🤔 Para Refletir : "Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar" - Ricky O Bardo

Make The RPG 13ª Edição

FL

Colaboração Colaboração
Postagens
1.419
Bravecoins
2.190
RPItS5y.png
Em meio a uma época de grandes mudanças nesse maravilhoso universo da criação de jogos amadores, nossa equipe se mantém focada e, a cada dia que passa, ganha mais forças para lhes entregar sempre uma nova edição da nossa querida revista!
Uma grande porcentagem dessa força vem de vocês, caros leitores, que nos apoiam e seguem em frente sendo makers!

"Se desistir por ter medo de falhar, só estará provando a si mesmo(a) que não tem capacidade para derrubar barreiras"

Contaremos a história do Condado Braveheart e nossas intenções; entrevistamos Raphael Delmaschio, um maker brasileiro que conseguiu ganhar dinheiro vendendo seus jogos feitos no RPG Maker; confiram uma aula básica sobre a criação de animações; vamos lembrar o fantástico Fire Emblem the Sacred Stones, do GBA; aprendam a editar loops em arquivos .midi; trouxemos muitos detalhes sobre o game A vingança de Myotismon, que está sendo desenvolvido pela [member=895]Mayleone[/member];vejam como marcar o jogador com o seu universo e muito mais!​

mtrpg13.jpg


Confira já todo esse conteúdo:
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED13.pdf[/descarga]​
 
Última edição por um moderador:
Parabéns pela criação desta ótima revista! É de bom grado saber que há muitas pessoas interessadas em manter firme o mercado de jogos brasileiros e que prezam por nosso conteúdo, mesmo tendo passado por uma decadência no número de pessoas que se interessam por esse universo, principalmente pelo do RPG Maker.

Recentemente, como redator e administrador da TrecoBox, andei escrevendo sobre esta tão empenhada revista e gostaria de parabenizar novamente por trazerem, desde 2012, esta revista a qual inspira a muitos e vai continuar inspirando! A matéria realizada pode ser acessada em nosso portal, clicando no link abaixo:
REVISTA MAKE THE RPG LANÇA NOVA EDIÇÃO!

Gostaria de deixar uma pergunta: Quando será o lançamento da próxima revista? Estou curioso acerca do mesmo.

oBGB2Ep.png


[okay]
Congratulações!

Ao [member=279]Angelo Nobre[/member], o Umbra - Soul Guardian está lindo e me sinto lisonjeado em fazer parte de sua produção! Parabéns pela ajuda para com as animações dos personagens, pois creio que será de grande ajuda em todas as áreas!

Ao [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member], mãe da revista, parabéns por sua caminhada junto com os outros que aqui se fazem presente (ou não) para com a revista. A coluna sobre o Estrangeirismo estava ótima e sua dica é fundamental para muitos que adentram, não só na produção de jogos, mas em qualquer área. Além disso, as dicas de criação de plugin estavam ótimas e, mesmo eu que não entendo muito de programação em JS, consegui entender. Também foi bom lembrar do RM2K e o 2k3 com seus patches que eram uma maravilha para quem desenvolvia na época.

Ao [member=123]Caio Varalta[/member], o peso das comunidades de fora é muito grande! Vejo projetos excelentes todos os dias, mas não posso jogar porque a maioria está em uma língua que desconheço. Mas é bom, vez outra, mostrar algumas coisas que ficam esquecidas e/ou fazem/fizeram sucesso lá fora.

Ao [member=779]FL[/member] e o [member=105]Takkun[/member] , a entrevista com o Raphael Delmaschio estava muito boa! Vocês são repórteres e tanto e espero mais de vocês nas próximas edições. TL, obrigado por trazer assets para a Unity, é bom ver o engajamento em outras engines. Vamos relembrar a frase: "É possível vender seus jogos criados no Maker, mas tenha em mente que o preconceito é grande sim, infelizmente!".

