🤔 Para Refletir : "Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a." - Samuel Augusto

Já não haverá mais tempo

Membro Membro
Há muito mais na realidade do que uma mente humana consegue imaginar
Postagens
226
Bravecoins
576
Olá, senhoritas e senhoritos do Condado. :likeasir:

Hoje gostaria de summonar o nosso querido cientista canino Don @Dobberman Dobbermanson para discutirmos uma questão que ultimamente vem crescendo cada vez mais na minha cabeça: Eu acho que não existe tempo.

Digo... Tudo que acontece, o faz por outros motivos que não o tempo. Entende? :pensando:

Tecidos morrem por um processo químico de decaimento; uma pessoa próxima a um buraco negro vê as coisas que estão longe deste passar mais rápido por conta da contração gravitacional do buraco; estruturas construídas por humanos envelhecem e apodrecem por conta da ação de microrganismos que interagem de forma maléfica com suas estruturas mais básicas; o mesmo vale para o envelhecimento das árvores e dos seres humanos e qualquer outra coisa que muda durante sua existência.

Claro que se você quiser saber os "quandos", então você vai precisar o tempo. Mas isso não significa que as coisas aconteceram por causa da passagem do tempo e, portanto, não prova que o tempo em si exista. :reading:

Ontem eu vi este vídeo que ajudou a confirmar ainda mais o que eu pensava:


E detalhe: eu não procurei por ele, o YouTube me recomendou. Bom... Eu sei que já discuti com o Sr. Dobbermanson há algum tempo atrás sobre o assunto, mas não consigo lembrar os detalhes da discussão, por isso gostaria de chamá-lo [e qualquer outro(a) que também entenda do assunto] para discutirmos isso aqui de forma que fique registrado para fácil consulta posterior.
 
Prezado, bom dia!
Adoro um debate polêmico no café da manhã!​
Você está perfeitamente correto quando diz que o "tempo" não existe. Cientificamente falando. Tempo não é uma matéria, nem algo que tenha consciência própria ou que determine a ordem dos acontecimentos de uma forma imperial. Ele é uma abstração humana, assim como a matemática, que não traz um benefício "de per si" para o homem.​
Esclareço, não estou dizendo que os números e equações da matemática não são importantes. Estou dizendo que os conceitos e abstrações dessa ciência estão relacionadas como um "meio de entregar o conhecimento". Nesta perspectiva, você precisa da matemática para conseguir entender a física, a química, a engenharia, a economia e diversas outras áreas do saber.​
Dito isto, o "tempo" não existe. Trata-se apenas de mais uma grandeza física da abstração humana para conseguir identificar, isolar e conceituar os fatos em sua ordem de sucessão. O passado, o presente e o futuro também são abstrações humanas. O "tempo", como conhecemos, só é relevante quando associado a alguma outra questão e o exemplo mais simples que consigo imaginar é a própria fórmula da "velocidade":​
Velocidade = tempo * aceleração
O sentido dessa fórmula é calcular o deslocamento da matéria, por isso os humanos criaram a grandeza física para representar "a quantia de espaço percorrida" e "a quantia de tempo percorrido". A resposta (velocidade), significa o tempo que levou para percorrer o espaço. Por esse motivo que geralmente conhecemos velocidade como "quilômetros por hora" (espaço por tempo).​
Importante ressaltar que o "tempo" não é utilizado apenas em questões matemáticas, mas também questões como: "que horas são?"; ou "quando é que você vai na padaria?". O que não deixa de ser "questões".​
Em um jogo de batalha por turnos, o tempo pode estar associado como o número do turno de uma batalha. O primeiro turno recebe o número "1", o segundo turno o número "2", e assim sucessivamente. Caso você queira identificar determinado acontecimento em uma batalha (como o uso de uma habilidade ou a morte de um personagem), se esse evento ocorreu, ele estará registrado em um determinado "turno número X". Esse seria o tempo. O backlog de determinado acontecimento. O passado seriam os turnos que já se passaram, as habilidades já usadas; o presente é o turno atual, aquele que você está decidindo que habilidade irá usar; e o futuro são os turnos que ainda não iniciaram, aqueles que sofreram as consequências da ação que você escolher executar no turno atual e nos turnos passados.​
Já imaginou como seria difícil você pedir para um amigo ler um parágrafo específico de um livro sem utilizar o número da página? O tempo não é mais do que isso: é o número que representa o texto da nossa vida. Por sua vez, o "espaço" seria o local aonde o livro está. Associando o tempo e o espaço, você consegue indicar aonde o livro está (lugar), qual a página (dia) e o parágrafo (hora) que você está se referindo.​
Eu sei. Você deve estar se perguntando: se o tempo não existe, o poder de controlar o tempo seria inútil?
Eu diria que o poder de controlar o tempo (grandeza física) não seria muito diferente do poder de controlar a matemática. Mas, isso não impede você de romantizar o tema, como é feito - e continuará sendo feito - por diversos escritores, músicos e artistas no geral.​
Ah, e você esqueceu de um "D." no meu nome. O "D" de Doberman.
Abraços.
 
