🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho." - Rafael_Sol_MAKER

Lembra de algum jogo de navegador que você jogava antigamente?

Administração Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Postagens
465
Bravecoins
2.092
Salve, corações valentes! Como estão os moços e as moças?

Há um tempinho, veio a mim uma lembrança de um jogo muito antigo feito em Adobe Flash que eu queria saber o nome e - se possível - jogá-lo, mas não lembrava do nome, só sabia do que se tratava, isso era entre 2018 e 2020. Tempo vem, tempo vai, eu não encontrava de jeito nenhum, pesquisava por palavras-chave que podiam corresponder ao jogo mas sem sucesso, desisti e deixei para lá. Foi semana passada que estava navegando pelo YouTube e apareceu nas minhas recomendações um vídeo de gameplay do bendito jogo, o que tanto procurava há um tempo. Pensa na alegria e satisfação de um adulto barbado ao encontrar uma lembrança no fundo do baú.
"Que jogo é esse?" você pergunta. É um jogo que parece bem bobo, mas que definitivamente marcou minha infância pela primeira experiência que tive relacionado a gerenciamento e construção. O nome é Bunni - How we first met, um jogo onde você é um coelho rei que acorda numa ilha e orientado pela fantasma Susanna para construir um lar, que logo depois iria virar um reino de vários coelhos e raposas.​

1692138268854.png


1692138317183.png


1692138331593.png



Depois que assisti a gameplay do jogo, fui dar uma olhada se o jogo ainda está disponível para jogar, mas já é esperado que não é possível, já que o jogo foi feito no Adobe Flash e este foi descontinuado no dia 31 de dezembro 2020 e bloqueado nos navegadores desde dia 12 de janeiro de 2021.

Depois que vi este jogo, lembrei de outros jogos antigos de navegador que passava bom tempo jogando, tem outros que ainda lembro de como são, mas assim como foi com esse jogo, ainda não lembro o nome para poder ter uma boa pista para encontrá-lo no imenso baú que é a internet. Jogos de navegador que jogava antigamente eram: Create Your Own TD, Super Mario Flash, Super Smash Flash 1 e 2, Antbuster e muitos outros.

Após este relato, te pergunto: você lembra de algum jogo que jogava antigamente e marcou sua infância por algum motivo? Convido a você comentar sobre um jogo de navegador ou mais que você jogou antigamente. Pode ser jogos de sites como Kongregate, Armor Games, Ojogos, Papa Jogos, Click Jogos etc.

~ Até mais! 🦁
 
Existem vários jogos que eu jogava antigamente em sites de flash que acabaram sendo salvos após seu "extermínio" no final de 2020.

Bow man é um deles. Um jogo onde você tem que mirar um arco e acertar uma flecha em um boneco do outro lado do campo, enquanto ele tenta fazer o mesmo. Quem acertar 2 flechas vence.
Você também podia colocar uma parede e até mesmo vento para deixar o jogo mais difícil.


n0TekKY.png

O jogo é bem simples: Clique com o mouse e segure, arraste para o ângulo que você deseja atirar a flecha, e solte. Daí é torcer para ver se você acertou o seu adversário do outro lado.
O jogo também possuía modo Versus, então ocasionalmente tinha a oportunidade de jogar isso com um familiar. Era incrível.

lSyimH6.png

Hoje em dia, graças ao Flashpoint Infinity, eu posso jogar vários jogos flash sem depender mais dos sites. E os mantém preservados, o que é excelente.
Infelizmente, nem todos podem ser salvos. Muitos desses jogos possuem recursos bloqueados por sites que já não existem mais, ou então requerem o aval de servidores que já encerraram há muito tempo. Com isso, tem dois desses jogos que eu tenho quase certeza que nunca mais terei a oportunidade de jogar novamente.

Um deles é o Senhor dos Anéis: Caminho a Mordor.

mAN6FPf.png

A tela de loading do jogo. Nunca carrega, infelizmente.

Caminho a Mordor é um jogo flash de 2009/2010 da qual era hosteado em um site chamado AmoCinema (amocinema.com). Era um site cujo fazia parte da UOL. Pelo que eu saiba, o jogo tem uma versão em português e em espanhol. Não existe uma versão em inglês do jogo.

2WpmMpK.png

A antiga página da categoria de jogos do AmoCinema, mostrando o jogo com a ÚNICA screenshot sobrevivente da primeira missão.
E como eu sei disso, você me pergunta? Pois eu tenho o arquivo SWF do jogo em meu PC. Infelizmente, ele nunca passa da tela de loading. Imagino que seja por conta de depender de recursos puxados de um site da TNT que não existe mais.
Inclusive, não existem sequer indícios da existência desse jogo em qualquer lugar da internet. Você pode procurar por "Caminho a Mordor", "Camino a Mordor", "Way/Journey to Mordor" e uma infinidade de keywords para tentar achar em qualquer buscador. Você não achará. Eu tentei por vários anos.
Por um tempo eu até duvidei que esse jogo sequer existiu.

Usando um descompilador de arquivos SWF, eu consegui extrair alguns arquivos do jogo e tirei essas screenies da tela de loading e de briefing/tutorial. Infelizmente não há sprites nem mapas do jogo disponíveis, pois acredito que essas partes ficavam à parte do SWF.


k48uNxc.png

As telas de briefing e tutorial, mostrando os controles usados em cada fase para o jogador e os objetivos a serem alcançados.

Como era a gameplay de tais missões? Você terá de usar sua imaginação.
Eu ainda tenho uma vaga lembrança.

Outro jogo flash que me marcou bastante e que eu nunca mais jogarei é Bastardos Inglórios: O Jogo.

fm0n9Vr.png

A tela de título. Sim, em espanhol.

Mais um jogo vindo do AmoCinema, mas apesar disso, eu consegui algumas informações interessantes sobre ele.
Foi feito em meados de 2009/2010 e, igual ao Caminho a Mordor, possui uma versão em português e em espanhol. Desenvolvido pelo estúdio argentino MP Game Studio em parceria com a TNT América Latina (não tenho certeza se foram eles que fizeram Caminho a Mordor também, mas há a possibilidade).
O jogo era essencialmente um shooting gallery onde você atira em inimigos e ganha pontos. Seu objetivo é sobreviver as fases e obter o maior score possível.

Esse você não precisa usar a imaginação. Dá para ver como funciona neste vídeo.

Sim, o jogo era bem básico, mas mesmo assim era muito legal.
Eu também possuo o SWF deste jogo, mas ele é praticamente vazio. É altamente dependente de recursos de, novamente, um site que não existe.

Bem, c'est la vie. Infelizmente muitas das coisas que eu amava na internet se foram. Algumas ficaram, mas muitas são somente lembranças agora.

Ah, e Dan:

Depois que assisti a gameplay do jogo, fui dar uma olhada se o jogo ainda está disponível para jogar, mas já é esperado que não é possível, já que o jogo foi feito no Adobe Flash e este foi descontinuado no dia 31 de dezembro 2020 e bloqueado nos navegadores desde dia 12 de janeiro de 2021.​

Você pode jogar esse jogo aí pelo Flashpoint também. É um dos jogos catalogados pela comunidade.

KGLyllX.png

Olha eu jogando ele aí.

Por isso mesmo é que eu digo:

"Salve tudo que você gostar da internet."

Baixe. Tire screenies. Grave a tela do seu computador. Salve até o código-fonte, se puder. Cague para a propriedade intelectual.
Você pode achar que não, mas você vai sentir MUITA falta no dia em que você tentar reencontrar o que for que te interessava e não encontrar, pois ninguém se importou de salvar.

O futuro NÃO existe na internet, crianças.
Tudo isso VAI sumir.

SALVE TUDO!

(Acabei entrando em uma tangente. Desculpem-me.)
 
Tinha um que eu adorava jogar pelo Facebook que era Dead Trigger 2.


1692181313974.png


Sempre gostei de Left 4 Dead e esse jogo, embora você jogasse as fases sozinho, me passava um pouco do sentimento dele. Acho que foi o único jogo de browser que eu passei mais de meses jogando até que inevitavelmente enjoei. Um tempo atrás pensei em voltar a jogar, porém o estúdio resolveu matar a versão web e continuar apenas com a mobile. Sou completamente inepto pra jogar em celular, então agora o jogo vai viver só na minha memória mesmo
 
Super Smash Flash... a última vez que joguei, tinham anunciado o Sora de Kingdom Hearts nesse jogo flash. Parando pra pensar, foi uma adição espetacular na época e até hoje me impressiona o trabalho feito por eles, pois quase tudo que criaram nele para o Sora, a Nintendo fez igual no Super Smash Bros Ultimate do Switch, seja os ataques, a troca de magias e os movimentos...
Olhe Dan, você desbloqueou uma memória perdida aqui. A sorte é que este jogo flash foi relançado posteriormente como um jogo normal, devido ao não suporte do flash em 2020 se eu não me engano, tanto que você pode jogar no site deles ou até mesmo baixar o jogo.


IMG_20230816_074905.png

Não são todos que conheceram essa franquia, mas na época de jogos flash, eu era vidrado na série Notebook Wars. Eu lembro que tinham 3 jogos e alguns outros que não consigo lembrar o nome agora, mas Notebook Wars era uma série de jogos de estilo navinha onde controlávamos diferentes tipos de veículos aéreos e atirávamos em oponentes em um visual de desenhos de caderno (por isso, o nome "notebook", traduzindo para "Guerras do Caderno" ou "Guerras no Caderno").
Ao passarmos de cada fase, podemos usar o dinheiro coletado para melhorar nosso veículo (potência do tiro, velocidade do tiro e do próprio veículo, a vida dele, entre outras coisas), inclusive podendo comprar veículos novos e mais potentes. Eu tenho muito carinho pelo primeiro porque foi o que eu mais joguei, mas o segundo deu um grande salto em comparação ao primeiro.
Bom, estamos em uma comunidade com a maioria usando o RPG Maker, mas há uma conexão dele com Notebook Wars: muito sem querer, eu acabei descobrindo que Notebook Wars usava algumas músicas do RPG Maker XP e VX (especialmente a do tema normal de fase e a de chefe), com um som mais remasterizado. Só em muitos anos depois que acabei descobrindo isso...

IMG_20230816_080319_630.jpeg


Tela de Título do primeiro Notebook Wars
images (5).jpeg


Aba de Upgrades do primeiro Notebook Wars
images (6).jpeg


Uma das fases de Notebook Wars 2

Existem diversos outros jogos flash que joguei na época, como Super Mario Flash 1 e 2 (o 2 era baseado no Super Mario World, né @Dr.XGB), Final Fantasy Sonic X (ou algo assim, tendo diversas sequências), Sonic Ultimate Flash que era o Sonic Advance 2 com algumas fases apenas, aqueles jogos de tiro ao alvo com uma pegada mais de desenho de caderno (semelhante ao Notebook Wars, porém, sem estar colorido), entre diversos outros.
Comentem também outros jogos flash da sua memória! 😁
 
Salve, corações valentes! Como estão os moços e as moças?
Bão de mais, pulsando bastante, nada de pausas longas.

Após este relato, te pergunto: você lembra de algum jogo que jogava antigamente e marcou sua infância por algum motivo? Convido a você comentar sobre um jogo de navegador ou mais que você jogou antigamente. Pode ser jogos de sites como Kongregate, Armor Games, Ojogos, Papa Jogos, Click Jogos etc.
MEMORIES... MY MEMORIES...
Então... eu conheci jogos flash na época da discada, não tenho memória de como era a página em que jogava e os nomes dos jogos, tive de pesquisar os nome dos sites antigos e eu acho que era esse mesmo, Fliperama, por causa da logo, não me é estranha.

Dos jogos lá eu tenho uma memória bem fraca (como se fossem imagens/screens do jogo em baixa resolução xD), lembro de 1 que você começava no subsolo e cavava a terra em 4 direções, lembro que existia alguns monstros/minhocas(?) e minerais em que você pontuava, acho que o objetivo era pegar os minerais, pegar eu acho uma ferramenta/arma para matar o monstro e escapar.

Ao usar o WebArchive, resolvi descobrir pelo menos alguma imagem ou nome do jogo, já que vi os colegas acima colocando imagens. Foi ai que em um🔗 dos vários site que o Fliperama teve, descobri uma miniatura de imagem do jogo Cava-Cava que bateria com a descrição acima, com a página do jogo funcionando e os créditos ao desenvolvedor Karl Hörnell com link para Java on the Brain (o site ainda está ativo :eek:), o nome original do jogo é Don's Dugout que bate com a descrição acima, eu risquei, sim, risquei porque me enganei descrevendo o que imaginava. Ao pesquisar no YouTube, eu encontrei gameplay do jogo antigo:

Agora, avançando na timeline 🕰️

EXPANDA TERRITÓRIOS, DOMINE INIMIGOS, FAÇA ALIANÇAS...

Estava quase esquecendo dos jogos de navegador de vilas/cidades, como Tribal Wars e Travin, eu fui convidado a jogar pelo meu amigo Panda🐼, porém foi um jogo que passei raiva já que depois do tempo encerrado de proteção contra invasões, o pessoal não perdoava e acabava com nós, gerenciar esse tipo de jogo não era meu forte, pois o meu acesso ao computador era limitado pelos meus pais e eu dividia entre meus irmãos.
1692200521984.png
1692200612139.png

DESCUBRA NOVAS TERRAS E VIVA INCRÍVEIS AVENTURAS E DUELOS!
Mas diferente dos dois acima, eu joguei bastante The West junto do Panda🐼 e eu gostava porque mesmo não pagando para ter vantagens, se eu não fosse participar de alguma cidade ou família, eu não era atacado, apesar de ter a desvantagens de acesso a itens melhores, comércio mais facilitado entre usuários. De qualquer forma eu gostava mais de completar as missões de histórias que eram abertas de acordo com o nível.
Não lembro por quais motivos parei de jogar, mas eu cheguei a retornar, depois de muitos anos, ao jogo e ter começado a trabalhar. Tendo condição de gastar R$, sim, eu acabei comprando algumas coisas do jogo. Foi o primeiro jogo que usei dinheiro meu para adquirir vantagens (eu gostava de pegar aquelas com: 9 ações na fila + energia extra, ou seja, jogava mais durante o dia sem precisar colocar para dormir em hotéis). Joguei bastante ao ponto de chegar ao nível máximo 150, adquirir melhores armas, roupas, completar todas missões de história, pegar quase todas as receitas do jogo, participar de eventos como as batalhas de forte ao vivo com jogadores, especiais como Halloween, Oktoberfest, Páscoa, Natal... E o que deu uma revivida ao jogo e que motivou a continuar foi o modo de jogo Adventures. Porém depois de tudo isso que falei, não tinha mais nada o que fazer no jogo, ele era infinito, sempre renovava com itens novos/missões de acordo com os eventos comemorativos e por ser um jogo antigo, já não tinham tantos jogadores e muitas contas duplas :rolleyes:, então acabei parando de jogar.
2HYMdAu.jpg

VQdq2PR.jpg

Imagens: Resposta 122: 26 Julho 2018, 20:08:00​

WHO AREA YOU? WHO, WHO, WHO, WHO?
Diferente do Orkut que usei pouco, já o Facebook eu usava muito para jogar, o que fiquei viciado avançando vários cenários em comparação aos meus amigos na rede social, era o Criminal Case. Talvez eu gostasse por causa de CSI Investigação Criminal(adorava essa abertura :music:), dos tempos que eu assistia TV. :ROFLMAO:

OS JOGOS DOS PAUSINHOS
Eu joguei muitos no Click Jogos, mas lembro com frequência daqueles dos Stick, são vários gêneros, como os de sniper, que tinham muitos diferentes e com historinhas.

ONDE É QUE EU TÔ?
Já na época das comunidades, com foco no RPG Maker, eu lembro de jogar bastante o Castaway, foi indicação ou linkado por alguma comunidade, não sabia da continução.

SIR! ENEMIES IN SIGHT!
E o conhecendo a Armor Games por causa do Castaway, consequentemente eu joguei o tower defense Kingdom Rush:

Teve outros, porém, os me lembro até então são esses jogos.
 
Um jogo de navegador que eu me lembro e gostava muito de jogar quando era criança era o Blast Billiards (ou como eu chamava: Jogo de Sinuca da MasterCard).
Eu conheci o jogo em um daqueles CD's da Digerati onde só tinha jogo de navegador, só que no CD já estavam na extensão do Flash pra jogar sem depender da internet.

cover-1664316234051.png

Tratava-se de um jogo de sinuca onde as bolas eram bombas e vc tinha que encaçapar todas antes do tempo acabar senão explodia tudo. Nas versões antigas a animação da explosão eram um círculo amarelo e outro vermelho cobrindo a tela, lembrando o logo da MasterCard (por isso o apelido kkkkk). Hoje ele continua disponível (não mais em Flash, óbvio) mas o efeito da explosão já tá mais "nutella" nessas novas versões :bwahaha:.

No entanto, não deixa de ser um clássico.

 
Nossa, vários desses dai eu jogava e curtia bastante!

Além de jogos, lembro bastante daquele site Charges.com e os emuladores, definia minha infância isso!
 
ONDE É QUE EU TÔ?
Já na época das comunidades, com foco no RPG Maker, eu lembro de jogar bastante o Castaway, foi indicação ou linkado por alguma comunidade, não sabia da continução.
Eu joguei esse duas vezes, eu inclusive consegui extrair os gráficos na época e adaptei pra RPG Maker XP, mas o pessoal da JogosRPG ou MRM não deu bola então parei de editar as imagens.

O jogo que mais me prendeu foi Phoenotopia e Arm Of Revenge Trial, acho que ambos foram portados ou recriados para serem lançados na Steam, mas eu nunca joguei além das versões feitas com Flash.
 
Voltar
Topo