🤔 Para Refletir : "Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler." - Frank

[Loose Leaf] 8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3

Membro Membro
Pixel Art 💘
Postagens
267
Bravecoins
1.024
Área
Pixel Art
FIKRct0.png

CURSO DE PIXEL ARTE
9VWL8Yu.png

Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

8ª LIÇÃO: DESENHANDO CHIPS DE MAPA 3

 Na última vez, conseguimos criar os elementos básicos do mar, pradaria e calçamento. Desta vez, gostaria de criar os objetos que serão colocados sobre eles.
 Para o Map Chip A, planejo criar elementos naturais, como flores, plantas e falésias, em vez de móveis de casa.​

ZGu3tPu.png

 Vamos desenhar as plantas da pradaria. Primeiro, pinte a cor transparente designada. A cor transparente pode depender da ferramenta gráfica, mas geralmente é a cor número 0 ou você pode especificá-la. Se a sua ferramenta não permite a especificação de uma cor transparente, você pode usar uma máscara em vez disso. Se você puder especificar a cor ou usar uma máscara, escolha uma cor que não será usada em nenhum outro elemento que você esteja desenhando. Por exemplo, se você estiver desenhando grama, escolha vermelho como cor transparente. Caso contrário, pode deixar partes que não deseja recortar.
 A partir de cores escuras, crie o contorno da grama. Adicione um verde claro em cima disso e em seguida, adicione destaques para dar uma sensação tridimensional. Coloque a grama sobre o chip da pradaria.
 Quando se sobrepõe, geralmente a cor é a mesma da pradaria e não se destaca muito. Para tornar isso mais perceptível, você pode usar uma cor de destaque mais clara do que a que está sendo usada na pradaria ou enfatizar as sombras.
 Flores também podem ser criadas da mesma maneira. Se quiser dar uma sensação mais natural, escolha cores como branco, amarelo ou azul-claro. Se for para uso em áreas urbanas, use cores vibrantes como vermelho. Tulipas, por exemplo, podem ser adequadas para áreas urbanas.​

X6r7bru.png


2C3YS5G.png

 A próxima são as falésias. É essencial criar uma vez que será necessário criar a variação de altura. Certifique-se de desenhar seguindo o padrão de loop para cima, baixo, esquerda e direita.
 Primeiro, desenhe o contorno das pedras uma por uma. O contorno dependerá da textura das pedras da falésia que você deseja criar, então desenhe de acordo com fotos ou outras referências.
 Em seguida, coloque-os juntos para verificar como ficarão. Conecte as partes quebradas e ajuste as linhas para formar a forma desejada.
 Preencha com a cor base e aplique anti-aliasing. Para objetos naturais, é melhor espalhar as linhas aleatoriamente, tornando-as grossas ou finas em diferentes áreas. Isso pode ser alcançado usando anti-aliasing várias vezes e variando a espessura das linhas.
 Lembre-se de que há luz por cima, adicione sombras. Depois de adicionar as sombras, verifique novamente como ficou e ajuste as partes que parecem artificiais ou que não parecem rochas. Use um padrão de mosaico para adicionar mais sombras e texturas. Depois que estiver bem próximo do acabamento, verifique novamente e faça os ajustes necessários. Tente montar algumas e verifique se parece natural.​


pL3H1vc.png

 Será necessário conectar este penhasco com a pradaria e o mar.​


d7JmPHe.png

 Se você conectar em espaçamentos de 32 pixels, ficará como à esquerda. Se isso combinar com a atmosfera do jogo, acredito que possa ser usado assim. No entanto, se você quiser torná-lo um pouco mais realista, faça como à direita. Se você imaginar que o movimento do personagem é em espaçamentos de 32x32 pixels, entenderá o motivo. Ao tornar o chip mais abaixo "transitável", ele terá uma sensação de profundidade.​

wlGblJp.gif


43OcWIc.png

 Vou corrigir a pradaria e a área de rochas para que não pareçam artificiais. Desenhe a pradaria acima, cobrindo o penhasco, e desenhe as rochas abaixo da pradaria, como se estivessem em cima dela. Isso ajudará a criar uma sensação de profundidade.​


6UTvHiI.png
 Aqui estão os chips que criamos desta vez. O penhasco ainda não pode ser usado como um chip de mapa do jogo nesta forma. Na próxima vez, gostaria de começar a trabalhar nos detalhes do penhasco.​

 
Última edição:
Voltar
Topo