🤔 Para Refletir : "Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar" - Ricky O Bardo

Make The Game - 28ª Edição

Membro Membro
See you, space cowboy
Postagens
1.338
Bravecoins
1.727

Saudações meus camaradas valentes!

Pela primeira vez coordenada e montada pelo grande @Gabs Tche , esta edição #28 da Make The Game está linda e recheada de conteúdo para vocês! Temos a estreia do nosso mais novo redator @NolanHawk em uma matéria sobra a Arma de Tchekhov, entrevista com o criador da #TerçaIndie e integrante do Mirabolis Studios Tiago Jackson, além de uma matéria de capa caprichada que vai ajudar você a entrar no mercado de gamedev e muito, muito mais!

Tá esperando o quê? Vem já folhear essa belezura!
"Uma grama de ação vale uma tonelada de teoria." - Friedrich Engels (mas poderia até ter sido a @Jully Anne )

Prévia dos conteúdos da edição

  • Matéria de Capa - Como entrar no universo de desenvolvimento de jogos.
  • Do Maker - A Grande Rede de Artistas da Era VX.
  • Colunas 1 & 2 - O imediatismo da geração atual e o impacto no mundo dos games / Preferências pessoais e Game Design II.
  • Baú do Bento - Localização de games no Brasil pela Tec Toy em 1993.
  • Entrevista - Com Tiago Jackson do Mirabolis Studios (Be Hero).
  • Projeto Valente - Ekorella Vol 1 - 2ª Edição ( @Alex Rockmaker ).
  • Game Design - O Enigma da Aleatoriedade.
  • Gráfica - Psicologia das Cores.
  • Comandos - Como Aprender Com Projetos.
  • Histórias - Apocalipse, Amor e Arma de Tchekhov.
  • Estúdio - Como o Som Conta Histórias em GWENT.
  • E muito mais!


Venha ler a Make The Game #28 no site da revista!

Ou então baixe o PDF aqui mesmo:

[descarga]https://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_Game/MakeTheGame%2328.pdf[/descarga]​
 
Última edição por um moderador:
Na página principal no link de Download baixa a edição 27 ao invés de 28, não me atentei ao nome do arquivo, só percebi por causa de algumas datas em um ou outro artigo.

Mas já consegui baixar corretamente na página "Outras Edições"
Opa, bem notado! Acabei de corrigir o/
 
A melhor matéria desta edição, ao meu ver: O imediatismo da geração atual e o impacto no mundo dos games. Dissertemos.


Gerar lucro não é um problema, você precisa gerar lucro na sua própria vida o tempo todo ou vai morrer de fome. O único incentivo de uma pessoa pra criar qualquer coisa é lucro, seja ele financeiro ou não. O problema é o modelo de negócios. Deixar gente que nunca desenvolveu um projeto (a.k.a investidores e executivos em geral) ditar prazoss e dar pitaco na qualidade do resultado não é muito inteligente. Porém, as empresas desenvolvem os jogos pra estes caras, não pros jogadores. EA não me deixa mentir.
[Insira aqui sua piada sobre o caráter supostamente equino dos jogadores de FIFAs anuais e demais enlatados da empresa.]

Da KONAMI desconheço as tretas, parei de acompanhar Yu-Gi-Oh! no GX. Depois dele, ficou impossível entender as regras com cartas pretas, brancas, motorizadas, setenta invocações especiais por turno e afins. Não me lembro de ter jogado algum outro jogo deles, salvo Klonoa, que morreu faz tempo.

Ah, mas os desenvolvedores precisam de dinheiro. Certo, e porque não ir pro crowdfunding? Você, enquanto desenvolvedor, define os prazos e metas, assim como controla a qualidade. Start Citzen, segundo esta lista do Wikipédia, é o segundo projeto com maior arrecadação em financiamento coletivo de todos os tempos. Até a última atualização no site, o total arrecadado desde o início foi de $375,800,223. Obviamente o projeto ficou gigantesco, tem algumas demos, mas continua em desenvolvimento. E que leve o tempo necessário.

