🤔 Para Refletir : "O poder da criação está em suas mãos, escreva sua própria história e abra as portas para aventuras inesquecíveis." - Versyoh

Erros Gramaticais Comuns

Membro Membro
Postagens
455
Bravecoins
3
[Revisão Necessária]

2zxr3ts.gif


Nada como um gif de um gato fofo e chamativo para começar o tópico manipulando vocês <3



Você pode ignorar essa parte, mas não deveria, isso serve também para todo o resto do tópico.

Nem de longe sou a pessoa mais qualificada para isso. E pra ser sincero, Língua Portuguesa é um saco. Contudo, com a minha entrada na equipe de redação tive que dar uma atenção especial para a gramática, e quero repassar algumas regras com vocês, meus queridos, isso é importante. Quando nossos textos são fluidos, limpos e objetivos, estes são vistos com outros olhos, e consequentemente, passamos uma imagem totalmente diferente. Que foi o caso da Nine, que com somente duas mensagens mostrou ser altamente competente, e eu sou a prova viva que é, sem falar de jogos que foram ridicularizados por causa de erros banais, recomendo a você, caso ainda não faça isso, leia livros, artigos... e não fiquem com dúvidas pendentes, corrija os vícios, evitem abreviações, e aprendam palavras novas, utilize a internet de forma inteligente, provavelmente sera útil mais tarde.



• POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ?

POR QUE

A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo":

Ex1: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa.
Ex2: Por que você comprou este casaco?

Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo,  equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais).

Ex1: Estes são os direitos por que estamos lutando.
Ex2: O túnel por que passamos existe há muitos anos.

POR QUÊ

Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico.

Ex1: Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê?
Ex2: Será deselegante se você perguntar novamente por quê!

PORQUE

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa.

Ex1: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.
Ex2: Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?

PORQUÊ

A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo).

Ex1: Não consigo entender o porquê de sua ausência.
Ex2: Existem muitos porquês para justificar esta atitude.
Ex3: Você não vai à festa? Diga-me ao menos um porquê.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• TRAZ ou TRÁS?
O termo “traz” (sem acento e escrito com “z”) tem o mesmo significado de conduzir, transportar, causar, ocasionar, oferecer. É a conjugação do verbo “trazer” na terceira pessoa do singular do indicativo ou na primeira pessoa do singular do imperativo.

Ex1: Ele traz notícias boas para nós!
Ex2: Só dinheiro não traz felicidade a ninguém.

O termo “trás” (com acento e grafado com “s”) tem o mesmo significado de atrás, detrás. Tem função de advérbio de lugar, vem sempre acompanhado de uma preposição, formando com esta uma locução adverbial.

Ex1: Ela olhou para trás e se arrependeu do que fez.
Ex2: O menino surgiu de trás da moita.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• MEIA ou MEIO?
Quando “meio” for utilizado no sentido de “um pouco”, “mais ou menos”, ele é invariável, pois trata-se de um advérbio.

Ex1: Ela estava meio triste por causa da derrota do Brasil na Copa.
Ex2: Os jogares estavam meio decepcionados com a saída de Neymar do campeonato.
Ex3: A janela estava meio aberta.

Quando “meio” for utilizado no sentido de “metade”, ele varia de acordo com o termo ao qual se refere, pois trata-se de um número fracionário.

Ex1: Vamos almoçar meio-dia e meia.
Ex2: Ela nadou meio quilômetro e depois correu meia légua.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• MAIS ou MAS?
Mais pode ser um substantivo comum, uma conjunção, um advérbio de intensidade, uma preposição ou um pronome indefinido. Indica sempre uma noção de maior quantidade ou intensidade, de excesso. Pode significar ainda os outros, os demais, os restantes.

Ex1: Sílvia é a menina mais bonita da turma.
Ex2: Três mais três são seis.
Ex3: Vou mais minha irmã ao cinema.

Mas pode ser um substantivo comum, uma conjunção ou um advérbio. Como substantivo se refere a um defeito, um senão. Como conjunção adversativa tem sentido de uma oposição ou limitação, podendo ser substituído por porém, todavia, contudo. Como advérbio, dá ênfase a uma afirmação.

Ex1: Nem mas nem meio mas, faça já o que estou mandando!
Ex2: Os médicos fizeram todos os possíveis mas o paciente não sobreviveu.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• É ou E?
Essa é fácil, usamos "é", para definir algo.

