🤔 Para Refletir : "Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas" - AbsoluteXandy

Make The RPG - 15ª Edição

Membro Membro
Postagens
1.343
Bravecoins
1.645
RPItS5y.png
O Natal já virou sinônimo de lançamento de uma nova edição da Make The RPG para os nossos queridos leitores!
Gostaríamos de agradecer de coração aos colaboradores de fora da redação, que disponibilizaram um material de altíssima qualidade que, certamente, elevaram ainda mais o nível dos conteúdos presentes da revista. Lembrem-se sempre de que estamos abertos aos materiais de vocês, portanto, se vocês tiverem algo interessante escrito, mande para nós que colocaremos em uma edição futura, afinal: a Make The RPG era, é, e sempre será feita de maker para maker!
A Redação e toda a equipe Braveheart deseja um Feliz Natal e um próspero 2018 à vocês!

"Que o espírito natalino esteja presente em nossos corações o tempo inteiro e não apenas em Dezembro!"

Vejam curiosidades sobre a pirataria e a batalha da Enterbrain com ela; acompanhem diretamente dos baús da Vila Makers, uma entrevista exclusiva feita por James S. Frozenheart com o Russo Don Miguel, tradutor das primeiras versões RPG Maker; aprendam como pintar digitalmente; relembrem (ou conheçam) o ótimo jogo de Super Famicom Live A Live; confiram 10 super dicas para compor músicas. Nosso destaque da vez é o projeto Despertar de Aharoni, que está sendo desenvolvido por [member=603]Senaka[/member]; também mostramos o legado deixado pelos antigos passwords e muuuito mais!​

mtrpg15.jpg


Confira já todo esse conteúdo maravilhoso:
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED15.pdf[/descarga]​
 
Última edição por um moderador:
Opa, não esperava por essa edição tão cedo. Deixe-me exercitar a cidadania brasileira e comentar sobre algo que ainda não li adequadamente: Primeiro, a velha parabenização de sempre. A edição está muito bem feita e me parece que a revista tomou um rumo mais profissional. Há mais matérias sobre o mercado (creio que a do King se encaixaria aqui), mais incentivo quanto às outras engines (Unity). A matéria sobre pirataria serve até como marcador para uma mudança que ocorreu nos maiores fóruns atualmente: o fim dos caolhos - nada contra, Odin. Se me lembro bem, foi ao longo desse ano e do fim do ano passado que toda a distribuição das versões piratas foi cortada das comunidades. Outro passo rumo ao profissionalismo que queremos.

      Na matéria sobre o Vorum - mais especificamente a parte com foco no Steampunk - acrescento como referência A Máquina Diferencial, livro escrito por Willian Gibson e Bruce Sterling em 1990. Esses dois caras criaram o cyberpunk - onde eu encaixaria Blade Runner e algumas obras de Phillip K. Dick - e por terem também escrito as primeiras obras de vaporzinho, diz-se que o steampunk descende de seu primo futurístico.

      E pô, matéria do Panda. Extraiam o máximo de informações do único desransonwarizador que já pisou nos fóruns. Precisamos desse conhecimento para a evolução da humanidade. Enfim, como disse ainda não li. Pesquei alguns parágrafos só para passar por aqui, mas volto para corrigir se tiver falado bobagens.
 
E não é que meu pedido para o seu primo deu certo Caio? Embora eu o tenha zoado...

O que eu posso dizer? A revista está ótima, principalmente na questão dos conteúdos, que muitos vieram de fora da redação, o que mostra o quanto vocês estão abertos a sugestões e críticas vindas dos leitores e não se limitam a pensar que todos devem gostar do que vocês produzem e ponto.

Darei outra lida na revista para detalhar melhor minha opinião sobre cada matéria presente na edição e posto mais tarde. Por hora, deixo meus sinceros parabéns a todos os envolvidos por essa edição e espero que continuem com esse trabalho fantástico!
Boa sorte e boas festas a todos!
 
Parabéns a toda equipe e também aos colaboradores! A revista ficou excelente, bastante conteúdo e muito boa montagem/diagramação. Já mencionei várias vezes que sou muito fã da revista e se permitirem gostaria muito de continuar colaborando com ela e com todos da Redação, mas se não for possível continuarei sendo um assíduo leito e muito sucesso!  :Okay_fix: :noel:

 
Essa entrevista com o Don Miguel tá como? Pistola. Na moral, adorei.  Não só ela, mas a revista toda tá de mais, os tutoriais dessa vez tão bem mais gordinhos e com mais conteúdo, tá lindo <3
 
De longe a melhor edição até agora, sempre me perguntei se em algum lugar eu poderia ler sobre o histórico de tradução do rm, que grata surpresa que ele tenha vindo até mim.
 
