🤔 Para Refletir : "Todos projetos não são unicamente meu, pois cada sugestão e critica, recursos e sugestões fazem me ver que ele leva um pedaço de cada pessoa nele" - riquecamarg0

Em dúvida sobre anunciar na steam meu primeiro jogo de terror.

Membro Membro
Game dev & designer 3D/2D - Criador dos jogos The Childhood Fear.
Postagens
6
Bravecoins
35
EXPLICAÇÃO:
Opa, tudo certo? Eu criei esse tópico aqui para desabafar sobre algo que vem matutando na minha cabeça desde que comecei meu desenvolvimento nesse meu jogo de terror, quero anunciar ele na plataforma STEAM pois sempre vejo todos dev indies falando bem dela porém a taxa de anúncio é MUIITO cara 9 R$500 REAIS) e aí que vem a dúvida se vale a pena ou não... Atualmente já postei em todas redes sociais e divulguei o game, a plataforma que mais deu certo foi o ITCHIO que consegui 55k de views e 200 downloads do game, alguns gravaram videos e tal porém o jogo em si é curtinho tipo 15-20 minutos. as análises foram boas porém foram todas do beta gratuito que disponibilizei.
agora como vou anunciar na steam e vai ser pago talvez eu não tenha um resultado parecido com o do itchi.io e esse é meu medo de perder os 500 reais. Agora o jogo no ITCHIO está pago e custa $2 dólares porém umas 3 pessoas compraram mas a taxa de views travou e os downloads caíram já que está pago. Alguém que já anunciou na STEAM um jogo simples ou o primeiro jogo sabe me dizer se pelo menos eu consigo recuperar os $100 dol da taxa de postagem?
 
Cara, tenho a impressão que estes 100 dólares não são bem atualizados em tempo real.
Vi em algum lugar (não lembro onde, juro) que quando o dólar estava 4,77 um dev pagou 380 reais que seriam o equivalente aos 100 dólares. Então eu acho que, em reais, não deve dar 500.

Outra coisa: se puder trabalhar no seu jogo e deixá-lo mais longo, eu aconselho, pois com menos de 2 horas de jogo o usuário pode pedir o reembolso na Steam. E além de pedir reembolso, é possível que deixem um review negativo dizendo que o jogo é curto demais.

Enquanto no Itch.io tem gente como a gente (a maioria que somos indiedev), na Steam tem uma galera com tolerância menor.

Mas cara, aconteça o que acontecer, não deixe de lançar na Steam. A não ser que grana seja um obstáculo. Caso inglês não seja um problema para você (e melhor ainda se você assinar Kindle Unlimited) eu te recomendaria este livro aqui. Já faz um tempo que o li, e me lembro de ter gostado. Quando meu jogo estiver pronto vou voltar neste livro para relembrar os ensinamentos.

Agora.. taxa de anúncio da Steam? Essa eu não conhecia rsrs..
 
Cara, tenho a impressão que estes 100 dólares não são bem atualizados em tempo real.
Vi em algum lugar (não lembro onde, juro) que quando o dólar estava 4,77 um dev pagou 380 reais que seriam o equivalente aos 100 dólares. Então eu acho que, em reais, não deve dar 500.

Outra coisa: se puder trabalhar no seu jogo e deixá-lo mais longo, eu aconselho, pois com menos de 2 horas de jogo o usuário pode pedir o reembolso na Steam. E além de pedir reembolso, é possível que deixem um review negativo dizendo que o jogo é curto demais.

Enquanto no Itch.io tem gente como a gente (a maioria que somos indiedev), na Steam tem uma galera com tolerância menor.

Mas cara, aconteça o que acontecer, não deixe de lançar na Steam. A não ser que grana seja um obstáculo. Caso inglês não seja um problema para você (e melhor ainda se você assinar Kindle Unlimited) eu te recomendaria este livro aqui. Já faz um tempo que o li, e me lembro de ter gostado. Quando meu jogo estiver pronto vou voltar neste livro para relembrar os ensinamentos.

Agora.. taxa de anúncio da Steam? Essa eu não conhecia rsrs..
KKKKK a taxa para postar um jogo na steam mas então é realmente 520 reais, já estou na parte de pagar a tarifa e é esse o valor! E realmente acho que antes de postar vou aumentar o jogo um pouco pra desenvolver ele por uns 50 minutos ou mais pra conseguir algo, porém obrigado pela recomendação :)
 
a taxa da Steam não acompanha o dólar, mas sim está algo em torno de 500 e poucos reais.

Enfins, sobre recuperar, isso depende bastante. Depende da qualidade do jogo, do engajamento que você tem com ele e tudo mais.

No geral quase todo jogo recupera isso, nem todos chegam a margem de $1k que é aonde eles devolvem os $100, mas boa parte passa fácil dos $100.

Recomendo sim colocar na Steam se puder, recomendaria buscar umas Wishlists antes de lançar, mas mesmo sem isso, se souber manusear bem os impulsos, acredito que dê certo o game!

Se precisar de um help com isso, posso até ajudar na publicação do mesmo, precisaria ver o jogo e tudo mais, mas estou aberto para conversar :)
 
KKKKK a taxa para postar um jogo na steam mas então é realmente 520 reais, já estou na parte de pagar a tarifa e é esse o valor! E realmente acho que antes de postar vou aumentar o jogo um pouco pra desenvolver ele por uns 50 minutos ou mais pra conseguir algo, porém obrigado pela recomendação :)
Ah, bem, achei que era outra taxa, tipo taxa para anunciar para os jogadores, marketing, essas coisas, rsrs

a taxa da Steam não acompanha o dólar, mas sim está algo em torno de 500 e poucos reais.

Enfins, sobre recuperar, isso depende bastante. Depende da qualidade do jogo, do engajamento que você tem com ele e tudo mais.

No geral quase todo jogo recupera isso, nem todos chegam a margem de $1k que é aonde eles devolvem os $100, mas boa parte passa fácil dos $100.

Recomendo sim colocar na Steam se puder, recomendaria buscar umas Wishlists antes de lançar, mas mesmo sem isso, se souber manusear bem os impulsos, acredito que dê certo o game!

Se precisar de um help com isso, posso até ajudar na publicação do mesmo, precisaria ver o jogo e tudo mais, mas estou aberto para conversar :)
Muitíssimo bem colocado, isso aê..
 
a taxa da Steam não acompanha o dólar, mas sim está algo em torno de 500 e poucos reais.

Enfins, sobre recuperar, isso depende bastante. Depende da qualidade do jogo, do engajamento que você tem com ele e tudo mais.

No geral quase todo jogo recupera isso, nem todos chegam a margem de $1k que é aonde eles devolvem os $100, mas boa parte passa fácil dos $100.

Recomendo sim colocar na Steam se puder, recomendaria buscar umas Wishlists antes de lançar, mas mesmo sem isso, se souber manusear bem os impulsos, acredito que dê certo o game!

Se precisar de um help com isso, posso até ajudar na publicação do mesmo, precisaria ver o jogo e tudo mais, mas estou aberto para conversar :)
Pô perfeito, já clareou bemm minhas ideias e intenções, qualquer coisa eu te chamo sim! Vou te mandar uma chave do jogo pra você baixar e ver como está qualquer coisa, eu preciso agora dar uma aumentada no tempo dele sem deixar muito massivo e tediante.
 
Voltar
Topo