🤔 Para Refletir : "Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar" - Ricky O Bardo

Entrevista com o membro Mandaloriano denominado Ryan X-Treme

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.694
Bravecoins
433
Este é um projeto de entrevista que busca homenagear os imprescindíveis parceiros dos desenvolvedores de games e outros. Um singelo tributo aos produtores de conteúdos e membros do Condado BraveHeart. Boa leitura!

Bento: Agradeço muito por aceitar o convite e compartilhar sua experiência conosco. Por favor, conte-nos quem é o Membro por trás do avatar Ryan X-Treme? E seu avatar possui algum significado?

Ryan X-Treme:
Primeiramente gostaria de agradecer a Deus, segundo a você que me mandou o covite, realmente é uma honra para mim.
A pessoa por trás de capacete Mandaloriano é: Um rapaz que é fascinado por videogames antigos e novos, joguei clássicos do celular e os clássicos da década de 90 nos emuladores; adoro RPG's, os meus favoritos são: Zelda The Minish Cap, Mario e Luigi: Super Star Saga, etc. Adoro games dos fliperamas como: Double Dragon NEO GEO (The Movie), Metal Slug 3, Street Fight 2 e por aí vai. Nos clássicos de Celular eu adorava o Ultimatte Spider Man Total Mayen e a franquia Angry Birds. Sobre o avatar, ele tem sim um significado: Meu nome é Ryan (obviamente), mas o X-Treme vem de um jogo do Sonic cancelado chamado: Sonic X-Treme e também se refere ao fato de que eu me levo ao extremo para conquistar alguma coisa. Bem é isso.

main-qimg-11883a5e5fb5e5cbf5cb28b7b481b32b-lq.jpg

Cara, eu até gostava do jogo, mas os chefes eram encrencas…


Bento: Em que circunstâncias você teve contato com os videogames pela primeira vez? Quando aconteceu?

Ryan X-Treme: Eu em lembro que o primeiro videogame que joguei foi um PS2 ( e isso já dedura minha idade kkkkk), era 2010, meu pai comprou um PS2 e meu primeiro jogo foi o clássico: Bomba Patch, eu não sabia jogar, mas era legal, também joguei Angry Birds no celular do meu pai, meu segundo game... (bateu uma nostalgia danada kkkk)

Bento: Há,há,há... meu primeiro videogame foi o Atari com Space Invaders.

Bento: Como você conheceu as comunidades de desenvolvedores? É como você analisa o atual cenário em que elas se encontram atualmente?


Ryan X-Treme: Primeiramente tenho que falar como eu achei o RPG Maker, desde de criança eu sonhava em fazer jogos, criar uma empresa de sucesso, lançar meu próprio console e tal; enquanto via vídeos no YouTube de um canal que eu frequentava eu achei o seguinte vídeo aqui:


JOGANDO UM JOGO FEITO POR MIM! CONHEÇA MEU JOGO!!! Canal Jazzghost


Neste vídeo ele falava que tinha uma época onde ele fazia games numa engine chamada "RPG Maker 2003" e eu adorei o game que ele fez, então eu pesquisei sobre a engine e descobrir uma versão mais atual da época: O RPG Maker MV, eu adorei e fui atrás de tutoriais da plataforma e encontrei canais, como: Drak Tutoriais, Murilo Maker e Zona RPG Maker.
E aí eu fazia uns 2 projetos simultâneos, mas o HD do meu PC corrompeu e eu perdi todos os projetos, então fiz outro, e abandonei (de novo) e eu via tutoriais em 2 fóruns: O oficial e o Centro RPG Maker.
Era da hora, quase tudo que eu precisava tinha nos fóruns. Eu lia a galera discutindo entre si, e eu queria isso também. Então no começo deste ano, eu fiz uma conta na CRM e no Condado Braveheart.
Como cheguei na atual, vejo o seguinte: As vezes os fóruns ficam parados, e as pessoas não permanecem por muito tempo, as vezes eu sou o único na CRM, no Condado é um pouco diferente, a galera comenta mais, e o que avalio é que a comunidade cresceu mais no Discord e isso é bom, porque agora existe uma interação maior com os Devs iniciantes e veteranos. Acho isso importante demais, agora o pessoal da comunidade são gente boa, e sempre se ajudam. Acho isso espetacular!


Bento: Quais jogos indies, você indica para os corações valentes?

Ryan X-Treme: Há, há, jogos indies é o que não falta aqui na comunidade, bem quero citar: A lenda do herói.

A Lenda do Herói - Songs for a Hero Detonado Completo (Versão 2020) Walkthrough Longplay | PT-BR. Canal kyoK

Este jogo é incrível por se só pra quem não conhece, recomendo demais.
E o segundo é Fumiko do Chris (@Aleth728) jogo que eu estou fazendo a análise, e é sensacional, parece game indies famosos, de tanto que ele foge do RPG Maker. (e é isso)

Nosso amigo @Ricky O Bardo também está jogando o jogo A Lenda do Herói

Bento: Fale sobre seu excelente projeto denominado Fábrica X-Treme de Feedbacks e análises?

