🤔 Para Refletir : "O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo." - Jazz

Entrevista com o administrador Alkemarra

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.694
Bravecoins
433
O Condado Braveheart está sempre se modificando e evoluindo. A comunidade quando para, morre. Daí a constante mudança dentro do grupo da STAFF. Essas mudanças muitas vezes provocam dificuldades de adaptação, aceitação em encontrar novos caminhos. Para falar sobre esse assunto e outros:
Vamos entrevistar ele... O ilustrador que ajuda todo mundo, mas não consegue viver sem tomar muito café. Que acorda cedo, mas já é meio dia. O ilustre administrador: Bruce Azkan conhecido como Alkemarra.

R6y4dNc.png

Bento: Agradeço muito por aceitar o convite e compartilhar seu conhecimento conosco, grande ilustrador! É muito satisfatório poder conversar com alguém que admiro muito e por contribuir tanto com os desenvolvedores Indies. Por favor, conte-nos quem é o administrador que está sofrendo horrores na mão da CHEFONA na confecção e montagem da nossa (não é mesmo Lord Wallace) excelente revista Make The Game?

Alkemarra: Eu que agradeço, professor. Sua série de entrevistas é muito bacana pra fazer a galerinha conhecer melhor quem é quem na comunidade. Bom, quanto ao minino que leva umas chicotadas da Dama de Ferro na Redação… Ele se chama Alkemarra de Paula Leite, atualmente tem 30 anos, faz uns rabiscos de vez em quando, joga Tibia pra passar raiva com os PK enquanto treina skill. Gosta de um churrasco, tenta manter um fansite chamado Artibia no ar e ajuda a galerinha sempre que pode no GameDev, seja com opiniões, pitacos, mão de obra ou com incentivos para a comunidade, como é o caso da NOSSA Make the Game. ^^'
Bento: Acho que você esqueceu de falar do pão de queijo e café (risos). Já fiz essa pergunta a você via e-mail para o melhor podcast da galáxia denominado Toca do Dragão, contudo vamos repetir. Como professor, jogador e aspirante a desenvolvedor, acredito que os Games podem ser usados como ferramentas educacionais, especialmente em metodologias relacionadas à tecnologia da informação, como um grande apoio para a aprendizagem. Acredita que isso seja possível? Jogou algum game educacional? Já pensou em desenvolver algum jogo com temática educacional?
Alkemarra: Toca do Dragão é o melhor podcast da galáxia, tá falado. Já joguei muitos jogos educacionais quando dava aula de informática pra uma galerinha em Campinas-SP. Sinceramente, odiei todos. Como eu disse naquele episódio do Toca, o aprendizado com os jogos é uma realidade, um fato. Você sempre vai aprender algo jogando. Porém, acho que o aprendizado tem que estar sempre por baixo da camada da diversão. Se o foco é só aprender, fica chato e a galera abandona o jogo. Grande parte do que eu aprendi sobre inglês foi jogando Tibia, mas isso não quer dizer que Tibia seja um Duolingo, entende? O legal é aprender sem perceber que se está aprendendo.
Bento: Como conheceu as comunidades de GameDev e o que chamou a sua atenção para frequentá-las? E como chegou a Staff do Condado Braveheart?

uF070xV.png
Alkemarra: Bom, lá vou eu falar de Tibia de novo. Eu jogo Tibia desde 2005. Então, procurando aprender coisas sobre o jogo, conheci o fórum do TibiaBR, que na época era MUITO movimentado, coisa de 300-400 tópicos por dia. E claro, eu só jogava esse MMORPG porque eu gostava de RPG de mesa, uma coisa leva a outra. Então com o TibiaBR eu aprendi a usar fóruns; e me estabeleci lá como um dos “fanarters”, que era o pessoal que passava o dia todo desenhando Tibia no Paint. Depois fui convidado por uma amiga a entrar em um fórum de RPG, chamado A Lenda de Materyalis, do meu amigo escritor Saymon César, onde a galera jogava uma porrada de aventuras com direito a interpretação e rolagens de dados, isso tudo por um fórum! Eu achava aquilo incrível. Então eu fiquei um bom tempo nisso, fórum de desenhos e fórum de RPG. O próximo passo foi conhecer o que era uma mesa digitalizadora e depois o que era o RPG Maker. Estava rolando uma parceria do Materyalis com um fórum chamado Go!Makers, em que as aventuras que jogávamos no Materyalis iriam virar jogos feitos no RPG Maker pelo pessoal da Go!Makers. Eu me apaixonei pela ferramenta, de primeira mesmo. Achei incrível poder contar histórias através de um programinha tão legal de usar. Acabou que a Go!Makers ficou fora do ar e eu saí pela internet buscando novos fóruns pra frequentar, porque eu preferia eles muito mais do que qualquer rede social. Em 2015 conheci o Condado, mas só passei a frequentar de fato em 2016. Na época eu era bem participativo, acabei me tornando o membro mais rico em menos de um ano e também platinei as conquistas do fórum na época. Isso chamou a atenção do Pet Bravery (@Pet ), do @Resque e do @RyanKamus, que me colocaram como Moderador e depois, com a saída do Doge, me convidaram pra Administração. Depois disso, com idas e vindas pelos mais diversos e malucos motivos, cá estou eu novamente, trabalhando com meus camaradas comunistas pra dominar o mundo levar o gamedev brasileiro pra frente da melhor forma que pudermos.
Bento: Ok! Então camarada... Qual a melhor e a pior parte de ser membro da Staff do Condado Braveheart? Fale sobre sua colaboração com a redação e seu trabalho com a revista e fora dela?

