🤔 Para Refletir : "Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?" - Eliyud

Lançar jogos em Plataformas grandes, vale ou não a pena?

Pra você, vale ou não a pena lançar jogos em plataformas grandes?

  • Vale a pena!

  • Não vale a pena!


Results are only viewable after voting.
Membro Membro
G A M E D E S I G N E R
Postagens
334
Bravecoins
501
Introdução
Jogos indie são um mercado gigantesco atualmente: O valor dos jogos acaba sendo mais acessível ao bolso do público e a produção deles são muito diferentes dos que as empresas AAA. Isso é muito interessante para os consumidores, mas e o caso dos desenvolvedores?
Muitos devs tentam criar seus jogos e lançar em diversas plataformas, no geral começam em plataformas pequenas com medo de não ter um retorno financeiro pelo fator de ser um mercado "desconhecido" para quem ainda não está dentro a muito tempo. Digo que entrar no universo de desenvolvimento de jogos é como se alguém tivesse te colocado num barco pequeno e te jogado no meio do oceano... você tem que descobrir como fazer o seu caminho.
No meu caso mesmo após anos produzindo jogos voltados ao público mobile, decidi migrar para jogos para computadores. Mesmo sendo um consumidor grande desse tipo de jogo, acabei ficando inseguro por conta de ser um mundo completamente diferente.​

Para quem está começando...
Quando comecei a carreira desenvolvendo jogos para computador fiquei um pouco com receio de colocar logo na Steam pois o valor de 100 dólares para lançar um jogo e ter medo que o jogo não venda, faz com que a pessoa fique um pouco recuada. Então, comecei colocando os meus jogos no itch.io como o Luke Inn , jogos que produzi para eventos do Condado Braveheart, o lindo evento de Páscoa produzido pela @Coralium que acabou gerando o jogo Egg Catcher produzido junto com o músico @Jazz , além disso ainda produzi jogos para eventos como a Ludum Dare como o próprio Phil Alone .
Me pareceu uma boa ideia colocar os jogos nessa plataforma, enviar para as pessoas conhecerem e mostrar meu material... Mas não estava dando resultados o suficiente, eu sentia que ainda estava em um mar de mais de 1 milhão de desenvolvedores e apenas era mais um.
Então decidi que seria a hora de testar lançar um jogo mesmo que de forma gratuita na Steam, para entender tanto como a plataforma funcionava e como seria a visibilidade do meu jogo.
Realmente, após apenas um mês já consegui perceber o nível que um jogo lançado na Steam pode alcançar, a visibilidade chegou a ser absurda, mesmo não produzindo nada de marketing nesse meio tempo.
Mesmo com uma maré de jogos sendo produzidos e lançados na Steam diariamente, ainda é uma plataforma que da a MAIOR visibilidade do que qualquer outra, então é realmente o local mais viavel para colocar seu jogo.​

Para quem tiver mais interesse sobre esse assunto, lancei na própria Steam uma DLC do Phil Alone, chamada Phil Alone - Game Dev Book com mais detalhes sobre esse assunto e que pode comprovar que a Steam é realmente a melhor plataforma para lançar seus jogos.​

CAPTURA 1.png


E para finalizar, vale ou não a pena para você colocar seu jogo na Steam?
Bom galera, essa dai é obviamente a minha opinião, com base ao que aconteceu comigo, não sei se outros desenvolvedores tem outros dados e opiniões para discutir conosco. E vamos começar o debate: VALE OU NÃO A PENA COLOCAR SEU JOGO EM PLATAFORMAS GRANDES COMO A STEAM?
 
Na minha opinião: Não.

Vou abordar o lado do hobby e o lado profissional;

Pelo lado do hobby você teria que pagar 100 dólares para cada jogo. Fora que tem que seguir as regras da Steam, o que pode inviabilizar alguns projetos. Por outro lado, as comunidades de jogos indies e RPG Maker, especialmente as brasileiras, não dão 10% da visibilidade que davam há 10 anos atrás e é muito complicado fazer a galera jogar seu jogo. A menos que você não se importe de gastar essa grana e das regras da Steam, fique longe.

Pelo lado profissional também acho que não vale a pena. Tirando raros casos e parcerias com boas publishers (o que é difícil hoje em dia), pouquíssimos jogos se pagam. Praticamente todas as pessoas desse fórum que eu conversei disseram isso direta ou indiretamente. Já vi alguns casos de pessoas que ficaram meses trabalhando nos seus jogos para não receber sequer um salário mínimo. E eu não estou falando do lucro, digo do faturamento mesmo.
 
