🤔 Para Refletir : "Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar" - Ricky O Bardo

[Loose Leaf] 19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

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CURSO DE PIXEL ARTE
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Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

19ª LIÇÃO: DESENHANDO CHIPS DE MAPA 9 - INTERIOR 4

 Desta vez, é sobre como desenhar móveis. Esta é a última parte do tutorial de pixel arte. Embora seja apenas uma introdução à ordem de desenho, vamos repassar tudo o que aprendemos até agora e ter cuidado. É importante começar desenhando a forma do objeto primeiro, então apresentarei dois métodos.​


 Desenhar móveis como camas, mesas, cadeiras e cômodas pode ser fácil, já que são objetos comuns em nosso cotidiano. No entanto, se quisermos criar algo que se encaixe em um determinado mundo fictício, teremos que usar nossa imaginação para criar a aparência desejada. Isso pode envolver o design ou a textura do objeto.
 Ao criar mapas de jogos de fantasia, você perceberá que a maioria dos objetos é feita de pedra ou madeira. Se você pode representar bem esses dois materiais, então poderá desenhar objetos que pareçam realistas. Embora as técnicas de desenho e representação sejam diferentes para madeira e pedra, espero que você experimente e crie materiais originais.

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1. Primeiro, desenhe o contorno aproximado com uma cor sólida. Uma ferramenta de preenchimento, é útil;
2. Em seguida, pinte com diferentes cores e desenhe linhas de contorno para destacar o objeto;
3. Adicione a textura de madeira para dar ao objeto uma sensação de madeira. Observe como os veios da madeira se parecem;
4. Adicione anti-aliasing ou padrões de azulejos (dither) para destacar a textura de madeira;
5. Adicione sombras e luzes para equilibrar as cores;
6. Finalize adicionando sombras no chão. Você pode usar essas mesmas técnicas para desenhar cômodas e outros objetos simples.

 A maneira mais simples de dar textura de madeira é desenhar os "veios da madeira". A mobília com veios de madeira tem um ar rústico, por isso é perfeita para mobílias de casas rurais. Se você adicionar pontos espalhados para dar uma sensação áspera, parecerá mobília de uma casa de agricultor pobre. Se você dar brilho e polimento, parecerá mobília de uma casa de pessoas ricas. Use técnicas que se adequem ao uso desejado.​



 "Coloque sua vida em uma barrica", a barrica é um tema que exige habilidade. A textura da madeira, a textura do ferro, a forma única, é um tema adequado para o final do curso de pixel arte. Por isso, aproveita-se ao máximo as técnicas utilizadas até agora.

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1. Desenhe um círculo com a ferramenta elipse. Um no topo e outro na parte inferior. O círculo inferior deve ser um pouco mais estreito. Estes serão a parte superior e inferior da barrica;
2. Desenhe outra elipse maior no meio. Esta será a parte mais larga da barrica;
3. Conecte as bordas do círculo superior e inferior com as bordas da elipse central com curvas. Isso forma o contorno da barrica. Apague as partes que não são visíveis (dentro das linhas);
4. Adicione as peças de aço. Verifique o equilíbrio com a imagem de referência;
5. Adicione as linhas verticais de madeira. Mantenha em mente que a barrica tem uma forma curva e isso pode dar uma sensação tridimensional. Use a cor mais escura da madeira, em vez de preto;
6. Adicione as cores, mantendo a posição da luz em mente. Deixe as partes de cima mais claras e as partes de baixo mais escuras;
7. Aplique anti-aliasing em toda a imagem, prestando atenção especial às curvas das peças de aço;
8. Adicione as fibras da madeira, a textura de azulejo e faça ajustes de cores. Adicione destaques nas peças de aço para finalizar.​


 Ao longo do ano realizamos cursos sobre como desenhar mapas de chipsets, como foi? Conforme nos aproximamos do final, o curso acabou se tornando apenas uma explicação de como desenhar, deixando de lado as partes técnicas e me arrependo disso.
 Na próxima vez, se houver oportunidade, gostaria de cobrir mais as partes técnicas.
 Não apenas para o RPG Maker, mas também para outros criadores de jogos e como fazer materiais originais em programas, pode ser um bom curso.​

 
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