🤔 Para Refletir : "Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas" - AbsoluteXandy

Make the Game - 22ª Edição

Membro Membro
Quid ita serius?
Postagens
1.245
Bravecoins
2.262
makethegame.gif

Faaaaaala galera!

Tenho o prazer de anunciar a mais nova edição da nossa querida revista, que está de caras novas, mas foi feita com a mesma paixão e empenho que toda a equipe sempre teve. Agora, com um foco mais abrangente no que tange o desenvolvimento de jogos, o objetivo é expandir o leque de conteúdo sem perder a identidade, mantendo a mesma estrutura. Uma pitada de nostalgia combinada com uma porção de inovação e... Senhoras e senhores, eu vos apresento a MAKE THE GAME!

"Saber não é o bastante; precisamos aplicar. Querer não é o bastante, precisamos fazer." - Bruce Lee

Usamos novamente nossa máquina do tempo para lhes trazer uma Retrospectiva das matérias da Make The RPG; acompanhem nossas colunas: Make the FOCO - O antagonista é você & Os RPGs precisam mudar; entrevistamos uma figura crucial na história do Condado e bem conhecido da galera: [member=770]Resque[/member]; Vejam como Impedir o grinding; aprenda a fazer animações com o Aseprite; aprenda a criar sistemas com Yanfly; reflitam sobre As composições e o poder de transcender gerações; e muito mais!


mtg22.jpg

Confira já todo esse conteúdo:

[descarga]https://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_Game/MakeTheGame%2322.pdf[/descarga]​
 
Última edição por um moderador:
Pohh quis dar espaço pra galera comentar mas parece que todo mundo quer que eu tome partido mesmo né?aushuhsuahsuahsha

Muito feliz pela mudança brusca na revista, na real eu to bem surpreso desta mudança ter sido feita só agora, já faz algum tempo que as coisas mudaram no mundo do desenvolvimento de jogos e já esta mais do que na hora de nos adaptarmos a isso, eu vejo hoje que a cada dia a diversidade de engines usadas para a produção de jogos aqui nos BR ta aumentando mais e mais então nada mais justo que expandirmos este leque e oferecermos uma extensão e atenção a outros olhares. Na real parece até contraditório eu dizendo isso, visto que praticamente sou um fanático pelo RPG Maker e por tudo que rodeia ele, mas a real é que apesar de eu amar o maker mais do que qualquer outra engine (e sim nenhuma delas vai chegar aos pés do meu maker obsoleto x.x uashusahs) tenho que reconhecer que a realidade é outra. Além do mais, abrir espaço para outras engines não vai matar o maker, nós na real sempre fomos um nicho específico desde dos anos dourados, o que acontecia mesmo na época era apenas que as pessoas não tinham muitas opções de outras engines além do maker para fazer jogos e só podiam se limitar a ele, não é a toa que de uma engine de RPG Maker saiu, jogos de terror de shooter, visual novel e etc (maioria que nem tinha nada a ver com RPG) já hoje vemos que só quem gosta MESMO de RPG ou da engine RPG Maker decide escolher se voltar a essa pratica de usar o maker. Sinto que agora é que estamos construindo e moldando nossa comunidade maker aqui no Brasil, um nicho pequeno e que sempre foi muito específico e que agora esta se revelando cada vez mais. E eu como amante do maker me sinto orgulhoso de ver este período e de mais do que isso, poder realizar matérias relacionadas a toda história da comunidade maker e da construção que essa comunidade se construiu ao longo dos anos com a série de matérias que faço do "Lendas do RPG Maker" (tanto gringa quanto nacional)​
 
Ficou bem show! bom a mudança eu vejo mais por parte da comunidade condado que fez a mudança para gameDev em geral. Sempre curto as entrevistas e fiquei bem lisonjeado do tio Resque ter citado eu e meu projeto. Novamente parabéns a galera ai! Vou fazer como nas edições anteriores e tentar divulgar o máximo para o pessoal que corte esse tipo de material!
 
Esses processos de transição consomem bastante da equipe, sei bem como é isso e vocês estão de parabéns pela edição, já que conseguiram efetuar essa mudança de ares de maneira sutil e bem bolada.
Todavia...
Recomendo que, mais do que nunca, botem o cargo de colaborador para funcionar (caso ainda exista) ou terão problemas com falta de conteúdos. Não deve ser difícil encontrar gente que tenha muito a adicionar em termos de conteúdos em comunidades de GameDev mundo a fora, mas ai é com vocês.
Acredito que agora já podem dar baixa no DeLorean lá no Detran (ou deixá-lo na garagem por um bom tempo...), pois, estão iniciando uma nova era e tudo o que ficou no passado servirá de base para um futuro promissor, essa matéria de capa deve ter dado um trabalho absurdo, mas explicou bem trata-se de novos objetivos, de expandir horizontes e não um recomeço. Particularmente, gostei bastante da entrevista, o nível de fodisse do [member=770]Resque[/member] aumentou depois dessa kkkkk
Boa sorte, seus "bucho de égua"!

[member=223]Raizen[/member]
O projeto de vocês tem aquele "Q" a mais, por isso faz por merecer os elogios que recebem.
 
E agora lá vem o RSM com seus tradicional textão de Natal, huehuehue.

Fato é, a revista está em transição, no momento, ela não é lagarta, tampouco borboleta, mas já começa a parecer características muito promissoras que tenho que notar.