Ex: Ela é muito dedicada, por isso é bastante idolatrada.

E "e", sem acento, se usa em uma conjunção :

EX: Eu e ela fomos ao cinema.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• A, Á, À, ou HÁ
a: é usado antes de substantivos (coisas, pessoas, lugares ou emoções) para definir algo.
Ex1: A bicicleta é bonita.
Ex2: A Catarina não foi simpática.
Ex3: Eu vi a cobra.

á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente).
Ex: água; árvore; mágica; vácuo; página.

à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).
Ex1: A Maria foi à igreja.
Ex2: Ele passou à sua porta.
Ex3: Eu dei doces à minha mãe.

: implica que existe ou que se tem algo.
Ex1: Há muito tempo que não via a Joana. (Tem muito tempo que não via a Joana)
Ex2: Há coisas que não se explicam. (Tem/existem coisas que não se explicam)

Não confundir com: ha, hà (não existem) e ah (é usado como interjeição no sentido de admiração.
Ex: Ah! Aquela é que é a sua casa? Pensei que fosse a do lado.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• NADA A VER ou NADA HAVER?
Nada a ver é a forma correta de escrita desta expressão, em se tratando da forma negativa da expressão ter a ver, ou seja, não ter nada a ver ou nada que ver. Devemos utilizar a expressão não ter nada a ver sempre que quisermos referir que algo não está relacionado e não diz respeito a alguma coisa. É sinônima de: não ter que ver, não ter relação com, não corresponder, não dizer respeito a, não ser do interesse de.

Ex1: A letra desta música não tem nada a ver comigo.
Ex2: Desculpe, mas não tenho nada a ver com seus problemas.
Ex3: Isso não tem nada a ver com minha ideologia de vida.

Existe a expressão não ter nada a haver, forma negativa da expressão ter a haver. Embora com pouco uso, podemos utilizar a expressão não ter nada a haver com significado de não ter nada a receber, nada a reaver, se referindo ao ato de não ter quantias monetárias para serem recebidas.

Ex1: Já não tenho nada a haver de meus clientes.
Ex2: Rafaela não tem nada a haver do dinheiro da herança dos avós.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• AGENTE ou A GENTE?
Agente somente para profissão, Agente de cia, Agente de FBI, Agente de viagens, sacou?
A gente, se escreve separado pois gente por si só é um substantivo, e o A é artigo definido feminino singular.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

• A FIM ou AFIM?
A fim, separado, é utilizado na locução prepositiva a fim de, para indicar um propósito, um intuito ou uma finalidade, tendo significado equivalente a para. Em contextos informais, esta locução é muito utilizada com significado de estar com vontade, desejo ou interesse em alguém ou em alguma coisa. A palavra afim, que quase sempre é usada de maneira incorreta, se refere a coisas que são semelhantes, possuindo afinidade e ligação. Significa também pessoas que são parentes por afinidade ou partidárias.

Ex1: Neste momento eu estou a fim de ficar sozinho.
Ex2: O espanhol é uma língua afim com o português
Ex3: Nesta fase das nossas vidas, não temos objetivos afins.
Ex4: Para meu aniversário, convidarei parentes e afins



• Erros extremamente comuns:

Concerteza ? Com certeza
Com certeza essa aqui você já viu por ai.

Abençõe ? Abençoe
E que deus abençoe a todos!

Menas ? Menos
Menos amiga, não sei de onde você tirou isso.

Excessão ? Exceção
Abrindo uma Exceção, essa aqui eu errava bastante!

Derrepente ? De repente
E de repente ele juntou essas duas palavras, não poderia ter feito algo mais errado.

 
Vale lembrar que o MAS compõe uma conjunção coordenada adversativa, e que deve sempre ser antecedido por uma vírgula nesse caso. O MAS tem o sentido de advertir, expressar uma ideia que possa contrariar à que fora exposta anteriormente (e em casos, geralmente na linguagem coloquial, o MAS entra como conjunção aditiva, por agregar informação ao período).

EX:
(1) Eu não vou à sua casa hoje à tarde, mas caso minha mãe permita, (eu) poderei ir amanhã.
(2) Você pode até não gostar de cinema, mas (você) não sabe o quão legal é poder assistir os filmes naquela tela gigante.