A [member=6]Jully Anne[/member] por sua ajuda com o looping, pois sou músico e esta área me enchia o saco vez outra. Valeu, realmente! Melhor frase: "É tão bom quando podemosaprender de graça né?".

Bem, são muitas congratulações para uma pessoa só, mas vale lembrar que o trabalho de todos está excelente! As colunas e matérias estavam ótimas e bem organizadas, proporcionando uma boa leitura e dinamismo! Não é por não escrever aqui que o seu trabalho não foi merecido, eu amei a explanação feita sobre o Fire Emblem, feita pelo [member=164]Ronaldo Bento[/member]. Não só esta, mas outras aqui.

[/okay]

[error]
Erro grave!

A [member=6]Jully Anne[/member] não deve ter sua presença reduzida drasticamente!
[/error]

Em nome da TrecoBox, GameDev Brasil e 4Tabern, agradeço pelo tempo tirado lendo algumas considerações minhas! Até a próxima!
 
[member=694]heromerom[/member]
Antes de mais nada, gostaria de lhe agradecer pela divulgação do nosso trabalho que anda fazendo. Cada leitor a mais é uma grande conquista para nós da redação, tenha certeza disso!
Sobre previsões de lançamentos, nossa intenção é lançar por trimestres, então pode esperar por uma edição para meados de Junho/Julho.
Espero que continue nos acompanhando e que as próximas edições lhe agradem!
Por fim, gostaria de agradecer aos envolvidos e um agradecimento especial a algumas figuras que, mesmo não sendo da redação ajudaram muito com conteúdos:
[member=164]Ronaldo Bento[/member] por mais uma vez nos ajudar com um ótimo conteúdo, no caso, a seção vá de retrô, que eu curti pra KCT.
[member=105]Takkun[/member] , pela ótima entrevista que fez (com contribuição do [member=779]FL[/member] ).
E [member=895]Mayleone[/member], por ceder muitas informações sobre seu projeto "A Vingança de Myotismon".
Quem ai der uma lida, peço que deixem um comentário se possível e vamos em frente!
 
Uma excelente edição, senhores. Gostei bastante da entrevista e da matéria sobre o Condado. Vai entrar para os tomos da história do RPG Maker nacional. A matéria do Rafael Sol sobre estrangeirismos está excelente, assim como a do Caio que apresentou muita coisa legal lá pros lados de fora. Dou ponto extra pela lista de patches. Estive acompanhando o projeto da May e, realmente, mereceu uma matéria. Falando de plataformas, ela é referência. Não vou citar todos os textos, ou teria de transcrever a revista pra cá. Finalizando, mega-produção, pessoas. Que venham as próximas. Aproveitando a matéria sobre o Condado, que tal uma matéria sobre a Revista?
 
Gostei muito do conteúdo da revista, mas gostei mais ainda da matéria do Yoshi sobre o Condado Braveheart. Vou ser sincero que passei o pente rápido na matéria porque estou sempre muito atarefado mas gostei bastante, são fatos e não ponto de vista, isso é ótimo, retratou bem a coisa como foi comigo e também tenho certeza depois de eu estar fora da administração.

Uma coisa que é bom deixar explicada, não porque eu faço questão disso, mas porque é a realidade do meu ponto de vista, tanto agora quanto antes. Não havia problemas algum entre Condado Braveheart / Vila Makers e quaisquer outras comunidades, isso inclui a Mundo RPG Maker. Havia sim problemas entre EU e alguns Admins da MRM, nunca foi a MRM comunidade...

A resposta clara dessa ótima e produtiva união que parecia tão distante entre o Condado Braveheart e a Mundo RPG Maker é simplesmente... a Administração de antes e a Administração de agora, dos dois lados... acho que deu pra entender... Senhores, vivemos em uma época bem diferente daquela, bem diferente mesmo... não é tão divertida mas é produtiva do seu jeito kkkkkk.

Bom trabalho pessoal!
Sem mais...
 