Alkemarra: Aprendizado constante, em diversas áreas, técnicas e sociais. Fazer parte da staff me coloca num fluxo de aprendizado que dificilmente eu teria apenas lendo teorias e manuais. Lidar com seres humanos de todos os tipos, comportamentos e estilo de trabalho todos os dias é algo incrível. A pior parte é quando depositamos confiança em pessoas com um potencial gigante, mas com um ego que atrapalha tudo. Mas isso não é só na Staff, o ser humano em geral anda muito com a cabeça virada pro umbigo. hahahaha
Sobre a relação com a Redação da MTG, foi meio que sem querer. Eu já tinha escrito algumas matérias pra edições antigas, na época da Make the RPG e tal. Mas a equipe da Redação estava querendo reformular a revista, trazer ela mais pro GameDev e menos pra apenas RPG Maker. Então rolou uma grande e demorada discussão, de meses mesmo, sobre o que fazer e como fazer e… bem, era necessário um designer pra fazer o trabalho sujo. Aí eu quebrei um galho nessa parte junto com a @NineK e a opinião de TODA a Staff e conseguimos o que temos hoje. De vez em quando ainda faço algumas participações na Gráfica, mas no geral minha responsa é a montagem mesmo.

Bento: Por favor, fale sobre seus projetos fora do Condado?
Alkemarra: Bom, como eu disse anteriormente, tento manter um fansite de Tibia focado em divulgar a arte da galerinha que faz desenhos e outros tipos de artes relacionados ao jogo: o Artibia. Além desse, tem o Librarium que você conhece. Está parado por falta de mão de obra pra coletar recursos e disponibilizar lá pra galera. Inclusive, fica o convite pra quem estiver lendo. Se quiserem levar o portal pra frente é só falar comigo. A hospedagem tá sempre paga, mas falta tempo da minha parte. Eu acabei incorporando alguns dos objetivos do Librarium aqui no Condado, já que o @Lord Wallace tem pensamentos similares aos meus pro futuro da comunidade, mas a Biblioteca de Ressources e busca por manter vivos os materiais das antigas comunidades ainda está de pé. Além deles eu ando trabalhando em um projetinho surpresa sobre um mangá brasileiro que eu admiro muito, mas ainda vai levar um tempo pra expôr pra galera. Por último, faço alguns jogos pequenos com meu amigo Kadaj no Estúdio Sonho. Tirando isso, tenho alguns outros projetinhos que estão engavetados por falta de tempo. E claro, estou participando de uns planos malignos aí, mas nessa parte só o @Omar Zaldivar ou o @Caio Varalta tem autoridade pra falar qualquer coisa sobre. hehe AH SIM, já ia me esquecendo. Tenho algumas surpresinhas pra lançar junto da @Coralium na comunidade, mas isso é segredo, vocês não leram isso.

Z3iIsyG.png


Bento: Cara agora eu sei o porquê do café (risos). Como é produzir conteúdos para o Canal Oficial do Condado Braveheart? Teremos novidades?

Alkemarra: É a coisa mais divertida que faço todos os meses. Da última vez trabalhei com o @Nalfam em um vídeo e foi uma experiência incrível. Bom, algumas coisas ainda são surpresa, mas temos planos de fazer umas coisinhas diferentes no canal do Youtube em breve, já que agora ele tá sob responsabilidade da @Jully Anne .


Bento: Gosto muito da parceria do Condado com o podcast Toca do Dragão. Como é participar e contribuir diretamente com o @Ricky O Bardo? Teremos mais eventos em conjunto com o mesmo?

