🤔 Para Refletir : "Games do sonhos ficam ali, nos sonhos, faca o game do hoje" - codingkitsune

Guia de música em 30 minutos para mirins da música(como eu)

Kaw

Membro Membro
Lord, if the day comes when I fly through the heavens. I shall approach thee!
Postagens
620
Bravecoins
193

zbqfDU9.png

Continuando com minha "série" de traduzir bons conteúdos pela internet e traze pra vocês, trago um tutorial de como fazer música em 30 minutos. Um tutorial que pode ser seguido por qualquer um o/

Esse é um guia escrito pelo @abductedPlatypus para o portal da Ludum Dare, todo os créditos do tópico são pra ele.



Um monte de gente se pergunta como fazer música sem saber ou ter experiência. Para mim, sempre chegava a dois problemas principais:

1. Os programas são insanamente difíceis de aprender
2. Fazer a música soar boa é ainda mais difícil


Porém no último LD[Ludum Dare], terminei no TOP 10 na categoria de áudio, e aquela foi minha segunda vez fazendo música pra jogo. Agora eu apresento à vocês um jeito(não O jeito) baseado no que funcionou pra mim na ultima vez. É um método realmente bem metódico, então é um tanto quanto difícil bagunçar as coisas. Não explicarei todos os termos, você pode procurar no google por eles, mas eu acho que são todos termos de ensino médio na maioria dos países.

Esse é um exemplo de uma música que eu terminei em 30 minutos.
Então vamos lá


  1. Use uma programa que te force a usar escalas. Escalas fazem com que as notas não soem tão mal e que combinem entre elas. Isso vai te limitar bastante porém irá tornar mais fácil de se usar. Você já deve ter visto isso em alguma obra clássica; o "Prelúdio em Dó Maior" ou algo assim.
    Para uma ferramenta simples e cross-platform com essa funcionalidade eu recomendo Bosca Ceoil(BC) pela lenda dos indies Terry Cavanagh(VVVVVV, Don't look back...).
    Eu aprendi a usar esse programa enquanto escrevia esse tutorial, então é realmente fácil. Não entrarei em como usar o programa, a página dele já faz isso.
    92c2.png

    escalas


  2. Comece escutando músicas que combinem com o estilo que você vai seguir antes de começar a fazer a música. Eu escutei às primeiras horas do LD39 a OST do Hyper Light Drifter, enquanto fazia a arte do meu jogo.


  3. Começando com um loop de percussão. Adicione um bumbo(bass drum) lento primeiro, depois alguma batida repetitiva usando um snare e, finalmente, adicione alguns hi-hats pra quebrar esse loop um pouco. Eu uso chiptunes por que eu queria que soasse mais estático, que é como música sintetizada soa e é muito aceitada nessa comunidade.
    Tenha certeza que o tempo das batidas está parecido com o de sua música de referência, já que mudar isso mais tarde ou vai ser difícil ou não vai te dar o resultado que você esperava.
    No BC você deve sempre ter certeza que todos os drums estejam no mesmo passo, e que seu bumbo(bass drum) não esteja muito alto ou muito baixo. Também, recomendo que abaixe o volume de ambos snare e hi-hats.
    Você pode fazer os dois, do passo e do volume, mais tarde durante o processo no BC.
    92b8.png

    92b9.png

    92bb.png

    exemplo

  4. Agora faremos um baixo, ele irá ditar a melodia pro resto da música. Tenha certeza de pegar uma boa escala pra ele, você vai ter que manter ela até o final da música. As escalas fáceis são as maiores ou blues, porém, olhe qual soa melhor de acordo com seu material de referência. Lembre-se que você não precisa(nem deve) copiar algo, apenas o passo e a sensação num geral.
    Geralmente as notas do baixo são longas e suaves, e caem no background. Entretanto, não se prenda à apenas uma duração de nota, uma hora vai enjoar. Baixo tem que estar numa oitava grave, algo como c3 ou c4. As vezes é bom usar o filtro low pass pra colocar o som ainda mais no fundo da música, com menos frequências altas e focando em frequências baixas... Caso ache que está tomando muito espaço, você pode fazer isso mais tarde também.
    Conforme você trabalha, é uma boa ideia criar as camadas pra cada instrumento que você pretende usar ao mesmo tempo, assim você pode escutar como irão soar juntos. Mas não se esqueça de escutar às seções sozinhas. Regra de ouro: não faça nada excessivamente complexo, a complexidade vem a partir da disposição em camadas.
    92bc.png