Ryan X-Treme:
Mano, essa fábrica só existe por conta do @Moge, eu estava conversando sobre alguma coisa com ele, e então ele me recomendou a ideia da fábrica e como recompensa fiz uma análise de Lionheart (uma análise bem carniça por sinal, afinal eu estava começando), ele me ajudou a reestruturar o tópico da Fábrica, e aí nasceu: A Fábrica X-Treme de Feedbacks e Análises! (eita nomezinho grande). E a parti daí eu fiz as análises, mas elas sempre demoraram para sair, porque eu tenho vida de estudante, ano que vem eu vou tá no Ensino Médio aí complica demais.
A Fábrica é um projeto que quando lançado tinha e ainda tem a proposta de apoiar os Devs e atrair mais pessoas para os games indies, pois a pessoa vai querer jogar ainda mais se ver uma análise do game para decidir se joga ou não. Além de apontar bugs, pontos negativos, positivos e dar sugestões do que colocar e tirar, ou seja é um grande apoio para o Dev.

Lqd2oz0.png


Bento: Eu particularmente considero o seu trabalho fenomenal, pois ajuda muito os devs, além disso, serve também como "beta tester". Parabéns pela maravilhosa iniciativa. Vejam mais sobre: Fábrica X-Treme de FeedBacks e análises.


NbXD3UY.jpeg

Primeira análise foi o excelente RPG Lionheart do amigo @Moge

Bento: Que mensagem você gostaria de passar para aqueles que querem desenvolver jogos no Brasil?

Ryan X-Treme: Primeiro, você não pode se iludir, pensando que vai fazer um game de alto sucesso, que vai gerar milhões e por aí vai. Você precisa pensar profissionalmente e tentar fazer um game pensando nos mínimos detalhes do projeto, também é bom administrar o tempo que você vai focar no projeto, e tentar se entreter com outras coisas, afinal se você só mexer no seu projeto direto, uma hora vai ficar cansativo, e aí você pode acabar parando e não voltando mais. E também procure pessoas para te ajudar, pois o projeto tem mais chance de ser concluído.

Bento: Como Ex-professor de Matemática, jogador e aspirante a desenvolvedor, acredito que os Games podem ser usados como ferramentas educacionais, especialmente em metodologias relacionadas à tecnologia da informação, como um grande apoio para a aprendizagem. Acredita que isso seja possível? Jogou algum game educacional? Já pensou em desenvolver algum jogo com temática educacional?

Ryan X-Treme: Rapaz que os games podem ser usados para aprender, eles podem, mas o negócio é que existe um baita preconceito contra jogo educacional que existe a muito tempo, o problema é que na época s jogos educativos eram sem graça e queriam que a gente aprendesse na raça, até hoje existe isso. No meu ver jogos educativos precisam ser discretos, tipo: Um jogo que se passa na segunda guerra mundial, se ele for fiel aos fatos, e tiver citações tipo: "Acabamos de saber, Hitler está vivo, cancelando a operação valquíria!"
Com a matemática não sei ao certo com ser discreto, talvez o prota tente ganhar uma competição de matemática parecida com um RPG, se ele acertar a conta ele dá um ataque poderoso, se errar mais chegar perto do resultado ele acerta o inimigo só que fraco, mas se errar feio o inimigo esquiva e o prota toma dano. Se bem me lembro não, não joguei ainda, mas graças ao seu game que tá como pedido, sim eu jogarei (talvez seja o primeiro kkkk). A verdade que não, jogo educacional não é meu forte. Mas talvez um dia quem sabe...

Bento: Muito interessante seu argumento... Os jogos educacionais precisam se reinventar e claro o quesito diversão precisa ser levado em conta. Muito Obrigado pelo comentário!

Bento: Por favor, fale sobre seus outros projetos futuros?

Ryan X-Treme: Sempre pensei em fazer um "Game Dev News" Contando um monte coisa sobre os games indies, scripts novos, recursos postados, apresentar demos e mais. De games, estou fazendo um VX Ace e a informação que posso dar é que vai ser um
Isekai.

Bento: Agradeço muito pela oportunidade de entrevistá-lo e deixo em aberto para considerações finais ou mesmo um jabá, recado ou conselho que gostaria de passar adiante?

Ryan X-Treme: Agradeço novamente por ter me convidado, bem o conselho que posso dar é: Quando for fazer algum projeto não desista em hipótese alguma, se tá difícil peça ajuda, e se não gostar daquilo que faz, Não tem problema, pode fazer outra coisa, você tem que fazer o que gosta. Porque te faz seguir em frente mais que o normal!

Bento: Muito obrigado pela excelente entrevista. Sucessos em seus projetos!


 
Última edição:
Mais uma entrevista bem feita pelo nosso mestre @BENTO , e @Ryan X-Treme caraca quanto coisa legal sobre você amigo! Parabéns a todos! Quero mais entrevistas com o Bentão!
PS.: Ryan, faltou você indicar alguém para a próxima entrevista do Bentão! Ele sempre pede duas indicações! (se eu me recordo bem), se não tem ninguém em mente eu posso sugerir o seu xará @RyanVitor06
 
Voltar
Topo