Última edição:
Na minha opinião: Não.

Vou abordar o lado do hobby e o lado profissional;

Pelo lado do hobby você teria que pagar 100 dólares para cada jogo. Fora que tem que seguir as regras da Steam, o que pode inviabilizar alguns projetos. Por outro lado, as comunidades de jogos indies e RPG Maker, especialmente as brasileiras, não dão 10% da visibilidade que davam há 10 anos atrás e é muito complicado fazer a galera jogar seu jogo. A menos que você não se importe de gastar essa grana e das regras da Steam, fique longe.

Pelo lado profissional também acho que não vale a pena. Tirando raros casos e parcerias com boas publishers (o que é difícil hoje em dia), pouquíssimos jogos se pagam. Praticamente todas as pessoas desse fórum que eu conversei disseram isso direta ou indiretamente. Já vi alguns casos de pessoas que ficaram meses trabalhando nos seus jogos para não receber sequer um salário mínimo. E eu não estou falando do lucro, digo do faturamento mesmo.

Interessante essa questão de ter abordado tanto de hobby quanto de profissional @FL !

Realmente, pelo lado do hobby o valor de 100 dólares pode ser um custo muito alto pra vários brasileiros só para ter seu jogo lá.

Com questão do profissional, acho que essa questão do financeiro pode ser mais também pois termos uma quantidade grande de jogos sendo lançadas constantemente, então precisa estudar muito o mercado e como fazer o seu jogo vender para alcançar uma grande parcela realmente, claro que temos os sortudos, mas já vi casos de pessoas também que nunca lançaram nenhum hit enorme mas conseguem viver da área de jogos digitais a anos, mas como disse são casos e casos.
 
mas já vi casos de pessoas também que nunca lançaram nenhum hit enorme mas conseguem viver da área de jogos digitais a anos, mas como disse são casos e casos.
Teve um tempo que eu também via algumas pessoas vivendo de jogos em plataformas digitais. Depois eu descobri que, ou era por um ano ou outro, ou conseguia viver ganhando pouco, ou não era a única renda da pessoa.

Viver de jogos digitais é muito mais fácil que viver de plataformas de jogos digitais, já que esse último não inclui B2B e subsídios públicos.
 
Última edição:
Teve um tempo que eu também via algumas pessoas vivendo de jogos em plataformas digitais. Depois eu descobri que, ou era por um ano ou outro, ou conseguia viver ganhando pouco, ou não era a única renda da pessoa.

Viver de jogos digitais é muito mais fácil que viver de plataformas de jogos digitais, já que esse último não inclui B2B e subsídios públicos.

Essa questão da única renda também é interessante, porque querendo ou não produzir jogos é um processo muito trabalhoso, então até entendo muita gente sair da área quando vê que seu jogo não trouxe retorno depois de tanto tempo.
 
Essa questão da única renda também é interessante, porque querendo ou não produzir jogos é um processo muito trabalhoso, então até entendo muita gente sair da área quando vê que seu jogo não trouxe retorno depois de tanto tempo.
Não é que é trabalhoso, é que raramente vale a pena financeiramente em grupos pequenos. Tem mais haver com investimento do que trabalho.

E dependendo de como ver, nem trabalhoso é. É um trampo que dá pra fazer sentado num local com ar condicionado.

]então até entendo muita gente sair da área quando vê que seu jogo não trouxe retorno depois de tanto tempo.
Pra ter que aprender isso na prática eu já enxergo mais como falta de pesquisa e gente que cai em discursos irrealisticamente otimistas sobre a área. Quem é esperto aprende com o erros dos outros.
 
Não é que é trabalhoso, é que raramente vale a pena financeiramente em grupos pequenos. Tem mais haver com investimento do que trabalho.

E dependendo de como ver, nem trabalhoso é. É um trampo que dá pra fazer sentado num local com ar condicionado.

Pra ter que aprender isso na prática eu já enxergo mais como falta de pesquisa e gente que cai em discursos irrealisticamente otimistas sobre a área. Quem é esperto aprende com o erros dos outros.

Eu creio que grupos pequenos crescem bastante em questão mais de jogos digitais sendo produzidos para editais como os do Sebrae e não para produção de jogos para lançar como um produto comercial.

Na questão de trabalho digo que é algo bastante desgastante, as pessoas não fazem a menor ideia quanto tempo um desenvolvedor demora as vezes para produzir apenas uma cena de alguns segundos e as vezes tendo que refazer aquela cena diversas vezes para chegar no resultado que a pessoa deseja.

