🤔 Para Refletir : "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura... Bem, exceto se você alterar as configurações de resistência elemental do seu projeto!" - Moge

Make The RPG 16ª Edição

Membro Membro
𝓢𝓱𝓲𝓪𝔀𝓪𝓼𝓮 𝓰𝓮𝓽𝓽𝓸 𝓭𝓪 𝔂𝓸!
Postagens
651
Bravecoins
113
RPItS5y.png
Mesmo em meio à tantas dificuldades enfrentadas nos últimos tempos, a equipe da redação se manteve focada em finalizar esta 16ª edição, que é muito especial por tornar a Make The RPG a única revista maker a ultrapassar 15 unidades! E muito desse feito só foi possível graças aos nossos queridos leitores, que sempre nos acompanharam nos bons ou maus momentos, portanto, essa conquista é de todos nós!
"Idealizar é importante, mas colocar tais ideias em prática é o fator principal!"

Entenda o que ocorreu nos bastidores da revista, desde o seu planejamento até o presente momento; confiram uma entrevista exclusiva com o grande Darkjouse, um dos responsáveis pela primeira revista de RPG Maker produzida no país; relembramos do ótimo jogo de GBA e DS Pokémon Mystery Dungeon; Vejam que a sonoplastia não é um só termo bonito; Aprenda a desenvolver códigos de scripts "fuçando na lata"; confiram mais um pouco sobre a pirataria e muuuito mais!​

mtrpg16.jpg


Confira já todo esse conteúdo:
[descarga]http://www.condadobraveheart.com/Portal/Make_The_RPG/MRPG-ED16.pdf[/descarga]​
 
Última edição por um moderador:
Aqui estou eu respondendo sem ter lido. De novo.  Vou perdoar os trocadilhos só porque pegaram a parte do meu nick da qual ninguém fala, as piadinhas costumam vir pelo "Joseph".
Ser.gif


E era disso que eu estava falando, algo cuidadosamente documentado sobre a revista em si. Repitam o processo de cinco em cinco edições, só para garantir, e todos ficaremos felizes. Passando um olho rápido, vou destacar os seguintes pontos:

1 - Obrigado por exporem bastante o projeto do Jorge. Agora mais pessoas podem cobrar a versão final e, com sorte, conseguimos fazê-lo terminar só para ninguém mais encher o saco. Se repetirem isso com os projetos mais esperados das comunidades podemos ter algum avanço.
2 - Novamente parabenizo por saírem um pouco do conforto do RPG Maker e partirem pra Unity, além das reviews sobre jogos criados em outros programas. Devagar vamos evoluindo o interesse dos membros e mais desenvolvedores vão conseguir se profissionalizar por aqui.
3 - Essa matéria sobre gambiarras, digo, sonoplastia, é genial. Testei algumas das recomendações aqui e ficam bem satisfatórias pelo modo como foram feitas. Se alguém se interessar em um aprofundamento eu recomendo este estudo realizado em 2006 por um aluno da USP. Brincadeiras à arte, é sério. Achei a matéria sensacional.
4 - Fuçando na Lata. Está aí uma coisa que demoramos muito para criar coragem, ao menos eu demorei. Nem tenho o que comentar sobre, o pior que pode acontecer é surgir algum bug. Nesse caso, corrija o que editou e tente novamente.

Enfim, foi só um comentário com base em uma folheada* rápida. Se me dão licença, vou ali ler essa beleza como se deve.
 
Excelente revista, muito bom ver que a qualidade continua sempre lá em cima.

Inspiradora a trajetória da revista e de seus integrantes. Chato o que aconteceu recentemente, que acabou culminando com a saída de vários membros da staff, nós aqui de fora não sabemos o que ocorreu e na verdade pouco importa. A verdade é que no fim todos perdemos. É normal os desentendimentos em qualquer tipo de relação. Triste, mas comum, vida que segue.

Parabéns mais uma vez aos envolvidos, a revista está show, gostei em especial da matéria de sonoplastia e da entrevista (pra mim o ponto alto da revista). Paz maninhos e muita força o/
 
Muito obrigado pela menção no TRIPLE FULL [member=123]Caio Varalta[/member]  :^-^:

Desejo muito sucesso para todos!
 
