🤔 Para Refletir : "Um artista precisa somente de duas coisas: Honestidade e fé." - Carlos Davilla

Mais esboços de músicas

Membro Membro
Postagens
155
Bravecoins
112
Trouxe mais algumas músicas que criei enquanto estudava teoria musical:

[soundcloud]https://soundcloud.com/gloamingcat/city[/soundcloud]
[soundcloud]https://soundcloud.com/gloamingcat/ruins[/soundcloud]
Essas duas eu fiz hoje pra testar o lance dos acordes maiores / menores pra deixar feliz / triste. De fato uma soou mais feliz que a outra, mas não da forma que eu pretendia.
A "triste" ficou mais com uma cara de "o vilão conquistou o mundo e está fazendo todo mundo de escravo", e menos com cara de "funeral do meu melhor amigo", que era o sentimento que eu queria.
A "feliz" até que chegou bem perto, mas eu pensava em algo mais sleepy, como uma música de vilarejo. Talvez nesse caso fosse só fazer um melodia com menos notas por compasso, ou talvez diminuir o BPM. Sei lá.
Ambas são só esboços e não cheguei a terminar nenhuma. Eu até queria continuar, mas não sei como.

[soundcloud]https://soundcloud.com/gloamingcat/forest[/soundcloud]
Essa aqui eu fiz há 1 ou 2 meses, não lembro. Soou mais dark do que eu pretendia, mas eu também gostaria de continuar ela se soubesse como '^'
 
City: Eu gostei dela. Ideal para aqueles momentos em
que você fica sem seu grupo na aventura, e, acabando
descobrindo/desbloqueando algo, então é ai que todos
do grupo reaparecem e começam a falar sobre o ocorrido.

Ps.: Ela da um pulo quando chega aos 0:18 segundos, ou
foi impressão (mesmo sendo um esboço né!!!???)

Ps2: Não acho que diminuir a taxa de beats ira melhora-lá.

Ruins:
A "triste" ficou mais com uma cara de "o vilão conquistou o mundo e está fazendo todo mundo de escravo"
Bem... Você disse tudo. Também pensei a mesma coisa. Me
lembrou o Final Fantasy 3 do Snes.

Forest: Eu nem vi o título da música, e na cabeça já
me veio um tema de floresta (encantada) quando escutei. Não
acho que deveria termina-lá, mas sim dar um jeito de fazer
um loop nela.

Enfim, todas estão bem legais, e colocadas no ambiente ideial,
creio que irão fluir numa boa.

Parabéns!!!

 
Obrigada, Mariachi  :XD:

Don Mariachi comentou:
Ps.: Ela da um pulo quando chega aos 0:18 segundos, ou
foi impressão (mesmo sendo um esboço né!!!???)
Dá sim :eek: Eu devo ter mexido no midi sem querer quando fui renderizar. Agora já ajeitei, aproveitei e botei um loop :D
Mas ainda está muito curta... provavelmente vai enjoar em rápido se for usada como BGM. Na verdade esse é o motivo pelo qual ainda considero todas elas apenas um esboço, estão muito curtinhas e não sei como adicionar mais coisa pra variar :c
 
Seus estudos estão rendendo frutos :)

A "feliz" até que chegou bem perto, mas eu pensava em algo mais sleepy, como uma música de vilarejo. Talvez nesse caso fosse só fazer um melodia com menos notas por compasso, ou talvez diminuir o BPM. Sei lá.
Sugiro dar uma mudada na parte da harmonia, pois da forma como está, soa como uma marchinha (pensando num ritmo 4/4, as notas estão todas em colcheias). Em vez disso, vc pode mudar para que tenha menos notas, mas que elas soem mais longas dentro do compasso.
Na parte da melodia, também, se focar nas notas mais destacantes de cada compasso e prolongá-las, dá uma sensação de menos "movimento" para a música e deixa ela mais tranquilinha.

Na melodia, apenas um trecho ficou mais distoante ao ouvir. Se não me engano, a música está em Fá Maior, mas lá pelo tempo 00:08 da música, dá uma sensação de que a nota mais aguda não parece fazer parte daquele compasso, muito provavelmente porque ele está dissonante com o acorde que está sendo tocado na harmonia naquele compasso (eu acho que a nota aguda é um Mi, sendo que no acorde tem um Fá, e ambos ficam só a meio tom de distância, causando um pouco de dissonância). Talvez seja uma boa alterar apenas essa nota (e em outras ocasiões em que aparecer) por outra da escala, quem sabe?