  5. Então, adicione alguns acordes e/ou arpejos. Acordes são duas ou mais notas geralmente perto umas das outras(como A ou C# na mesma oitava) tocadas ao mesmo tempo. Arpejos são duas ou mais notas tocadas em rápida sucessão. A segunda é geralmente usada em chiptunes(geralmente por causa das limitações de hardware). Quando usando uma escala, é muito fácil pegar um intervalo e repeti-lo para todos os arpejos/acordes usando uma nota base diferente. Basicamente siga o que você fez na linha do bass. Ou seja, a primeira nota da linha do arpejo deve ser basicamente a mesma nota do começo de cada nota de bass. Entretanto tenha certeza de fazer algo diferente uma vez ou outra se não vai soar um tanto quanto chato, eu geralmente faço isso no final. Eu geralmente uso um intervalo médio para acordes e arpejos, seria mais ou menos na 7ª oitava. Nesse exemplo eu usei uma técnica de arpejos:
    92bd.png


  6. Depois, adicione algumas notas altas. Eu gosto de manter isso simples, especialmente quando uso arpejos no meio já que eles podem ocupar um bom espaço já. Use algumas notas com um passo mais alto, algo como a 9ª oitava.
    92be.png


  7. Agora vamos fazer algumas variações pelo menos nos intervalos altos e médios e, talvez, no baixo. Se você fez algo complexo, faça-o menos complexo, se você fez algo simples, faça-o mais complexo. (Tenha certeza de copiar a composição ao invés de sobrescrever ela, já que vamos usá-la novamente no próximo passo) Caso você muda a melodia do baixo, tenha certeza de refazer as seções altas e médias pra que combinem com a mudança, pode até ainda soar bom mas é mais difícil de ajustar. Você pode fazer isso quantas vezes quiser e vai ajudar a fazer a música ser menos repetitiva. Eu fiz os 2 simples nos exemplos.
    92bf.png

    92c0.png


  8. Você provavelmente tem em torno de 20 segundos de música principal. É um tanto curta, não é? Podemos faze-la mais longa, apenas repita ela e desative alguns elementos. Só por desabilitar alguns das suas linhas de drums ou das de bass de uma das barras já vai fazer uma diferença. Use isso para construir sua música, provavelmente num ritmo mais calmo, dependendo do que for seu material de referência. Comece com um instrumento e um ou dois loops de percussão(drum).
    92c1.png


  9. Escute sua música algumas vezes em loop enquanto trabalha no seu projeto, isso vai te ajudar a achar os erros e também te ajudar na arte e a "sincronizar" o sentimento de tudo muito bem. Também, deixe outras pessoas escutarem ela. Só tenha certeza de não jogar tudo fora só porque "ficou horrível", uma regra que funciona não só pra música como pra qualquer coisa no mundo game dev.

Dicas de ouro


  1. Use fones/headphones/caixas de som que tenham um bom alcance. Caso contrário, qualquer um com um periférico melhor pode ouvir falhas que estavam foram do seu alcance para serem corrigidas.

  2. Estudar teoria de música pode ajudar, eu recomendo Dave Conservatoire. Ele vai muito além do que temos aqui nesse guia mas vai levar um tempinho pra aprender.

  3. Quando você terminar de mexer/mudar os instrumentos, mova um pouco suas notas e experimente um pouco mais pra torná-la mais única

  4. Fazendo uma parte da música se destacar ajuda a tornar a música memorável. Também fará as repetições serem vistas mais rapidamente na música.

  5. Pratique na ferramente por algumas horas e tente criar uma música pra se encaixar em outro jogo de alguma JAM por ai(Ludum Dare, por que não?) ou de outros projetos seu.