O tempo não existe. É uma construção humana. Um tipo de delírio coletivo, bem como outras tantas convenções.

A física não explica o tempo, nem tem esse papel. Tampouco a matemática. Essa é uma abstração para os filósofos.

O que chamamos de tempo é uma grandeza física. Não "o tempo" inexistente.

Mesmo essa grandeza, a gente não pode controlar. Tudo o que podemos fazer é observá-la passar e decidir a cada instante o que fazemos com relação a isso.
 
Última edição:
Meu pensamento vai mais ou menos na mesma direção dos demais. Eu também acho que o tempo, como nós o concebemos, não é real. Eu acredito sim que o tempo existe. Ele é o tempo, oras! Mas não acredito, por exemplo, que existe o amanhã e nem que existe o ontem: acredito única e exclusivamente no hoje. O tempo é tudo aquilo que registramos baseado no que aconteceu e no que provavelmente acontecerá! Mas eu só posso afirmar que existe aquilo que eu posso dizer que é, e não que foi ou que será.

Carlo Rovelli, um físico que foi considerado o "novo Stephen Hawking", diz coisas interessantíssimas acerca de sua opinião sobre o tempo (ele acredita que o tempo não existe), opinião firmada em experimentos verificáveis em laboratório. Vale a pena conferir.
 
Esse é um debate longo na história do pensamento, Zenão de Eleia talvez tenha sido o primeiro filósofo a arguir a tese de que o tempo não existe. Eu sou bergsoniano, para mim, o tempo matemático/espacializado (ou seja, o tempo dos físicos e da lógica) é uma abstração da inteligência/entendimento para fins de utilidade, é o que nos permite agir no mundo, prever, calcular, medir etc. É, portanto, uma ferramenta da/para a ação. Bergson defendia que os paradoxos e problemas acerca da natureza do tempo deviam-se ao fato de que os filósofos e cientistas tomavam o tempo da lógica e da matemática como sendo a expressão da natureza do tempo em si. Mas o tempo real ou duração é coisa distinta de uma simples transposição do esquema espacial para o temporal. O tempo, para Bergson (e eu estou com ele nessa), é sucessão, continuidade, mudança, memória e criação. É porque lembramos que a experiência do tempo, isto é, sua passagem, é percebida e vivida. E essa memória, constitutiva da vida interior e psicológica, constitui também o devir do mundo material. É porque as coisas deixam marcas, isto é, tem história, que falamos de tempo. Por isso ele afirma, em O Pensamento e o Movente:​
"A duração interior é a vida contínua de uma memória que prolonga o passado no presente, seja porque o presente encerra distintamente a imagem incessantemente crescente do passado, seja, mais ainda, porque testemunha a carga sempre mais pesada que arrastamos atrás de nós à medida que envelhecemos. Sem essa sobrevivência do passado no presente, não haveria duração, mas somente instantaneidade."
Mas esse tempo, que é o tempo real ou vivido, é um continuum indivisível, não há um antes e um depois, instantes distintos entre si e dispostos numa série, como o é quanto a objetos dispostos no espaço.​
 
Caramba...

Não sabia que tantas pessoas compactuassem com esse mesmo pensamento meu.

