🤔 Para Refletir : "Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar." - Ricky O Bardo

Índice dos Guias de JavaScript para RPG Maker MV

Membro Membro
Postagens
38
Bravecoins
7
javarpg.png


O RPG Maker MV usa o JavaScript para programação. Essa troca de linguagem, do RGSS para JavaScript, permitiu coisas interessantes como criar um jogo que rode em HTML5, Android e etc. Além disso, usar JS permite que você possa ler os códigos fora do RPG Maker com qualquer editor de texto. O que confunde muitas pessoas que sabem programar RGSS é que o JavaScript não é, tradicionalmente, orientado a objetos. Ele usa seus conceitos, mas para quem está aprendendo ou migrando para essa linguagem, JS pode ser um pouco confuso. Por exemplo, as classes usadas no RGSS são funções no JS, os métodos das classes são inseridos como propriedades do prototype. Pode ser muito confuso no começo. Para mim, pelo menos, ainda vem sendo.


Antes de mais nada, vamos deixar alguns pontos claros:


[greenalert]EU REALMENTE PRECISO PROGRAMAR PARA CRIAR UM JOGO?[/greenalert]

Não. Na época do RPG Maker 2000/2003 nós não tínhamos como programar, mas isso não impediu que jogos criassem seus próprios sistemas usando eventos, imagens e variáveis dentro do jogo. Se você focar e estudar o RPG Maker, consegue ver que ele permite criar muita coisa que não dependa de programação. A única coisa que posso dizer é que programar tornará seu jogo mais leve, mais fácil de gerir, com mais possibilidades de criação e padronização. Ou seja, poderá tornar sua vida mais fácil. Além disso, permitirá que você possa contribuir mais facilmente com a comunidade, permitindo a criação de plugins, correção de erros e etc.


[greenalert]E O QUE É PROGRAMAR?[/greenalert]

É nada mais do que escrever comandos, via scripts e plugins, que irão realizar coisas que o RPG Maker por padrão não te dará. Por exemplo, imagine que você quer fazer uma cidade oriental onde chovem pétalas de cerejeira. Por programação, você pode criar um tipo customizado de clima que não está entre os que o RPG Maker te dá. Esse é só um dos exemplos. O limite literalmente é a sua imaginação e empenho em aprender.


[greenalert]PARA QUEM ESSES GUIAS SÃO INDICADOS?[/greenalert]

O ideal é que você saiba usar o RPG Maker, como o uso de variáveis, switchs, eventos e etc. Se você, na sua mente, entende como criar algo que não existe por padrão, usando o que foi citado, então programar a mesma coisa será mais fácil, afinal, você só irá escrever comandos para a mesma coisa, no lugar de clicar em botões que vão meio que escrever o código, de forma "escondida", para você.


[greenalert]O QUE EU PRECISO PARA COMEÇAR/TREINAR OS GUIAS?[/greenalert]

Nada disso é obrigatório, mas aconselho a você baixar o editor Brackets. Nós iremos usar o console do navegador para visualizar nossos códigos funcionando. Aconselho que você crie uma pasta e dentro dela, salve um documento (pode ser com o bloco de notas) com o nome index.html e colar o código abaixo:

Código:
<html>
<head>
<title>Página de Treino de JavaScript</title>
</head>
<body>
<script src="treino.js"></script>
</body>
</html>

Na mesma pasta, crie outro documento, em branco, e salve ele com o nome treino.js e, ao instalar o Brackets, abra esse documento. Sempre que você for visualizar seus códigos, basta abrir o html criado acima e acessar o console do navegador. Para acessar o console, basta apertar F12 no seu navegador e clicar na aba console. Bem simples.

Pode parecer estranho usar html para aprender JS para o RPG Maker, mas como essa linguagem é voltada para web, antes de começar a trabalhar com plugins, vamos trabalhar fora do Maker e depois passar para ele.


[greenalert]JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV[/greenalert]

Essa série é voltada para o básico do JavaScript, antes de começar a trabalhar com ele dentro do RPG Maker MV.


*Os guias com (**) estão sendo revisados.