Com relação aos erros, concordo com você, tem muitas pessoas que acreditam que irão criar o próximo Flappy Bird, mas ainda não lançaram nem um jogo simples, já vi diversos desenvolvedores fazendo isso.
 
Respondendo ao tópico, SIM!!

A visibilidade melhora todas as áreas que vc possa imaginar do seu jogo. Mais pessoas do mundo inteiro vendo/curtindo teu trabalho, pessoas influentes falando de seus jogos bem ou mau (mas que falem do seu jogo kkkk agradeça pela a atenção, é importante kkk), empresários de olho no seu projeto tendo a oportunidade de ser chamado pra algum trabalho nessa área com gamedev, reconhecimento em geral. É um abismo maior que o infinito a diferença entre a Steam e a Itch ou a Gamejolt com relação a visibilidade.

Vai depender muito do que é o seu objetivo. Meu objetivo ainda não foi cumprido e está em desenvolvimento ainda com RPG Maker. Não parei por aqui. Tenho ideias fantásticas a curto e médio prazo de jogos a serem feitos na engine.

O que eu falo pra quem pretende lançar na Steam é o preconceito com joguinhos de RPG Maker. Eles simplesmente deixam ele de lado e preferem os jogos profissionais ou indies que sejam feitos em Unitys, Constructs e afins. Não dá pra viver de renda da Steam, pior ainda viver de RPG Maker na Steam, salvo raras exceções.

Outro dado que é importante que eu que estou lá acompanhando todo dia meu desempenho é que a Steam pega praticamente a metade do que vc deveria ter o direito de pegar, devido a muitas taxas cobradas dos EUA e da própria plataforma. Então é melhor pensar bem antes de colocar 1 jogo de RPG Maker lá pensando que vai arrebentar e comprar uma ferrari no mês seguinte.

EDIT: Uma ideia MUITO legal e que pretendo usar futuramente é deixar teu jogo de graça na Steam. O pessoal que não consegue ou não quer pagar por um jogo assim vai lá e joga de graça. Mais visibilidade ainda e mais gente vendo o teu trabalho.
 
Última edição:
Uma ideia MUITO legal e que pretendo usar futuramente é deixar teu jogo de graça na Steam. O pessoal que não consegue ou não quer pagar por um jogo assim vai lá e joga de graça. Mais visibilidade ainda e mais gente vendo o teu trabalho.
Sério que você acha MUITO legal pagar 100 dólares (mais de 500 reais hoje) pra cada projeto e se sujeitar as regras da Steam só pro seu jogo ter mais visibilidade, sem ter lucro algum? Me pergunto a classe econômica da galera daqui.

Mais pessoas do mundo inteiro vendo/curtindo teu trabalho
Eu me pergunto se gastar 500 reais com impulsionamento, como vídeos impulsionados no youtube (via algoritmo ou pagando youtubers), daria maior retorno de visibilidade, mas não tenho acesso a esses números. Alguém tem?

pessoas influentes falando de seus jogos bem ou mau (mas que falem do seu jogo kkkk agradeça pela a atenção, é importante kkk)
Pode falar um pouco mais disso? Já vi casos de gente influente falando de jogos (como o Caio daqui) sem precisar de Steam, mas imagino que a Steam impulsiona isso.

empresários de olho no seu projeto tendo a oportunidade de ser chamado pra algum trabalho nessa área com gamedev
É raro, especialmente para empresas boas. O que é mais provável de acontecer são publishers picaretas irem atrás do seu jogo. Os recrutadores costumam ir mais atrás de Linkedin. E as poucas vagas que pedem jogos publicados (especialmente para Game Designers) praticamente não ligam se é Steam, Google Play ou outra rede.

É um abismo maior que o infinito a diferença entre a Steam e a Itch ou a Gamejolt com relação a visibilidade.
Pra quem só solta o jogo lá, com quase nenhum Marketing (pago ou feito pela própria pessoa) eu concordo totalmente que deve ter dezenas ou talvez centenas de vezes mais visualizações. Mas será que só soltar o jogo lá é o caminho pra galera que não quer cobrar pela sua obra?
 
