🤔 Para Refletir : "O mais importante não é a história, mas como você conta ela." - FL

Electro Doll Kiraya - Platformer 2D estilo retrô inspirado em jogos da era Mega Drive!

Electro Doll Kiraya - Platformer 2D estilo retrô inspirado em jogos da era Mega Drive!
Gostei bastante da premissa dos estágios especiais. Não apenas por ser algo nostálgico, que me remete a jogos como os do Sonic, mas também porque acredito que aumentará a longevidade de seu projeto. Me imagino jogando do início ao fim pela primeira vez de forma casual, e uma segunda vez, tentando coletar todas as engrenagens!
 
A Caixa de Ferramentas de Electro Doll Kiraya - Parte 1: GDevelop - A Engine dos Iniciantes e Profissionais
Olá, pessoal! A partir de hoje, falarei um pouquinho dos programas que estou utilizando para fazer o Electro Doll Kiraya, começando pelo mais importante deles: O GDevelop!

GD-logo-big.png
Antes de me inscrever no curso de Criação de Jogos do CEBRAC, tentei aprender a desenvolver jogos por conta própria, procurando a melhor engine possível para desenvolver as ideias que tinha em mente. Minhas primeiras tentativas foram com o Stencyl e o Godot, porém ambas se demostraram frustradas: Não compreendia como o Stencyl funcionava e o Godot exigia um certo conhecimento de programação que eu ainda não possuía.

5f2966b6dca1a217164497.png


Meu conhecimento básico de C não me levou muito longe no Godot...Fonte: godotengine.org
Minha decepção com o Godot foi o pontapé inicial para que eu considerasse um curso de desenvolvimento de jogos. Aprender sozinha não estava dando certo e imaginei que ter um professor do meu lado me ajudaria a compreender melhor o que fazer. Um dia, enquanto andava pela rua, vi uma pessoa distribuindo panfletos do CEBRAC que demonstravam vários cursos, incluindo o de Criação de Jogos. Sem perder tempo, entrei no prédio da filial da cidade e me inscrevi.

maxresdefault.jpg

Criação de Games, aí vou eu!
Enquanto conversava com o coordenador do curso, ele me revelou que eles utilizavam uma engine chamada GDevelop durante as aulas. Antes dele me citar esse nome, eu nunca havia ouvido falar desse programa, algo que me arrependo até hoje pois foi exatamente ele que veio a materializar os meus sonhos.
landing-screen-b0da810520d5ca63e72ff25ab7ec0d84.png


Uma cena de uma versão antiga do Gdevelop! A cena é onde a mágica acontece: Dependo do seu objetivo final, ela pode ser uma tela de título, uma fase, um inventário...o que você quiser! A esquerda, temos as propriedades do objeto selecionado - neste caso o Gato, que é o objeto "Player" - e as variáveis associadas a ele. A direita, temos a lista de objetos da cena e suas camadas. No topo, a esquerda, temos o menu de arquivo, lista de cenas, e no topo, a direita, temos botões que mostram ou ocultam os menus de ferramentas, grids e entre outros. Fonte: techcrunch.com
O GDevelop é um programa que permite o usuário criar jogos para computador ou plataformas móveis sem possuir conhecimento em relação a uma linguagem de programação especifica. Antigamente, o programa era somente para o desenvolvimento de jogos 2D, porém, uma nova atualização também abriu as portas para a criação de projetos 3D.
As principais ferramentas para criação de jogos no GDevelop são:

- Objetos: Os objetos que irão compor a cena. Eles podem ser o player, as plataformas da fase, as opções de um menu...enfim, tudo que precisa aparecer no jogo.

Objeto TorirbSP.png


O inimigo "Torirb" é um objeto global (ou seja, disponível em todas as cenas) chamado "TorirbSP" no menu de objetos do GDevelop. Para tornar um objeto global, clique nele com o botão direito do mouse no menu de Objetos e selecione "Definir como um Objeto Global"

CategoriaSprites.png


Categorias de Objeto
Quando adicionar um novo objeto a cena, você deve escolher sua categoria e inserir os sprites de animação feitos por você, pegos da internet ou criados com o Piskel, o programa de Pixel Art do GDevelop. Caso queira, também pode editar seus pontos, associar variáveis, colocar comportamentos e entre outras ações.

- Eventos (Events): Conjunto de Condições e Ações divididas em categorias que, ao serem ligadas, executarão um determinado evento no jogo. Ao se criar uma nova cena, uma aba separada para Eventos aparecerá nela. Exemplo (Clique no botão direito do mouse e em "Abrir a imagem em uma nova guia" caso as imagens estejam muito pequenas):

MenuCondição.png


Menu de condições. Ao selecionar as ações na aba de eventos, um menu parecido com esse também aparecerá.

EventoPimentaE.png


Ligando dois objetos através da condição "Colisão" (Nesse caso "EspStageTKirayaElectrotama" e "PimentaElétrica") é possível que algo aconteça caso ambos entrem em contato um com o outro. Com a ação "Deletar", o objeto "PimentaElétrica" sempre desaparecerá da cena quando "EspStageTKirayaElectrotama" encostar nele. A condição "Ativa uma única vez enquanto é verdadeiro" é utilizada em conjunto com "Colisão" para que a ação seja sempre detectada uma vez, evitando bugs aleatórios.

Caso já tenha praticado ou ouvido falar do conceito de "Estrutura de Decisão" em programação, estará mais que familiarizado com os eventos do GDevelop!

