🤔 Para Refletir : "CHAR armazena um valor alfanumérico à variável. Programar, por si só, armazena bugs à constante." - DougMR

Entrevista com o Streamer e Youtuber Cristiano Siqueira

Membro Membro
A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Postagens
1.694
Bravecoins
433
Este é um projeto de entrevista que busca homenagear os imprescindíveis parceiros dos desenvolvedores de games e outros. Um singelo tributo aos produtores de conteúdos. Boa leitura!

VqPwUQ9.gif

Bento: Agradeço muito por aceitar o convite e compartilha seu trabalho e experiência conosco. Como é de praxe gostaria de perguntar: – Quem é o fundador do site Game em foco e produtor de conteúdo para plataforma Youtube?
Cristiano Siqueira: Bem infelizmente essa é uma pergunta que sempre me incomodou e a qual vou apenas responder que "Sou uma pessoa normal desde 8 anos envolvido com informática e games" não gosto de falar muito de mim pois não tenho muito o que falar prefiro me abster desta pergunta apenas com a resposta destacada do que fazer que nem muitos por ai (não falo que aqui no condado haja tal pratica) que muitas vezes fantasiam coisas para se vangloriar.
Bento: Quantos canais você possui no Youtube e quais são as diferenças entre eles?
Cristiano Siqueira: Vixiiii espera ai me deixa pegar o papel higiênico dupla face para começar a escrever kkkk... Vamos lá. Brincadeiras a parte segue abaixo os canais, também tenho conta em outras plataformas de streamer pois embora eu tenha já feito lives por lá, não curti ai foquei mais na Twitch e as uso apenas para acompanhar os amigos que ainda fazem por lá.
Twitch:
Kitsune Game Reviews -> Bem aqui eu entro em live de seg a sex mais a parte da noite e sempre 2horas de live.
Youtube:
Siqueira RJ -> Inicialmente era para ser de tutoriais, mas mudei o foco para criticas de filmes, livros etc (mas esta parado a 1 ano o coitado) infelizmente não tenho muito tempo de ver filmes.
AnimeNight -> Apenas para colocar vídeos de algum evento de cosplay para divulgação ou vídeos divulgando app ou algo da minha webradio.
Kitsune Game Reviews -> meu canal voltado a game, análises, top10 etc...
Game em Foco -> Sim criei um canal pra ele, inicialmente colocava as noticias, mas ainda esta em "desenvolvimento" a grade de conteúdo.

