🤔 Para Refletir : "O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo." - Jazz

Make The Game - 29ª Edição

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Saudações bravos leitores e leitoras, é uma honra para mim anunciar que a nossa revista favorita está de volta!

A edição #29 da Make The Game tem como marco a volta da nossa "malvada favorita" chefa genial e dedicada @Jully Anne ao posto de capitã como coordenadora e a revista continua, sem nenhuma surpresa, a manter o seu altíssimo padrão de qualidade. Temos a incrível estreia do nosso mais novo redator @drakysm com seu texto na área de Game Designer, uma baita entrevista com o André Pimenta, criador do jogo ROBOBO TM, uma reveladora matéria sobre direitos autorais do nosso Dogão da galera @Dobberman e muito mais!

"O trabalho que você faz enquanto fica enrolando é provavelmente o trabalho que você deveria estar fazendo para o resto da sua vida." - Jessica Hische

Prévia dos conteúdos da edição


  • Matéria de Capa - Direitos Autorais e Obras de Inspirações.
  • Do Maker - Koichi Morita - A Lenda da Sonoplastia Maker.
  • Colunas 1 & 2 - Gamificação: qual espaço o mercado de games pode oferecer aos desenvolvedores?/ A importância da resiliência em nossas atividades diárias.
  • Entrevista - Com André Pimenta, criador do game ROBOBO TM.
  • Game Design - Na arte de entreter, ser atencioso é um problema?
  • Gráfica - A grande qualidade gráfica dos jogos dessa nova geração nos força seguir o mesmo caminho para os nossos jogos?
  • Comandos - Documentação e uma aventura no tempo
  • Histórias - O seu herói favorito é clássico ou problemático?
  • Áudio - O áudio ninja de Zelda: Breath of the Wild
  • E muito mais!


Leia a revista no site oficial da Make The Game!
ou então baixe aqui a versão PDF:

[descarga]https://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_Game/MakeTheGame%2329.pdf[/descarga]​
 
Última edição por um moderador:
Por um momento eu imaginei que haviam reduzido o número de páginas e já estava preparando os garfos e as tochas.


Muito interessante a matéria sobre direitos autorais. Gostaria de deixar um adendo: apesar do mercado financeiro ter transformado NFTs num cassino, a ideia por trás do protocolo é justamente servir como uma licença, garantindo que o dono da carteira onde um token se encontra tem um registro, com histórico de cedentes, dos direitos sobre o recurso. Quando se negocia um NFT você não está vendendo ou comprando um arquivo de imagem, mas sim o registro. Porém, virou bagunça e dá pra fazer a mesma coisa com contratos inteligentes. Em ambos os casos, apesar do alto consumo de energia, o gasto geral é menor porque o sistema substitui, basicamente, todos os cartórios do planeta. Sem falar que é mais rápido e prático. Pasmem, até pouco tempo a Biblioteca Nacional ainda aceitava manuscritos somente pelos CORREIOS, IMPRESSOS.

Agora, sobre a originalidade, lamento informar. Como dizia Horácio, não há nada de novo abaixo do sol. Mas dá pra pegar todas as referências possíveis, misturar com sua experiência pessoal e produzir algo que parece novo. :)

Outro artigo curioso é a matéria do Drakysm e os tutoriais que explicam cada botão do teclado, em três layouts incluindo russo, além de mapear toda a sua trajetória e descrever cada tijolo pelo caminho. E você só queria pegar o cogumelo.

Agora deixem-me terminar de ler. Só aviso que vou cobrar as expectativas criadas para a 30º edição.
 


Saudações bravos leitores e leitoras, é uma honra para mim anunciar que a nossa revista favorita está de volta!

A edição #29 da Make The Game tem como marco a volta da nossa "malvada favorita" chefa genial e dedicada @Jully Anne ao posto de capitã como coordenadora e a revista continua, sem nenhuma surpresa, a manter o seu altíssimo padrão de qualidade. Temos a incrível estreia do nosso mais novo redator @drakysm com seu texto na área de Game Designer, uma baita entrevista com o André Pimenta, criador do jogo ROBOBO TM, uma reveladora matéria sobre direitos autorais do nosso Dogão da galera @Dobberman e muito mais!