Como sempre, uma ótima leitura. Já estava ansioso pra sair a edição.

Só tenho elogios a tecer sobre a mesma; a diagramação está cada vez mais bonita, as matérias bem curiosas e diversificadas atingem todos os gostos. Eu mesmo li tudo, até a parte de música (que não entendo lhufas). Achei fantástica a matéria com o Don Miguel, eu lembro que já tinha lido em algum lugar mas foi muito bom reler e refrescar a memória, afinal o cara é um dos "pais" do que é hoje a comunidade maker.  Lembro que a gente aqui participava do forum dele (que tinha um visual horroroso na época e era uma zona verdadeira).

Tive algumas surpresas nessa edição, a primeira é que eu descobri que a Aldeia RPG (é a mesma comunidade de antigamente?) não está morta, pelo contrário parece estar bem ativa; logo depois li aquele ótima matéria do Caio sobre a pirataria, lembro de já ter rolado um tópico bem legal sobre isso na Centro e o mais curioso foi perceber que eu achei que meu irmão tivesse pegado o comecinho da febre do RMK no ocidente (em 2.000) só pra descobrir que ela é beeeem mais antiga.

Alguns adendos:
* O Bento escreve excepcionalmente bem.
* Estou gostando muito da parte sobre comandos e acho que ela merece um compilado só dela no futuro.
* A Condado TV merece uma matéria na próxima edição.

Parabéns novamente, como sempre um excelente trabalho.
 
Na verdade, todo o conteúdo da revista ficou muito bom, não posso destacar um ou outro...
Como deu para notar, a revista está em período de transição não é mesmo? Com isso em vista, possuem alguma previsão de quando sairá a próxima edição? Pretendem manter uma regularidade nos lançamentos ou lançarão sempre quando ninguém menos espera?
 
Olá, moradores e visitantes do meu nobre Condado,

Pois aí está, demorou, mas chegou, como manda a tradição, temos então uma Edição Natalina. E pirata também, acabamos de inventar os Piratas Natalinos!

Nem tenho do que falar da qualidade dos materiais, faz dessa a melhor edição até agora, se não muito perto disso. Material de alta relevância não só no aprendizado, mas também de consciência histórica, sobre as origens do nosso nobre hobbie. No futuro pretendemos explorar bem mais esses tópicos, já que até onde observei a aceitação tem sido boa. Mas vamos ao assunto de hoje:

Se eu viesse aqui encher a bola mais uma vez dessa adorável equipe que mandou maravilhosamente bem sob o mando do [member=123]Caio Varalta[/member], com ajuda espetacular de todo mundo e até voltas imprevistas (Sim, [member=962]Aeka[/member], é de você mesmo que estou falando), ou até mesmo de participações esperadas que saíram melhor que o esperado (Graças ao nosso grande aliado, o [member=45]King Gerar[/member]), eu não faria mais do que minha obrigação. Pois eles mandam muito bem e isso é fato. Não elogio todo mundo por que senão vai virar textão, e ninguém merece textão em plenas férias huashasuas.

Só que dessa vez ao invés de chover no molhado, vou fazer um pouco diferente e também agradecer cada vez mais cada leitor e pessoa que depositou confiança no projeto. A revista só pode chegar a essa incrível marca de 15 edições também por que os leitores são o que fazem ela chegar tão longe, é o que faz valer todo o trabalho que desprendemos nela.

Com mais uma edição cumprida, depois de tanto sofrimento, o feedback de vocês nos dão mais gás para que sigamos até a próxima edição. Agora como o pessoal daqui é muito linguarudo, já adiantaram qual ia ser a matéria surpresa da próxima edição. Sim, atendendo a pedidos (O [member=506]Pet Bravery[/member] deve ter esperado por uma vida pra ver isso), vamos enfim traçar uma breve retrospectiva e recontar as origens da revista, para poder marcar a passagem para a edição 16, que é um marco muito importante pois fecha um ciclo, além de ultrapassar a marca deixada por uma das nossas maiores revistas ancestrais, a Maker World (Hian, se estiver vendo isso, deixe-nos saber!).

Em breve passaremos por mais algumas mudanças no time, na coordenação e na organização, então essa etapa de agora é essencial para que moldemos o futuro da revista. Botem a boca no trombone, caros leitores!