Bento: Muito Interessante! Essa pergunta é polêmica: - Você gostava mais dos consoles da SEGA ou da NINTENDO?
Cristiano Siqueira: Bem, meu primeiro console foi um Supergame (CCE), depois fiquei fascinado pelo design do Phantom System (clone do Nintendinho) embora nunca tivesse e meu primeiro console foi um Master System (que vinha com Hang-on, labirinto e safari hunt na memória) depois Mega Drive, Game Gear e Sega CD, então posso dizer que de coração sou SEGA, mas nada contra outros consoles, jogo de boa me considero um Gamer e como tal o que importa é a diversão independente de qual sistema for.
Bento: O meu 1ª console foi o Atari da Polyvox (herdado do meu tio), mas o 1ª console comprado pelo meu pai foi o sensacional Phantom System da Gradiente. Fale mais sobre o futuro do site Game em foco?
Cristiano Siqueira: Já tive tantos sites e projetos que a primeira vista parecia dar certo, já para o Game em Foco acho mais sensato dizer que o Futuro é incerto, mas esperamos sempre o melhor, que cresça e seja bastante conhecido entre a galera. De minha parte vou tentar manter sempre atualizado com as notícias e matérias relacionadas ao universo gamer.
Bento: A pergunta que não quer calar é... Como você consegue administrar tudo isso?
Cristiano Siqueira: É complicado, pois estou sozinho nisso, admito que nem sempre consigo inserir conteúdo em alguma das mídias/canais devido também a vida "offline" pois embora tendo parceiros fica difícil dedicar a um projeto sem "paitrocinio" temos que as vezes abdicar de nossos sonhos para poder ter condições de gerar renda para futuramente alavancar novamente eles.
Normalmente eu tiro a madrugada (até umas 4/5am) para tudo relacionado a estudos (seja pesquisando novidades para os canais e sites ou alguma coisa relacionada a estudos mesmo), trabalho (quando tem), roteiros para os canais e postagem no site. E durante o dia fico aleatoriamente disponível para clientes (pois trabalho como técnico autônomo de hardware) e também para ajudar minha esposa no dia a dia com afazeres domésticos (já que ela também é autônoma como artesã) para não sobrecarregar ela.
Bento: Você possui algumas parcerias? Qual a importância delas para promover a cultura gamer?
Cristiano Siqueira: Parecerias sim tenho alguns amigos que muitas vezes estão ajudando não vou nomear, pois poderia esquecer alguém, mas estão presentes sempre em meus agradecimentos e divulgações, sobre a importância da parceria na cultura gamer, acho que é bastante válida quando há ajuda mútua, pois tem muitos que querem "parcerias" unilaterais que só ajudam a eles mesmos. Eu ainda espero que em um futuro (não muito distante espero) ainda haja união entre os amantes de games (independente do console ou empresa).
Bento: Poderia recomendar jogos, livros, documentários dentre outros relacionado à cultura gamer?
Cristiano Siqueira: Bem tem muitos, mas vou colocar abaixo alguns os quais gostei:
Livros: Nos Bastidores da Nintendo, A Guerra dos Consoles, Por Dentro do RPG (Meu mesmo :p ) e não poderia deixar de indicar o do professor Bento "Como era ser game antes do Advento da Internet" pois conseguiu abordar muita coisa boa que me arremeteu a minha infância.
Filmes/documentários: Video Games: O filme, A revolução dos games, Pixels dentre outros.
Bento: Muito obrigado pelo jabá! Você já utilizou alguma engine para desenvolver jogos?
Cristiano Siqueira: Bem como todo bom programador sempre ando "futucando" algo para manter minha mente ocupada, nesse caso já usei o Construct 2 e desenvolvi uns 3 games com ela, achei interessante a lógica utilizada na programação. Já usei o RPGMaker , mas isso em 1600 e pouco e na época não conseguia pegar o "jeito" da engine e deixei pra lá, naquela época era mais fácil e compreensível para mim lidar com.: Basic, DBase, FoxBase, Clipper, Delphi, C++ do que com o RPGMaker kkkk
Bento: Eita! Essa é de praxe, mas sempre faço essa pergunta aos meus entrevistados. Como professor, jogador e aspirante a desenvolvedor, acredito que os Games podem ser usados como ferramentas educacionais, especialmente em metodologias relacionadas à tecnologia da informação, como um grande apoio para a aprendizagem. Acredita que isso seja possível? Jogou algum game educacional? Já pensou em desenvolver algum jogo com temática educacional?
Cristiano Siqueira: Bem, "jogo educacional" em si os únicos que vi foram aquele utilizado em escolas para entreter as crianças nos laboratórios de informática das escolas* e se eu acho possível o jogo ser apoio para a aprendizagem? Sim acho, por exemplo, jogos MMORPG em geral ajudam muito, principalmente para desenvolver o inglês. Xadrez ajuda ao raciocínio e táticas, dentre muitos por ai.
Sim já pensei em desenvolver sim algum tipo de game com temática educacional, inclusive um professor de biologia e amigo (se bem dizer irmão mesmo, mesmo não sendo de sangue) estávamos para fazer, mas devido a correria da parte dele e também do canal dele ainda esta no "papel".
Bento: Acho que sei que é o professor em questão. Além disso, recomento fortemente o game educacional Yuru Yuri - Perfect Math. Agradeço muito pela oportunidade e deixo em aberto para mencionar alguma novidade sobre o seu canal ou mesmo um recado ou conselho que gostaria de passar adiante?
Cristiano Siqueira: Eu que agradeço a oportunidade de participar deste espaço, sobre o recado e conselho "Ativem a verificação de duas etapas dos whatsapp" kkkk brincadeira, o único conselho que posso pensar agora é "Nunca confie na sua memória, anote sempre no bom e velho notebook físico (papel). Pois hd queima, pendrive crasha, nuvem (está propícia em vazamentos) e acima de tudo seus neurônios estão sempre apagando coisas não usadas com frequência para colocar aprendizado novos, já o papel, bem esse você pode colocar em uma pasta e manter sempre a vista"
Recomendo fortemente o site e canal Game em Foco do Cristiano, promovendo notícias para ficarem atualizado no Universo Gamer, análises e Mundo Retrô.

 
Muito obrigado ao @BENTO pela oportunidade de participar da entrevista, e sobre a minha Webrádio ela é uma rádio que tenho desde 2017 por playlist e somente em 2019 iniciei o clube do kitsune onde entro ao vivo todo sábado (ou tento entrar neh kk) das 17 as 19 horas mas possivelmente haverá troca nesse dia e horário, você poderá ouvir pelo site www.animenight.com.br ou pelos links abaixo, quem quiser fazer pedidos pode ser pelo app oficial (que esta na google play) , discord ou pela pagina em mensagem direta, lógico que será atendida aos sábados no clube do kitsune.

Nosso app na googleplay-> Rádio AnimeNight - Apps on Google Play

🔽 Outras Plataformas 🔽
cxradios-> Rádio AnimeNight Ao Vivo - Saquarema | CXRadio
radiosnet-> Rádio Anime Night (no app só procurar por Anime Night)
radiobox-> Rádio AnimeNight
radiogarden -> Listen to Rádio AnimeNight from Saquarema RJ live on Radio Garden

Grade de programação
 
Muito obrigado ao @BENTO pela oportunidade de participar da entrevista, e sobre a minha Webrádio ela é uma rádio que tenho desde 2017 por playlist e somente em 2019 iniciei o clube do kitsune onde entro ao vivo todo sábado (ou tento entrar neh kk) das 17 as 19 horas mas possivelmente haverá troca nesse dia e horário, você poderá ouvir pelo site www.animenight.com.br ou pelos links abaixo, quem quiser fazer pedidos pode ser pelo app oficial (que esta na google play) , discord ou pela pagina em mensagem direta, lógico que será atendida aos sábados no clube do kitsune.

Eu que agradeço @Cristiano Siqueira

Cara ainda acho que você possui SUPERPODERES para conseguir tocar tudo isso sozinho?

O próximo produtor de conteúdo no Youtube é ele: o Grande Felipe Lopes do Canal Café Gamer

 
Voltar
Topo