🤔 Para Refletir : "Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete" - Samuel Augusto

Frustratia (Demo v9) (RPG Maker 2000)

Copiando o comentário do vídeo do bardo acima para cá, pois por algum motivo o youtube não está querendo colocar meu comentário no vídeo em si, e eu creio que toca em pontos importantes do design do jogo que abre o palco pra participação do pessoal.

SPOILERS!!!!!!!!!!!!!!!

Bom dia, bardo. Vamos lá então. E pessoal que está lendo esse comentário, se alguém quiser responder algo que eu vou falar mais adiante, eu considero toda opinião bem-vinda.

O Antro-porco de fato tem menos agilidade que o Cenourax (5, pra ser específico), mas quando os valores são muito baixos no rpg maker 2000, a aleatoriedade dos cálculos de agilidade acaba fazendo com que às vezes os inimigos ajam primeiro de qualquer forma. Vale ressaltar que o choque tira 20 e poucos pontos de dano deles, e torna as batalhas mais manejáveis.

Fora isso, eu entendo (e completamente respeito) o ponto de contenção quanto a batalhas aleatórias, e não foi a primeira vez que me falaram isso. Inclusive, eu não acho que esteja errado, a situação de morrer em uma ocasião de batalha normal pode ser bastante frustrante, de fato. Porém, esse vai ser um ponto que - por motivos que o bardo mesmo já falou, sobre algumas pessoas acharem legal (e eu estar incluso nesse grupo), infelizmente pra quem não atura batalha aleatória - eu não vou mudar a não ser que muita gente esteja MUITO a fim de conhecer o jogo na íntegra e não consiga porque não dá pra superar a barreira de ter encontros aleatórios. Esse jogo está, em parte, sendo feito para remeter completamente às coisas que eu jogava e gostava quando era criança/adolescente, e parte disso era ter as batalhas aleatórias. Claro, eu não sou tão cabeça-dura a ponto de não ceder a mudanças se as pessoas vierem em massa me falar pra mudar, mas por enquanto esse aspecto irá se manter.

Acredito que um conselho nas ocasiões em que as batalhas aleatórias podem ser mais intimidadoras (que geralmente acontecerá no mapa-mundi): eu estava desenvolvendo a curva de dificuldade dessas áreas pensando no fato de que o Cenourax tem acesso ao save livre e, entrando pro nível 3, já tem acesso à habilidade de cura básica, então o balanceamento foi feito tendo em mente aquela manutenção pós-batalha que existe quando a aleatoriedade introduz o elemento de incerteza.

Mas bardo, nem esquenta a cabeça, se tu achar que o jogo ficou cansativo demais em algum momento, eu não vou me chatear se decidir dropar heheheh estou adorando ver o jogo ser jogado pra internet, e acho que a gameplay está sendo de grande valor tanto de revisão quanto pra eu ver como ele está sendo vivenciado por outros olhos, mas eu nunca iria querer forçar alguém que não está curtindo a continuar, então não se preocupe. Inclusive, acho que já fica o aviso aqui: a próxima seção do jogo é tem uma natureza bem dungeon-crawler, e é onde muitos amigos meus acharam que a coisa fica bem hostil. Qualquer coisa eu posso ir ajudando nos comentários se a jogatina for continuar, mas como eu disse, sem pressão alguma, fica a teu critério onde vai continuar ou parar.

Porém, notícias boas, algumas coisas estão sendo feitas pra mitigar a dor de cabeça de quem absolutamente não concorda com esse formato. Além das coisas que eu tinha dito em outro episódio, o bardo me deu uma ideia sobre a mensagem que aparece logo que o jogador entra no mapa-mundi. Por enquanto, ela só fala sobre o save, mas uma coisa que eu não menciono em lugar nenhum do jogo e vale bastante à pena mencionar é que -as estradinhas de terra no mapa mundi não têm batalha nenhuma-. Se o jogador estiver seguindo elas, provavelmente vai reduzir bastante o teor de encontros aleatórios no mapa.