"O trabalho que você faz enquanto fica enrolando é provavelmente o trabalho que você deveria estar fazendo para o resto da sua vida." - Jessica Hische

Prévia dos conteúdos da edição


  • Matéria de Capa - Direitos Autorais e Obras de Inspirações.
  • Do Maker - Koichi Morita - A Lenda da Sonoplastia Maker.
  • Colunas 1 & 2 - Gamificação: qual espaço o mercado de games pode oferecer aos desenvolvedores?/ A importância da resiliência em nossas atividades diárias.
  • Entrevista - Com André Pimenta, criador do game ROBOBO TM.
  • Game Design - Na arte de entreter, ser atencioso é um problema?
  • Gráfica - A grande qualidade gráfica dos jogos dessa nova geração nos força seguir o mesmo caminho para os nossos jogos?
  • Comandos - Documentação e uma aventura no tempo
  • Histórias - O seu herói favorito é clássico ou problemático?
  • Áudio - O áudio ninja de Zelda: Breath of the Wild
  • E muito mais!


Leia a revista no site oficial da Make The Game!
ou então baixe aqui a versão PDF:

[descarga]https://www.condadobraveheart.com/forum/Portal/Make_The_Game/MakeTheGame%2329.pdf[/descarga]​
COISA LINDA! Correndo ler essa belezinha e divulgar!
 
Saudações Azulinas!

Uaau rsrs que honra, caraca confesso que fiquei até sem jeito agora "Recomendações azulinas" hahaha, obrigado pela menção

Sobre o tema é algo muito interessante e pauta pra debate que estávamos tendo na forja com o @Lycanimus afinal temos muitos artistas nos quais a gente se inspira, é interessante enxergar com mais clareza essa linha que divide a inspiração da cópia barata.

Enfrentamos esse dilema no início do grupo, se me recordo em 2012, eu e o lobo éramos adversários no coliseu de mapas da Centro RPG Maker quando nos encontramos no mesmo grupo a convite do kazama (o temível, lyca tem arrepios quando ouve esse nome), eu estava muito animado em dividir experiências com o velho lobo e projetarmos coisas inéditas, mas o kazama insistia em avançar a linha e literalmente copiar projetos alheios, principalmente os bem distantes, ele frequentava fóruns da dinamarca e da índia e claro, isso tirava totalmente o tesão da coisa...

Para nós que desenvolvemos não só projetos, mas artes, escritas, enfim, é um ótimo guia para se antenar em relação a esse assunto.

Mais um ótimo trabalho pessoal! ♥
 
Eu sou suspeito pra falar, mas talvez essa já seja minha edição favorita em termos de conteúdo.

Seja pela primeira participação de alguns membros queridos, pela participação especial de grandes makers ou pela continuidade dos veteranos da revista - o conteúdo das matérias está MARAVILHOSO.

Parabéns à todos pelo esforço colocado nessa edição que saiu quentinha da fornalha do Condado!

É sempre gratificante demais passar pelos comentários de feedbacks e saber que, de alguma forma, a revista não apenas entretém mas também agrega em algo [positivamente] para os leitores (e redatores ^^).

Em especial, muito obrigado @AngeloNobre por ter topado escrever para a revista de novo. Parabéns pela matéria e pela criação do Bumballon - esse jogo tá lindo demaissssss!!
 
Gostaria de agradecer imensamente, a princípio, aos envolvidos na edição:

@Caio Varalta - Por sempre dar ideias fantásticas e compartilhar muito conhecimento conosco.
@Gabs Tche - Por sempre estar abrindo nossos olhos para o cotidiano em que vivemos, o que abre sempre um leque de possibilidades.
@Dobberman - Por sempre ter uma carta na manga para as matérias, além de criá-las com um nível de informação e profissionalismo que é raro de se ver por ai.
@Coralium - Por matar um dragão por dia e ainda encontrar tempo para nos ajudar além de servir Café Jacú na redação para a gente X3
@Cross Maker - Por se importar em trazer conteúdos com antecedência e não deixar que o espírito maker morra, nossa proposta com a revista segue essa mesma linha de raciocínio.
@Douglas12ds - Por sempre mostrar-se interessado nos rumos da redação e não nos deixar na mão em termos de conteúdo.
@NolanHawk - Por sempre encontrar forças para superar seus limites alguns que ele mesmo inventa, pois, é muito bom no que faz e não consegue assumir isso... e nos ajudar sempre que é exigido (a começar pela postagem da edição hahahá).
@drakysm - Por ser um raio de esperança (ao menos para mim) ao futuro da revista, pois, algumas mudanças importantes estão a caminho e a publicação precisará de gente interessada com a proposta para seguir adiante...