[member=1211]Joseph Poe[/member]
Aqui estou eu respondendo sem ter lido. De novo.  Vou perdoar os trocadilhos só porque pegaram a parte do meu nick da qual ninguém fala, as piadinhas costumam vir pelo "Joseph".
O nível da zoeira ali tente a aumentar sempre, mas de forma que todos deem risadas juntos!

E era disso que eu estava falando, algo cuidadosamente documentado sobre a revista em si. Repitam o processo de cinco em cinco edições, só para garantir, e todos ficaremos felizes.
Na verdade essa ideia de fazer uma retrospectiva da revista só veio mesmo a partir da edição 12, se não me engano, e foi uma sugestão dada pelo [member=164]BENTO[/member], então unimos o útil ao agradável e fizemos isso justamente nesta edição especial, mas podemos fazer mais vezes se for do agrado dos leitores.

Sobre os pontos que citou, o pessoal é fera nos conteúdos, fica muito fácil e gratificante trabalhar ao lado de pessoas criativas e inspiradoras como são as que contribuem com a revista.

[member=994]TsuYa[/member]
Excelente revista, muito bom ver que a qualidade continua sempre lá em cima.

Inspiradora a trajetória da revista e de seus integrantes. Chato o que aconteceu recentemente, que acabou culminando com a saída de vários membros da staff, nós aqui de fora não sabemos o que ocorreu e na verdade pouco importa. A verdade é que no fim todos perdemos. É normal os desentendimentos em qualquer tipo de relação. Triste, mas comum, vida que segue.

Parabéns mais uma vez aos envolvidos, a revista está show, gostei em especial da matéria de sonoplastia e da entrevista (pra mim o ponto alto da revista). Paz maninhos e muita força o/
Toda a confusão foi por intrigas bobas e, como eu disse na matéria, o fórum é feito para todos não só para a staff. Foi uma grande merda mole o que aconteceu, mas servirá de aprendizado para todos nós, isso eu posso lhe garantir. E não se preocupe, as expectativas são boas mesmo, não mencionei isso só para alimentar falsas esperanças não kkkkk
E já não é novidade alguém curtir mais a entrevista, pois, sempre foi um dos destaques da revista!

[member=164]BENTO[/member]
Tenho que lhe agradecer pela sugestão que deu para a matéria da capa, sem dúvidas ajudou muito no planejamento da edição! E ficaremos de olho no que anda aprontando, afinal de contas, sempre vem coisa boa!
 
Bom, então acho que agora chega a hora esperada de eu fazer um textão, não é mesmo? Aquele agradecendo a equipe ou os leitores, né?

Dessa vez não, rsrs. Eles já moram todos no meu coração, não tem agradecimento suficiente que baste.

Só queria usar um pouco do tópico pra também compartilhar algumas lembranças. O escopo da revista é limitado, então não deu pra falar tudo o que eu queria lá (na verdade só o Yoshi falou, rs). Se eu fosse fazer isso seria outra baita matéria de capa e batíamos o nosso recorde de páginas (a edição de 201 páginas não conta, entendedores entenderão rsrsrs).

O fato é que eu me orgulho muito de ter trabalhado na revista, isso me permitiu aprender muita coisa nova, sair da minha zona de conforto e arriscar o novo. Digo isso por que tive que tirar uma revista do zero pois nunca fiz nada parecido antes, as outras revistas como inspiração vaga, mas vocês podem atestar desde a primeira edição que a missão foi fazer algo diferente, então não pegamos o modelo pronto de ninguém. E fizemos até então a revista mais original de todas, e ela ainda continua com esse posto até hoje.

Se me permitem comparar, fazer essa revista foi que nem fazer um jogo: Quem lê nunca imagina o trabalho que dá pra fazer. Querem um exemplinho bem besta? Na primeira edição gastei dias só para escolher o corpo básico de fontes, aprender um básico de tipografia e o escambau. Imagina o resto... Nada foi escolhido por acaso ou apenas porquê é "bonitinho", assim como num jogo, cada peça escolhida tem um propósito no quebra-cabeça geral. Assim como um jogo, uma revista é algo multi-disciplinar, que precisa ter várias áreas funcionando em harmonia.