E pra explicar aquele negócio do fim do vídeo: Uma vez eu fiz uma daquelas enquetes de perguntas no instagram pedindo pras pessoas mandarem situações e eu responderia com uma música que eu fiz. As pessoas mandaram "save", "enfrentar monstros", etc. mas meu melhor amigo mandou "uma cereja cerejeia", e pra estender a piada eu acabei construindo esse negócio no jogo e não achei que alguém iria achar ele jamais XDDDDDDD. Inclusive, se eu não me engano, o jogo colocou uma skin de janela horrivelmente feia no catálogo de molduras (Na versão que eu estou desenvolvendo agora, eu acabei mudando essa skin pra uma mais bonita).

Enfim, é isso aí bardo, mais uma vez deixando meu agradecimento pelo gameplay, e redobrando que eu nunca iria me abater por alguém achar algum elemento da experiência ruim pessoalmente, pois eu compreendo que eu estou desenvolvendo um jogo cujo fluxo e jogabilidade são bem específicos e que talvez não vá agradar tanta gente quanto poderia. Mas, ei, como eu falei, dependendo de como as coisas vão indo na sequência, talvez eu mude o sistema de batalha, inclusive se eu conseguir adaptar ele de forma boa pras seções do jogo que eu já fiz.

Enfim, se alguém quiser dar sua opinião, eu aprecio respostas ao comentário aqui, e também aos posts que eu fiz do jogo na itch.io, no condado, e em quaisquer outros lugares. Já deixo antecipado o obrigado a todos também!
 
Olá Morsh, o Youtube mostrou sim seu comentário.
aqui está assim:

"Bom dia, bardo. Vamos lá então. E pessoal que está lendo esse comentário, se alguém quiser responder algo que eu vou falar mais adiante, eu considero toda opinião bem-vinda.O Antro-porco de fato tem menos agilidade que o Cenourax (5, pra ser específico), mas quando os valores são muito baixos no rpg maker 2000, a aleatoriedade dos cálculos de agilidade acaba fazendo com que às vezes os inimigos ajam primeiro de qualquer forma. Vale ressaltar que o choque tira 20 e poucos pontos de dano deles, e torna as batalhas mais manejáveis.Fora isso, eu entendo (e completamente respeito) o ponto de contenção quanto a batalhas aleatórias, e não foi a primeira vez que me falaram isso. Inclusive, eu não acho que esteja errado, a situação de morrer em uma ocasião de batalha normal pode ser bastante frustrante, de fato. Porém, esse vai ser um ponto que - por motivos que o bardo mesmo já falou, sobre algumas pessoas acharem legal (e eu estar incluso nesse grupo), infelizmente pra quem não atura batalha aleatória - eu não vou mudar a não ser que muita gente esteja MUITO a fim de conhecer o jogo na íntegra e não consiga porque não dá pra superar a barreira de ter encontros aleatórios. Esse jogo está, em parte, sendo feito para remeter completamente às coisas que eu jogava e gostava quando era criança/adolescente, e parte disso era ter as batalhas aleatórias. Claro, eu não sou tão cabeça-dura a ponto de não ceder a mudanças se as pessoas vierem em massa me falar pra mudar, mas por enquanto esse aspecto irá se manter."

mas vou ler esse que postou aqui, pq esse não apareceu pra mim não.
 
Olá Morsh, o Youtube mostrou sim seu comentário.
aqui está assim:

"Bom dia, bardo. Vamos lá então. E pessoal que está lendo esse comentário, se alguém quiser responder algo que eu vou falar mais adiante, eu considero toda opinião bem-vinda.O Antro-porco de fato tem menos agilidade que o Cenourax (5, pra ser específico), mas quando os valores são muito baixos no rpg maker 2000, a aleatoriedade dos cálculos de agilidade acaba fazendo com que às vezes os inimigos ajam primeiro de qualquer forma. Vale ressaltar que o choque tira 20 e poucos pontos de dano deles, e torna as batalhas mais manejáveis.Fora isso, eu entendo (e completamente respeito) o ponto de contenção quanto a batalhas aleatórias, e não foi a primeira vez que me falaram isso. Inclusive, eu não acho que esteja errado, a situação de morrer em uma ocasião de batalha normal pode ser bastante frustrante, de fato. Porém, esse vai ser um ponto que - por motivos que o bardo mesmo já falou, sobre algumas pessoas acharem legal (e eu estar incluso nesse grupo), infelizmente pra quem não atura batalha aleatória - eu não vou mudar a não ser que muita gente esteja MUITO a fim de conhecer o jogo na íntegra e não consiga porque não dá pra superar a barreira de ter encontros aleatórios. Esse jogo está, em parte, sendo feito para remeter completamente às coisas que eu jogava e gostava quando era criança/adolescente, e parte disso era ter as batalhas aleatórias. Claro, eu não sou tão cabeça-dura a ponto de não ceder a mudanças se as pessoas vierem em massa me falar pra mudar, mas por enquanto esse aspecto irá se manter."