Agora, agradeço de coração aos que tiveram a consideração em postar aqui para a gente, então irei responder um a um:

Por um momento eu imaginei que haviam reduzido o número de páginas e já estava preparando os garfos e as tochas.


Muito interessante a matéria sobre direitos autorais. Gostaria de deixar um adendo: apesar do mercado financeiro ter transformado NFTs num cassino, a ideia por trás do protocolo é justamente servir como uma licença, garantindo que o dono da carteira onde um token se encontra tem um registro, com histórico de cedentes, dos direitos sobre o recurso. Quando se negocia um NFT você não está vendendo ou comprando um arquivo de imagem, mas sim o registro. Porém, virou bagunça e dá pra fazer a mesma coisa com contratos inteligentes. Em ambos os casos, apesar do alto consumo de energia, o gasto geral é menor porque o sistema substitui, basicamente, todos os cartórios do planeta. Sem falar que é mais rápido e prático. Pasmem, até pouco tempo a Biblioteca Nacional ainda aceitava manuscritos somente pelos CORREIOS, IMPRESSOS.

Agora, sobre a originalidade, lamento informar. Como dizia Horácio, não há nada de novo abaixo do sol. Mas dá pra pegar todas as referências possíveis, misturar com sua experiência pessoal e produzir algo que parece novo. :)

Outro artigo curioso é a matéria do Drakysm e os tutoriais que explicam cada botão do teclado, em três layouts incluindo russo, além de mapear toda a sua trajetória e descrever cada tijolo pelo caminho. E você só queria pegar o cogumelo.

Agora deixem-me terminar de ler. Só aviso que vou cobrar as expectativas criadas para a 30º edição.
Sobre a redução de conteúdo, tivemos sim alguns imprevistos que impossibilitaram a adição de seções "extras" da revista, como o Baú do @BENTO e o Projeto Valente (este último, não foi realizado, mas teremos um novo em breve), mas as seções "vitais" estavam presentes!
Apreciamos muito suas observações Corvo, pontos a serem levados em consideração são sempre bem vindos e nos ajudam a evoluirmos o conteúdo da publicação.
Referente à edição 30, reuniremos o time e iremos debater bastante sobre isso, pode apostar hahahá!

COISA LINDA! Correndo ler essa belezinha e divulgar!
Se puder fazer a gentileza de mencionar essa edição em algum episódio do Toca, ficaremos muito gratos e lhe daremos uma Quimera de presente hahahá!

Fantástica. A matéria sobre direitos autorais me fez correr pra baixar. Suprema! Parabéns. ❤
Causar uma boa impressão logo de cara era a intenção, bom saber que conseguimos X3
Créditos eternos ao Dobb pela matéria, ele é fantástico em propor conteúdos do tipo!

Acho que essa edição foi bem diversificada mesmo com uma quantidade menor de matérias acabou gerando bastante conteúdo interessante pra a galera! :D
Pela experiência que tenho na redação, posso afirmar que entra fácil no TOP 3 nesse aspecto, mas isso deve-se muito ao ótimo time que temos hoje na revista, creio que é o melhor (ao menos em eficiência é com certeza!) até hoje que a publicação já teve.

Saudações Azulinas!

Uaau rsrs que honra, caraca confesso que fiquei até sem jeito agora "Recomendações azulinas" hahaha, obrigado pela menção

Sobre o tema é algo muito interessante e pauta pra debate que estávamos tendo na forja com o @Lycanimus afinal temos muitos artistas nos quais a gente se inspira, é interessante enxergar com mais clareza essa linha que divide a inspiração da cópia barata.

