🤔 Para Refletir : "Um artista precisa somente de duas coisas: Honestidade e fé." - Carlos Davilla

Minha Experiência com Game Maker Studio 2

Administração Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Postagens
465
Bravecoins
2.112
5JyRxMB.png

Olá visitantes, membros, moderadores, administradores, redatores, lendas, artistas, taxistas, motoristas, cientistas, malabaristas e programadores da Condado Braveheart!

A pedido de [member=1349]Dobberman[/member] e outros, o tão esperado tópico para alguns curiosos que querem saber do assunto que estarei abordando aqui chegou! E nele estarei falando um pouco minha experiência com a ferramenta de criação de jogos Game Maker Studio 2.

Muitos gostariam de saber como funciona a Engine, o que esperar dela, alguns perguntam: é fácil de mexer? É boa de se trabalhar? Posso fazer o jogo que quiser nela? É a maioria dessas perguntas que vou responder, contando o progresso que tive para selecionar uma Engine "perfeita" para criar jogos.

Mas antes de começar a contar minhas aventuras, gostaria de compartilhar com vocês um joguinho que fiz com a ferramenta. Acesse o link abaixo que te leva para a GameJolt onde o arquivo do jogo está disponível para baixar. É leve, apenas 8 MB para baixar:

https://gamejolt.com/games/fazbearscupcakes/466424

Um joguinho simples de entregar bolinho para as crianças antes que elas se aborreçam e antes que o tempo acabe. O jogo tem 8 fases com até 5 níveis de dificuldade pra cada fase.

Compartilho isso para eu demonstrar a vocês que eu obtive algum resultado usando a Engine.

Enfim, vamos a história!


Anteriormente, antes de adquirir o Game Maker Studio 2, utilizava o programa RPG Maker, uma ferramenta maravilhosa de criação de jogos RPG. A versão em específico era o MV, onde havia mais possibilidades que as versões anteriores em quesito sistemas, ferramentas úteis que faltavam nas outras, gráficos, músicas, sons etc.

De tal modo, eu usei muito ela por bastante tempo. Fiz muitos jogos (mais ou menos 8 no total), usando os recursos gráficos e sons padrão do programa mesmo, porque eu era um JAGUARA que não sabia desenhar, compor, escrever um simples conto, a não ser programar. Por isso eu pensava em REFAZER jogos dos outros para praticar minha programação e usar o que tinha de recursos para dar uma boa impressão de um trabalho bem feito. Então comecei a fazer os jogos, entre eles, Os Quatro Cavaleiros Remake. Foi ai que eu fui percebendo as limitações de programação que o programa apresentava. A utilização dos plugins, que deixava o jogo mais bonito, não estavam dando muito certo, conforme tentava resolver os problemas de vários jeitos, não funcionava.

Por causa disso, eu desanimei e parei de fazer o projeto, fiquei muito tempo sem mexer nele e acabei não mais utilizando a Engine. Neste meio tempo em que fiquei sem mexer no projeto, estava explorando outras possibilidades de criação de jogos. Pesquisei por Unity, Unreal Engine até chegar no Game Maker. No início não dei muita bola no início porque também eu estava estudando e sofria pressão de muitos trabalhos da faculdade. Mas ai o tempo passa e fiquei mais curioso em conhecer mais a fundo sobre a Engine. Então dei uma olhada em jogos, tutoriais, documentação e experimentei a Demonstração disponibilizada pela YoyoGames. Eu simplesmente me apaixonei pela maneira de programar e a maneira de como importa recursos.

Então, depois de um tempo, comprei a licença do Game Maker Studio 2 para Desktop, onde é possível exportar seu jogo para Windows, Linux (Ubuntu e outras distro-linux) e Mac e comecei a brincar no sistema. Aprendi muitas coisas como importar recursos como Sprites e Música, criar objetos (mais pra frente eu falo sobre eles), salas e exportar o jogo para Windows.



Enfim, essa foi a história. Agora vou contar para vocês o que eu sei e o que eu penso sobre o programa.


O Game Maker Studio 2, pra mim, é uma ferramenta excelente para criação de jogos de qualquer tipo de gênero (RPG, Plataforma, Terror, Ação, Aventura, Mistério etc.) em 2D. Utilizar ele é ainda melhor porque você tem o controle de tudo que se passa dentro do cenário do seu jogo. Tudo é muito organizado, você separa os seus recursos em uma seção de pastas que indicam onde você deve guardar seu material e toda a programação do teu jogo.

É possível fazer um jogo 3D com o programa mas isso requer um controle maior das câmeras, nos sprites e na programação, por isso, recomendo outra engine como Unity e Unreal Engine para fazer cenários de três dimensões se você quiser trabalhar com isso porque eles trabalham melhor nessa parte.

Há muitas coisas que tem no Game Maker Studio 2 que eu gostaria muito de falar no tópico, mas vou falar dos mais básicos e mais importantes para iniciantes que gostariam de saber o que o programa é capaz.