Um forte abraço e boas festas de fim de ano. Atenciosamente, 

Rafael Sol Maker
Idealizador e Editor-chefe​
 
Dúvida: Por que não postaram nada sobre a revista na página do Facebook, no portal, na área de downloads ou em outros locais?
Divulgação não é a alma do negócio?
 
Que edição bacana!

Volto a dizer que acho linda a iniciativa de manter esporadicamente o lançamento da revista, é um veículo de movimento para nosso cenário nacional e traz uma gostosa sensação de atividade nas comunidades!

Gostei bastante da matéria sobre pirataria, achei historicamente aprofundada e gostosa de se ler. A entrevista com Don Miguel me deixou no mínimo nostálgico, me remeteu lá ao inicio da minha vida maker, justamente com a tradução dele do RM2K.

Parabéns mais uma vez pela nova edição, o nível só sobe!

Boas festas e até a próxima! :)
 
Aeka comentou:
Dúvida: Por que não postaram nada sobre a revista na página do Facebook, no portal, na área de downloads ou em outros locais?
Divulgação não é a alma do negócio?

Já está sendo providenciado, [member=962]Aeka[/member]. :)
 
Eu não tenho muito costume de responder nos tópicos da revista (por mais estranho e vaciloso que isso pareça), mas vou ter que quebrar a regra dessa vez.

Pessoal, foi muito gostoso estar na equipe esse ano, participar do fórum esse ano e ajudar na revista esse ano. Foi bem diferente do ano passado (que também foi muito legal), e deu pra extrair muitas experiências bacanas.

Só que, pra resumir, eu só vim pra agradecer: a comunidade, a equipe braveheart/redação, e a galera que colaborou com material.
Foi sensacional poder coordenar o material da revista e ter abertura total da equipe pra implantar novas ideias, como uma entrevista que não foi executada por nós (Don Miguel) -- diretamente da máquina do tempo (wayback machine) -- uma matéria de capa primariamente não escrita por alguém da equipe (Pititia12) e uma capa com desenho original e especial pra uma edição nossa (Vagner Kohai).

Muito obrigado à toda a galera que sempre respondeu e colaborou na medida do possível com as mensagens pessoais que eu enviei ao longo do ano, em especial ao pessoal -> [member=164]BENTO[/member] [member=506]Pet Bravery[/member] [member=1211]Joseph Poe[/member] [member=93]Moge[/member] [member=45]King Gerar[/member] @Bruce Azkan (perdão por ter esquecido alguém aqui) que não quebraram só um galho, mas a árvore inteira pra gente em certos momentos. Sem contar com o [member=308]Pititia12[/member] que topou fazer a matéria de capa da ed. 14 junto com o [member=779]FL[/member] sobre a MRM que infelizmente acabou indo pro mundo da lua (e o fato do @Vagner Kohai ter topado fazer um desenho especial pra gente, que foi sensacional).

Toda a galera que topou colaborar com o nosso projeto está mais do que de parabéns, e nisso eu incluo todo mundo que passou por aqui, desde o pessoal dos projetos destaque ([member=895]Mayleone[/member] [member=916]Matt RvdR[/member] [member=603]Senaka[/member]), dos desenhos, das colunas de opinião, enfim... vocês são demais!

Esse projeto é da comunidade, é de maker pra maker, e só vai existir enquanto a comunidade tiver carinho e colaborar com ele. E mesmo quando a 'comunidade' acaba deixando de lado, tem uma galerinha que insiste e insiste até dar certo: Yoshi, Jully, Rafa, Nine, FL, Angelo. Que equipe, mano veio.

A partir do ano que vem, teremos algumas mudanças no time (assim como tivemos no ano passado, retrasado, biretrasado, triretrasado etc.). E, se tudo correr bem e a comunidade continuar entrosada, teremos muitas mais edições melhores e melhores por vir.

Valeu por tudo, rapaziada! É uma honra aprender com todos vocês, errar com todos vocês e... claro, lançar edições com todos vocês! <3

depois edito melhor isso aqui, escrevi e sai correndo
 
Essa edição é a mais bem balanceada que lançamos até hoje, isso é fato!
Gostaria de agradecer aos colaboradores de fora da redação, saibam que disponibilizaram um material impecável e isso me deixa muito satisfeito e com a consciência tranquila para fecharmos mais um ciclo na próxima ediçao.
Indo aos coleguinhas que postaram aqui:

[member=1211]Joseph Poe[/member]
Já tem conteúdo seu reservado para a próxima ediçao!
Tem ajudado bastante a redação com suas matérias, valeu mesmo!