Enfrentamos esse dilema no início do grupo, se me recordo em 2012, eu e o lobo éramos adversários no coliseu de mapas da Centro RPG Maker quando nos encontramos no mesmo grupo a convite do kazama (o temível, lyca tem arrepios quando ouve esse nome), eu estava muito animado em dividir experiências com o velho lobo e projetarmos coisas inéditas, mas o kazama insistia em avançar a linha e literalmente copiar projetos alheios, principalmente os bem distantes, ele frequentava fóruns da dinamarca e da índia e claro, isso tirava totalmente o tesão da coisa...

Para nós que desenvolvemos não só projetos, mas artes, escritas, enfim, é um ótimo guia para se antenar em relação a esse assunto.

Mais um ótimo trabalho pessoal! ♥
Sim @SimonMuran, era disso que eu estava falando, parabéns pelo ótimo trabalho de divulgação X3
Acho muito legal toda essa interação que os envolvidos no projeto Profana (e alguns outros veteranos) possuem, devo dizer que o releplay de vocês é muito resenha hahahá!

Fiquei muito feliz em ser convidado para participar dessa edição. A revista continua linda e com um conteúdo muito bom!!! Parabéns a todos que fizeram o melhor possível para os leitores. <3
@AngeloNobre, já disse isso diretamente a ti, mas direi em público agora: Dá muito orgulho saber que você é uma espécie de "cria" do Condado, porque o nível de excelência que vem alcançando em seus trabalhos é impressionante, dá muita motivação interagir com pessoas que amam o que fazem. Certamente, uma boa comunidade tende a ser formada com pessoas que possuem esse tipo de motivação e com uma boa staff, claro X3.

Eu sou suspeito pra falar, mas talvez essa já seja minha edição favorita em termos de conteúdo.
Seja pela primeira participação de alguns membros queridos, pela participação especial de grandes makers ou pela continuidade dos veteranos da revista - o conteúdo das matérias está MARAVILHOSO.

Parabéns à todos pelo esforço colocado nessa edição que saiu quentinha da fornalha do Condado!

É sempre gratificante demais passar pelos comentários de feedbacks e saber que, de alguma forma, a revista não apenas entretém mas também agrega em algo [positivamente] para os leitores (e redatores ^^).

Em especial, muito obrigado @AngeloNobre por ter topado escrever para a revista de novo. Parabéns pela matéria e pela criação do Bumballon - esse jogo tá lindo demaissssss!!
Não @Caio Varalta, você é suspeito por gostar de elfas rabudas, não por elogiar os conteúdos da edição!
Inclusive, quero lhe agradecer publicamente por sugerir que mudássemos a seção de estúdio para áudio, assim a sonoplastia ganha mais relevância, de fato.

Esqueci de alguém? Se sim, me desculpe e poste abaixo X3
 
Se puder fazer a gentileza de mencionar essa edição em algum episódio do Toca, ficaremos muito gratos e lhe daremos uma Quimera de presente hahahá!
Chefa @Jully Anne Considere feito. Vou fazer uma chamadinha para a Revista :3 Importante ressaltar: O Condado Braveheart sempre é citado em todos os episódios do Toca no intervalo dos parceiros e o link sempre está disponível na descrição de cada EP, inclusive no canal do Toca no YT como Canal Parceiro. :kiss: :Gamers_Rise_Up: :sugoi: TAMO JUNTO SEUS LINDOS.

ahhh... sim @Lord Wallace bom retorno SEU LINDO!
 
Eu sou suspeito pra falar, mas talvez essa já seja minha edição favorita em termos de conteúdo.

Seja pela primeira participação de alguns membros queridos, pela participação especial de grandes makers ou pela continuidade dos veteranos da revista - o conteúdo das matérias está MARAVILHOSO.

Parabéns à todos pelo esforço colocado nessa edição que saiu quentinha da fornalha do Condado!

É sempre gratificante demais passar pelos comentários de feedbacks e saber que, de alguma forma, a revista não apenas entretém mas também agrega em algo [positivamente] para os leitores (e redatores ^^).

Em especial, muito obrigado @AngeloNobre por ter topado escrever para a revista de novo. Parabéns pela matéria e pela criação do Bumballon - esse jogo tá lindo demaissssss!!
Coisa mais fofa <3 Aguardem, em breve mais conteúdo do Sr. Caio Varalta no Toca
SPOILER
TÁ FICANDO MUITO FODAAAAAAAAAAA
 
@Jully Anne Você nem imagina o quanto sou grato por ter vocês como amigos, e por ter feito parte dessa jornada da condado. Sempre que estou por aqui bate uma nostalgia gigante e isso é muito gratificante.


A make the game sempre me fez sair da zona de conforto e evoluir. Isso devo tudo a vocês que me deram oportunidade de contribuir com muita alegria para este trabalho lindíssimo que a staff nos presenteia nesses anos.

Obrigado :jp8DedS:
 
E pensar que no início disso tudo, chegar nas 15 edições da Maker World parecia impossível, mas vocês já estão é dobrando a meta que não existia sim, irão "Dilmar" bonito kkkkkk.
@AngeloNobre, você e eu somos a prova de que essa revista levanta defunto mesmo né? A gente vem lá da casa do chapéu para acompanhá-la, mas é porque o trabalho está apresentando resultados cada vez melhores.
A edição ficou muito bonita, não sei bem o que foi, acho que essa capa limpa e objetiva por que eu nunca tinha pensado nisso antes, quando editava?
Acho que já passou da hora de vocês planejarem mais edições impressas ou fazerem uma campanha de doação para a revista, é só um conselho, mas ai é com vocês seus barrigas de capivaras.
O conteúdo está excelente, mas devo destacar que estava sentindo falta de coisas como essa em edições recentes:
1634081138225.png

Isso ai tem dedo seu né @Caio Varalta? Não é possível kkkkkkk
Parabéns galera, ficou show de bola essa edição!
 
Prezados, boa tarde.
É com imensa gratidão que eu recebo os elogios e os comentários, mas a revista não seria nada sem o corpo dedicado de especialistas e um público tão apaixonado como temos. Agradeço vocês também por terem dedicado alguns minutos da sua vida para ler o conteúdo e comentar. Isso é muito importante e um sinal de que estamos indo no caminho certo.​
Confesso que ainda não me inteirei por completo sobre o funcionamento das NFT, mas já consigo ver que essa dualidade (direitos autorias x NFT) pode gerar alguns questionamentos e, inclusive, dar azo a um artigo. Muito bem pontuado, amigo.​
No que tange a substituição de todos os cartórios do planeta, sou ainda muito cético a esse respeito. Os cartórios não servem apenas para o armazenamento de conteúdos originais, eles exercem diversos serviços relacionados e interligados com a soberania dos países e governança. Não consigo vislumbrar em um futuro próximo a completa extinção deste serviço ou daquele e a sua inteira substituição por algum em escala mundial, ainda que tal fato resulte em diversos benefícios para toda a população. Há diversos obstáculos a ser superados e, ao meu ver, as políticas de fronteiras é o mais difícil deles, e não falo apenas do uso da NFT. Devo reconhecer, contudo, que a "virtualização" e o uso das nuvens já é uma realidade em escala quase que global, uma muito bem-vinda por sinal, visto que o espaço físico é um recurso finito em nossa realidade e o tempo é moeda cada vez mais escassa.​
Muito obrigado pelos comentários, amigo.​
Nós somos extremamente gratos por usuários como você também.​
E vocês não ousem a sumir do mapa.​
Abraços.​
 
O conteúdo está excelente, mas devo destacar que estava sentindo falta de coisas como essa em edições recentes:
Visualizar anexo 3065
Isso ai tem dedo seu né @Caio Varalta? Não é possível kkkkkkk
ausheausehsuaehsuaehsuaehusaeheusah

Yoshi, vou ser honesto:
1: eu também sentia muita falta dos memes da MTRPG na MTG, essa edição ficou muito 'oldschool' nesse sentido, eu adorei!!
2: isso é obra da @Jully Anne - acho aquela derrota para o parafuso no yugioh foi muito forte para ela
Ela deve ter se convertido completamente aos memes e ao yoshismo kkkkkkkkk
 
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