Nunca completei um jogo, mas ao menos posso me gabar de ter completado umas revistas junto com o pessoal daqui. Bom, um dia espero poder compartilhar mais da minha visão sobre como foi o processo, por hora fiquemos com nossa programação normal.



O resto dos avisos já foi dado na revista: Próxima edição teremos umas reforminhas visuais e nas seções (é que fazemos mais ou menos a cada 7 ou 8 edições de toda forma) e agora contaremos com Colaboradores vindos daqui e de outras comunidades. Se me dão licença aqui, vou terminar de preparar o plano editorial da seção Comandos para as próximas edições.

Dessa vez o processo de construir será muito mais interativo, então... Fiquem de olho nesse espaço e aguardem por mais novidades em breve!


 
O que eu posso dizer? Quando fiz parte da equipe, sabia que era questão de tempo para que ultrapassassem a marca de 15 edições estabelecida pela Maker World, isso deve-se ao fato de ter gente ali dentro (até hoje) que faz o que faz sem esperar nada em troca, por puro amor ao hobbie que é a área de desenvolvimento amador (para alguns é ou pode até se tornar a profissão no futuro).
Sei bem como é o alívio em encerrar um novo ciclo, o quão sofrido e gratificante é o sentimento de ter alcançado uma meta estipulada a muito tempo atrás (no meu caso, entrar na edição 6 - que encerrava um ciclo - e chegar até a edição 10 - que finalizava outro).
Independente dos problemas, é muito motivador ver uma iniciativa dessas atravessando gerações (embora sejam poucos os que dão valor a este trabalho...) e saber que pessoas de bem ainda se unem por boas causas.
Parabéns gente!
 
Caras, que edição fantástica!!! Não terminei de ler tudo, mas o que li já foi suficiente para ter um veredito :D

Gostei muito da matéria do Unity, é uma engine poderosíssima. É muito complicada, dá uma dor de cabeça danada, e você vai desejar nunca ter saído do RPG Maker as vezes, mas quando você pega o jeito, meu amigo, você fica vidrado. Ainda to engatinhando nela, mas o que já aprendi já me deixou maluco com as possibilidades.

Gostei muito também da entrevista e da matéria sobre o Pokemon Mistery Dungeon. Apesar de achar legalzinho, a repetição do game me matou, nunca consegui terminá-lo, chegou em um certo ponto que andar em dungeons gigantes e praticamente idênticas (em questões estéticas, já que as Dungeons são geradas proceduralmente, ficando diferentes toda hora), me desanimou muito rápido, fora que quando joguei a primeira vez e meu personagem (que era um Squirtle) chegou no 15 e não evoluiu, tomei um baita balde de água fria na cara kkkkkkkkk

Ótimo trabalho, parabéns a todos os envolvidos.
 
Se quiserem fazer uma materia sobre meu rpg na proxima edicao eu deixo...kkk
Zoeiras a parte ficou bem legal a edicao,
Atualmente eh uma das poucas revistas q acompanho online.As revistas digitais de qualidade tem sumido.
Vc ja pensaram em fazer uma materia sobre o antigo site castelo rpg? Sempre quis saber oq aconteceu com ele,foi o site q comecei com o rpg maker ^^;
Parabens a todos a edicao ficou top
 
Hizashi_Brum comentou:
Caras, que edição fantástica!!! Não terminei de ler tudo, mas o que li já foi suficiente para ter um veredito :D

Gostei muito da matéria do Unity, é uma engine poderosíssima. É muito complicada, dá uma dor de cabeça danada, e você vai desejar nunca ter saído do RPG Maker as vezes, mas quando você pega o jeito, meu amigo, você fica vidrado. Ainda to engatinhando nela, mas o que já aprendi já me deixou maluco com as possibilidades.

Gostei muito também da entrevista e da matéria sobre o Pokemon Mistery Dungeon. Apesar de achar legalzinho, a repetição do game me matou, nunca consegui terminá-lo, chegou em um certo ponto que andar em dungeons gigantes e praticamente idênticas (em questões estéticas, já que as Dungeons são geradas proceduralmente, ficando diferentes toda hora), me desanimou muito rápido, fora que quando joguei a primeira vez e meu personagem (que era um Squirtle) chegou no 15 e não evoluiu, tomei um baita balde de água fria na cara kkkkkkkkk

Ótimo trabalho, parabéns a todos os envolvidos.
Bom saber que você gostou. Já testamos no passado a recepção com material de Construct, então pode contar que vamos ter mais material de outros engines em breve. Se tiver algum material em especial que queira, não deixe de pedir.

