🤔 Para Refletir : "Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete" - Samuel Augusto

FL Redator Maker - Revista

FL

Colaboração Colaboração
Postagens
1.419
Bravecoins
2.172
KeaVxTm.png

Durante três anos, de 2014 a 2016, eu fui redator do Mundo RPG Maker. No final de 2016 esse site teve seu fim e muito do seu conteúdo foi perdido. Então, na ocasião de dez anos após o meu início como redator, decidi criar um compilado com as minhas matérias, mais umas inéditas. O resultado você confere abaixo!


AY0cZgQ.png
6 Matérias
6 Num mundo cheio de jogos 3D detalhados, jogos de RPG Maker...
8 Feitos dos jogos de RPG Maker
10 Jogo difícil de fazer == jogo bom?
12 A importância do desafio
14 A importância do balanceamento
15 Sequências: Como funcionam
17 Sequências: Vale a pena para um jogo de RPG Maker?
19 Você faz jogos para você ou para quem joga?
21 A jornada Maker
23 Jogar uma vez um jogo longo ou várias um curto?
25 Como fazer seu jogo curto durar
26 O jogo deve cansar o jogador ou o jogador deve cansar do jogo?
28 Devo fazer detonado do meu próprio jogo?
30 Vida e morte de Zé no RPG Maker
31 Barreiras pelo caminho
33 Finalizar um jogo, é possível?
35 Não abandone, recicle projetos!
36 Estatísticas no Maker
38 Jogos Cult
40 A importância do Feedback
42 Dominar todas as áreas, vale a pena?
44 Jams no Maker
46 RPG Maker nos consoles
48 Vendendo o peixe
50 Qualidade == Sucesso ?
52 O Maker Cineasta
54 Porque ninguém quer entrar na sua equipe
55 Porque as equipes não vão para frente
56 Análises
56 Poseidon - Deus dos Mares
59 Aeternum Universus
63 Orca - A lenda dos mares
66 Zu
68 Digimon Adventure RPG
72 A Lenda dos Quatro Elementos
75 Umbri and the King of Illusions
77 Pokémon Uranium
82 Pokémon Ascension
86 O Verdadeiro Dragão
88 A Vingança de Myotismon
92 Dragon Ball: Do Começo ao Fim
94 Maker Zone
 
Ótimo conteúdo!

Esse material vem bem a calhar. Eu estava pensando esses dias justamente em alguns formatos para a revista do Condado, e alguns deles incluíam compilações de opiniões dos membros sobre um dado tema (p.e., o que o pessoal pensa sobre sistemas de batalha, farm e etc), edições temáticas sobre séries ou assuntos específicos, e resgate de materiais antigos (obviamente, com a devida autorização dos autores originais). Assim, poderia haver edições menores e/ou especiais intercaladas com as edições principais da Mate The Game, uma vez que essas últimas estão saindo com um período de tempo cada vez maior entre elas.

E esse conteúdo é exatamente o tipo de coisa que eu imaginava. Sem entrar necessariamente nos detalhes técnicos, esse tipo de discussão é sempre válido, inclusive pelo fato de que vários autores podem ter opiniões completamente diferentes mas igualmente válidas sobre esses temas. Afinal, cada um tem uma visão sobre o que é um bom balanceamento, como lidar com o feedback, e por aí vai.

Eu lerei com certeza!
 
Cara, que nostálgico!! A Mundo RPG Maker, junto da (também falecida) RPG Maker Brasil, foram onde comecei minha jornada dev. Saudades eternas. Faço questão de ler e retornar com feedback, muito obrigado por compartilhar esse material conosco! A essa altura, tornou-se praticamente um resgate histórico...
 
Cara isso sim é uma reliquia e tanto sempre tenho boas memorias da falecida MRM, bom sempre rever coisas de lá e sentir um gostinho e nostalgia no ar ksksksks
 
Coletânea incrível dos seus textos. Me pergunto como não me deparei com isso antes.

É, meu velho, fizemos alguma história por aqui. Seu material merece estar pra sempre preservado junto às outras revistas makers.

Parabéns pela iniciativa, essa vai entrar na minha coleção pessoal de revistas.
 
Voltar
Topo