🤔 Para Refletir : "O poder da criação está em suas mãos, escreva sua própria história e abra as portas para aventuras inesquecíveis." - Versyoh

Invisibilidade do personagem principal

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Membro Membro
Postagens
2
Bravecoins
0
Bom dia a todos.

Estou com uma dúvida e gostaria de uma ajuda. Na criação  do meu jogo, logo de início o personagem principal começa invisível, mas logo depois ele voltará a ficar visível. Como posso fazer isso. Já tentei colocar ele como transparente (marcando a opção na parte do Sistema) e depois trocar o personagem, mas não deu certo. Alguém tem alguma ideia? Obrigado.
 
Olá, meu caro, primeiramente, movi seu tópico para a área de Suporte à Engine, por me parecer mais adequada. Segundo, você pode alterar a opacidade da personagem no comando "mover evento"; ou, como dito acima, podes alterar o charset selecionando um espaço vazio, de modo que nenhum char irá aparecer. ;)
 
Existem algumas alternativas:

1 - Mudar transparência:
Forma mais direta, se definir para "transparente" ele fica invisível e se definir normal ele volta a ficar como está definido no banco de dados (com o esquema de cores que você pode ter botado via edição da cor na aba personagens). Essa opção também está disponível em "mover evento" por meio dos botões "sempre mostrar on" e "sempre mostrar off".

Nos RPG Maker mais modernos existem na aba "sistema" em "banco de dados" existe a opção "inicio (ou iniciar) transparente" que deixa o personagem já transparente quando o jogo iniciar para que você só faça-o voltar ao normal quando o convir. Se estiver em uma versão que essa opção não esteja disponível então siga a opção 3 ou faça que a posição inicial dele seja em algum lugar do mapa que ele não esteja visível para que você tenha tempo de usar o evento para faze-lo ficar.

mudando a transparência no banco de dados:
H5msH3q.png


mudando a transparência por eventos:
5DladUZ.png

2 - Mudar opacidade
Nesse caso você pode alterar o nível de transparência do personagem de 0 (totalmente invisível) para 255 (totalmente visível) na opção mudar transparência em "Mover evento".

O problema seria que não existe a opção para iniciar com a opacidade em 0 já que você só pode altera-lá por eventos e não no banco de dados.

QxQwSbG.png

3 - Iniciar jogo sem personagens no grupo
Eu geralmente uso essa técnica já que é mais prática, no caso os personagens são adicionados na equipe quando é necessário, por eventos. No caso clique em "mudar grupo" para adiciona-los e vá em "sistema" em "banco de dados" para remove-los ao iniciar.

Retirar no banco de dados:
JCrd4ba.png


Adicionar
vr71cz1.png

4 - Definir para que o personagem inicie sem gráficos
Nesse caso você pode remover os gráficos do personagem em "personagem" no "banco de dados" e adicionar depois por eventos em "mudar gráfico do herói". A mesma opção está disponível em "mover evento"

Retirar no banco de dados:
hoBMQra.png


Adicionar por eventos
N72fYsc.png


Devem ter outros meios que esqueci mas espero que estes tenham ajudado.
 
Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo