🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho." - Rafael_Sol_MAKER

[Loose Leaf] 17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2

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CURSO DE PIXEL ARTE
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Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

17ª LIÇÃO: DESENHANDO CHIPS DE MAPA 7 - INTERIOR 2

 O próximo elemento fundamental depois do piso é a parede. Quando você cria paredes separando-as em exteriores e interiores, aumenta a sensação de realismo. No entanto, é necessário ter muito cuidado para criar uma configuração fácil de usar ao construir um jogo real e para garantir que não faltem peças.

 Assim como o piso, as paredes são eficazes para transmitir uma sensação de ambiente e vida. No entanto, se você mudar as paredes externas e internas, será necessário um número considerável de chips, então é necessário projetar cuidadosamente. Partindo do pressuposto de criar uma estrutura de casa automaticamente, gostaria de criar as paredes.​

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1. Primeiro, pinte a cor da parede com 32 de largura e 48 de altura. Como a cor da parede é branca, pinte com uma cor um pouco mais escura do que o branco puro. Cole o piso criado anteriormente abaixo e coloque-o em um estado de 2 chips (32x64). Quando você usa no jogo, a configuração de trânsito no chip inferior deve ser definida como "caminhável";
2; Se deixar assim, a parede não terá tridimensionalidade, então pinte a parte inferior com uma cor mais escura de forma que se torne um gradiente;
3. Use o padrão de azulejo para dar textura sem destacar a borda. Lembre-se de que a parte superior é clara e a inferior é escura;
4. Finalmente, coloque uma viga de madeira. Não faz diferença se tiver ou não, mas dará uma sensação de naturalidade ao ambiente interno.

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 Crie as partes das extremidades das paredes. Desenhe pilares verticalmente para criar facilmente o aspecto de ângulo. Não se esqueça de adicionar sombras criadas pelas madeiras.​


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1. Vamos criar também o exterior da mesma forma. Agora vamos colar os chips de terreno exteriores (como grama). Mudar a cor e o tom entre o interior e o exterior faz a diferença;
2. Vamos reutilizar o pavimento de pedra que fizemos da última vez;
3. Se colarmos diretamente, não teremos sensação tridimensional, então adicionaremos destaques e claridade no topo e sombras e escuridão na parte inferior. Como a grama tem comprimento, desenhamos um pouco sobre as pedras;
4. Vamos usar um gradiente;
5. Vamos suavizar a borda com um padrão de mosaico;
6. Vamos desenhar um padrão de tijolos;
7. Vamos ajustar cada tijolo para que a parte superior seja clara e a parte inferior seja escura, criando uma sensação tridimensional. Vamos pontilhar para dar uma textura de tijolo áspero.

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 Crie as extremidades. Não é apenas uma questão de desenhar uma única linha, preste atenção nas sombras e na iluminação dos cantos. Desta vez, a luz está vindo da esquerda, então adicione um pouco mais de destaque à extremidade esquerda. No sentido oposto, faça alguns pixels mais escuros para ajustar as sombras.​


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É assim que fica quando usado​


■Minha Recomendação de Material■
 "ディテールがつくる風景 タイル・れんが・テラコッタ紀行"
 "Detalhes que criam paisagens - Uma jornada através de telhas, tijolos e terracota"
INAX Publishing, 2000 ienes + imposto

 Esta é uma série de livros de telhas publicados pela INAX Publishing. Há outros livros com um alto grau de materialidade, como "Telhas Vitorianas" e "Telhas Holandesas". Não consegui encontrá-los, mas recomendo "Detalhes que criam paisagens" porque apresenta belas paredes decorativas e telhas de várias regiões. No entanto, apesar do preço, é pequeno e fino, com menos cores do que o esperado e muitos textos. É possível dar uma rápida olhada neste livro e comprar um livro especializado na região que mais gostou. Esta série é perfeita como material porque mostra o padrão quase frontal das telhas.​

 
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