Sério que você acha MUITO legal pagar 100 dólares (mais de 500 reais hoje) pra cada projeto e se sujeitar as regras da Steam só pro seu jogo ter mais visibilidade, sem ter lucro algum? Me pergunto a classe econômica da galera daqui.
Eu to com 3 jogos na Steam, e NÃO ESTÃO de graça desde maio. Por que vc não distribui essa raiva que vc tem de deixar um jogo de graça na Steam para outras centenas de jogos lançados lá na que estão de graça lá mesmo?
E não, pagar 500 reais pra pôr um jogo de graça na Steam não significa que estou desvalorizando o meu investimento. Pode significar que quero mostrar meu trabalho ao mundo inteiro e ter milhões de jogadores jogando o que eu mesmo produzi POR SATISFAÇÃO PESSOAL e não pra nadar em dinheiro.


Eu me pergunto se gastar 500 reais com impulsionamento, como vídeos impulsionados no youtube (via algoritmo ou pagando youtubers), daria maior retorno de visibilidade, mas não tenho acesso a esses números. Alguém tem?
Comentário de quem nunca turbinou um vídeo no youtube por 150 reais não tem nem que ser levado em conta. Pra vc turbinar um vídeo no YT vc tem que desembolsar no mínimo 40 reais. Conforme vc amplia o publico alvo e o tempo de turbinamento esse preço sobre até uns 600 reais pra cima pra que fique turbinando por 1 MÊS. A Steam eu pago 500 reais pro jogo ficar lá PRA SEMPRE.


Pode falar um pouco mais disso? Já vi casos de gente influente falando de jogos (como o Caio daqui) sem precisar de Steam, mas imagino que a Steam impulsiona isso.
Sim ué. A visibilidade é tão imensa que pode ter youtuber aí que gravou meus jogos e eu nem vi ainda.

É raro, especialmente para empresas boas. O que é mais provável de acontecer são publishers picaretas irem atrás do seu jogo. Os recrutadores costumam ir mais atrás de Linkedin. E as poucas vagas que pedem jogos publicados (especialmente para Game Designers) praticamente não ligam se é Steam, Google Play ou outra rede.
Existe uma opção na página do criador de jogos da Steam que vc clica em "Criar pacote comercial". Só ao ativar essa opção vc poderá ser contactado por pessoas que querem ter os direitos do seu produto. Eu uso linkedin tbm meu caro. E publico minhas coisas da Steam lá no meu perfil uma vez ou outra. Não to falando que linkedin não leva a nada e nem que a Steam vai me dar uma mansão com as vendas pra empresários. Isso é relativo.


Pra quem só solta o jogo lá, com quase nenhum Marketing (pago ou feito pela própria pessoa) eu concordo totalmente que deve ter dezenas ou talvez centenas de vezes mais visualizações. Mas será que só soltar o jogo lá é o caminho pra galera que não quer cobrar pela sua obra?
E você acha que eu não faço nenhum tipo de marketing com meus jogos de lá? E sim, soltar um jogo lá de graça impulsiona absurdamente pq estou levando em consideração o número de downloads da DEMO GRÁTIS de um dos meus jogos. Apenas ontem (12/10/2022) a demo foi baixada 10 vezes; em 1 semana a demo foi baixada 44 vezes (dia 6 ao dia 12); em 2 semanas foi baixada 94 vezes (dia 29/09 até 12/10); Em 1 mês foi baixada 305 vezes (09/10 até o dia 12/12); e por fim, em 3 meses a demo foi baixada 1963 vezes (14/07 até o dia 12/10).... eu to falando de uma DEMO GRÁTIS ao público que no mínimo achou bacana a premissa ou sei lá, as artes do jogo. A pessoa nem ligou se era RPG Maker. Estão aí os números e posso te mandar um print caso ache que estou te sacaneando.




Desculpem moderadores. Comentei humildemente o assunto do tópico sem querer esse tipo de discussão acalorada. Mas veio alguém tirar satisfação comigo achando que eu estou numa classe social diferente que a dele e questionando o que posso ou não fazer com o meu jogo na Steam principalmente com relação a deixar de graça ou deixa pago (o que não compete a ele decidir isso), entre várias outras coisas ditas por ele que to com preguiça de ler de novo. Eu tento ser pacífico AO EXTREMO, mas alguns realmente não ajudam.
 
Última edição:
Eu to com 3 jogos na Steam, e NÃO ESTÃO de graça desde maio. Por que vc não distribui essa raiva que vc tem de deixar um jogo de graça na Steam para outras centenas de jogos lançados lá na que estão de graça lá mesmo?
Que raiva? Mas você que falou que acha MUITO legal distribuir um jogo de graça por lá, dai minha dúvida sobre a grana que a galera investe em algo assim.