Opa! Desta vez esperei terminar de ler toda a revista para comentar, e pra minha surpresa, não levou tanto tempo assim. As matérias são bem dinâmicas e bem intercaladas com demais assuntos, daí tu começa a ler e quando vê, já chegou nas considerações finais. Não lembro se relevei isso em comentários anteriores, mas caso não, tá aí: boa disposição do conteúdo.
Fico contente em ver que, apesar de mudanças ocorrerem, isso não interfere no material, a ponto de essa mudança só ser perceptível ao citarem mesmo. Espero que cheguem a uma estabilidade da equipe, se já não tiverem lá. No âmbito das matérias, creio que todas tenham seu ponto de interesse, mas as que mais me interessaram mesmo foram: a entrevista com o Raphael, que serviu pra me apresentar a um maker - até então desconhecido - e detentor de tantos projetos que eu não tinha nem a mais remota ideia de que poderiam ter vindo de mãos brasileiras. E; a matéria sobre Fire Emblem - The Sacred Stones. Por coincidência, estou jogando outro título da série, o The Sealed Sword/Binding Blade (quem me tem no facebook viu aí uma certa quantidade de prints), também de GBA. Mas o referido na matéria fica ali disputando o segundo lugar de melhor Fire Emblem no meu ranking pessoal, então foi muito bom recordar um pouquinho. Até porque, o Ephraim é um dos personagens em que me personifico xD

Mas enfim, excelente trabalho da revista, num geral. Nem meio ponto atrás de prévias edições.
 
Bem legal essa edição da nossa revista maker (unica revista que leio). É bom ver a galera empolgada, já houveram tempos complicados nas comunidades, um belo trabalho como sempre e quem sabe um dia meu projeto entre em uma edição. Abraços.
 
Olá Condado!

Primeiramente parabéns a toda equipe pelo maravilhoso material. Uma grande ênfase para os montadores e designes da revista estão de parabéns! É surpreendente o envio de um simples “boneco” e depois ver como ficou o projeto gráfico com todos os seus elementos (imagens, tipologia, dimensões, correção ortográfica e gramatical etc...) é fantástico.  Sempre fui muito fã do “VÁ DE RETRԔ desde o primeiro sobre o RPG Chrono Trigger da ED. 2. E poder participar é MUITO LEGAL! Valeu [member=123]Caio Varalta[/member]  e aos demais responsáveis! 


Alguns destaques para não ficar com cara de uma “dissertação”:

Muito legal a Entrevista com Raphael Delmaschio... Parabéns [member=105]Takkun[/member] e [member=779]FL[/member] !

Interessante à coluna do [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]  “Chega de Estrangeirismos” um forte argumento que remente uma reflexão! Espetacular [member=1]Yoshi[/member]  com “Tratando o maker com seriedade” Ficou bacana com a interação dos demais: Uma pergunta sobre o porquê do nome Condado Brevaheart, o Hector é muito fã do filme norte-americano de 1995, estrelado e realizado por Mel Gibson intitulado Braveheart (Coração Valente no Brasil)?

Gostei muito da matéria “Marcando o jogador com o seu universo” do [member=126]Xandy1608[/member] são ótimas dicas e deixou um gostinho de “quero mais”...

Enfim, espero poder contribuir mais, principalmente na divulgação e obrigado pelas menções sobre a matéria do Fire Emblem. 

 
Desculpe pela segundo comentário, mas:
Aproveitando a matéria sobre o Condado, que tal uma matéria sobre a Revista
Faço minha palavras [member=1211]Joseph Poe[/member] . Seria bacana uma matéria sobre a revista: Bastidores, curiosidades, decepções, alegrias, atrasos etc...

 
Bom, o que mais poderia dizer? O pessoal mais uma vez está de parabéns. Eu só fiz uma parte bem ínfima, o resto é total com o pessoal, então, para todos os efeitos, também sou leitor e fã da revista e dessa equipe maravilhosa. Eles sempre se superam trazendo novidades, sempre bem vindas, mas dessa vez se superaram mais ainda e tornaram a revista ainda mais dinâmica e divertida do que qualquer coisa que esse cabeça dura aqui poderia pensar.