Começando pela INTERFACE, onde você trabalha com janelas, assim como o seu computador onde você navega por várias tarefas em um ambiente só sem você precisar tampar várias janelas para aparecer uma. É como se fosse uma mesa infinita onde você coloca tudo que você precisa para trabalhar e tudo está ao seu alcance, sem precisar fechar ou limitar o campo de visão das outras.

3igufSF.png

E, é claro. Você pode organizar sua pasta de todos os recursos que você importar:

XdzQPtw.png

Sobre os SPRITES, você pode definir o tamanho, a origem e a máscara de colisão do seu Sprite. Você pode editá-lo através de um editor de Sprites que possui ferramentas muito úteis para Design como o sistema de Camadas, animação e tudo mais. É claro, você pode importar de fora o seu Sprite, importar imagens em formato PNG, JPEG e até mesmo GIF. Mas caso você não tenha editor de imagem ou algo assim para fazer um boneco simples, o programa te dá todas as ferramentas básicas a seu favor para fazer um boneco do seu jogo.

hYPaZug.png

O programa também oferece um sistema de TILE SETS onde você pode configurar um Sprite para ser um Tile Set dentro do jogo, ajustando o tamanho de cada Tile para ser adaptado ao cenário do jogo.

sv7QPHN.png

Importar MÚSICA E EFEITOS SONOROS é bem simples, se você tiver algum arquivo com formato .mp3, .ogg, .wav ou .wma você poderá importar música e sons sem problemas. Além disso você poderá configurar a saida de som da maneira que você achar melhor.

yZHSIoO.png

Importar FONTES (estilos de letra) para deixar o texto do seu menu e falas de personagens charmosos também é possível, mas terá que saber um pouco como importar mais caractéres além do padrão (ASCII), mas isso não é nada difícil de fazer.
BM1vAtI.png

Agora, minha parte favorita, os OBJETOS: Você controla os elementos do seu jogo com objetos.
Alguns programadores vão se familiarizar com o termo "objeto" pois isso se relaciona à "Orientação a Objetos", e eu posso dizer que a Engine é orientada a objetos, mas de um estilo diferente.

O sistema de objetos conta com dois estilos de programação: Drag and Drop e Game Maker Language.

Na programação Drag and Drop, a programação é bem mais simplificada e é baseada em clicar e arrastar janelas que representam alguma função e encaixar numa das outras, isso é bom para pessoas que não sabem programar em texto e querem saber programar de forma que elas entendam, como se fosse Lego.

Já a programação em Game Maker Language, que é a melhor opção, é a programação em texto preferida pelos programadores natos onde você tem mais controle sobre seu objeto e é mais fácil trabalhar com ele do que no Drag and Drop. A linguagem de programação da Engine é única e própria da empresa. A forma de programar mistura diversos outros estilos de programação, como Java, Python, C#, Ruby etc. Por incrível que pareça, usar ou não o ponto e vírgula no final de cada comando não interfere na compilação do jogo, a não ser que você faça muita bagunça.

Programar na linguagem da Engine é muito fácil e prático de entender, é necessário muito pouco código para fazer um código básico de um boneco andar em todas as direções, pegar uma moeda, sistema de pontuação etc.
Nos dois estilos, há um sistema de Eventos, onde cada evento é determinado um conjunto de códigos definidos por você que serão executados em um momento determinado no ciclo de vida do próprio objeto.

g1USOvo.png

Eventos como, por exemplo: Quando o objeto for criado (Create), quando o objeto for destruído/apagado (Destroy), execução de códigos a todo momento após ser criado (Begin Step, Step e End Step), quando algum botão está apertado (Key Down), quando algum botão do teclado estiver pressionado (Key Pressed), quando algum botão do teclado for solto (Key Up), quando o objeto estiver colidindo com outro objeto (Collision), quando a sala/cenário atual do jogo começar/encerrar (Room Start e Room End), quando o jogo começar/terminar (Game Start e Game End), e muitos outros eventos.

yfDA9XD.png

O sistema de CENÁRIO, conhecida como Room no Game Maker Studio 2, é onde tudo acontece no seu jogo. Os objetos que você criou são colocados nas rooms para que eles possam ter suas funcionalidades em ação. Você tem o controle do tamanho do cenário, câmera de visão do jogador (Viewports), sistema de camadas de objetos, planos de fundo e Tile Sets e físicas do jogo.

j0g06bf.png

Esses são os sistemas básicos que você precisa aprender pra pegar o jeito de mexer na Engine, além das configurações do seu jogo como quantos quadros por segundo ele vai rodar, configurações de exportação do seu jogo para as plataformas etc.



Então, resumindo tudo o que foi dito aqui:

Game Maker Studio 2 é:


  • Fácil e prático para importar e editar recursos;
  • Fácil e prático para programar;
  • Você aprende rápido a como mexer nas coisas.


Então essa foi toda minha experiência e tudo o que eu sei do básico do Game Maker Studio 2 aqui para vocês.