Alguns detalhes a parte (já que o tópico é sobre Língua Portuguesa, tudo tem que estar bem bonitinho, para haver coesão).

"Nem de longe, sou a pessoa mais qualificada para isso, e pra ser sincero, Linguá (o acento agudo é no I e não no A) Portuguesa é um saco, (...), nós veem com outros olhos (não seria: 'nos veem com outros olhos' ou 'veem-nos com outros olhos', ou até mesmo, 'são vistos com outros olhos'?, passamos (...)"

Alguns adendos ao tópico, afinal é a área em que estou estudando atualmente:

(1) Pontuação. Quando fechar uma ideia, use ponto final. Por exemplo:
"Nem de longe, sou a pessoa mais qualificada para isso. E pra ser sincero, Língua Portuguesa é um saco. Contudo, com a minha entrada na equipe de redação tive que dar uma atenção especial para a gramática, e quero repassar algumas regras com vocês, meus queridos, isso é importante. Quando nossos textos são fluidos, limpos e objetivos, estes são vistos com outros olhos, e consequentemente, passamos uma imagem totalmente diferente."

(2) Conhecer palavras novas, requer saber quando, como e onde usá-las:
- Vejo muita gente que se esforça em demonstrar um usuário ávido da norma culta, mas acaba cometendo erros crassos, pois ao utilizar determinadas palavras que não fazem sentido para com o exposto faz com que comprometa toda a sua construção textual, e a finalidade pela qual foi escrito inicialmente.

(3) Crase:
- Crase é algo difícil de dominar, e é bastante conceitual, mas alguns macetes auxiliam. Geralmente, o "a" craseado é quase sempre utilizado quando o objeto do verbo é feminino, logo há a "fusão" do 'a' (Artigo que antecede o objeto feminino) com o 'a' (Preposição que sucede o verbo de ação). Vale sempre questionar o verbo, por exemplo o verbo IR: Quem vai, vai "A" algum lugar. Se o sujeito estiver indo à praça, ou à escola, este receberá crase.

- Explicando de maneira mais rápida. A Crase é usada para "eliminar" essa impressão de estarmos falando "A" duas vezes, ou um "A" "mais longo". Tanto o "A", quanto o "À", foneticamente, devem ser pronunciados da mesma forma, não necessitando prolongar sua pronúncia por conta do acento gráfico.

(4) É = Terceira pessoa do verbo 'SER'
- Apontar que o "É" é para definir algo, ou alguém, é direto, mas é um conceito muito reducionista. Saber qual o verbo que o origina, colabora para que a sua conjugação em outros níveis seja feito da maneira devida.
 
[member=210]Readerusama[/member] você tem um domínio muito amplo da Língua Portuguesa, obrigado pelas correções, estou realmente precisando.

O texto antes e depois da sua revisão, ficou bem mais "limpo":

"Nem de longe, sou a pessoa mais qualificada para isso, e pra ser sincero, Linguá Portuguesa é um saco, mas com a minha entrada na equipe de redação tive que dar uma atenção especial para a gramática, e quero repassar algumas regras com vocês, meus queridos, isso é importante, quando nossos textos são fluidos, limpos e objetivos, nós veem com outros olhos, passamos uma imagem totalmente diferente."

"Nem de longe sou a pessoa mais qualificada para isso. E pra ser sincero, Língua Portuguesa é um saco. Contudo, com a minha entrada na equipe de redação tive que dar uma atenção especial para a gramática, e quero repassar algumas regras com vocês, meus queridos, isso é importante. Quando nossos textos são fluidos, limpos e objetivos, estes são vistos com outros olhos, e consequentemente, passamos uma imagem totalmente diferente."

"Linguá (o acento agudo é no I e não no A)" o corretor do chorme nem acusou, eu meio que me baseio nele, nesse caso passou direto, esse corretor passa uma falsa segurança.

"Nós veem com outros olhos (não seria: 'nos veem com outros olhos' ou 'veem-nos com outros olhos', ou até mesmo, 'são vistos com outros olhos" eu achava que nos era nós escrito errado.

No final, esse tópico que fiz para ajudar os outros, acabou me ajudando, ótimas observações, acrescentou bastante!



 
Voltar
Topo