O do Pokémon, bem, não joguei esse em especial, mas parece sofrer do mesmo mal que qualquer outro dungeon crawler. A receita pode estar em varia um pouco o ritmo do jogo, acrescentando algo mais como Persona tem feito desde o 3, ou como o Rune Factory que trouxe elementos de Harvest Moon. O mais legal de observar esses jogos é que fica a lição pra gente aprender enquanto game designer.

Forte abraço!

Cristiano Sword comentou:
Se quiserem fazer uma materia sobre meu rpg na proxima edicao eu deixo...kkk
Zoeiras a parte ficou bem legal a edicao,
Atualmente eh uma das poucas revistas q acompanho online.As revistas digitais de qualidade tem sumido.
Vc ja pensaram em fazer uma materia sobre o antigo site castelo rpg? Sempre quis saber oq aconteceu com ele,foi o site q comecei com o rpg maker ^^;
Parabens a todos a edicao ficou top

Uma pena, mas até as comunidades makers tem sumido, né. Olha, vou ser bem sincero, tem se a ideia de fazer uma matéria contando um pouco do destino de algumas comunidades, que nem o especial que fizemos sobre a MRM na edição 14. É algo interessante e que muita gente aqui tem vontade de fazer, mas que também é um tanto complicado pois é uma história que está muito fragmentada.

Vou chamar a equipe de investigação e cavoucar um pouco o passado. Se até a Legado RM e o Darkjouse conseguimos achar, pode ser que um dia consigamos completar essa matéria também!

Obrigado por nos acompanhar!

Angelo Nobre comentou:
Estou muito feliz em fazer parte dessa equipe! Aíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que emoção!!!

Angelo do céu (sacaram o trocadilho?), nós é que temos orgulho de ter você na nossa equipe! Um grande abraço pra você e sua família maravilhosa, e quando desocupar mais um pouquinho, quero mais novidades do Umbra!
 
Vejo que o cargo de colaborador está ativo... Como faço para enviar o currículo?
 
Demorei a comentar aqui por que queria tirar um tempo pra ler a edição com calma. Eu sei que quem está de dentro tem uma visão diferente pra quem está de fora, e a minha visão é que a revista é sempre excelente e mantém um ótimo padrão de qualidade desde que a conheci na edição de número 12. Aliás, a história da revista, dividida por edições ficou excelente, daria até uma novela com tantas reviravoltas, foi muito legal ver tanta superação nesse trabalho, é bem motivador - em especial na frase “Faremos essa revista ir adiante, nem que para isso precisemos criá-la em bloco de notas!”; apesar de ser triste ter algumas tragédias que eu nem sabia que haviam ocorrido, legal de vocês compartilharem isso com a gente.
É muito legal ver a galera participando (tinha um desenho meu lá, tou famoso *.*) e a comunidade envolvida. Li basicamente tudo (até fiquei encucado tentando clicar nos vídeos da parte do Kyouta e pensava "essa marmota de vídeo não está funcionando" =p); gostei em especial da matéria do Xandy sobre equilíbrio no jogo, por que me vi muito enquanto lia aquilo.

Polemizando um pouco vou citar o Angelo na matéria sobre gráficos "A grande moral da história é que não precisa ter ótimos gráficos para conquistar seu espaço no cenário dos games." Infelizmente não é o que eu vejo na comunidade maker, acho que tem muita gente só focada em gráficos maravilhosos pra julgar um jogo, eu sei que isso é bem subjetivo (eu particularmente foco na jogabilidade) mas só queria dizer que nem sempre algo bonito é bom.