  6. Como vários programas musicais, quando tudo dê errado: tenha um botão de pânico.

  7. Efeitos sonoros podem ser mais importantes que música. Como várias pessoas eu gosto de usar o bfxr pra criar chiptunes. Ou FreeSound.org + Reaper. Check suas licenças pra open-source

  8. Eu amo Reaper(ao invés de Audacity) pra fazer minhas edições final. É gratuito durante um bom tempo do "trial", porém também é barato.


Boa sorte

Espero que isso tenha lhe ajudado a fazer um jogo melhor, com música!. Eu queria ter explicado mais, mas eu acho(espero) que esse guia esteja curto e que ajude a maioria das pessoas em relação à música.

Se você usar esse guia me conta no Twitter o que você fez: @abductypus. Se você gostou e quer de alguma forma me compensar, me siga ou jogue meu jogo na Ludum Dare #40.
 
Você tocou em uns pontos muito importantes, não é fácil criar uma boa música e você conseguiu explanar de uma forma didática e super simples para que compositores iniciantes consigam pegar a ideia, meus parabéns e obrigado por compartilhar esse material!

Só uma pequena correção, acordes são compostos por pelo menos 3 notas, com 2 notas são chamadas de power chords (ou "bicordes")  que é mais usado em músicas de rock.
 
Excelente tópico Kaw... Deve ter sido trabalhoso para o Abductedplatypus...

Acho que o texto foca mais na introdução à sonoplastia como um todo. Tem algumas dicas interessantes para membros muito inciantes em música.

O problema está em como ele lida com isso. Ao que parece, ele trata a música como uma receita de bolo, o que está longe de ser a realidade.
Tem alguns errinhos, mas nada grave. É excelente pra introduzir a pessoa ao universo da música e mostrar que não é um bicho de sete cabeças, e que com esforço qualquer um consegue aprender e fazer uma música de qualidade.

Pra quem quiser entrar de cabeça no tutorial, não se esqueça de tentar entender os porquês do item da lista acima. Tente compreender porque usar uma escala normaliza a tonalidade da música e deixa-a uniforme, ou porque iniciar com uma percussão facilita o desenvolvimento.

Vou citar alguns pontos que a pessoa poderia estudar a fundo pra entender melhor o tópico:
- Escala, acorde, harmonia geral, ritmo, simetria, melodia, sincronia de frequências, casamento de instrumentos...
Se a pessoa entender esses pontos, automaticamente fará os passos citados inconscientemente ;)

Mas para o caso de fazer uma música em 30 minutos, nada melhor que uma receita prontinha :V

Adorei que você tenha trazido esse material super interessante pra gente, [member=1052]Kawthar[/member]. Traga mais <3

Aquele abraço!
 
Mdsssssssssss que programinha lindo! Serve pros noobs como eu que não entendem nada de música se arriscarem a fazer umas coisas. Fiquei mais de uma hora brincando aqui.

Ah, um detalhe: Ele falou sobre aprender a usar o programa. É bem de boa, o próprio software já tem uma intro muito boa te ensinando a achar e operar tudo. É leve, não precisa instalar nem nada, é baixar e usar. Muito bom mesmo.

Depois que passarem as gincanas eu vou tentar brincar com ele mais a sério e tentar seguir o tutorial, dei uma travada no lance de tons.
 
Talvez não seja o approach mais profissional para o problema iminente da musicalização em jogos, mas pode salvar algum dinheiro. Produzir uma música boa é muito mais do que a mera composição e rearranjo de timbres; a produção, a mixagem, a masterização, entre outras etapas — coisas que demandam técnica e não são aprendidas em um único tutorial —, são fundamentais no acabamento de uma música. A intenção, apesar disso, é boa; o resultado, entretanto, talvez não o seja.
 
Nossa, parabéns! A música ficou bem nostalgica, gostei.
Eu que já mecho com música fiquei com vontade de testar esse programa!
Fiz uma trilha na última ludum dare tb, pena que nossa equipe não conseguiu concluir o jogo a tempo. ^^'
Fiz a música principal em 30 mins tb, porém usando um arranjador analógico, apesar dos passos serem basicamentre os mesmos. Quem quiser sacar, é a trilha de A.D.D. no meu Soundcloud: https://m.soundcloud.com/beatrizgbento/glitchy-metro-station

^^
 
Voltar
Topo