🤔 Para Refletir : "O que importa não é se criticam ou elogiam seu jogo, mas como você lida com isso." - FL

Javascript - Try & Catch

Administração Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Postagens
465
Bravecoins
2.092
uHfdQst.png



O que é Try & Catch?

Os comandos Try e Catch executam códigos que asseguram qualquer tipo de exceção. Exceções são erros gerados por alguma causa específica, seja por erro de sintaxe, semântica de código ou uma exceção personalizada retornada por uma função.



Como utilizar Try & Catch?

A sintaxe dos comandos try e catch é o seguinte:

Javascript:
try {
    // código a ser executado
} catch(error) {
    // código quando ocorre uma exceção
}

O código no escopo do try é executado. Caso ocorrer alguma exceção nesse código, é interrompido a sua execução e o código no escopo do catch é executado. Na linha do catch é passado um parâmetro error que é a exceção retornada pelo código do escopo do try.

Veja um exemplo:

Javascript:
try {
    fazCafePraMim();
} catch(error) {
    console.log(error.name);
    console.log(error.message);
    console.log(error.stack);
}

// Saída:
// "ReferenceError"
// "fazCafePraMim is not defined"
// "ReferenceError: fazCafePraMim is not defined"

No exemplo do código acima, a função fazCafePraMim() não foi definido no código. Por causa isso causou uma exceção (um erro), fazendo com que o código no escopo do catch fosse executado. No código do catch, é exibido o nome, a mensagem e todo o contexto do erro causado respectivamente.



Lançando uma Exceção personalizada

Quando estamos fazendo nosso próprio sistema, em alguns casos, queremos que o programador saiba dos retornos das funções que criamos independente do tipo de dado ou exceção a ser retornada. Veja um exemplo abaixo de uma função que verifica se o número passado por parâmetro é par:

Javascript:
function isEven(number = undefined) {
    if (number === undefined) throw "Inform a number.";
  
    return number % 2 === 0 ? "É par" : "É impar";
}

console.log(isEven());

// Saída: "Inform a number."

Para lançar uma exceção, utiliza-se a palavra-chave throw seguido da mensagem em texto.

Mais informações:
 
Última edição:
console.lag não existe, acho que é console.log.

Sobre a função, eu usei ele para algumas operações de um sistema que montei pra Android, e isso salvou! Demorei pra entender como funciona a lógica da váriavel "e" que é exclusiva dentro da função.
 
Crixus comentou:
console.lag não existe, acho que é console.log.

Sobre a função, eu usei ele para algumas operações de um sistema que montei pra Android, e isso salvou! Demorei pra entender como funciona a lógica da váriavel "e" que é exclusiva dentro da função.

O console.lag foi de propósito mesmo, eu fiz isso para usar como exemplo dentro dos comandos para detectar ele como um comando errado, um erro. E, pois é, esses dois comandos salvam a vida da gente em questão de fazer um sistema bem complicado.
 
Falta de atenção minha, se eu tivesse lido o resultado do CATCH teria percebido.
Alias, se eu tivesse lido o tópico inteiro...
 
Voltar
Topo