Eu gosto de fazer um paralelo com literatura pelo mesmo motivo. Atualmente, escreve-se por dia mais do que a humanidade escreveu em milênios. Ignorando os filtros de qualidade que não existem mais (e consequentemente, o pessoal ficou mais receptivo à qualquer coisa), isso é outra história, porque não temos mais livros do nível dos clássicos brotando todo mês? Por que os ditos agentes começaram a achar uma turma que não se importa em mexer nos enredos pra agradar os investidores da editora ou o mercado. Cortam coisas aqui, colocam trechos inúteis ali e, se no final ninguém gostar, a Netflix compra e transforma em série.

Mas novamente, é assunto pra outra oportunidade. Dá pra falar por seis horas.

Enfim, saudades da época em que:
  • Jogos eram lançados em cartuchos/fitas ou discos. Tem que caber, entendeu?
  • Corrija os bugs antes de dar por finalizado. Depois, já era. Não dá pra simplesmente reenviar a mídia física pra todo mundo.
Era um mercado menor, sem tanta variedade, mas as coisas funcionavam. :crying:
 
Mais uma edição incrível, com um design de lamber os dedos ao "folhear".
Meu interesse maior ficou na materia do Imediatismo, que é algo que inevitavelmente nós que passamos por uma epoca de pelo menos 10 anos atrás nas comunidades maker percebemos o quanto as pessoas perderam a noção de que há um "caminho a seguir e que demora pra chegar" e imaginam em suas mentes um tipo de salto rápido diretamente do "não sei nada, começarei hoje" para o "créditos por ser o cara que fez um jogo" em questão de segundos, e uma inevitável frustração posterior. E se falando de frustração, maioria da juventude hoje não sabe lidar com isso.

Eu to voltando agora pra o RPG Maker, pra trabalhar em um projetinho comercial, pretendo voltar a ficar um pouco ativo aqui na Condado
 
Última edição:
Saudações Azulinas!

Que bom que colocaram as artes do dia do desenhista, para que fique eternizado a escravização que sofro na Forja.
HEUEHUEHUEHEUHE
Brincadeiras a parte, a revista ficou impecável, como sempre, já falei que vocês precisam trabalhar para que essa revista possa se tornar física, PRECISO colecionar ela. ♥
 
Parabéns a todos os envolvidos, mais uma edição super bem feita no Estilo Condado de fazer as coisas! Parabéns pela estreia @Gabs Tche esperamos grandes feitos de você! Continue com a mesma dedicação e profissionalismo dessa edição!

Deixar aqui um parabéns especial ao @Caio Varalta pela entrevista, ficou excelente divertida e informativa, fiquei muito motivado em conhecer mais do jogo e do criador! Ao @BENTO pelo fantástico "Baú do Bento!" e ao RSM pela matéria sobre jogabilidade, muito bacana gostei demais!

Novamente, parabéns a toda equipe de maneira geral, vocês são espetaculares.



Saudações Azulinas!

Que bom que colocaram as artes do dia do desenhista, para que fique eternizado a escravização que sofro na Forja.
HEUEHUEHUEHEUHE
Brincadeiras a parte, a revista ficou impecável, como sempre, já falei que vocês precisam trabalhar para que essa revista possa se tornar física, PRECISO colecionar ela. ♥

Já tenho "edição 25" quero as outras HUAUHAHAUHAH

Corrija os bugs antes de dar por finalizado. Depois, já era. Não dá pra simplesmente reenviar a mídia física pra todo mundo.
Para quê fazer assim se todo mundo compra mesmo tudo bugado, e paga pra ter algo feito pela metade? rsrsrsrsrsr Ao meu ver quem tem que mudar é o jogador e a percepção que ele tem do valor das coisas, a empresa simplesmente quer lucrar e vender, isso é fato, raríssimas são aquelas que se importam realmente com o que estão ofertando ao público, eu assim como você sinto uma saudade imensa dessa época Corvo, mas a realidade? Acho praticamente impossível a mudança, sendo realista.
 
Última edição:
Prezados, bom dia!
Caramba, essa edição foi realmente sensacional. Além de todo o trabalho hercúleo da equipe com a redação e a montagem da revista, ficamos sabendo em primeira mão no tópico que o @Ludovic vai voltar ao mundo Maker! Mal posso esperar para saber o que você anda planejando ai nessa sua cabecinha.​
Abraços.
 
Voltar
Topo