🤔 Para Refletir : "Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!" - Ricky O Bardo

Dicas e Recursos para Aprender Japonês

Membro Membro
Postagens
208
Bravecoins
82
DICAS E RECURSOS PARA APRENDER JAPONÊS

Olá! Percebi que nos fóruns de GameDev há muitos fãs de J-RPGs, animes e da cultura japonesa no geral. Por isso estou aqui para compartilhar com vocês uma lista de recursos e materiais para aprender japonês, junto com dicas e considerações que tive no tempo que tentei aprender o idioma.

MAS ANTES DE PROSSEGUIR, UM AVISO: Japonês é uma das línguas mais difíceis do mundo. Em um cenário onde você dedica grande parte do seu tempo só para aprender o idioma, ainda é possível que você demore um ano ou mais para aprender o idioma! Isso acontece porque o japonês está atrelado a uma cultura bastante diferente da nossa e a gramática japonesa pode ser um pouco trabalhosa de entender para um ocidental. Junte isso ao fato de que o japonês tem TRÊS "ALFABETOS", sendo que um deles conta com mais de CINQUENTA MIL CARACTERES! Então antes de começar a estudar, tenha em mente que você vai precisar de muitos anos de dedicação para aprender japonês, ainda mais se for sozinho! Ah, e antes de aprender japonês, É ESSENCIAL QUE VOCÊ SAIBA INGLÊS! Não só porque há palavras emprestadas do inglês no japonês, mas como também porque será muito mais fácil aprender japonês se você pode pesquisar por fontes na gringa. Esse post vai recomendar MUITOS recursos em inglês!


Clicando na imagem você consegue ver um infográfico (em inglês) com informações sobre os quatro idiomas mais difíceis do mundo, incluindo o Japonês
TÁ, MAS E QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE PASSAR POR TANTO SUFOCO?
  1. Aprender japonês pode tornar mais fácil o seu aprendizado de outras línguas asiáticas, caso do Coreano e Mandarim. Além de que aprender um idioma novo lhe proporciona perceber a realidade de uma ótica diferente e até mesmo pode melhorar sua habilidade de pensamento lógico.​
  2. A cultura japonesa é única e diversa. Aprender o idioma japonês pode te dar acesso a uma riqueza cultural enorme, além dos diversos jogos, animes e outras obras de entretenimento que ficaram só no Japão!​
  3. Há também a possibilidade de viajar para o Japão e aumentar sua gama de contatos para oportunidades de emprego e estudos.​
AGORA VAMOS PARA O BÁSICO DO BÁSICO
O japonês tem três "alfabetos": hiragana, katakana e kanji. O hiragana e katakana podem ser aprendidos decorando e repetindo. Cada letra representa uma sílaba e você pode fazer uso do Duolingo e do Memrise para aprender os dois primeiros. Repare que no Duolingo o curso de japonês só está disponível na versão inglesa do site/aplicativo. No caso do kanji, ele é constituído de caracteres emprestados do mandarim, e é algo que você vai aprendendo com um tempo e com a exposição ao idioma.

É muito importante que você aprenda o hiragana e o katakana, porém você também pode ir aprendendo algumas frases básicas nesse meio tempo. Lembre-se, você primeiro aprendeu a falar português antes de ser alfabetizado! Não só isso, você primeiro precisou errar muitas palavras e parecer uma miniatura de neandertal antes de conseguir se expressar da forma que se expressa agora adulto! Por isso aprenda a gramática, mas não se esqueça que ter vocabulário também é muito importante!

Nesse ponto eu deixo também uma playlist muito interessante que ensina de maneira bastante natural alguns básicos da língua japonesa: https://youtube.com/playlist?list=PLvuySypz5mHoB7Phezuu01So__CQywuGC&si=hnBVC4mblSYH7Ubt (Versão em Inglês com Mais Episódios)

Você também pode assistir a playlist Japanese From Zero! que é um curso que acompanha uma série de cinco livros.
OUTROS RECURSOS

Além do Japanese from Zero!, você pode querer conhecer essas duas séries de livros:

Genki - An Integrated Course in Elementary Japanese — Esse livro tem dois volumes, ambos tem uma versão só com exercícios para você praticar. FAÇA EXERCÍCIOS!

みんなの日本語 (Minna no Nihongo) - Também tem dois volumes com livros de exercícios para os dois. Esses livros são escritos inteiramente em japonês e usam o "método natural" para te fazer aprender. Basicamente, eles te expõe a língua partindo do pressuposto de que você pelo menos sabe ler japonês, isso porque aprender diretamente com os falantes é muito mais eficiente!

Por fim, você pode sempre consultar o site ToFuGu. Ele tem dicas e curiosidades sobre o idioma e cultura japonesa. Há também duas seções, uma destinada à gramática e outra destinada a recursos para seu aprendizado.

Se você leu todos os livros e concluiu todos os cursos e passos apresentados nesse tópico, você já vai estar próximo do nível intermediário em Japonês. Você ainda vai ter muito chão pela frente, mas já vai estar com uma base sólida.

Boa sorte e bons estudos!
 
Achei muito boa a sua pesquisa e indicações para quem quer aprender japonês.
Eu mesmo já tentei há muito tempo mas não tive sucesso por falta de fontes na época.

Você citou o Duolingo no artigo e me lembrei que esses dias eu vi uns malucos fazendo speedrun do curso de japonês. Era um mais louco que o outro. :bwahaha:

Vou destacar o tópico pois eu acho que será de muita utilidade para muita gente aqui do fórum. :winking:
 
Taí uma língua que tenho muita admiração. Gosto da cultura também, mas a estruturação da língua é fascinante. Aliás, espero algum dia publicar minhas obra para o público nipônico, e atender a umas pessoas, que imagino eu, fazem contorcionismo para ler em português ou as adaptações no inglês. Tenho pensado em voltar a estudar o idioma e agora que não tenho mais ao imediatismo da adolescência, acho que essa postagem pode ser uma boa sugestão. Adorei.
 
Como tantos outros, meu interesse pelo idioma e cultura começou basicamente por causa dos jogos - não apenas RPGs, mas vários títulos muito loucos que fui descobrindo com o tempo e que um ocidental nunca teria inventado. Escrevi inclusive um tópico aqui na comunidade só sobre jogos que gostaria de ver traduzidos, e sem surpresa alguma, todos estão em japonês.

Tem alguns conteúdos interessantes no YT até mesmo em português, como o canal Japonês Online, que até fez uma live jogando nada menos do que Dragon Quest I no idioma original. Embora esteja meio parado hoje, também gosto muito do Legends of Localization, um blog fantástico em inglês de autoria de um tradutor profissional JP-EN (que trabalhou no patch de tradução não-oficial de Mother 3, a sequência do Earthbound do SNES). Lá tem curiosidades, comparações detalhadas e discussões só sobre tradução de jogos japoneses.

Em termos de aprender jogando, alguns jogos mais antigos e/ou com público alvo mais amplo costumavam evitar o uso de vocabulário mais complexo. Pokémon é um ótimo exemplo pra quem está começando, porque mesmo no Japão os jogos modernos têm opção de idioma "japonês simplificado" pra crianças que ainda não estudaram kanji. E já que estamos numa comunidade de RPG Maker, já recomendei algumas vezes jogos educativos feitos no próprio programa para aprender o idioma: Learn Japanese To Survive é uma série com três jogos (um pra cada silabário) feitos em RPG Maker MV (ou MZ?) onde você deve aprender os sons e palavras mais simples pra vencer as batalhas. Já Learn Japanese RPG foi feito no RPG Maker XP e possui diálogos que transitam entre o inglês, o romaji (japonês escrito no nosso alfabeto) e o hiragana conforme o jogador vai avançado e aprendendo as frases.

Por fim, aqueles vídeos de "aprenda japonês dormindo" são ótimos pra se ouvir enquanto se faz alguma outra coisa, tipo farmar naquele seu RPG favorito, ou estando só de bobeira mesmo. De resto, é ter muita paciência, até porque achei um BAITA otimismo dessa tabela em dizer que um idioma difícil leva 1,69 anos pra se tornar "proficiente". :ROFLMAO:
 
Voltar
Topo