Alkemarra: COM TODA CERTEZA! Podem esperar futuros eventos com a participação do nosso amado bardo. A parceria com o @Ricky O Bardo foi algo que mudou muito a maneira e a moral de toda a equipe na hora de fazer coisas pelo Condado. E claro, de vez em quando eu passo lá pra tomar uma breja deitado nas escamas do Tocuzlav. Vida longa à Toca do Dragão!


9poHmNC.gif

Bento: Sim o Bardo é nota 10. A BraveJam do Condado foi a meu ver um evento incrível. Portanto, não seria interessante duas BraveJam durante o ano? Eu acredito que seria louvável a realização em períodos de férias da escola e faculdades... O que me diz meu caro?

Alkemarra: Bom, ela foi de fato experimental e coletamos muitos dados e opiniões pra uma futura edição desse evento que foi tão marcante pra toda nossa comunidade. Futuramente podemos pensar em duas edições por ano focando bastante nas férias, mas por agora nossos recursos, financeiros, de equipe e técnicos, nos permitem apenas uma BraveJAM por ano. Mas já adianto que a de 2021 vai valer por duas, tem coisa MUITO legal vindo aí. Espero que os gamedevadores do Condado estejam afiando suas espadas, pois o vencedor desse ano tem chances de conseguir um prêmio que DE FATO ajuda o desenvolvedor.
Bento: Maneiro! Que mensagem você gostaria de passar para aqueles que querem desenvolver jogos no Brasil

Alkemarra: “Gamedevem”. Gamedevem todo dia. Gamedevem enquanto dormem e sonham com seus projetos decolando. Nós ainda não temos o nosso “Bruxeiro” pra decolar o Brasil de vez no mercado de jogos e consolidar o país como uma potência nesse setor. A oportunidade está aí, pra qualquer um que realmente queira e tenha o empenho necessário.
Bento: Agradeço muito pela oportunidade de entrevistá-lo e deixo em aberto para considerações finais ou mesmo um jabá, recado ou conselho que gostaria de passar adiante?

Alkemarra: Novamente, eu que agradeço por poder fazer parte dessa sequência incrível de entrevistas. Espero ter passado algo legal pra galera enquanto falava com você aqui. No mais, bora gamedevar, galerinha. Tem muito projeto lindo pra nascer no Condado ainda!

P.S.: Bêjo pro @misterdovah. Eu sei que sou um amigo horrível que sempre some, algumas vezes em momentos de grande dor inclusive, mas ele merece todo o carinho do mundo e quem não der carinho pro Mister vai tomar banhammer.

#AbraçoMisterDovah
 
Saudações Azulinas

A Idade chega, junto comas rugas, mas monange dá um jeito nisso...
Mais uma ótima entrevista do nosso professor, Alke é uma excelente pessoa e um ótimo "desenhêro" suas artes são incríveis, a organização e arte da Make The Game são primorosas e não esperava menos da galera envolvida, temos bons comunistas infiltrados administradores e o crescimento da comunidade e dos projetos é empolgante.
 
CARA. COMO ASSIM. Vocês me marcaram um milhão de vezes aqui e eu não vi isso? >.<#
Alkemarra: COM TODA CERTEZA! Podem esperar futuros eventos com a participação do nosso amado bardo. A parceria com o @Ricky O Bardo foi algo que mudou muito a maneira e a moral de toda a equipe na hora de fazer coisas pelo Condado. E claro, de vez em quando eu passo lá pra tomar uma breja deitado nas escamas do Tocuzlav. Vida longa à Toca do Dragão!
Coisa mais linda <3 Poh bicho, assim eu me acabo em lágrimas aqui.
Bento: Acho que você esqueceu de falar do pão de queijo e café (risos). Já fiz essa pergunta a você via e-mail para o melhor podcast da galáxia denominado Toca do Dragão
E as pessoas ainda me perguntam por que eu amo tanto professores? Ta ai a resposta.
Alkemarra: Toca do Dragão é o melhor podcast da galáxia, tá falado.
Mexeu com o Lobinho mexeu comigo.

Entrevista incrível, obrigado pelas citações e pela lembrança aos amigos @BENTO e @Alkemarra
Não fazia ideia do Artibia, lindo site :3, sobre fazer parte do Staff do Condado eu entendi perfeitamente o Alke, por isso valorizo muito o esforço de todos vocês, seus LINDOS.

BENTÃO, como sempre, já era de se esperar, mais uma entrevista excelente com Selo "NOTA 10: BENTÃO DE QUALIDADE"
 
Voltar
Topo