Tem muitos highlights essa edição, mas confesso que fiquei chocado com a precisão cronológica dos acontecimentos narrados pelo [member=1]Yoshi[/member] na matéria de capa. Aquilo tem que entrar pra história do maker nacional, pois nem o projeto da makerpédia conseguiu descrever com tanta exatidão. Mesmo eu que vivi tudo isso não lembrava de todos esses detalhes. Se rebobinar mais um pouquinho antes dele começar, dá para trazer o panorama de quase toda a história maker nacional. Pena então que ele "começou tarde demais", hehe.

O resto das matérias, sem condições, o nível de qualidade se elevou ainda mais com a participação do [member=779]FL[/member] e do [member=126]Xandy1608[/member] , que mostraram força na redação e mesmo caindo de paraquedas, os aspiras já chegaram atirando e agora tem seu lugar garantido de alta patente pelos tempos dos tempos. Medalha de honra para nossos novos soldados heróis. Mas o mesmo também vale pro resto da equipe, claro, que com a maestria do comando estratégico do general [member=123]Caio Varalta[/member] entrou na guerra para saírem vitoriosos! Não consigo me cansar dessa galera! E ah, [member=6]Jully Anne[/member], apesar de você me odiar tanto, ainda guardo um lugar todo especial pra você nesse meu shounen no haato, hehe.

Por fim, porém não menos importante, agradecimentos especiais ao Marcel ([member=694]Heromerom[/member]) por nos procurar, através da pessoa especial, meu grande amigo Angelo. Eu cedi essa entrevista para poder falar um pouquinho do nosso projeto aqui, e ele teve que encurtar um pouco para não poder ficar chato, né, vocês bem sabem que eu costumo falar demais. Vendo seu talentoso trabalho na Trecobox (excelente portal de conteúdo, estilo Portallos, JBox, etc., só que melhor!), na administração da 4Tabern (comunidade arrojada e moderna do nosso querido Terabin), e parceria forte na GameDev Brasil (um dos maiores portais de desenvolvimentos de jogos no Brasil), só me anima ainda mais poder entregar esse conteúdo na mão de vocês. Espero que desse nosso encontro saiam grandes parcerias para o futuro das nossas comunidades!

~RSM

edit ----

Ronaldo Bento comentou:
Desculpe pela segundo comentário, mas:
Aproveitando a matéria sobre o Condado, que tal uma matéria sobre a Revista
Faço minha palavras [member=1211]Joseph Poe[/member] . Seria bacana uma matéria sobre a revista: Bastidores, curiosidades, decepções, alegrias, atrasos etc...

Por hora estamos focando mais nas engines e em fazer jogos, mas mesmo eu tenho que reconhecer que essa revista já teve muita história para contar. O futuro nos guarda muitas surpresas, então... Quem sabe qualquer dia desses, algo sobre isso não se torna realidade, não é mesmo...?
 
Uma pergunta sobre o porquê do nome Condado Brevaheart, o Hector é muito fã do filme norte-americano de 1995, estrelado e realizado por Mel Gibson intitulado Braveheart (Coração Valente no Brasil)?
Uma junção entre o Coração Valente (Braveheart) e o "Condado" dos Bolseiros do Senhor dos Anéis. Condado Braveheart.
 
  Outra ótima edição da revista, sem mais.

  Todas as matérias estão ótimas, com destaque, é claro, para a entrevista com o Raphael. É sempre bom ver esses bate papos com alguém que já tem certa experiência no ramo Maker. Tragam mais dessas, meus queridos.

  Destaque também para as citações/conversas dos staffers em cada artigo, isso dá um ar pessoal para a revista que é muito bem vindo, além de ser bem divertido. Continuem assim gente.

