei a aprender que "juntar" bolas, quadrados e cilindros criam outras formas, etc,...

É por isso que digo: "Nunca negligencie o básico!" :awesome:
 
Voltar
Topo