[member=962]Aeka[/member]
Cara Jully, pelo visto você sai da revista mas a revista não sai de você né! Obrigado pela grande colaboração na montagem desta edição!

[member=164]BENTO[/member]
Na verdade não era nem pra você ter saído da redação kkkkk, saiba que sua presença é sempre bem vinda.

[member=126]Xandy1608[/member]
É só ver uma imagem de Monogatari que já lembro de ti... que matéria criativa cara! Você é outro que não devia ter saído da redação, mesmo se reduzisse sua atividade...

[member=1330]HermesPasser[/member]
Rapaz, retrospectivas e baús da velha Guarda são alguns dos pontos fortes da Make The RPG, vem mais coisas do tipo por ai, pode anotar!

[member=1194]Vixen[/member]
Tudo é resultado do nosso lema, que é o de sempre manter ou melhorar a qualidade geral da revista.
E pode deixar sugestões a vontade que a gente gosta kkkkk

[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member]
É filho, a próxima edição vai exigir bastante da nossa memória, se prepara ai pangaré roxo...

[member=916]Matt RvdR[/member]
Cara, bom saber que você ainda está na ativa! Depois pretendo trocar umas ideias contigo...

[member=426]Bruce Azkan[/member]
Muito obrigado, agora fiquei viciado em café por causa do seu site kkkkk
Sério agora, sua contribuição teve um peso enorme, salvou o planejamento de lançarmos no Natal!

[member=123]Caio Varalta[/member]
Caro Caiodotrenó, desde que você chegou ao time o ambiente na revista só melhorou, então saiba que você é diretamente responsável pelo bom momento da revista e nós temos muita sorte em poder trocar conhecimentos com pessoas tão bacanas quanto você.
 
Não li ainda só passei os olhos estou lendo a 7 edição ainda  e gosto muito de matéria voltada para o enredo e personagens como a série "Criando personagens inesquecíveis". Nesta em questão achei legal a coluna "O poder de um  personagem bonito". É isso e espero a próxima. 
 
Uma pena que muitos dos caras antigos não estão mais presentes como gostariam acredito, porém, é massa ver que tem gente que chega com vontade de manter as coisas bacanas ativas(nesse caso a Make The RPG).

Sobre pirataria, faz parte. Não existe só aqui como muitos acreditam(terceiro mundo é terceiro mundo no mundo inteiro), então existem muitos locais onde videogame/PC só fazem parte da vida da galera por causa do precinho mais camarada ou do crackeado/gratuito.

Essa entrevista do James com o Don Miguel é épica. A parte que ele fala sobre o RPG Maker e as potencias, refletem muito de como é o mundo dos games como um todo. Os makers alemães são incríveis(sempre que via projetos das bandas de lá, eram algo de cair o queixo).

Steampunk e Cyberpunk agora tão voltando a moda. Muita gente no hype pra Cyberpunk 2077. Tem também filmes como o Máquinas Mortais(baseado na saga "Hungry City Chronicles"). Mas são que nem Star Wars. Todo mundo diz que gosta, mas no fundo nem todo mundo curte ou entende xD.

Fiquei triste...não tem mais propaganda da GameON =3
Parabéns pela revista, bem feita como sempre e com muito material bacana.
See ya!
 
[member=38]August_Shade[/member]
Estamos reorganizando as parcerias, mas na próxima edição a sua volta, pode contar com isso!
 
Yoshi comentou:
[member=962]Aeka[/member]
Cara Jully, pelo visto você sai da revista mas a revista não sai de você né! Obrigado pela grande colaboração na montagem desta edição!
Ara, ara...
Acho melhor admitir que, de fato, eu estava errada. Não só pela pequena confusão criada com o [member=3]RyanKamos[/member] e com o [member=729]Bertanha[/member] na staff, mas também por ter excluído minha conta e ter saído de lá e, consequentemente da redação por causa disso.
Embora minhas palavras tenham sido sinceras no encerramento da edição anterior, algo me dizia que era uma atitude precipitada da minha parte e que ainda tenho muito a adicionar a revista mesmo fora da redação como foi o caso.
Antes que alguém pergunte, isso nunca atrapalhou em meu dia a dia, já que só assumo uma responsabilidade se estiver ciente que terei tempo disponível e sempre reservei algum para a revista sem que isso me atrapalhasse em nada, portanto, podem me invocar sempre que precisarem de alguma ajuda e novamente lhes desejo boa sorte!

[member=38]August_Shade[/member]
Sorry! A culpa foi minha, mas como o Dino disse, isso será reparado na próxima ediçao hahahá!
 
Voltar
Topo