  E parece que esse túnel do tempo de comunidades antigas continua nos assombrando ainda, né? Lamento por não ter entrado antes nas comunidades para ter pegado essa época que o Yoshi pegou. Entrei na Dungeon Makers quando ele era Moderador por lá e aqui estou atualmente. Um fato curioso sobre onde o Yoshi parou na revista eu continuo no Spoiler.​

Quando o Yoshi saiu da staff e claramente todos os outros também, só quem ficou ativo foi o Rafael (Hagane). Mas nem o próprio mexia no RPG Maker. Tanto que com o fórum vazio ele até me deu Administrador lá (eu sempre fui bem ativo no fórum, então aceitei porque seria um modo de ajudar o que restaria dali). Só que perdi o contato com o Rafael por X motivos e atualmente ainda estou lá por algum motivo, uma vez ou outra apagando comentários de BOTs, editando alguma categoria, tópico, etc. Mas ver tantos tópicos bons de pessoas que frequentavam lá bate uma tristeza, mas é a vida.
1BYCGIT.png

  É isso minha gente. Continuem com o ótimo trabalho. O RPG Maker tem futuro sim, só o que precisamos fazer é criar.
 
Rafael_Sol_MAKER comentou:
Por fim, porém não menos importante, agradecimentos especiais ao Marcel ([member=694]Heromerom[/member]) por nos procurar, através da pessoa especial, meu grande amigo Angelo. Eu cedi essa entrevista para poder falar um pouquinho do nosso projeto aqui, e ele teve que encurtar um pouco para não poder ficar chato, né, vocês bem sabem que eu costumo falar demais. Vendo seu talentoso trabalho na Trecobox (excelente portal de conteúdo, estilo Portallos, JBox, etc., só que melhor!), na administração da 4Tabern (comunidade arrojada e moderna do nosso querido Terabin), e parceria forte na GameDev Brasil (um dos maiores portais de desenvolvimentos de jogos no Brasil), só me anima ainda mais poder entregar esse conteúdo na mão de vocês. Espero que desse nosso encontro saiam grandes parcerias para o futuro das nossas comunidades!

[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] quem agradece sou eu! Me recebeu com muita educação e me respondeu algumas perguntas chaves para a postagem. De fato resumi algumas coisas de lá e, como leitor, você sabe bem o motivo. As equipes GameDev Brasil, Trecobox e 4Tabern agradecem seus elogios. Até a próxima!

Yoshi comentou:
[member=694]heromerom[/member]
Antes de mais nada, gostaria de lhe agradecer pela divulgação do nosso trabalho que anda fazendo. Cada leitor a mais é uma grande conquista para nós da redação, tenha certeza disso!

[member=1]Yoshi[/member] estou a dispor, querido amigo! É bom trazer leitores para esta incrível revista, pois ele não saem os mesmos depois que leem a revista. :)
 
Olha, obrigado por indicarem meu site pra fazer o Download do Destiny Patch, mas foi um tanto equivocado, primeiramente deveriam ter apontado o site oficial onde se hospeda (Bananen-Joe), mas não por que é oficial e sim por que o meu além de abrir propagandas obriga o usuário a se cadastrar.

Em todo caso seria bom indicar o meu apenas para explicações sobre o Patch, segue o link da página do download pra que não quiser se cadastrar no fórum MUSEURPGMAKER:
http://www.bananen-joe.de/DestinyDLL/?Language=1

Arquivo de ajuda em inglês:
http://cherrytree.at/misc/destiny/DestinyPatcher_Eng/Introduction.htm

Abraços turma.
 
Nossa, hoje a comunidade maker é muito menor (muito menor mesmo) do que era há 15 anos atrás, mas nunca achei ela tão participativa e inclusiva quanto hoje. Sinto orgulho de participar da mesma. A revista está excelente (conheci há pouco tempo, na edição 12), o empenho e dedicação nela é de tirar lágrimas no Chuck Norris.
Gostei muito da matéria do Rafael, "Depois o que mais vejo é casos de pessoas que apreendem os vocabulários e os trejeitos da coisa, mas muita vezes não entendem o real significado das palavras, ou sequer sua tradução mais literal". Essa parte aqui, quem quiser acompanhar os vídeos no youtube do Amigo Gringo, tem muita coisa sobre isso lá (o vídeo sobre xingamentos em inglês é hilário).