Listas de guias futuros:

  • JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #12 - O básico sobre Funções.
  • JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #13 - Entendendo o que é NaN (Not a Number).
  • JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #14 - Manipulando Strings.
  • JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #15 - Variáveis do tipo Array.
  • JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #16 - Entendendo o que são Objetos e como Criá-los.
  • JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #17 - Entendendo o conceito de Classes no JS.
  • JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #18 - Uso da palavra-chave THIS.
  • JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #19 - Entendendo o que são Parâmetros.
  • JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #20 - Gerenciamento de Memória.

*Lista não definida, caso necessário, poderá ser reorganizada e novos itens poderão ser inseridos sem aviso prévio.


[redalert]JavaScript Orientado à Objetos[/redalert]

Esse série te ajudará a entender melhor conceitos como encapsulamento, classes, métodos, funções, objetos, prototype e tudo o que você precisará para entender como o RPG Maker MV funciona.

LISTA DE GUIAS EM BREVE


[bluealert]RPG Maker MV em JavaScript[/bluealert]

Essa série de guias é voltada para ajudar você a ver como as coisas do RPG Maker MV são feita em código. Vamos passo a passo mostrar como codificar todos os comandos do editor de eventos e do banco de dados. Além disso, vamos falar sobre a criação de plugins e os conceitos dos Scenes.

LISTA DE GUIAS EM BREVE


[yellowalert]Pulando no JavaScript[/yellowalert]

Aqui você encontrará a tradução dos guias do Trihan, que narra, linha por linha, todos os comandos de JavaScript presentes no RPG Maker, com uma explicação detalhada de suas funções.

  • Pulando no JavaScrpit - Parte 1 (main.js e rpg_scenes.js (Scene_Base)).
  • Pulando no JavaScrpit - Parte 2 (rpg_scenes.js (Scene_Boot, Scene_Title)).
  • Pulando no JavaScrpit - Parte 3 (rpg_scenes.js (Scene_Map)).
  • Pulando no JavaScrpit - Parte 4 (rpg_scenes.js (Scene_MenuBase, Scene_Menu, Scene_ItemBase, Scene_Item e Scene_Skill)).
  • Pulando no JavaScrpit - Parte 5 (rpg_scenes.js (Scene_Equip, Scene_Options, Scene_File, Scene_Save, Scene_Load, Scene_GameEnd e Scene_Shop)).
  • Pulando no JavaScrpit - Parte 6 (rpg_scenes.js (Scene_Name, Scene_Debug e Scene_Battle)).
  • Pulando no JavaScrpit - Parte 7 (rpg_objects.js (Game_Temp, Game_System, Game_Timer, Game_Message)).
  • Pulando no JavaScrpit - Parte 8 (rpg_objects.js (Game_Switches, Game_Variables, Game_SelfSwitches, Game_Screen, Game_Picture, Game_Item)).

*Lista baseada nos guias originais. Caso necessário, poderá ser fragmentada em mais partes.



Sei que tem muitos guias prometidos e coisas a serem adicionadas, mas na medida que eu for estudando e aprendendo, quero compartilhar com todos. Essa séries são basicamente o roteiro de estudos que bolei para mim mesmo. Espero que sirvam para outros aprenderem também.​
 
Última edição por um moderador:
Parece muito promissor!

Já tem meu like e meu apoio. Se quiser, posso até fazer menção desse material na seção de Comandos da revista, na qual sou o redator atualmente. Penso que o material que escrevo é complementar ao seu.

De toda forma, vamos trocar umas figurinhas, pode ser?

Continue o ótimo trabalho!
 
Rafael_Sol_MAKER comentou:
Parece muito promissor!

Já tem meu like e meu apoio. Se quiser, posso até fazer menção desse material na seção de Comandos da revista, na qual sou o redator atualmente. Penso que o material que escrevo é complementar ao seu.

De toda forma, vamos trocar umas figurinhas, pode ser?

Continue o ótimo trabalho!

Claro. Eu estou aprendendo, igual aos que vierem ler esses guias. Mas tenho feito progresso e tentado imitar as coisas de outros jogos. No momento, estou focando na construção de Menus.

PWOaREX.jpg


Ainda to tendo dificuldade de entender como esse rect funciona, para criar uma opção de seleção única que seja formada por mais de uma linha, mas vou pesquisar mais. :)
 
Voltar
Topo