Espero que não se importe (qq coisa, me avise q eu apago), tomei a liberdade de experimentar algumas alternativas num trechinho pequeno, para deixar a música mais calminha e "de vilarejo", com base na sua música... eu acho que o tempo está um pouco mais lento que o que vc usou originalmente (usei 100bpm), sendo que usei menos notas (com uma roupagem diferente na melodia tb, sem a introduçãozinha do "Dó-Ré-Mi-Fá") e prolonguei algumas delas. Também estendi cada acorde da harmonia por 2 compassos, em vez de 1 compasso só. Seria mais ou menos isso a ideia?

[soundcloud]https://soundcloud.com/user-672724627/city-pretty-belle-ver-1?in=user-672724627/sets/random[/soundcloud]
Eu acho que cliquei no panning sem querer e esse primeiro exemplo soa tudo mais no lado esquerdo do ouvido... :/ mas acho que deu pra dar uma ideia né... Lá pelo 0:12, em vez de usar Mi, troquei pelo Fá uma oitava acima, para ver se ficava menos distoante.

[soundcloud]https://soundcloud.com/user-672724627/city-pretty-belle-ver-2?in=user-672724627/sets/random[/soundcloud]

A "triste" ficou mais com uma cara de "o vilão conquistou o mundo e está fazendo todo mundo de escravo", e menos com cara de "funeral do meu melhor amigo", que era o sentimento que eu queria.
Realmente, passa-se essa sensação.... rsrsrs Muito disso acho que é por causa da escolha dos acordes na harmonia, tente trocar o segundo acorde por outro (talvez tenha q mudar a melodia um pouco em função disso), teste tb outras escalas menores (harmônica ou a melódica).
Novamente, acho que vai ficar com outra cara se vc mudar um pouco o ritmo usado na harmonia; em vez de repetir as notas 4 vezes cada, tente repetir 2 vezes, colocando a 1a nota 3x mais comprida q a segunda nota (uma mínima pontuada+uma semínima).

A Forest ficou mto boa, dá uma sensação de ambiente tipo "selva tropical" por causa do tipo de percussão que usou. Achei a escolha dos instrumentos muito boa e a música como um todo está bem sólida.
 
Nan comentou:
Na melodia, apenas um trecho ficou mais distoante ao ouvir. Se não me engano, a música está em Fá Maior, mas lá pelo tempo 00:08 da música, dá uma sensação de que a nota mais aguda não parece fazer parte daquele compasso, muito provavelmente porque ele está dissonante com o acorde que está sendo tocado na harmonia naquele compasso (eu acho que a nota aguda é um Mi, sendo que no acorde tem um Fá, e ambos ficam só a meio tom de distância, causando um pouco de dissonância). Talvez seja uma boa alterar apenas essa nota (e em outras ocasiões em que aparecer) por outra da escala, quem sabe?
Gente, que ouvido é esse  :eek::
Era realmente um Mi tocando num acorde de Fá. As notas estão todas dentro da escala (que de fato é F maior xD como diabos vc consegue mds), então nem pensei na possibilidade de soar dissonante. Eu botei a nota meio tom pra cima, não sei se melhorou muita coisa... mas também não piorou, então vou deixar assim já que teoricamente é melhor xD

Nan comentou:
Espero que não se importe (qq coisa, me avise q eu apago), tomei a liberdade de experimentar algumas alternativas num trechinho pequeno, para deixar a música mais calminha e "de vilarejo", com base na sua música... eu acho que o tempo está um pouco mais lento que o que vc usou originalmente (usei 100bpm), sendo que usei menos notas (com uma roupagem diferente na melodia tb, sem a introduçãozinha do "Dó-Ré-Mi-Fá") e prolonguei algumas delas. Também estendi cada acorde da harmonia por 2 compassos, em vez de 1 compasso só. Seria mais ou menos isso a ideia?
Na verdade eu usei exatamente 100bpm hsuhueaidhij
A sua música realmente ficou muito boa e bem parecida com o que eu imaginava antes. Pra mim parece uma música completamente diferente, though xD Eu jamais ia reparar que veio da minha lol
Mas thanks pelas dicas, em algum momento vou tentar aplicar isso aí numa nova música  :XD:

Nan comentou:
Realmente, passa-se essa sensação.... rsrsrs Muito disso acho que é por causa da escolha dos acordes na harmonia, tente trocar o segundo acorde por outro (talvez tenha q mudar a melodia um pouco em função disso), teste tb outras escalas menores (harmônica ou a melódica).
Novamente, acho que vai ficar com outra cara se vc mudar um pouco o ritmo usado na harmonia; em vez de repetir as notas 4 vezes cada, tente repetir 2 vezes, colocando a 1a nota 3x mais comprida q a segunda nota (uma mínima pontuada+uma semínima).
Eu nem sei qual foi a escala que eu usei, hue (acho que nem tem). Eu testei algumas escalas menores mas os acordes de todas elas soavam muito felizes pra o que eu queria, então taquei o foda-se e selecionei os acordes que eu quisesse xD Talvez seja por isso que soou mais tenso. Mas aí se eu tirar a tensão fica feliz. Vida difícil essa viu.
Eu posso tentar botar um novo ritmo, mas algo me diz que a diferença é maior no acorde mesmo... eu usei Am e Cm, você tem alguma outra sugestão?

Enfim, obrigada pelos comentários e pela ajuda  :XD:
 
Olá!


Eu gostei bastante da tonalidade da música Forest, se me permite a visualização em um cenário, utilizaria mais em florestas com baixa luz ou em tom de outono, pelo clima leve e fluido, outro cenário seria aqueles comércios em meio a um bosque que permite vários desenvolvimentos sociais leves.


Obs: eu escutaria até enquanto estudo para a faculdade, achei bem cativante.
 
Pretty-Belle comentou:
Era realmente um Mi tocando num acorde de Fá. As notas estão todas dentro da escala (que de fato é F maior xD como diabos vc consegue mds), então nem pensei na possibilidade de soar dissonante. Eu botei a nota meio tom pra cima, não sei se melhorou muita coisa... mas também não piorou, então vou deixar assim já que teoricamente é melhor xD
É que a nota Mi, embora pertença à escala que vc usou, faz um intervalo de sétima maior (da ordem da escala Fá-Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mi, Mi seria a sétima nota), e sendo sétima maior, ela fica mesmo dissonante com a raiz da escala (que é o Fá), e dissonante tb com a tônica do acorde em que aparece (pq faz um trítono, distância de 3 tons inteiros, com o Bb, do acorde Bb-D-F). (espero não estar falando grego  :bebado:)


Eu nem sei qual foi a escala que eu usei, hue (acho que nem tem). Eu testei algumas escalas menores mas os acordes de todas elas soavam muito felizes pra o que eu queria, então taquei o foda-se e selecionei os acordes que eu quisesse xD Talvez seja por isso que soou mais tenso. Mas aí se eu tirar a tensão fica feliz. Vida difícil essa viu.
Eu posso tentar botar um novo ritmo, mas algo me diz que a diferença é maior no acorde mesmo... eu usei Am e Cm, você tem alguma outra sugestão?
Bom, acho que sua escala parece começar Am natural, mas a melodia vai para outra "dimensão vilanesca" pq as notas começam a ser puxadas pelo Cm, que não faz parte da função harmônica da escala Am, pois tem um Eb aí no meio... Acho q é por isso gera essa tensão da música. Daí deixa de ser triste para ser algo maléfico ehehehe

Não necessariamente a tristeza fúnebre precisa que os acordes sejam todos menores; vc pode colocar um acorde maior aqui e ali de vez em quando e ainda assim vai bater aquela tristeza e melancolia. Mesmo pq a escala menor tem alguns acordes funcionais q são maiores.

Se vc quiser fazer uma música sad vibes fúnebre usando apenas 2 acordes, talvez seria uma boa se manter nos acordes da mesma escala que quer usar. Por exemplo, se quiser fazer uma melodia na escala Am, sugeriria usar os acordes:

Am e Dm
[soundcloud]https://soundcloud.com/user-672724627/am-dm[/soundcloud]


Am e Dm/F (a diferença com o de cima é bem sutil, basicamente vc inverte o D e põe como a 3ª nota do acorde, em vez de 1ª)
[soundcloud]https://soundcloud.com/user-672724627/am-dmf[/soundcloud]


Am e E (aqui, por exemplo, é um acorde maior pq estou usando o G# da escala menor harmônica de Am)
[soundcloud]https://soundcloud.com/user-672724627/am-e[/soundcloud]


Se quiser usar mais acordes, uma sequência legal pra um fraseado seria: Am, Dm, G, C, F, Bdim7, E7/G#, Am
[soundcloud]https://soundcloud.com/user-672724627/base-sad[/soundcloud]
Deixei tocando em órgão pra ser mais dramático rsrsrsrsrs

 
Voltar
Topo