E não, pagar 500 reais pra pôr um jogo de graça na Steam não significa que estou desvalorizando o meu investimento. Pode significar que quero mostrar meu trabalho ao mundo inteiro e ter milhões de jogadores jogando o que eu mesmo produzi POR SATISFAÇÃO PESSOAL e não pra nadar em dinheiro.
Sim, foi o que eu falei no meu primeiro post.

Comentário de quem nunca turbinou um vídeo no youtube por 150 reais não tem nem que ser levado em conta.
Mas é justamente por isso que eu estou perguntando.

Pra vc turbinar um vídeo no YT vc tem que desembolsar no mínimo 40 reais.
Isso se você não considerar pagar diretamente os Youtubers, que é o que eu estou levando em conta como expliquei no outro post. Como tem todo o tipo de youtuber, acredito que dê pra pagar qualquer falor

Conforme vc amplia o publico alvo e o tempo de turbinamento esse preço sobre até uns 600 reais pra cima pra que fique turbinando por 1 MÊS. A Steam eu pago 500 reais pro jogo ficar lá PRA SEMPRE.
Então cara, o fato de ser por um mês, três dias ou PRA SEMPRE não é um fator absoluto. Ou seja, em três dias tem jogo que faz mais visualizações e grana do que outro em 5 anos. Por isso mesmo que eu citei o caso do Caio no outro post.

Sim ué. A visibilidade é tão imensa que pode ter youtuber aí que gravou meus jogos e eu nem vi ainda.
Cê não precisa ter uma visibilidade tão imensa pra isso. Teve jogo que eu fiz pra Jam que eu só encontrei vídeos muito tempo mais tarde, alguns deles não chegavam a 20 visualizações.

Existe uma opção na página do criador de jogos da Steam que vc clica em "Criar pacote comercial". Só ao ativar essa opção vc poderá ser contactado por pessoas que querem ter os direitos do seu produto. Eu uso linkedin tbm meu caro. E publico minhas coisas da Steam lá no meu perfil uma vez ou outra. Não to falando que linkedin não leva a nada e nem que a Steam vai me dar uma mansão com as vendas pra empresários. Isso é relativo.
Disso eu não sabia. Será que essa função dá/deu alguma coisa com jogos menores? Vou dar uma pesquisada.

E você acha que eu não faço nenhum tipo de marketing com meus jogos de lá?
Eu não estava falando de você na minha mensagem, mas sei que pessoas que tentam lançar jogos com pouco ou nenhum marketing em ambas as plataformas tem um "abismo maior que o infinito" de diferença.

E sim, soltar um jogo lá de graça impulsiona absurdamente pq estou levando em consideração o número de downloads da DEMO GRÁTIS de um dos meus jogos. Apenas ontem (12/10/2022) a demo foi baixada 10 vezes; em 1 semana a demo foi baixada 44 vezes (dia 6 ao dia 12); em 2 semanas foi baixada 94 vezes (dia 29/09 até 12/10); Em 1 mês foi baixada 305 vezes (09/10 até o dia 12/12); e por fim, em 3 meses a demo foi baixada 1963 vezes (14/07 até o dia 12/10).... eu to falando de uma DEMO GRÁTIS ao público que no mínimo achou bacana a premissa ou sei lá, as artes do jogo. A pessoa nem ligou se era RPG Maker. Estão aí os números e posso te mandar um print caso ache que estou te sacaneando.
Então, quando estávamos falando de jogos grátis, não pensei que incluiam demos para jogos comerciais, já que eles são outro esquema.

Por acaso você sabe quanto daria se a demo fosse apenas divulgado na RPG Maker Web, ao invés da Steam, para fins de comparação?

Mas achei bem legal esses números, obrigado por compartilhar.

Mas veio alguém tirar satisfação comigo achando que eu estou numa classe social diferente que a dele
Não estou querendo tirar satisfação. Só querendo entender a galera que gasta mais de 500 reais pra colocar jogos lá e não foi algo diretamente dirigido a você, mas a todos que gastam isso pra fazer um jogo grátis.

questionando o que posso ou não fazer com o meu jogo na Steam principalmente com relação a deixar de graça ou deixa pago (o que não compete a ele decidir isso)
Sim, questiono no sentido de querer entender, já que isso está ligado ao tema do tópico.

Eu tento ser pacífico AO EXTREMO, mas alguns realmente não ajudam.
O__o . Pra não prolongar essa parte, não vou dizer mais nada.
 
Última edição:
Voltar
Topo