mas vou ler esse que postou aqui, pq esse não apareceu pra mim não.

Nossa, meu comentário foi cortado!!!!!!!!!!!!!!! Eu pareço muito esquisito só com esses parágrafos!!! Jesus!!!!!!!!!!! Foi mal bardo não EU NÃO VOU FICAR CHATEADO NÃO bah o youtube tá de sacanagem XDDDDDDDDD
 
Respeitando a zona de Spoilers do meu amigo Autor do Jogo.

Mas bardo, nem esquenta a cabeça, se tu achar que o jogo ficou cansativo demais em algum momento, eu não vou me chatear se decidir dropar heheheh estou adorando ver o jogo ser jogado pra internet, e acho que a gameplay está sendo de grande valor tanto de revisão quanto pra eu ver como ele está sendo vivenciado por outros olhos, mas eu nunca iria querer forçar alguém que não está curtindo a continuar, então não se preocupe.
HAHAHA isso não vai acontecer, eu espero que não fique chateado, mas prezo por mostar sempre a realidade, pra que você (autor) veja a reação de alguém que realmente está se dedicando pra jogar teu jogo. Sabe, Morsh, eu cansei de receber críticas do tipo "Bem legal", ou "Joguei teu jogo, tá bom" - eu entendo o feedback, mas eu gosto de mostrar mesmo a reação original e falo mesmo o que senti ou pensei sobre isso, é algo que eu me comprometi a fazer: uma gameplay REAL.
Porém, notícias boas, algumas coisas estão sendo feitas pra mitigar a dor de cabeça de quem absolutamente não concorda com esse formato. Além das coisas que eu tinha dito em outro episódio, o bardo me deu uma ideia sobre a mensagem que aparece logo que o jogador entra no mapa-mundi. Por enquanto, ela só fala sobre o save, mas uma coisa que eu não menciono em lugar nenhum do jogo e vale bastante à pena mencionar é que -as estradinhas de terra no mapa mundi não têm batalha nenhuma-. Se o jogador estiver seguindo elas, provavelmente vai reduzir bastante o teor de encontros aleatórios no mapa.
Ahaaaaaaaa, áreas de batalha, isso seria interessante, vc não precisa mencionar como jogo, use o personagem pra fazer isso, deixa muito melhor e mais imersivo - tipo seu personagem principal (O meu é o Cenourax rsrsrs) diz algo como "Droga, eu to ferido, é bom evitar entrar nas florestas, lá tem monstros, eu vou ficar nas estradas de chão, aqui é mais seguro"
E pra explicar aquele negócio do fim do vídeo: Uma vez eu fiz uma daquelas enquetes de perguntas no instagram pedindo pras pessoas mandarem situações e eu responderia com uma música que eu fiz. As pessoas mandaram "save", "enfrentar monstros", etc. mas meu melhor amigo mandou "uma cereja cerejeia", e pra estender a piada eu acabei construindo esse negócio no jogo e não achei que alguém iria achar ele jamais XDDDDDDD. Inclusive, se eu não me engano, o jogo colocou uma skin de janela horrivelmente feia no catálogo de molduras (Na versão que eu estou desenvolvendo agora, eu acabei mudando essa skin pra uma mais bonita).
HAHAHA eu amo eastereggs, principalmente se forem bizarros rsrsrs - coloque easteregg do seu bardo favorito! Eu vou amar :D - bota um cara chato reclamando das coisas rsrsrsrs "Eu odeio quando entro nas florestas, não consigo ver os bichos, e eles aparecem do nada, como seu fosse aleatório!" rsrsrsrs
Enfim, é isso aí bardo, mais uma vez deixando meu agradecimento pelo gameplay, e redobrando que eu nunca iria me abater por alguém achar algum elemento da experiência ruim pessoalmente, pois eu compreendo que eu estou desenvolvendo um jogo cujo fluxo e jogabilidade são bem específicos e que talvez não vá agradar tanta gente quanto poderia. Mas, ei, como eu falei, dependendo de como as coisas vão indo na sequência, talvez eu mude o sistema de batalha, inclusive se eu conseguir adaptar ele de forma boa pras seções do jogo que eu já fiz.
Amigo, eu to amando o game, por favor, não foque somente no único ponto negativo, eu fiz muitos elogios a tudo que vc consrtuiu e repeito muito seu esforço e admiro seu trabalho, eu ficaria triste, se a única coisa que vc lembra-se da minha gameplay é "Ele não curtiu jogar por que tem batalha aleatória" - pois, como eu disse, todo o resto está muito divertido!