A primeira foi a coragem do time em mudar, claro, frutos de muitos anos de consideração e discussão só chegaram a ser consolidados graças aos esforços ocultos do [member=1820]Caster[/member] que botou um plano de mudança ambicioso em curso, e que só não foi muito mais longe por conta da equipe como um todo ter tomado uma abordagem mais "conservativa". Por sinal esperamos anunciar novidades e projetos novos da revista em breve, se tudo der certo.

Agora a revista muda enfim de Tutoriais (que serão secundários), coisa que era sua marca registrada e passa a ser em definitivo uma de Conceitos, inaugurando uma categoria até então inédita nas revistas makers. Claro, ainda terá Análises e Opinião e Comunidade, como sempre.

A mudança principal desse meio é a introdução do Núcleo Game Design, que focará em ser muito mais agnóstico e voltado para o fazer de jogos em si do que qualquer outra área tangente. Podem esperar coisas promissoras dessa seção, que contará com muitas referências a jogos famosos.

O restante do conteúdo passará por muitas poucas mudanças na prática, o que significa que ainda haverá variedade de conteúdo de sobra. E como spoilerzinho adicional, a esperada volta da seção Do Maker que ocorreu nas últimas edições ainda terá um longo caminho pela frente.

O espaço agora é para que todos comentem, a equipe como sempre está mais do que de parabéns, mas também a Condado Braveheart por ter evoluído e também os leitores, que ainda fazem por merecer uma revista cada vez melhor. Não esqueçam de compartilhar ela com todos seus amigos gamedevs em qualquer lugar, pois agora não nos limitamos mais a RPG, a revista Make the Game é a revista onde quem faz o jogo é você, independente do jogo que você queira fazer!

Boas festas de fim de ano e ano que vem tem mais!
 
Como atual editora-chefe, reconheço que ainda temos muita margem para evoluirmos, em contrapartida, levando em consideração que esta sempre foi uma iniciativa sem fins lucrativos e espontânea (feita de maker para maker, lembram desse slogan?), onde um grupo de pessoas com boas intenções para o crescimento do cenário GameDev nacional utiliza uma boa parte do seu tempo livre para ajudar ao próximo. Só tenho a agradecer à Deus e ao time por ter essa oportunidade de tentar, a cada dia, contribuir com o sonho de muitos makers a criarem seus jogos, mesmo que de forma quase nula ou insignificante e acredito que este deva ser o objetivo de uma comunidade.
Desde já, agradeço aos que apoiarem essa iniciativa e tenham todos boas festas e uma boa leitura!
 
Raizen comentou:
Ficou bem show! bom a mudança eu vejo mais por parte da comunidade condado que fez a mudança para gameDev em geral. Sempre curto as entrevistas e fiquei bem lisonjeado do tio Resque ter citado eu e meu projeto. Novamente parabéns a galera ai! Vou fazer como nas edições anteriores e tentar divulgar o máximo para o pessoal que corte esse tipo de material!

Grande mestre [member=223]Raizen[/member] feliz por sua aparição por aqui, apesar da mudança saiba que ainda temos um espaço reservado para o RPG Maker, minha série de matérias do "Lendas do RPG Maker" é um belo exemplo disto ^^
 
Olha...

Parabéns pela iniciativa e coragem, pessoal.

A proposta de ter uma 'Make The Game' abre portas para que o projeto da revista cresça e vá muito além do que já foi.

É uma oportunidade para abrir as portas e bater os conteúdos da revista para o mundo afora. Reforço o que o Yoshi comentou; agora, mais do que nunca, dá pra buscar apoio de muitas fontes e ter conteúdos cada vez mais refinados.

Eu sempre tenho um ataque de nostalgia que quase me eletrifica toda vez que abro um .pdf da revista. Não preciso nem ler o conteúdo, só bater o zóio já causa um 'UAU'.

Achei muito divertida a retrospectiva dos conteúdos, top 10, 7 etc. sobre as matérias e revistas. E gostei bastante dos conteúdos novos produzidos como a matéria das lendas Mack & Blue.

O Design e disposição de todos os conteúdos está mais impecável do que nunca. Extremamente adorável.

Sem mais delongas e sem puxassaquismo, a minha última mensagem de 2019 para esse grupo que tem o projeto mais legal do planeta:

Desejo à vocês para o ano que vem, e para o futuro da revista, que os bons e mais pacíficos ventos guiem o vosso navio e toda a marujaiada para as melhores terras avistáveis; e que vocês possam, cada vez mais, explorar o vasto mundo randomicamente construído; conhecer os npcs mais simpáticos possíveis, que contribuirão com quests que trarão conteúdos inigualáveis; que vossa jornada seja repleta de tavernas e risadas; desafios e conquistas; pensamentos e conexões; jogos e histórias!

f8a0c3dd556857fffead604bf9a5548d.gif

SÓ VOU LOGAR NO FÓRUM DE NOVO ANO QUE VEM!!!! HURR DURR111!!!onze12
 
Gostei do conteúdo, design, capa da 'Make The Game', (acho que não combinou a numeração “22”). No entanto entendo que é uma continuação do projeto. Parabéns a todos os envolvidos e também aos que contribuíram e não estão mais na equipe. “Felicidade e vida longa a Make The Game”.  _b
 
Voltar
Topo