*Lembrete Importante*: Para evitar problemas, é altamente recomendado que os eventos sejam ativados e guardados através de Variáveis, principalmente aqueles que precisam ser desligados durante algum momento do gameplay. Mais sobre Variáveis aqui (em inglês) e aqui.​
- Comportamentos (Behaviours): Ações pré-programadas que podem ser inseridos em objetos do jogo. Um objeto pode ter vários tipos de comportamentos diferentes.

ComportamentoLinearMovement.png


Através do comportamento "LinearMovement (Movimento Linear)", o objeto "TorirbSP" poderá se mover em linha reta para horizontal, vertical ou para as duas direções. Como quero que ele se mova somente para esquerda e numa velocidade não muito rápida, coloquei "-10" na velocidade do eixo X e 0 no eixo Y

Novos tipos de comportamentos são constantemente criados pela comunidade do GDevelop e você também pode fazer o seu! Ao adicionar um novo comportamento a um objeto, você pode pesquisar por eles na aba "Pesquisar Comportamentos Novos" ou desenvolver um clicando em "Comportamentos Instalados" e depois em "Crie seu Próprio Comportamento". Você também pode interagir com os comportamentos dos seus objetos na aba "Eventos" da sua cena, selecionando as condições e ações correspondentes a eles.

*Lembrete Importante*: O Gdevelop é atualizado de tempo em tempo e alguns elementos como ícones, menus, condições, etc. tendem a ser modificados ou totalmente removidos nesses updates.


Existem muitos outros elementos importantes que compõem o grande e incrível arsenal do GDevelop, mas, por enquanto, nem eu mesma sei utilizar todos. Quanto mais trabalho em Electro Doll Kiraya, mais aprendo sobre esse fascinante programa e agradeço por sua existência!

Caso tenha se interessado pela engine após ler o texto, deixo os seguintes links úteis para aprendizado:
Boa sorte e que suas ideias também se tornem realidade! Daqui a um tempo, falarei um programa que é uma verdadeira mão na roda para criar e animar Sprites: O Aseprite!
 
Última edição:
Muito interessante e novamente parabéns pelo projeto!
Thanks, BENTO!:Gamers_Rise_Up:
Gostei bastante da premissa dos estágios especiais. Não apenas por ser algo nostálgico, que me remete a jogos como os do Sonic, mas também porque acredito que aumentará a longevidade de seu projeto. Me imagino jogando do início ao fim pela primeira vez de forma casual, e uma segunda vez, tentando coletar todas as engrenagens!
Que bom que gostou, Doug! A ideia é essa mesma: Aumentar a longevidade e, ainda por cima, encorajar o jogador a explorar bem as fases. Esses estágios especiais foram inspirados não só por Sonic, mas também em títulos como Rocket Knight Adventures e Crash Bandicoot!
 
KiraGran2Teste.gif

Trabalho em progresso! Testando algumas coisas para Grandópolis Parte II...Quando a demo sair, vocês verão o que aquela placa sinaliza...
Para aqueles que acompanham EDK, peço desculpas pela falta de atualizações. O projeto não está morto (e nunca estará)!

Não esqueci do post sobre o Aseprite também, ele ainda vai ser feito! Resolvi levar as coisas mais calmamente para conservar energia pois o combo desenvolver + estudar alguns assuntos para deixar o jogo melhor + outros estudos estava me sobrecarregando mentalmente. Por recomendação, comecei a tratar o processo de criação mais como um hobby casual do que um trabalho em si.

Aproveitando, também quero me desculpar por ter deixado o Tumblr do jogo vazio. Confesso que não tenho experiência alguma em promover meu trabalho em redes sociais (e minha timidez também não ajuda, rs.)...
 
Última edição:
Caramba que jogo divertido rsrs, eu gostei dos estágios especiais do game, me lembrei de Crash quando tu subia nas plataformas. Tá bem bonito o game, graficamente falando me lembra o megaman x3 mas as cores são mais vivas ao meu ver, do mais tá ficando muito bom o game parabéns!
 
Boa noite, Pessoal! Respondi uma pergunta no Fórum Outerspace e sinto que é interessante postá-la aqui também:
Quando estiver pronto vai vender no Brasil? Versão cartucho ou só a ROM mesmo?
Que bom que gostou dos visuais! O jogo está sendo desenvolvido para PC mas, no futuro, eu gostaria de aprender a programar games de Mega Drive para um criar um port.

Eu decidi ir na rota de jogos como Yume Nikki e transformar EDK em freeware (jogo de graça) pois, como mencionei anteriormente, estou aprendendo enquanto trabalho em seu desenvolvimento. Estou fazendo tudo sozinha (Por decisão minha. Eu quis o desafio, não me arrependo e nem quero parar, mas admito que a labuta se torna cansativa as vezes) e confesso que, algumas vezes, não tenho energia, saúde ou humor suficiente para continuar o trabalho, principalmente por ser muito detalhista. Pessoalmente, me sentiria muito culpada em cobrar dinheiro pelo game pois não tenho como atender prazos ou dar prêmios via Kickstarter. Não gosto de deixar gente na mão e prefiro contar a situação a todos.
É isso gente: Electro Doll Kiraya será totalmente de graça na sua versão final. Estou usando o game para aprender os "Ossos do ofício" para, um dia, finalmente poder me profissionalizar. Quero fazer jogos comerciais, mas admito que ainda não tenho a experiência necessária para tal.
 
Voltar
Topo