@MorshTalon continuaremos com Frustratia até o fim! Sempre com uma gameplay real e bacana com o intuito de divertir (e me divertir) e ajudar o seu jogo a melhorar sempre!

BORA!
 
Ah sim @MorshTalon eu to bem feliz, por que seu jogo está ganhando muita visibilidade no canal! Espero que novos jogadores venham jogar ele e novos Youtubers e streamers se interessem por ele para jogar também!
EU fico feliz em saber que você tem se dedicado ao jogo e que está a FULL no Dev dele. Isso é massa demais!

Seguimos, sempre juntos.
;)
 
Resposta ao bardo:
HAHAHA isso não vai acontecer, eu espero que não fique chateado, mas prezo por mostar sempre a realidade, pra que você (autor) veja a reação de alguém que realmente está se dedicando pra jogar teu jogo. Sabe, Morsh, eu cansei de receber críticas do tipo "Bem legal", ou "Joguei teu jogo, tá bom" - eu entendo o feedback, mas eu gosto de mostrar mesmo a reação original e falo mesmo o que senti ou pensei sobre isso, é algo que eu me comprometi a fazer: uma gameplay REAL.
Muito bacana essa atitude e comprometimento, bardo. 100% apoio, acho muito relevante pra quem está desenvolvendo.
Ahaaaaaaaa, áreas de batalha, isso seria interessante, vc não precisa mencionar como jogo, use o personagem pra fazer isso, deixa muito melhor e mais imersivo - tipo seu personagem principal (O meu é o Cenourax rsrsrs) diz algo como "Droga, eu to ferido, é bom evitar entrar nas florestas, lá tem monstros, eu vou ficar nas estradas de chão, aqui é mais seguro"
Perfeito, vou fazer exatamente dessa forma, acho que fica bem bacana mesmo e já sei onde botar (logo que o Cenourax reflete depois do flashback da infância)
HAHAHA eu amo eastereggs, principalmente se forem bizarros rsrsrs - coloque easteregg do seu bardo favorito! Eu vou amar :D - bota um cara chato reclamando das coisas rsrsrsrs "Eu odeio quando entro nas florestas, não consigo ver os bichos, e eles aparecem do nada, como seu fosse aleatório!" rsrsrsrs
Te digo que um easter egg desses já estava sendo planejado XD (não é o bardo que tem em Cruzes, viu, aquele já existia)
Amigo, eu to amando o game, por favor, não foque somente no único ponto negativo, eu fiz muitos elogios a tudo que vc consrtuiu e repeito muito seu esforço e admiro seu trabalho, eu ficaria triste, se a única coisa que vc lembra-se da minha gameplay é "Ele não curtiu jogar por que tem batalha aleatória" - pois, como eu disse, todo o resto está muito divertido!
Sim! Essas últimas semanas, eu tenho falado bastante pra todas as pessoas que eu conheço sobre o gameplay e sobre como o jogo está sendo bem-recebido e me motivando a desenvolver. Eu sempre passo o link dos vídeos novos pra toda a galera do meu whatsapp, messenger e afins. Aprecio muito o que está sendo feito. Foquei um pouco mais nisso nesse comentário mas foi só pra deixar claro que quaisquer outras críticas que vierem pro jogo na sequência serão recebidas com tranquilidade e sem levar pro pessoal, até porque eu creio que se um artista NUNCA foi criticado, ou a pessoa está se iludindo ou está com medo de se expor, pois faz parte natural do processo e nos ajuda a melhorar além da nossa própria capacidade de se auto-regular.
 