Agora gostei muito também da matéria sobre Unity (nub não sabia que rpgmaker tinha limite de quantidade de mapas =o) e fiquei extremamente tentado a conhecer a engine, já queria experimentar uma engine nova e estava pensando no Construct. Dica: poderiam juntar com a parte de comandos (que eu adoro também) e sair ensinando algumas "manhas". Eu só senti um pouco de falta sobre como funciona a aquisição, preço etc e requerimentos para instalar, essa parte ajudaria um pouco (mas ja tou pesquisando =p)

No mais, outro sucesso de edição. Como eu disse, conheci na edição 12 e espero estar aqui na edição 100! Excelete trabalho de todos.
 
Vixen comentou:
Eu só senti um pouco de falta sobre como funciona a aquisição, preço etc e requerimentos para instalar, essa parte ajudaria um pouco (mas ja tou pesquisando =p)
Boa observação!

A Unity é Free para quem tiver receita de até US $200.000 anual. Quem possui a Unity gratuíta não pode personalizar a Splash Screen. Sobre os requerimentos mínimos, posso dizer que já rodei a Unity 3.5 num computador com 256 Mb de memória RAM e sem placa de vídeo dedicada. O editor de Linux está em beta, mas é deveras estável.

Podia ser mencionado em uma linha da matéria que ela tem um ótimo plano Free e roda até em computadores bem fracos.
 
Essa imagem foi acidental? Segue em anexo.
(página 33 da edição 16)
index.php
 

Anexos

  • pag33.jpg
    pag33.jpg
    109,7 KB · Visualizações: 135
Crixus comentou:
Essa imagem foi acidental? Segue em anexo.
(página 33 da edição 16)
index.php
Não foi acidental não, são só erros chatos dos mais diversos para ilustrar mesmo. Muitas vezes nos deparamos com mensagens estúpidas em erros de aplicativos, como as mensagens de "ajuda" do windows para solucionar problemas e nunca resolvem nada, só estão lá para encher linguiça.
Claro que nenhum aplicativo vai insinuar que você está grávido(a) para reportar um erro (ou vai, depende do que está instalando ai também kkkk), essa é só uma forma exagerada de mostrar como os erros encontrados em aplicações diversas podem encher o saco por causa do DRM.
 
Fala, Crixus!

Bom, é uma imagem de tiração de onda sobre erros no Windows. Quem pegou do XP pra trás não imagina como isso era comum... Você não nasceu ontem, Crixus, sabe bem como é.

Fato é que só uma piadinha aí em uma imagem stock dessas que se acha na internet. Não temos por objetivo ser contra ou a favor de nada, nem polemizar/politizar/problematizar nada.

Se por algum motivo isso possa ser ofensivo para alguém, só peço paciência. Esse tipo de humor mais pesado pode eventualmente surgir em alguma imagem que escolhemos na montagem, só que não é intencional. De forma alguma a imagem é de nossa autoria ou representa a opinião da gente ou da revista.

Enquanto evitamos imagens de cunho preconceituoso ou polêmico, não cabe a nós ficar escolhendo demais ou editando/censurando as mesmas. Escolhemos ela por conveniência e agora aí está. Poderia ter sido outra, mas acabou sendo essa mesmo (mesmo que infelizmente).

Ou seja, só posso pedir paciência e acabou. Num futuro a gente passará a ter mais cuidado com isso. Não podemos nos responsabilizar e tomar atitudes radicais apenas por conta de uma piada que nem nossa é, que está aí meio que por acaso, que uma minoria apenas vai entender e uma minoria da minoria pode se ofender. Não dá pra agradar a todos, nem tem muito que dê pra gente fazer no momento...

Sinto muito pela escolha infeliz, a piada não é engraçada para todos, mas é vida que segue.

Agradeço pelo achado. Att,
 
[member=1]Yoshi[/member] e [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] nem pensei pelo lado polêmico, mas agora pensando bem, como é uma piada sobre algo mais maduro e muitos daqui são crianças fiquei meio preocupado de passar a imagem de Felipe Neto pro site.
 
Crixus comentou:
[member=1]Yoshi[/member] e [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] nem pensei pelo lado polêmico, mas agora pensando bem, como é uma piada sobre algo mais maduro e muitos daqui são crianças fiquei meio preocupado de passar a imagem de Felipe Neto pro site.
Agradeço a preocupação. Não, não vamos descer tanto o nível, isso eu garanto, rsrs. Isso meio que passou por engano ou descuido mesmo. E não deve se repetir.
 
Voltar
Topo