🤔 Para Refletir : "O que importa não é se criticam ou elogiam seu jogo, mas como você lida com isso." - FL

Efeito 3D

Membro Membro
Postagens
162
Bravecoins
663
EDIT: Eu havia postado no tópico errado, como não tenho pretensão de postar diariamente, achei mais adequado transferir o post original do DailyPixel para cá.

Fala pessoal, o que vocês acharam desses modelinhos 3D? Uma casa, uma árvore e um carrinho de corrida:

ezgif-4-cc7ab87d1a.gif



Pois bem... Eu menti. Esses objetos que vocês estão vendo girar no Gif acima NÃO são modelos 3D. Esta é uma técnica conhecida como "Sprite Stacking", onde você "empilha" diversas sprites uma sobre a outra (como se fossem chapas de uma tomografia), e ao girá-las simultaneamente, é possível criar a ilusão de perspectiva 3D. Aqui estão as sprites originais, como realmente são:

casa:

spr_house_strip17.png


árvore:

spr_tree_strip11.png


carrinho de corrida:

spr_car_strip7.png


Eu não conhecia essa técnica, mas agora que a descobri não posso negar o quão legal achei o efeito! Já imagino inúmeras possibilidades de joguinhos top-down com essa mesma técnica, e o melhor de tudo, não é difícil de aplicar em seus próprios projetos 2D, afinal, a lógica de programação (ex. movimento e colisão) permanece a mesma. Fica a dica aí pra galera ;)
 
Última edição:
Pensei que era a mesma técnica que Donkey Kong Contry usa, gráficos pré renderizados
O Donkey Kong Country ainda é um pouco mais avançado, em algum ponto alguém modelou os personagens antes de tirar "prints" para transformá-los em sprites (uma ótima ideia para a época). Esse efeito me lembra um pouco mais aqueles modelos de "voxel", mas a vantagem é que você não precisa de conhecimento em modelagem 3D. A única desvantagem, ao meu ver, é em casos que você precisa de animação, pois ao invés de uma sprite por frame, você precisa de vários layers a cada quadro.
 
Muito interessante! Também me lembrou a técnica usada em Donkey Kong, mas depois que você explicou eu meio que percebi que eram técnicas diferentes mesmo. Aliás, nunca tinha ouvido falar de tal técnica. Talvez eu até já tenha jogado um jogo que foi feito assim mas nem percebi.
Existem alguns projetos bem impressionantes sendo feitos com essa técnica, todos com uma pegada meio "pixel art", mas aí a câmera gira e o efeito te faz cair o queixo:



Vale lembrar que mecanicamente isso ainda NÃO é 3D de verdade... Nenhum polígono está sendo renderizado, mas a técnica é bastante convincente em simular 3D em ângulos isométricos.
 
EDIT: Eu havia postado no tópico errado, como não tenho pretensão de postar diariamente, achei mais adequado transferir o post original do DailyPixel para cá.

Fala pessoal, o que vocês acharam desses modelinhos 3D? Uma casa, uma árvore e um carrinho de corrida:

Visualizar anexo 3947


Pois bem... Eu menti. Esses objetos que vocês estão vendo girar no Gif acima NÃO são modelos 3D. Esta é uma técnica conhecida como "Sprite Stacking", onde você "empilha" diversas sprites uma sobre a outra (como se fossem chapas de uma tomografia), e ao girá-las simultaneamente, é possível criar a ilusão de perspectiva 3D. Aqui estão as sprites originais, como realmente são:

casa:

Visualizar anexo 3948

árvore:

Visualizar anexo 3949

carrinho de corrida:

Visualizar anexo 3950

Eu não conhecia essa técnica, mas agora que a descobri não posso negar o quão legal achei o efeito! Já imagino inúmeras possibilidades de joguinhos top-down com essa mesma técnica, e o melhor de tudo, não é difícil de aplicar em seus próprios projetos 2D, afinal, a lógica de programação (ex. movimento e colisão) permanece a mesma. Fica a dica aí pra galera ;)
Nossa mano que massa , acho que jogos antigo tipo ali do super-nintendo usava algo parecido, muito bom mano !
 
Nossa mano que massa , acho que jogos antigo tipo ali do super-nintendo usava algo parecido, muito bom mano !
Eu tentei encontrar exemplos antigos dessa técnica, mas ao que me parece, isso é algo relativamente recente...
Acho que entendo o porquê de tantas pessoas se lembrarem de jogos da época do SNES, provavelmente é por causa do chipe Super FX que alguns cartuchos possuíam, permitindo técnicas que alteravam o ângulo e a escala de imagens 2D, como em F-Zero:


O que me leva à seguinte conclusão: Apesar de não existir nenhum jogo que utilize essa técnica no SNES, era possível sim, em tese, utilizá-la com a tecnologia da época. Talvez o número imenso de sprites não era suportado pelo espaço de armazenamento dos cartuchos, e por conta disso nunca tivemos um jogo de Super Nintendo que tirasse proveito desta técnica. Apesar que com o chipe sucessor, o Super FX 2, foi possível renderizar polígonos no SNES, algo que foi utilizado em jogos como Star Fox...
 
Última edição:
Voltar
Topo