Ah sim @MorshTalon eu to bem feliz, por que seu jogo está ganhando muita visibilidade no canal! Espero que novos jogadores venham jogar ele e novos Youtubers e streamers se interessem por ele para jogar também!
EU fico feliz em saber que você tem se dedicado ao jogo e que está a FULL no Dev dele. Isso é massa demais!

Seguimos, sempre juntos.
;)
Eu fiquei muito surpreso, cara. Vi que ele está sendo bem-recebido e fico tipo "nossa, que coisa hein". Inclusive acho que por causa dos vídeos e da participação do pessoal do condado, o Frustratia brevemente foi lá pra cima nos resultados de pesquisa do itch.io associados às tags dele, o que pra mim é simplesmente inacreditável e eu ainda fico meio 😱😲
 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
Postagem levemente off-topic, mas uma pessoa chegou no fim da demo!
Não é ninguém do condado, é amigo meu do instagram, mas pra quem tem interesse em jogar a demo, fica aí a pontuação dele como desafio XD
 

Anexos

  • IMG_20231227_170204_983.jpg
    IMG_20231227_170204_983.jpg
    7,3 KB · Visualizações: 23
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!



Ui ui ui, nos vemos novamente, caverna da maré... Tomara que dê tudo certo DEUS jesus por favor ilumine
 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






GOSTOU? VENHA CONHECER OUTROS JOGOS DO CONDADO AQUI!



Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
Agora que o Ricky chegou em Kali, posso mostrar a imagem completa de onde veio o meu avatar:

WhatsApp Image 2024-02-11 at 13.23.38.jpeg


Uma arte que minha namorada me comissionou de presente (TWITTER DO ARTISTA: @Drawing_Rod ). Claro, por ser surpresa, teve alguns detalhes que divergiram um pouco dos designs "oficiais" (O Cenourax tem olho azul, a Syke não tem músculos desse jeito), mas ainda assim achei válido compartilhar pra quem não tem uma ideia muito fixa de como esses bonequinhos são fora os sprites do rm2k XD.
 
Última edição:
Agora que o Ricky chegou em Kali, posso mostrar a imagem completa de onde veio o meu avatar:

Visualizar anexo 7356

Uma arte que minha namorada me comissionou de presente. Claro, por ser surpresa, teve alguns detalhes que divergiram um pouco dos designs "oficiais" (O Cenourax tem olho azul, a Syke não tem músculos desse jeito), mas ainda assim achei válido compartilhar pra quem não tem uma ideia muito fixa de como esses bonequinhos são fora os sprites do rm2k XD.
Que massa manoooooooooo @Dr.XGB acho que o Cenourax deveria ser canônico! rsrsrsrs
 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






GOSTOU? VENHA CONHECER OUTROS JOGOS DO CONDADO AQUI!



Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
🎙🐉TOCA DO DRAGÃO



DE VOLTA NO CANAL DO RICKY!
FRUSTRATIA!
Deixe o sininho no esquema, e não perca!​






GOSTOU? VENHA CONHECER OUTROS JOGOS DO CONDADO AQUI!



Um jogo de @MorshTalon Disponível aqui no Condadinho ❤️ : AQUI
A incrível lenda de CENOURAX (o @Dr.XGB de outra realidade)
:Gamers_Rise_Up:🥕



Inscreva-se no Canal do Toca, Compartilhe, Deixe seu Like e
Comente lá para ganhar um Coraçãozinho do Bardo!


 
Voltar
Topo