🤔 Para Refletir : "Pare de pensar nos erros do passado e comece a planejar os erros do futuro!" - Ricky O Bardo

Dúvida sobre conversão de midi

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Membro Membro
Vícios e amores servem para preencher o vazio
Postagens
836
Bravecoins
92
Antes de tudo peço desculpas se tiver postado no local errado.

Com o novo RPG Maker as trilhas armazenadas em arquivos de instrução deixaram de ser suportadas me deixando com um considerável acervo de composições inutilizadas, heis que começo minha empreitada para convertê-las. Nenhuma das minhas tentativas de conversão obteve a fidelidade sonora da original, gostaria que alguém pudesse me auxiliar em como convertê-las.

Deixo o arquivo original em anexo e aqui em baixo algumas tentativas de conversão. Creio que a mais fiel foi a terceira tentativa, preferiram as outras?
[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/desarmonia-conversao-1[/soundcloud]
[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/desarmonia-conversao-2[/soundcloud]
[soundcloud]https://soundcloud.com/hermes-passer/desarmonia-conversao-3[/soundcloud]
 

Anexos

  • [OD] Introdução - Desarmonia.mid
    6,6 KB · Visualizações: 99
Olá hermes, acho que você está confundindo um pouco os termos na internet.
Há um pouco de confusão nisso aí tudo.
Primeiro, vamos entender como funciona essa conversão:
- O midi é um arquivo de informações, é como uma partitura digital. Ele é quem define o que será reproduzido quando ler esse midi.
Agora, o formato de som "original" é o do programa que você criou a partitura, mas ele não é o único soundset midi.
Existem milhares de sons diferentes para cada instrumento. Cada programa tem o seu e lê o midi de uma forma diferente.
Por isso, se você criar a música em um programa e converter em outro, nunca ficará igual.
O OGG, por outro lado, é um arquivo de áudio. Reproduz a (16-512kbps) as ondas sonoras gravadas e renderizadas.
São dois arquivos completamente diferentes.
O midi é programado, e o OGG/MP3/WAVE só reproduzem ondas sonoras.
O midi pode ser lido de um milhão de formas, mas o ogg só pode ser reproduzido de uma forma.

Agora, vendo issso, vamos supor que o arquivo "original" é a soundset que você deseja. Pra convertê-la para MP3, basta apenas exportá-la no programa que você utilizou, e jogar numa DAW que consiga ler o midi e exportar em ondas sonoras (MP3/WAV/OGG). Ficará assim:
Introdução - Desarmonia
No caso acima, usei o FL STUDIO pra ler o MIDI e exportar em OGG. No caso, a qualidade é semelhante à original.

O que estes programas de conversões fazem é tentar exportar numa qualidade MP3 os arquivos de informação MIDI. Por isso fica muito diferente do original. Eles querem fazer o trabalho de uma DAW que demora dias em apenas minutos. Não funciona direito :/
Se quiser sons realistas, recomendo estudar produção. Isso aí é tipo uma gambiarra xD

Espero ter ajudado!
Aquele abraço o/
 
[member=1013]Zaggojhon[/member] Ajudou sim :)
Obrigado pela correção, tivemos uma conversa parecida no chat mas achei importante deixar arquivado em topico já que terão outros com o problema.

 
Vou dizer uma coisa, o MIDI é só uma interface que guarda as notas da música, é como um arquivo do Guitar Pro, uma partitura digital. Ela apenas é representada pelo banco do sons do sistema (a lendária Microsoft GS Wavetable Synth), que é bem fraco e antigo.

(Como removeram o MIDIMapper no Windows 8, então recomendo instalar o CoolSoft MIDIMapper ou VirtualMIDISynth ou similar para poder trabalhar com MIDIs).

Acontece que você pode instalar outros bancos de instrumentos e renderizar os MIDIs em músicas muito melhores. Por hora estou sem tempo de detalhar, mas procure sobre Soundfount, que você logo poderá achar algumas muito boas gratuitas que trarão muito mais qualidade pro seu MIDI.

Tem programas que já trocam a "fonte" do som e fazem a conversão pra OGG automaticamente, sem você nem precisar de instalar um mapeador. Acho que o Anvil Studio e/ou MuseScore (que tem versões grátis) podem te ajudar a fazer o trabalho, só não digo nada de muito certo por que estou sem PC no momento e não tenho como confirmar.

Me lembre depois de procurar mais sobre isto pois já tenho algumas coisas que baixei que poderei recomendar assim que eu puder trabalhar nisso.
 
Eu não sou da música, mas não poderia deixar de passar aqui pra dar um salve pro [member=1013]Zaggojhon[/member].
Explicação fantástica, é raro ter um músico com seu repertório nas comunidades makers, Zaggo. Obrigado por colaborar com a comunidade do  Condado o/
 
Como os colegas disseram ai acima, não dá para converter midi para outros formatos mantendo a trilha idêntica, mas...
na base da "malandragem" dá pra aproveitar arquivos em midi nas versões mais novas do RPG Maker mantendo a originalidade sim...
Teste o arquivo do anexo que está em .ogg e diga se era isso que você queria...
 

Anexos

  • Desarmonia - conversão 4.ogg
    845,9 KB · Visualizações: 106
Quando eu disse conversão, não quis dizer literalmente, me faltaram palavras melhores. Obrigado a todos pelo feedback, graças a eles agora conseguirei uma maior fidelidade sonora. Agradeço duplamente a [member=1013]Zaggojhon[/member] pois essa já é a segunda vez que ele tem que aturar minhas nobices em relação a sonoplastia (e parabéns, conseguistes a versão mais fidedigna também).
O tópico pode ser trancado agora.
 
Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo