🤔 Para Refletir : "Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler." - Frank

IA Generativa de imagem para gerar spritesheet

Bão de mais sô. E você, comuê que cê tá?

Já experimentei, no Midjourney eu notei que ele tratava o "pixel art" como Minecraft, onde era muito pixelado com tons variantes porém não dava forma correta aos elementos deixando as artes geradas bizarras ou confusas. Já removendo esse detalhe de "pixel art", mas mantendo "spritesheet" os resultados são melhores, porém para dimensões menores ele fica ilegível.

Um software ou plugin para ele, seria 1 feito pro Aseprite, existe um usuário que elaborou e publicou, porém é pago contendo 3 tipos de planos, então não cheguei a testar, mas me parece melhor para sprites pequenos, porém parece ainda gerar muitos tons desnecessários que podem ser reduzidos pelo próprio Aseprite na opção de alterar as paletas.

Para "facesets" ou "mugshots" ele e demais IA geraram bem as variações. O mesmo para "mapas" ou "chipmaps", eram bem gerados com bastantes variações e sempre seguindo o tema.

Recentemente apareceu para mim no feed, o https://www.seaart.ai/. Gostei, porém existe mais opções que o Midjourney me deixando um pouco perdido, tem muitos filtros e estilos que você pode escolher para aquela imagem seja gerada da forma que deseja, e você pode criar um filtro próprio privado inserindo imagens que sirvam de modelo para IA treinar e gerar imagens semelhantes ao modelo que você criou. Não cheguei a testar muito.

Uns dos testes que fiz foram esses:

Gerado por apenas descrição:
1689095420207.png

Gerado como base no Picture do RMDS para Ace, onde foi estabelecido um filtro diferente da arte original:
1689095546082.png

Tentei usar a descrição de faceset para RPG Maker, mas não gerou o que eu queria. Apesar de respeitar a temática.
1689095845659.png
1689096019489.png

Talvez eu precisaria criar um modelo bem detalhado com apenas 1 estilo para evitar esses diferentes ou descrever melhor o que desejo gerar.
 
Opa, ficou legal hein!

Ainda não curto muito os dedos gerados pelas IA, e a IA Scenario, suportamente, é para game assets, então eu confesso que esperava um pouco mais, rsrsrs
 
Concordo, eu imagino que seja mais útil para refrescar as ideias, dar uma noção, por exemplo: tipos de telhados com estilo fantasia, uma vez gerou várias casas em isométrico com temáticas de dragão, magia... ou uma temática com poucas referências como as variações de Punk (Cyberpunk, Biopunk, Steampunk....)
 
Bom, eu usei na arte da capa do meu jogo... Digo, "parcialmente":
COVER.png

Eu ainda tive que desenhar algumas coisas "por cima", que a IA não conseguiu aplicar com base em minha descrição por texto.

E ainda que obviamente imperfeito, eu diria que o resultado do spritesheet demonstrado no link do google drive ainda é impressionante, levando-se em conta que foi uma máquina que tentou gerá-lo, usando suas próprias "conexões neurais"... Por mais que para nós ainda seja um tanto abstrato, dá para ver que tal "arte" tentou alcançar um "objetivo", e, ao menos para mim, é notável uma silhueta humanóide, brandindo uma arma, possivelmente uma espada, além de frames tentando replicar o que acredito ser animações de "ataque".

À esta altura não acredito que seja mais uma questão de "SE", e sim de "QUANDO".

Entretanto, neste atual momento, eu diria que IA's não são capazes de "substituir" o desempenho artístico humano, mas com toda certeza são excelentes ferramentas que podem facilitar e muito o trabalho de artistas, seja através de referencias visuais, fonte de inspiração ou apenas um esboço inicial.
 
Última edição:
@DougMR rapaz, vou te falar que não consegui mais jogar seu jogo. Aliás, não consegui jogar mais nada.

Criar assets com IA ainda vai demorar para ficar plausível, apesar de sim, ser um "quando" e não um "se".
 
@DougMR rapaz, vou te falar que não consegui mais jogar seu jogo. Aliás, não consegui jogar mais nada.

Criar assets com IA ainda vai demorar para ficar plausível, apesar de sim, ser um "quando" e não um "se".
@HenriqueGibi, foi por conta da dificuldade, ou por falta de tempo mesmo?

Eu estou começando a aceitar a realidade de que meu público alvo pertence a um nicho bem específico, e enquanto alguns se sentirão motivados pelo desafio, muitos perderão a paciência :(

Caso tenha ficado preso em alguma parte, ou se frustrado com algo que achou injusto, te convido a me deixar seu feedback, seja em meu post original ou por mensagem privada.

De toda forma, agradeço o seu suporte!
 
Então @DougMR foi falta de tempo mesmo. Tem mais de 1 ano que não abro a engine.

Aqui o fórum eu consigo ver no celular enquanto ainda espero alguma coisa, mas abrir a engine no PC realmente tem sido complicado.

Agora junte isso ao final de semestre na faculdade.

Pelo menos em dezembro estou formado.. rs
 
Então @DougMR foi falta de tempo mesmo. Tem mais de 1 ano que não abro a engine.

Aqui o fórum eu consigo ver no celular enquanto ainda espero alguma coisa, mas abrir a engine no PC realmente tem sido complicado.

Agora junte isso ao final de semestre na faculdade.

Pelo menos em dezembro estou formado.. rs
Ah, entendi!
Bom, é completamente justo, seus estudos são prioridade.
Boa sorte, e meus parabéns!
 
Voltar
Topo