Gostaria de saber a opinião de vocês, o que vocês acham sobre a Engine, você já teve alguma experiência? Dúvidas? Comente aqui no tópico mesmo.

~ Até!
 
A anos atrás, lembro que instalei a primeira versão do Game Maker! Eu acabei por desistir do programa por, apesar de ele ser bem intuitivo, eu não ter tido sucesso no "fussa fussa"! Mas olha, devo dizer: com esse seu tópico você me convenceu!!! Eu vou adquirir o Game Maker Studio! HAHAHAHAHAA

Muito obrigado por essa contribuição para a Academia Tecnológica! Você a reviveu com muito estilo. Queria, inclusive, te encorajar a postar mais tutoriais e, de repente, ser o pioneiro do [ b]Game Maker[/b] aqui na academia! E aí, topa o desafio? Hahahahaha

Um abraço, mano!!!
 
Sua experiência com o Game Maker foi bem parecida com a minha! Comecei desenvolvendo meus joguinhos no RPGMaker XP, fiquei frustrado com as limitações dele e fui buscar alternativas - foi quando encontrei o Game Maker Studio. Ele tem certa curva de aprendizado e você precisa correr atrás por um tempo pra ter as features básicas de um sistema de movimentação e de combate que o RPG Maker fornece logo de cara, mas vale muito a pena até mesmo pra quem ainda está aprendendo a programar, já que agora o sistema de drag-and-drop é bem melhor.

O Game Maker Studio 2 não mudou tanto em relação ao 1 em questão de features, mas a interface melhorou e muito. As minhas únicas críticas à engine é que fica meio difícil de se organizar a arquitetura do código conforme o jogo vai crescendo (ele fica espalhado pelos objetos e você tem que lembrar muito bem aonde deixou cada coisa), e que a YoYoGames vez ou outra lança umas versões instáveis em produção. Teve uma época que fiquei 2 meses esperando um patch pra corrigir uma versão que quebrou o áudio do meu jogo.

Mas enfim, tutorial bem bacana! Você deu uma boa overview do que é o Game Maker Studio 2 e como funciona o workflow dele, sem entrar na parte técnica mais complexa que pode intimidar o pessoal. O Game Maker é minha engine de preferência no momento, e adoraria ver mais tutoriais dele por aqui!  _b
 
Prezado [member=468]Daniel M. Neto[/member] , boa noite!


Devo dizer que, inicialmente, o tamanho do tópico me assustou, mas logo que comece a ler ele acabou e deixou aquele gostinho de quero mais. É um artigo muito bem escrito, parabéns!

Confesso que sempre tive curiosidade sobre como Game Maker funciona? Como se programa? Requer conhecimento em alguma linguagem? e, principalmente, o que dá de fazer com ele? Devo dizer que a sua matéria ajudou a bastante em desmistificar a imagem que eu tinha na cabeça. Além disso, deu bastante vontade de baixar ele para dar uma fuçada.

[member=468]Daniel M. Neto[/member] , estou ansioso para ver o que andas aprontando com o Game Maker Studio.

Gostaria de saber a opinião de vocês, o que vocês acham sobre a Engine, você já teve alguma experiência? Dúvidas? Comente aqui no tópico mesmo.

Eu nem ia perguntar sobre isso, mas como você deu a deixa...
Na sua experiência, qual seria a dificuldade de fazer um RPG Metroidvania nessa ferramenta?


Abraços.
 
Dobberman comentou:
Prezado [member=468]Daniel M. Neto[/member] , boa noite!


Devo dizer que, inicialmente, o tamanho do tópico me assustou, mas logo que comece a ler ele acabou e deixou aquele gostinho de quero mais. É um artigo muito bem escrito, parabéns!

Confesso que sempre tive curiosidade sobre como Game Maker funciona? Como se programa? Requer conhecimento em alguma linguagem? e, principalmente, o que dá de fazer com ele? Devo dizer que a sua matéria ajudou a bastante em desmistificar a imagem que eu tinha na cabeça. Além disso, deu bastante vontade de baixar ele para dar uma fuçada.

[member=468]Daniel M. Neto[/member] , estou ansioso para ver o que andas aprontando com o Game Maker Studio.

Gostaria de saber a opinião de vocês, o que vocês acham sobre a Engine, você já teve alguma experiência? Dúvidas? Comente aqui no tópico mesmo.

Eu nem ia perguntar sobre isso, mas como você deu a deixa...
Na sua experiência, qual seria a dificuldade de fazer um RPG Metroidvania nessa ferramenta?


Abraços.

Prezado [member=1349]Dobberman[/member] , boa tarde!

Posso dizer que não é difícil programar um RPG Metroidvania, mas isso vai depender da proposta do jogo. Mas acredito que seja de boa fazer um RPG Metroidvania simples com um sistema de personagem com sprite de 4 direções, batalha ativa em tempo real, quebra-cabeças, inimigos e chefões marotos etc.

Espero ter ajudado :)

~ Até!
 
Voltar
Topo