Às vezes me pego pensando nessas coisas e penso que sou apenas um louco com meus devaneios da juventude. Mas gora, vendo que tem mais pessoas que pensam assim, me sinto um pouco mais consolado e também ganhou ainda mais força, esse meu pensamento. Eu fico pensando assim porque eu acredito no que a Bíblia diz. Muitas coisas que vemos ali estão começando a ser explicadas apenas hoje, conforme novas teorias do tempo e do espaço surgem.

Quanto a essa questão do tempo, eu lembro da teoria que a moça do vídeo citou: a de que tudo que existe neste universo - formado pelo Big Bang - já existiria em um tipo de realidade externa, anterior ao mesmo. E tem outras coisas também que fico pensando... Você já viu o filme "Lucy"? Olha só esta cena que poderia exemplificar o que quero dizer com "uma realidade externa":

Já está no minuto correto.

Porque eu acredito numa realidade maior... e melhor. Mais impressionante que essa que estamos vivendo.
 
tempo!

Eu encontrei uma máquina do



























Gostei muito da discussão do tópico, em especial a quote do @RaonyFM , onde ele menciona que o Tempo é na verdade uma Ferramenta. E uma ferramenta muito importante, no caso! Como é que eu ia comer bolos de aniversário se os aniversários não existissem porque ainda não inventaram a ferramenta TEMPO? Parabéns por fomentarem a discussão. Deixo aqui minha ward para aprender mais sobre o assunto.
 
Não sou muito dado a discussões metafísicas - a mera física costuma me bastar, como admirador de ciências e pragmático que sou. Mas acho que essa oportunidade vem a calhar pra divulgar que o físico brasileiro Marcelo Gleiser, um dos maiores expoentes da divulgação científica nacional, reuniu recentemente alguns de seus artigos publicados ao longo dos anos e o está distribuindo exclusivamente na forma de um ebook totalmente gratuito chamado Dos Elétrons ao Amor: Ensaios Sobre o Cosmo, a Vida, e o Futuro Planetário.

É um livro curto, de leitura super rápida, que reúne entre os pequenos ensaios um com título Repensando o Tempo, em que ele fala exatamente sobre o tema deste tópico. Marcelo é um comunicador de mão cheia, professor nato, com formação, experiência, e sem a prolixia que afeta muitos intelectuais do debate público. Recomendo tudo dele.

Quem quiser baixar o ebook (mais uma vez, gratuito), pode ir pelo link no vídeo de divulgação que ele fez em seu canal do Youtube.



E pra não deixar passar, joguem Chrono Trigger e Chrono Cross.
 
Última edição:
O tempo é uma unidade de média, com conhecemos, um vetor.

A relação de tempo e espaço não é nem de longe o mesmo que o "tempo" na terra.

Então o tempo não existe em materia, mas sim em conceito.

Dizer que o tempo não existe é o mesmo que dizer que não inventamos uma umidade de medida para determinados padrões.

É de fato negligênciar que descobrirmos algo (a ponta de algo).

Você está certo, o tempo não existe, mas também está errado, pois medimos ele, o tempo não é um vetor como pensamos.

Existe a dilatação temporal, que não necessariamente se trata do tempo, mas sim de como a comtagem de ticks são contadas.

Você contar quantas horas leva daqui ao mercado é uma marcação deste vetor, mas você não levou de fato este "temp".

No meio do caminho, pode ser que seu foco, velocidade e densidade influencie na velocidade em que você ve o mundo, então para você os 3 minutos indo a uma padaria, pode ser 1 hora para quem está de olho nos ponteiros 😅

Não é o tempo que passa e sim as consequências de muitas outras consequências.

Não existe nem mesmo "dobra do tempo", como em filme de viagem no "tempo", na real a viagem é no "estado".

Uma maçã por exemplo, depois de come-la, você mudou o estado dela, um copo ao ser quebrado também teve seu estado mudado, mas se voltassemos no "tempo", estaríamos na verdade recuperando o estado do copo e da maçã 🤔 e eu acho que por isso que se ultrapassar a velocidade da luz, ela chega num estado cíclico, onde passa novamente pelo início dos estados 😅

Enfim, este é o meu ponto sobre o tempo, ele não existe, existindo 😏
 
Voltar
Topo