Achei bem legal a história da Condado, eu participei da Santuário também =D. Seria possível a gente ver uma matéria sobre comunidades famosas mais antigas? Lembro de cabeça da do Don Miguel, Castelo RPG, RPG Menace entre outras.

Também gostei bastante da matéria sobre RM2K e 2K3, porém o primeiro link do 2K3 não está funcionando (Auto Enter Patch )

Tudo muito legal galera, estão de parabéns! (falei igual uma tia agora lol).

EdiT: Esqueci de comentar, curto bagaramba a sinceridade dura do Lobo
 
Agora eu lembrei, com relação a preconceito citado na entrevista do Rafael Delmaschio acho que também  é bom falar do preconceito dentro das próprias comunidades (Comunidades de forma geral). Tem gente que não curte sistema de batalha simples ou em turnos, outros não vão com a cara dos tiles e deixam de jogar bons games por conta disso. Cheguei a comentar sobre isso no Centro RPG por isso sempre recomendo jogos (alguns desconhecidos).
 
Umas notinhas rápidas minhas...

Uma coisa engraçada é que eu achava que a recepção da minha coluna dessa vez ia ser polêmica, afinal, todos nós usamos textos em inglês (principalmente no título dos jogos) e muitas vezes nem nos damos conta disso. De toda forma, espero que meus argumentos tenham sido convincentes. Só achei que a coluna se esticou um pouco demais, eu poderia ter feito ela mais curta, mais concisa.

Em outras notas, a questão dos patches, um ou outro não foi colocado na edição final pela Jully por falta do link de download. Um eu não tinha colocado o link até pouco tempo antes de fechar a edição (quando encontrei na minha bagunça antiga), mas é um bem famoso... O Goliath, a versão "HiRes" do David, pode ser encontrada por esse link: http://uptobox.com/7riesrylphyr .Fora esse outro que ficou de fora,infelizmente, foi o Play Edit + EXP Modifier Patch, também do Aten, mas que não consegui achar em lugar nenhum. Esse e quaisquer outros que forem encontrados serão muito bem recompensados, para criarmos a coleção mais completa o possível.

Como última nota, tenho aqui a entrevista na íntegra com o Marcel, disponível para quem se interessar. Se ele permitir, a publicarei com acesso para todo mundo.
 
Muito legal a aparição do baile de mascara :3
se soube-se teria desenhado algo mais caprichado kk
enfim ótima revista!
 
E lá vem o atrasadão!  :^^':

Assim que tive qualquer contato com um computador, fiz questão de correr pra essa revista! Minha leitura infelizmente está ligeiramente mais lenta

Essa edição foi ótima, me senti realmente acolhido lendo ela na minha "volta", é meio estranho ver conteúdo meu nela, mas acho que acostumo (Aliás, seja lá quem sugeriu Hanekawa, tá de parabéns).


Jully Anne comentou:
[member=126]Xandy1608[/member] [member=320]JoeFather[/member] [member=279]Angelo Nobre[/member] e [member=162]NineK[/member]
Embora estejam sempre bem ocupados nunca deixam de contribuir, essa força de vontade que possuem é muito motivadora para mim, acreditem!
Me deixa feliz saber que estou sendo útil de alguma forma!  :Kawai_Desu:


Ronaldo Bento comentou:
Gostei muito da matéria “Marcando o jogador com o seu universo” do [member=126]Xandy1608[/member] são ótimas dicas e deixou um gostinho de “quero mais”...
É uma matéria que chega a quase ser apelativa, de tanta coisa que pode ser dito dentro deste tema! Quem sabe um dia eu não estenda mais o assunto com coisas semelhantes.


You See!~
 
Voltar
Topo